[Super Tutorial] Image_angle

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

100% [Super Tutorial] Image_angle

Mensagem por lucasgmaker em Ter 26 Jul 2011, 08:46

Tutorial: Image_angle
Descrição: Mostra a usar o image_angle
Nivel: Fácil
Requer: Game Maker pro

Vamos lá!

Pra que serve o image_angle?
Serve para vc virar o objeto para uma certa direção, ou fazer um objeto ficar rodando.
Situações: "Serve para vc virar o objeto para uma certa direção" ==> Um jogo do Sonic, onde ele tem que subir aquela rampa, vc pode usar i image_angle para inclinar o objeto do Sonic quando ele estiver colidindo com a rampa.

"ou fazer um objeto ficar rodando." ==> Um jogo de roleta, é um otimo exemplo de image_angle, ao inves de fazer varios sprites da roleta girando, é feito apenas um, usando o image_angle.

O código:
Assim como na matemática, o image_angle trabalha com números negativos e positivos ( sinal de menos e mais) e o famoso sinal de igual. Vamos ver a imagem abaixo:

Como agente pode ver, o sinal de subtração, quer dizer que o image_angle, vai fazer o objeto rodar para direta, ou seja, no sentido horário, já o de adição, vai fazer o objeto rodar para a esquerda, no sentido anti-horário.
Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation ATENÇÃO Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation
O Sinal de positivo ou negativo, deve ser sempre colocado antes do sinal de igual, então, vamos ver uns exemplos de códigos:

Código:
image_angle+=
        image_angle-=

Ainda continuando na explicação do código, o codigo do image_angle é assim image_angle+= para rodar no sentido horário ou image_angle-= para rodar no sentido anti-horário.

Como definir a velocidade de rotação?/O que vem depois do sinal de igual?
Para vc definir a velocidade do image-angle, basta vc colocar a velocidade desejada depois do sinal de igual, exemplos:
Código:
image_angle+=5 //Roda no sentido horário na velocidade 5
        Image_angle-=5 //Roda no sentido anti-horário na velocidade 5

Em que evento eu coloco o código?

Depende pra que vc quer usar o image_angle, por exemplo, se vc quiser que o personagem incline ao colidir com a rampa, vc coloca o evento colisão com obj_rampa e coloca ação execute code com o image_angle. Caso vc queira que fique rodando direto, coloque no evento step.

Fazendo uma perfeita rotação:
Para termos uma perfeita rotação é necessário colocar a origem da sprite no lugar correto, para isso dê dois cliques sobre a sprite que irá girar.
Na tela em que abriu você tem uma imagem do seu sprite a direita e nela existe uma cruz que é a origem, o centro de rotação. Para entender melhor veja a imagem abaixo:

Podemos concluir que a imagem gira em volta de sua origem.

Créditos:
Eu (lucasgmaker) e victor_aco

Última edição por lucasgmaker em Qua 27 Jul 2011, 07:28, editado 4 vez(es)

lucasgmaker

Ranking : Nota E
Número de Mensagens : 258
Notas recebidas : E-D-E-E
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0

100% Re: [Super Tutorial] Image_angle

Mensagem por The Wizard em Ter 26 Jul 2011, 09:14

nossa parabéns mesmo usou exemplos, explicou ,mesmo eu já sabendo disso seu tuto está otimo irá ajudar muito os iniciantes
eeeeeeeh mais um fã de sonic XD

The Wizard

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1129
Notas recebidas : B
Reputação : 17
Prêmios
   : 1

http://awesomewizards.deviantart.com/

Mensagem por Livsk em Ter 26 Jul 2011, 09:22

Muito boa a sua ideia de criar um tutorial sobre image_angle.
Ela ajuda muito a reduzir o tamanho de sprites no game!

Eu não sabia como a utilizar muito bem, agora vo ver se vo melhorar meus conhecimentos nessa parte do gm.

FLw, e parabéns!

Livsk

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 364
Notas recebidas : C + C + D + D + D + D + B + B + A + C + B
Reputação : 13
Prêmios

Mensagem por victor_aco em Ter 26 Jul 2011, 09:25

Se enrolou um pouco no final mas ficou bom! O uso de imagens deixou o tutorial mais compreensivel. Única coisa que você pode concetar é na parte abaixo, porque as tags de formatação não funcionam dentro das tags de code:
O Sinal de positivo ou negativo, deve ser sempre colocado antes do sinal de igual, então, vamos ver uns exemplos de códigos:

Código:

image_angle[size=18]+[/size]=
            image_angle[size=18]-[/size]=

Se quiser ajuda pra dar uma melhorada no final pode me falar. De qualquer jeito tutorial aprovado.

victor_aco

Número de Mensagens : 666
Reputação : 2
Prêmios

Mensagem por lucasgmaker em Ter 26 Jul 2011, 10:49

victor_aco escreveu:Se enrolou um pouco no final mas ficou bom! O uso de imagens deixou o tutorial mais compreensivel. Única coisa que você pode concetar é na parte abaixo, porque as tags de formatação não funcionam dentro das tags de code:

Código:

image_angle[size=18]+[/size]=
            image_angle[size=18]-[/size]=

Se quiser ajuda pra dar uma melhorada no final pode me falar. De qualquer jeito tutorial aprovado.

Quero sim uma ajudinha, é que eu sempre me emrolo!

lucasgmaker

Ranking : Nota E
Número de Mensagens : 258
Notas recebidas : E-D-E-E
Reputação : 0
Prêmios

Mensagem por victor_aco em Ter 26 Jul 2011, 16:38

Eu pensei nisso:
Para termos uma perfeita rotação é necessário colocar a origem da sprite no lugar correto, para isso dê dois cliques sobre a sprite que irá girar.
Na tela em que abriu você tem uma imagem do seu sprite a direita e nela existe uma cruz que é a origem, o centro de rotação. Para entender melhor veja a imagem abaixo:

Para colocar esta parte no tutorial é só colar nele:
Código:
[img]http://img121.imageshack.us/img121/8037/exemploimageangle.png[/img]

victor_aco

Número de Mensagens : 666
Reputação : 2
Prêmios

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:01

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo