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Checar se está perto do player

em Seg 25 Jul 2011, 15:22
Fiz um inimigo que voa (acima do player) , e queria fazer com que ele checasse se está perto do player para atacar, mas não sei esse codigo, alguem pode me ajudar? coloquei instance_nearest mas não deu
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Re: Checar se está perto do player

em Seg 25 Jul 2011, 15:30
No STEP do inimigo:

Código:
if distance_to_object(player)<200 //Se a distancia para o player for menor que 200 pixels...
{
if player.x<x //E se o X do player for menor que o X do inimigo...
{
hspeed=-2 //A velocidade horizontal é de -2
}
else //Se o X do player for maior...
{
hspeed=2  //A velocidade horizontal é de 2
}
}
Esse é o básico para o inimigo seguir o player, já para atacar, basta modificar de acordo como tu queres que seja. Cool


Última edição por Thopson1m em Seg 25 Jul 2011, 15:32, editado 1 vez(es)
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Re: Checar se está perto do player

em Seg 25 Jul 2011, 15:32
Com alguns segundos de procurada, eu consegui encontrar um post de muitos outros que existe, da próxima vez, procura mais um pouco.

http://gmbr.forumeiros.com/t16595-resolvidocomo-fazer-o-inimigo-atacar-se-estiver-perto-do-player-e-o-player-perder-vida?highlight=cehgar+a+uma+certa+distancia+atacar
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Re: Checar se está perto do player

em Seg 25 Jul 2011, 15:37
Mas o problema é que ele checa na frente e não embaixo que é onde está o player
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Re: Checar se está perto do player

em Seg 25 Jul 2011, 15:42
Você pode usar collision_circle ou outro tipo de colisão. Um tutorial de colisão circular, ´r um do Alex FC, que explica ebm sobre isso:

http://gmbr.forumeiros.com/t3575-tutorial-de-colisoes-parte-3?highlight=colis%F5es
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Re: Checar se está perto do player

em Seg 25 Jul 2011, 17:55
Amigo para checar a distancia de um objeto para outro use a função:
Código:
distance_to_object(OBJETO)
Então vai ficar assim no Step do inimigo:
Código:
if distance_to_object(obj_jog)<=75//ou menos
{
//código de atacar
}
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Re: Checar se está perto do player

em Ter 26 Jul 2011, 12:08
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