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Como mudar a textura de uma face do cubo
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irlansn
Lucas 5293
CRP-Max
Mr.Brum
Animarcelo
9 participantes
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Como mudar a textura de uma face do cubo
Eu criei um cubo com esse código: d3d_draw_block(x,y,32,x+32,y+32,-32,background0,1,1)
Agora queria saber como muda a textura da face de cima do cubo.
Agora queria saber como muda a textura da face de cima do cubo.
Última edição por Animarcelo em Dom 22 Jan 2012, 10:41, editado 2 vez(es)
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Re: Como mudar a textura de uma face do cubo
TEM JEITO NAO...
Faça o cubo com floors e walls, e texturize cada uma de forma independente.
Faça o cubo com floors e walls, e texturize cada uma de forma independente.
Re: Como mudar a textura de uma face do cubo
O melhor jeito para isto seria você fazer um cubo menor na parte superior do seu cubo com uma outra textura, ou pode fazer também um floor e colocar encima do cubo com outra textura.
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Re: Como mudar a textura de uma face do cubo
É só desenhar a textura e deixar um lado vazio exemplo:
A propósito seu código ta errado:
Create
- "Exemplo":
__ __ ___
| || || |
|__||__||__|
| | V | |
|__| __ |__|
| || || |
|__||__||__|
A propósito seu código ta errado:
Create
- Código:
d3d_start()
tex=background_get_texture(background0)//Carrega a textura da background0
- Código:
draw_set_color(c_white)
d3d_draw_block(x,y,32,x+32,y+32,-32,tex,1,1)
Re: Como mudar a textura de uma face do cubo
Obrigado a todos que responderam!Acho que vou usar a dica do CRP-Max e fazer um cubo em cima do outro com uma textura diferente.
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Re: Como mudar a textura de uma face do cubo
Mais assim vc teria o efeito de uma tampa... E não de apenas uma textura de outra forma...Animarcelo escreveu:Obrigado a todos que responderam!Acho que vou usar a dica do CRP-Max e fazer um cubo em cima do outro com uma textura diferente.
Pera vou fazer aqui um jeito e edito!!!!
EDITE
use este código:- Código:
d3d_draw_floor(x,y,32,x+32,y,-32,background0,1,1)
d3d_draw_floor(x,y,32,x,y+32,-32,background0,1,1)
d3d_draw_floor(x+32,y,32,x+32,y,-32,background0,1,1)
d3d_draw_floor(x,y+32,32,x,y+32,-32,background0,1,1)
d3d_draw_floor(x,y,-32,x+32,y+32,-32,background0,1,1)//em baixo
d3d_draw_floor(x,y,32,x+32,y+32,32,background1,1,1)//em cima
//OBS: Eu não testei mas acho que é isso
//o que eu fiz foi desenhar cada parte de cubo separadamente!!
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Re: Como mudar a textura de uma face do cubo
Esse efeito de "Tampa" é até mais legal que mudar apenas a face do cubo,mas agradeço toda ajuda.
Edit:
Tem alguns problemas no seu código irlansn :As partes de cima, do lado direito e de baixo não aparecem e a textura diferente está na parte da frente.
Edit:
Tem alguns problemas no seu código irlansn :As partes de cima, do lado direito e de baixo não aparecem e a textura diferente está na parte da frente.
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Re: Como mudar a textura de uma face do cubo
Um código que eu criei e uso com frquência é esse aqui:
Sempre tem dado certo aqui.
OBS: crie as backgrounds com os nomes citados no código,mas faça-as de cabeça para baixo,pq elas serão invertidas no jogo.
- Código:
//frente
d3d_draw_wall(x-1,y-1,z-1,x-1,y+1,z+1,background_get_texture(bface),1,1)
//trás
d3d_draw_wall(x+1,y-1,z-1,x+1,y+1,z+1,background_get_texture(bcima),1,1)
//dir
d3d_draw_wall(x-1,y-1,z-1,x+1,y-1,z+1,background_get_texture(blado),1,1)
//esq
d3d_draw_wall(x-1,y+1,z-1,x+1,y+1,z+1,background_get_texture(blado),1,1)
//cima
d3d_draw_floor(x-1,y-1,z+1,x+1,y+1,z+1,background_get_texture(bcima),1,1)
//baixo
d3d_draw_floor(x-1,y-1,z-1,x+1,y+1,z-1,background_get_texture(bpele),1,1)
Sempre tem dado certo aqui.
OBS: crie as backgrounds com os nomes citados no código,mas faça-as de cabeça para baixo,pq elas serão invertidas no jogo.
Re: Como mudar a textura de uma face do cubo
Deu erro aqui, pois o meu jogo é em plataforma tipo o fire storm então não há "z".
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Re: Como mudar a textura de uma face do cubo
Mesmo sendo de plataforma ele pode ser 3D, mas você precisa entender em qual direção estão cada eixo, o mais comum usado no GM é:Animarcelo escreveu:Deu erro aqui, pois o meu jogo é em plataforma tipo o fire storm então não há "z".
O "z" normalmente é usado como a altura.
Mas pode variar dependendo da posição da câmera que você estiver usando.
Edit:
Me pareceu meio arrogante a minha opinião então mudei um pouco.(sorry)
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Re: Como mudar a textura de uma face do cubo
Eu já vi alguns tutoriais de jogo isométrico e normalmente o 3D é parecido mas como o meu jogo é de plataforma eu não poderia usar "z", pois o "y" é a altura.
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Re: Como mudar a textura de uma face do cubo
Não entendi. Seu jogo é plataforma 2D, mas você está fazendo um cubo em 3D?
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Re: Como mudar a textura de uma face do cubo
Eu acho que entendi, o fato é que o GM tem as variáveis x e y mas não tem a z, a menos que você defina ela.
Então conforme a postagem do mrbrum22, que esta representando o z, se você só copiar e colar vai dar erro mesmo.
Acho que foi ai que você se confundiu, tem o z sim, mas ele é apenas um valor que você tem que definir.
Então conforme a postagem do mrbrum22, que esta representando o z, se você só copiar e colar vai dar erro mesmo.
Acho que foi ai que você se confundiu, tem o z sim, mas ele é apenas um valor que você tem que definir.
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Re: Como mudar a textura de uma face do cubo
isso, coloque no create do objeto que desenha o cubo:
z=ALTURA_QUE_DESEJA_QUE_O_CUBO_SEJE_DESENHADO
Ex: z=0
z=ALTURA_QUE_DESEJA_QUE_O_CUBO_SEJE_DESENHADO
Ex: z=0
Re: Como mudar a textura de uma face do cubo
nuss, se é 3d tem que ter o z! como o CRP-Max disse vc só copiou e colou o codigo, e esqueceu de definir a var z no create, como o mrbrum22 citou:
create:
create:
- Código:
z=number
- Código:
//frente
d3d_draw_wall(x-1,y-1,z-1,x-1,y+1,z+1,background_get_texture(bface),1,1)
//trás
d3d_draw_wall(x+1,y-1,z-1,x+1,y+1,z+1,background_get_texture(bcima),1,1)
//dir
d3d_draw_wall(x-1,y-1,z-1,x+1,y-1,z+1,background_get_texture(blado),1,1)
//esq
d3d_draw_wall(x-1,y+1,z-1,x+1,y+1,z+1,background_get_texture(blado),1,1)
//cima
d3d_draw_floor(x-1,y-1,z+1,x+1,y+1,z+1,background_get_texture(bcima),1,1)
//baixo
d3d_draw_floor(x-1,y-1,z-1,x+1,y+1,z-1,background_get_texture(bpele),1,1)
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Re: Como mudar a textura de uma face do cubo
Z eu acho que é a profundidade. X e Y é a mesma coisa que o nomal (mas, eu vi em algum lugar, que o Y fica invertido no 3D (apesar de que ele já é invertido, então fica no normal (é possível colocar vários parentes dentro de outros?)))
Eu testei o código acima e deu certo, apesar de que o bloco ficou todo preto por causa da falta de fog.
Eu testei o código acima e deu certo, apesar de que o bloco ficou todo preto por causa da falta de fog.
Re: Como mudar a textura de uma face do cubo
???????????????? Z=profundidade Y=altura X=largura
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Re: Como mudar a textura de uma face do cubo
tentei criar nun tuto do kabeção mas eu queria fazer um carro lá mais ficou um carro em cada face do cubo
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