[Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

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[Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por uriel.56 em Sab 23 Jul 2011, 13:38

A duvida é essa...

tipo, coloco:

Código:

d3d_draw_cylinder(x+0,y+0,0,x+8,y+8,32,sprite_get_texture(spr_misc,81),1,1,1,8)

vai criar um cilindro em pé

mas se crio para ele ficar deitado ele fica esticado, e ainda fica como se estive-se em pé.

exemplo:

Código:

d3d_draw_cylinder(x+0,y+0,0,x+8,y+32,8,sprite_get_texture(spr_misc,81),1,1,1,8)

alguém pode me ajudar !? Happy

uriel.56

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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por Mr.Brum em Sab 30 Jul 2011, 01:19

use as transformações para girar o cilindro em 90 graus...
se não me engano, deve ser o eixo y... pesquisa aih as aulas do kabeção que vc vai conseguir...

Mr.Brum

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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por Joaozinho em Qua 21 Dez 2011, 22:52

os codigos de criacao de jogo 3d em que vc pode pular sao esses essas pora de FPS é passado pq a jogohabilidade e do famoso DOOM entao pega esses codigos

Joaozinho

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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por Joaozinho em Qua 21 Dez 2011, 22:54

va em scripit e cria um cogigo chamado de createformobject que dará a forma do objeto


filename=argument0;
flipnormals = 1;
if (argument1>0) flipnormals=-1;
vertex_list1=ds_list_create();ds_list_clear(vertex_list1);ds_list_add(vertex_list1,0);
vertex_list2=ds_list_create();ds_list_clear(vertex_list2);ds_list_add(vertex_list2,0);
vertex_list3=ds_list_create();ds_list_clear(vertex_list3);ds_list_add(vertex_list3,0);
normal_list1=ds_list_create();ds_list_clear(normal_list1);ds_list_add(normal_list1,0);
normal_list2=ds_list_create();ds_list_clear(normal_list2);ds_list_add(normal_list2,0);
normal_list3=ds_list_create();ds_list_clear(normal_list3);ds_list_add(normal_list3,0);
texture_list1=ds_list_create();ds_list_clear(texture_list1);ds_list_add(texture_list1,0);
texture_list2=ds_list_create();ds_list_clear(texture_list2);ds_list_add(texture_list2,0);
faces_list=ds_list_create();ds_list_clear(faces_list);
fp=file_text_open_read(filename);

for (i=0;file_text_eof(fp)==false;i+=1) {

row=file_text_read_string(fp);row=string_replace_all(row," "," ");

if (string_char_at(row,1)=="v" && string_char_at(row,2)==" ") {
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
vx=real(string_copy(row,1,string_pos(" ",row)));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
vy=real(string_copy(row,1,string_pos(" ",row)));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
vz=real(string_copy(row,1,string_length(row)));
ds_list_add(vertex_list1,vx);
ds_list_add(vertex_list2,vy);
ds_list_add(vertex_list3,vz);
}

if (string_char_at(row,1)=="v" && string_char_at(row,2)=="n") {
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
nx=real(string_copy(row,1,string_pos(" ",row)));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
ny=real(string_copy(row,1,string_pos(" ",row)));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
nz=real(string_copy(row,1,string_length(row)));
ds_list_add(normal_list1,nx);
ds_list_add(normal_list2,ny);
ds_list_add(normal_list3,nz);
}

if (string_char_at(row,1)=="v" && string_char_at(row,2)=="t") {
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
tx=real(string_copy(row,1,string_pos(" ",row)));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
ty=real(string_copy(row,1,string_length(row)));
ds_list_add(texture_list1,tx);
ds_list_add(texture_list2,ty);
}

if (string_char_at(row,1)=="f" && string_char_at(row,2)==" ") {
row=string_replace_all(row," "," ");
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
if (string_char_at(row,string_length(row))==" ") row=string_copy(row,0,string_length(row)-1);
face_num=string_count(" ",row);
face_division=1;
temp_faces[0]=0;

for (fc=0;fc f=string_copy(row,1,string_pos(" ",row));
row=string_delete(row,1,string_pos(" ",row));
temp_faces[face_division]=f;
face_division+=1;
}

f=string_copy(row,1,string_length(row));temp_faces[face_division]=f;
if (face_division==3) {
f1=temp_faces[2];
f2=temp_faces[3];
f3=temp_faces[1];
ds_list_add(faces_list,f1);
ds_list_add(faces_list,f2);
ds_list_add(faces_list,f3);
} else {
f1=temp_faces[2];
f2=temp_faces[3];
f3=temp_faces[1];
ds_list_add(faces_list,f1);
ds_list_add(faces_list,f2);
ds_list_add(faces_list,f3);
for (t=0;t f1=temp_faces[4+t];
f2=temp_faces[1];
f3=temp_faces[3+t];
ds_list_add(faces_list,f1);
ds_list_add(faces_list,f2);
ds_list_add(faces_list,f3);
}
}
}

file_text_readln(fp);
}
file_text_close(fp);

tm=d3d_model_create();
tsn=0;
d3d_model_primitive_begin(tm,pr_trianglelist);

for (fc=0;fc
sub_face=ds_list_find_value(faces_list,fc);

if (string_count("/",sub_face)==0) {
f_index=sub_face;
t_index=-1;
n_index=-1;
}

if (string_count("/",sub_face)==1) {
f_index=string_copy(sub_face,1,string_pos("/",sub_face)-1);
sub_face=string_delete(sub_face,1,string_pos("/",sub_face));
t_index=string_copy(sub_face,1,string_length(sub_face));
n_index=-1;
}

if (string_count("/",sub_face)==2 && string_count("//",sub_face)==0) {
f_index=string_copy(sub_face,1,string_pos("/",sub_face)-1);
sub_face= string_delete(sub_face,1,string_pos("/",sub_face));
t_index=string_copy(sub_face,1,string_pos("/",sub_face)-1);
sub_face= string_delete(sub_face,1,string_pos("/",sub_face));
n_index=string_copy(sub_face,1,string_length(sub_face));
}

if (string_count("/",sub_face)==2 && string_count("//",sub_face)==1) {
sub_face=string_replace(sub_face,"//","/");
f_index=string_copy(sub_face,1,string_pos("/",sub_face)-1);
sub_face= string_delete(sub_face,1,string_pos("/",sub_face));
t_index=-1;
n_index=string_copy(sub_face,1,string_length(sub_face));
}

vx=ds_list_find_value(vertex_list1,floor(real(f_index)));
vy=ds_list_find_value(vertex_list2,floor(real(f_index)));
vz=ds_list_find_value(vertex_list3,floor(real(f_index)));

if (floor(real(n_index))!=-1 && ds_list_size(normal_list1)>=1) {
nx=flipnormals*ds_list_find_value(normal_list1,floor(real(n_index)));
ny=flipnormals*ds_list_find_value(normal_list2,floor(real(n_index)));
nz=flipnormals*ds_list_find_value(normal_list3,floor(real(n_index)));
} else {
nx=0;
ny=0;
nz=0;
}

if (floor(real(t_index))!=-1 && ds_list_size(texture_list1)>=1) {
tx=ds_list_find_value(texture_list1,floor(real(t_index)));
ty=ds_list_find_value(texture_list2,floor(real(t_index)));
} else {
tx=0;
ty=0;
}

d3d_model_vertex_normal_texture(tm,vx,vy,vz,nx,ny,nz,tx,ty);

tsn+=1;
if (tsn==999) {
tsn=0;
d3d_model_primitive_end(tm);
d3d_model_primitive_begin(tm,pr_trianglelist);
}
}

d3d_model_primitive_end(tm);
return tm;

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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por Joaozinho em Qua 21 Dez 2011, 22:56

va e crie um objeto player e no evento create dele insira esse codigo
zdirection = 0
zoom = 0
z = 20
global.maxspeed = 0
friction = 1
zspeed = 0
zeder = z
zjump = 1
zedere = 0
zspe = 0
detect = true
points = 0
startz = 0
sound_play(marine_start_snd)

zspeedo = 1
zooming = 0
d3d_start();
d3d_set_hidden(true);


d3d_set_lighting(false);
d3d_set_culling(false);


d3d_set_culling(true);
texture_set_interpolation(true);
d3d_set_fog(1,c_aqua,100,300)
global.cimage = 0

window_set_cursor(cr_none)

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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por Joaozinho em Qua 21 Dez 2011, 23:00

no alarm 0
detect = true
no end_step
if zspeed = 1
z+=zspe

if zspeed = -1
z -=zspe


if zspeed = 1
{zspe -= 0.2
if zspe < 0
zspeed = -1}
if zspeed = -1
{zspe += 0.2
}

if z = zeder
zspeed = 0
/*
if z > zeder+40
{zspeed = -1
zjump = 0}*/

{
instance_activate_all();
instance_deactivate_region(view_xview[0],view_yview[0],
view_wview[0],view_hview[0],false,true);
}

if z < -3
{show_message("You fell in the water. The demo will now restart")
game_restart()}

if !place_meeting(x,y,block) and detect = true
{zspeed = -1
zjump = 0
zspe = zspe}

no evento colission>if z > other.height and detect = true
{zspeed = -1
other.solid = false
zspe = zspe}





if z > other.height
{other.solid = false
zjump = 0

if zjump = 0
zeder = other.height
}
else
other.solid = true

if z < other.height+2 and z > other.height-3 and zspeed = -1 //or z = other.height+1 or z = other.height+2 or z = other.height+3 or z = other.height-1 or z = other.height-2 and zspeed = -1
{z = other.height+1
zeder = other.height-1
other.solid = false
zspe = 0


zspeed = 0
zjump = 1}

if z+1 < other.z
{other.solid = false
zspeed = -1
zspe = 1
zjump = 0}


if z+1 > other.z and z-1 < other.height
{
other.solid = true
x = xprevious
y = yprevious
zjump = 1}


if other.height < zeder
{zspeed = -1

}
evento keyboard check A
var xn,yn;
xn=x-sin(direction*pi/180);
yn=y-cos(direction*pi/180);
//if not place_meeting(xn,yn,basicwall){
x=xn;
y=yn;
//}

//else
{
x=xn;
y=yn;
}


global.cimage = 1
no evento keyboard check d
var xn,yn;
xn=x+sin(direction*pi/180);
yn=y+cos(direction*pi/180);
//if not place_meeting(xn,yn,basicwall){
x=xn;
y=yn;
//}

//else
{
x=xn;
y=yn;
}

global.cimage = 1
keyboard check W


if keyboard_check(vk_shift)
global.maxspeed=5;
else
global.maxspeed=3;



if (speed speed=min(global.maxspeed,speed+0.5);
friction = 0
}


global.cimage = 1
keyboard checkk
s
global.maxspeed=-3;
if (speed>global.maxspeed){
speed=max(global.maxspeed,speed-0.5);
friction = 0}

global.cimage = 1



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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por Joaozinho em Qua 21 Dez 2011, 23:02

event global mouser check button right
Código:
instance_create(x,y,player_bullet)
event draw
Código:
change_x=(display_mouse_get_x()-(display_get_width()/2))/16 //Get the cursor move left to right
change_y=(display_mouse_get_y()-(display_get_height()/2))/16 //Get the cursor move up and down
player.direction-=change_x //Change looking left to right
player.zdirection-=change_y/64 //Change looking right to left

display_mouse_set(display_get_width()/2,display_get_height()/2) //Set the mouse to the center of the screen



d3d_set_projection_ext(x,y,z+15, x+cos(direction*pi/180),y-sin(direction*pi/180),z+zdirection+15, 0,0,1,60-zoom*60,1.334+(speed/90),1,2048);

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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por Joaozinho em Qua 21 Dez 2011, 23:06

Keybord pressed space
Código:
if zjump = 1
{
alarm[0] = 20
detect  = false
zspeed = 1
zeder = z-1
zjump = 0
global.cimage = 1
sound_play(jump_snd)
zspe = 3
}
no event keyboard realesse A e D
sao o mesmo
Código:

global.cimage = 0
Do event keyboard realesse S e W
Código:

 friction = 1
global.cimage = 0

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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por Joaozinho em Qua 21 Dez 2011, 23:14

Engine de um bloco va em create
Código:

z = 0
height = 1
no draw
Código:

draw_set_color(c_white)
draw_set_alpha(1)

d3d_draw_block(x-16,y-16,z,x+16,y+16,height,background_get_texture(bridge_tex),1,1)
se vcs quiserem um bloquinho mais alto OBS VC DEVERA FAZER UM BACKGROUD TEXTURE COM O NOME (bridge_tex)
tem essa engine
Código:

z = 0
height = 20
e no draw
[code]
draw_set_color(c_white)
draw_set_alpha(1)
d3d_draw_block(x-16,y-16,z,x+16,y+16,height-5,background_get_texture(dirt_tex),1,1)
d3d_draw_block(x-16,y-16,height-5,x+16,y+16,height,background_get_texture(grass_tex),1,1)
[code]
PRESTE A TENCAO PARA NAO DAR ERRO VC TERRA QUE TER A TEXTURA
CRIE UM BACKGROUND COM ESSE NOME

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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por Joaozinho em Qua 21 Dez 2011, 23:20

CRIE UM OBJETO COM O NOME hud


no event draw dele insira essa engine
Código:

d3d_set_projection_ortho(0,0,640,480,0)
draw_sprite(crosshair_spr,global.cimage,320,240)



draw_set_font(fnt_hud)
draw_set_halign(fa_center)
draw_text_color(320,30,"FGS_HURRICANE",c_black,c_black,c_maroon,c_maroon,1)

draw_set_font(fnt_hud)
draw_set_halign(fa_left)
draw_text_color(10,10,"X."+string(player.x),c_black,c_black,c_maroon,c_maroon,1)
draw_text_color(10,30,"Y."+string(player.y),c_black,c_black,c_maroon,c_maroon,1)
draw_text_color(10,50,"Z."+string(player.z),c_black,c_black,c_maroon,c_maroon,1)
draw_text_color(10,70,"Zjump."+string(player.zjump),c_black,c_black,c_maroon,c_maroon,1)
draw_text_color(10,90,"Speed."+string(player.speed),c_black,c_black,c_maroon,c_maroon,1)
draw_text_color(10,110,"Direction."+string(player.direction),c_black,c_black,c_maroon,c_maroon,1)
draw_text_color(10,130,"Zdirection."+string(player.zdirection),c_black,c_black,c_maroon,c_maroon,1)
draw_text_color(10,150,"FPS."+string(fps),c_black,c_black,c_maroon,c_maroon,1)
draw_text_color(10,170,"Zspeed."+string(player.zspe),c_black,c_black,c_maroon,c_maroon,1)
draw_set_font(fnt_hud)
draw_set_halign(fa_right)
draw_text_color(630,10,"Score."+string(player.points),c_black,c_black,c_maroon,c_maroon,1)

crie
um objeto com o nome de collectable e no event creat dele colo essa engine
Código:

z = 0
mog = choose(1,2,3,4)
changed = false
no colision object player
Código:

if z < other.z+15 and z > other.z-15
{instance_destroy()
sound_play(snd_collect)
other.points +=mog}
collision object block
Código:

if changed = true
exit else
{z = other.height +10
changed = true}
no draw
Código:

d3d_draw_block(x-mog,y-mog,z-mog,x+mog,y+mog,z+mog,background_get_texture(block_tex),1,1)


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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por Joaozinho em Qua 21 Dez 2011, 23:24

no player_bullet ou seja a bala do objct
no creat
Código:

speed = 30
direction = player.direction
z = player.z

zedplus =  player.zdirection*43
sound_play(shoot_snd)
no event destroy
Código:
global.pbdc = z

instance_create(x,y,brown_debris)
instance_create(x,y,brown_debris)
instance_create(x,y,brown_debris)
instance_create(x,y,brown_debris)
instance_create(x,y,brown_debris)
no event end step

[codez += zedplus


if z < -9
{
instance_create(x,y,water_splash)
instance_create(x,y,water_splash)
instance_create(x,y,water_splash)
instance_create(x,y,water_splash)
instance_create(x,y,water_splash)
instance_create(x,y,water_splash)
instance_create(x,y,water_splash)



instance_destroy()}[/code]
no collision objet block
Código:

other.solid = false

if z < other.height and z > other.z
{instance_destroy()
sound_play(smash_snd)}
no draw
Código:

d3d_draw_ellipsoid(x-1,y-1,z-1,x+1,y+1,z+1,background_get_texture(bullet_tex),1,1,24)

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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por Joaozinho em Qua 21 Dez 2011, 23:27

nun objeto brown_debris
creat
Código:

direction = random(360)
speed = random(10)
zgrav = 0
z = global.pbdc
mog = choose(1,2,3,4)
end step
Código:

z += zgrav
zgrav = zgrav-0.5
DRAW
Código:

d3d_draw_ellipsoid(x-mog,y-mog,z-mog,x+mog,y+mog,z+mog,background_get_texture(dirt_tex),1,1,24)

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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por Joaozinho em Qua 21 Dez 2011, 23:29

crie um object chamado block1var_debris
no creat
Código:

direction = random(360)
speed = random(10)
zgrav = 4
z = global.pbdc
mog = choose(1,2,3,4)
end step
Código:

z += zgrav
zgrav = zgrav-choose(0.1,0.2,0.3)
draw
Código:

d3d_draw_block(x-mog,y-mog,z-mog,x+mog,y+mog,z+mog,background_get_texture(block_tex),1,1)

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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por Joaozinho em Qua 21 Dez 2011, 23:32

no water_splash
ou seja a textura da agua
Código:

direction = random(360)
speed = random(10)
zgrav = 4
z = -9
mog = choose(1,2,3,4)
end step
Código:

z += zgrav
zgrav = zgrav-choose(0.1,0.2,0.3,0.4,0.5)



if z < -20
instance_destroy()
draw
Código:

d3d_draw_ellipsoid(x-mog,y-mog,z-mog,x+mog,y+mog,z+mog,background_get_texture(splash_tex),1,1,24)

Joaozinho

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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por Joaozinho em Qua 21 Dez 2011, 23:34

crie um objeto chamado
bg_control
no event create dele
Código:

offset = 0
end step
Código:

offset +=1
if offset > 256
offset = 0

x = player.x
y = player.y
no draw
Código:


d3d_draw_block(-10000+offset,-10000+offset,-3,10000,10000,-2,background_get_texture(water_tex),1000,1000)

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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por Joaozinho em Qua 21 Dez 2011, 23:42

Essa é um engine de Um Game 3D

OBS: SE VC NAO TIVER O OBJETO,TEXTURA,BACKGROUD COM OS TAIS NOMES POR EXEMPLO d3d_draw_block(x-16,y-16,z,x+16,y+16,height-5,background_get_texture(dirt_tex),1,1)
SE VC NAO TIVE UMA TEXTURA OU ALGO CHAMADO dirt_tex DARA ERRO PQ O PC NAO LERA A TEXTURA DO BLOCO AI DARA ERRO E O BLOCK FICA INVISIVEL PQ ESTARA SEM A SUA TEXTURA QUALQUER ERRO FALE COMIGO NO MEU MSN jvgodoy10@hotmail.com BLz Povao


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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por Joaozinho em Qua 21 Dez 2011, 23:44

OBS: SE VC NAO TIVER O OBJETO,TEXTURA,BACKGROUD COM OS TAIS NOMES POR EXEMPLO d3d_draw_block(x-16,y-16,z,x+16,y+16,height-5,background_get_texture(dirt_tex),1,1)
SE VC NAO TIVE UMA TEXTURA OU ALGO CHAMADO dirt_tex DARA ERRO PQ O PC NAO LERA A TEXTURA DO BLOCO AI DARA ERRO E O BLOCK FICA INVISIVEL PQ ESTARA SEM A SUA TEXTURA QUALQUER ERRO FALE COMIGO NO MEU MSN jvgodoy10@hotmail.com BLz Povao

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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

Mensagem por PedroX em Qua 21 Dez 2011, 23:56

Caramba, você pode entrar no Guinness Book pelo recorde de mais posts consecutivos. Você vai até ganhar um presente, uma barrinha, não sei se vai gostar, mas presente é presente.

Olha, para ninguém quebrar o seu record, vou trancar o tópico.

Tópico trancado

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Re: [Duvida] Como Criar um Cilindro em 3D sendo deitado!? ( Só cria em pé ? )

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