GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Como criar um pause menu diferente via GML?

3 participantes

Ir para baixo

Como criar um pause menu diferente via GML? Empty Como criar um pause menu diferente via GML?

Mensagem por lol xD Sáb 13 Dez 2008, 19:28

Bom gente, a um tempo fiz uma imagem para ser o pause menu no meu jogo.
Fiz duas versões:

- 1 com uma das telinhas da imagem brilhando.
- 1 com a outra telinha da mesma imagem brilhando (porém com a outra sem brilhar e vice-versa).

Agora eu gostaria de saber, como (e se tem como) eu poderia fazer isso aqui, via GML:

O jogador aperta a tecla Enter. O jogo congela (como pause mesmo) e na mesma tela (sem mudar de Room) aparecer essa imagem que eu fiz. Porém, quando ele estiver com o cursor (cujo eu mesmo fiz um personalizado) sobre uma das telinhas do "pause menu", essa telinha brilhar (as imagens são GIF's). E quando ele estiver com o cursor sobre a outra, essa outra também brilhasse.

Não sei se ficou compreendível o que eu quis dizer, caso não fique, tento explicar melhor.

Obrigado.
lol xD
lol xD

Data de inscrição : 07/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 40
Prêmios : Como criar um pause menu diferente via GML? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um pause menu diferente via GML? Empty Re: Como criar um pause menu diferente via GML?

Mensagem por Convidad Sáb 13 Dez 2008, 20:05

Crie um objeto, pra ser o pause game do jogo, chame-o de obj_pause, por exemplo, e coloque-o em todas as rooms que deseja fazer o pause.

Vamos chamar o sprite sem o brilho de spr_normal e o sprite com o brilho de spr_brilho, e supondo que ambos os sprites tenham as dimensões 100x100 e serão desenhados no centro da tela, criaremos um script:

Chame esse script de mouse_pos.


Código:
var largura, altura;
largura := sprite_get_width(spr_normal);
altura := sprite_get_height(spr_normal);

if mouse_x > (room_width/2)-(largura/2) and mouse_x < (room_width/2)+(largura/2) then
begin
  if mouse_y > (room_height/2)-(altura/2) and mouse_y < (room_height/2)+(altura/2) then
  begin
      return(true);
  end;
end;

return(false);

No evento Draw do objeto obj_pause escreva o código:

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_enter)
begin
    keyboard_clear(vk_enter);
    sleep(100);

    while not keyboard_check_pressed(vk_enter)
    begin
        with (all) sleep(20);
        if mouse_pos() = false then
        begin
            draw_sprite(sp_normal,0,room_width/2,room_height/2);
        end
       
        else
        begin
            draw_sprite(sp_brilho,0,room_width/2,room_height/2);
        end;
        screen_refresh();
    end;
   
    keyboard_clear(vk_enter);
end;

Eu não testei. Se der algum erro eu te faço uma engine.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um pause menu diferente via GML? Empty Re: Como criar um pause menu diferente via GML?

Mensagem por lol xD Dom 14 Dez 2008, 16:44

Olá, testei o que você passou e funcionou perfeitamente! Porém, quando eu não estou com o mouse sobre a tela do jogo, aparece a imagem do pause por cima da outra, e quando retorno com o cursor sobre a tela do jogo, essa mesma desaparece, mantendo somente a primeira imagem.

Acho que o que eu quero fazer é muito confuso, então simplifiquei de uma forma que dê certo no meu jogo. Já fiz todos os comandos, funcionando perfeitamente, mas agora estou com dúvida:

- O personagem aperta a tecla Enter e tudo congela, surgindo então, o menu de pause, porém, quando ele apertar novamente a tecla Enter ou ir com o mouse e clicar no botão "Resumir", o jogo descongela e volta ao normal, da onde o personagem parou.
Os botões eu fiz via Photoshop (GIF), então quando o cursor for sobre um dos botões, ele irá brilhar, e quando sair, irá voltar ao normal (essa parte eu já fiz).
O menu de pause também é uma GIF (antes eram 2 imagens, mas simplifiquei e fiz 1), indo pelo mesmo parâmetro dos botões (na questão de brilhar).


PS: Os botões são separados da Imagem de pause!

Como eu poderia fazer isso via GML?

Obrigado.
lol xD
lol xD

Data de inscrição : 07/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 40
Prêmios : Como criar um pause menu diferente via GML? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um pause menu diferente via GML? Empty Re: Como criar um pause menu diferente via GML?

Mensagem por Convidad Seg 15 Dez 2008, 22:13

Vai ser mais fácil eu postar uma engine, porque não sei como está montado o seu jogo. Aguarde. ;)
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um pause menu diferente via GML? Empty Re: Como criar um pause menu diferente via GML?

Mensagem por ricaun Sáb 22 Ago 2009, 18:32

Que legal!

Não sabia como criar um menu, vou usar como base esse pause =D

Happy
ricaun
ricaun

Data de inscrição : 23/09/2008
Reputação : 9
Número de Mensagens : 169
Prêmios : Como criar um pause menu diferente via GML? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um pause menu diferente via GML? Empty Re: Como criar um pause menu diferente via GML?

Mensagem por RKNF1995 Sáb 22 Ago 2009, 18:43

ricaun escreveu:Que legal!

Não sabia como criar um menu, vou usar como base esse pause =D

Happy

pf nao reviva to topicos a ultima postagem foi dia 16 de dezembro de 2008 flws
RKNF1995
RKNF1995

Data de inscrição : 19/07/2008
Reputação : 6
Número de Mensagens : 1257
Prêmios : Como criar um pause menu diferente via GML? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.rknf1995.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um pause menu diferente via GML? Empty Re: Como criar um pause menu diferente via GML?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos