GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica

+2
PedroX
Mr.Brum
6 participantes

Ir para baixo

[Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica Empty [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica

Mensagem por Mr.Brum Dom 17 Jul 2011, 21:27

JOGO EM 3D COM CÂMERA DINÂMICA

INTRODUÇÃO

Neste tutorial vou ensinar uma coisa que talvez muitos já saibam...
Mas tenho visto alguns membros que não sabem
e também a pedido do Pedro Henrique ,
resolvi criar esse TUTO.
Pra iniciar, será nescessário instalar o GML SDK,feito por jiraya :
Irei explicar de forma fácil e objetiva, demonstrando como criar cada parte do código e onde colocá-los.


INDO PARA O MODO 3D
Quando se inicia a criação de jogos 3D, a primeira coisa que vem a mente do maker é a CÂMERA. Através dela nós iremos visualizar o mundo virtual e tudo que há nele.
Talvez ela seje o diferencial de um jogo 3D para um jogo 2D.
Logo
depois, nós criamos o solo, que será um referência para a continuação do projeto.
E finalmente, criaremos movimentos para a câmera tornando-a dinâmica.

*instale:
https://gmbr.forumeiros.com/t13916-gml-sdk-v10

*ative a GMLSDK:
https://gmbr.forumeiros.com/t5153-instalando-uma-extensao

*crie um objeto com o nome de Cam :
-No create dele coloque o seguinte código:
Código:

d3d_init();//inia as funçoes d3d
z=24;//define a coordenada de altura
//mascara do chao
chao=d3d_begin_collision();//chao mask//começa uma nova malha de colisao
d3d_add_floor(0,0,0,room_width,room_height,0);//add um floor a malha de colisao
d3d_end_collision();//finaliza a malha de colisao

//mascara da camera
mask=d3d_begin_collision();//camera mask//começa uma nova malha de colisao
d3d_add_block(-8,-8,-24,8,8,24);//add um bloco a malha de colisao
d3d_end_collision();//finaliza a malha de colisao

Muito bem, iniciamos o modo 3D:
d3d_init();
definimos a altura:
z=24;
e criamos 2 máskaras de colisão:
//mascara do chao
chao=d3d_begin_collision();//chao mask//começa uma nova malha de colisao
d3d_add_floor(0,0,0,room_width,room_height,0);//add um floor a malha de colisao
d3d_end_collision();//finaliza a malha de colisao

//mascara da camera
mask=d3d_begin_collision();//camera mask//começa uma nova malha de colisao
d3d_add_block(-8,-8,-24,8,8,24);//add um bloco a malha de colisao
d3d_end_collision();//finaliza a malha de colisao

O que iremos fazer com elas??? continue lendo!

*No draw deste mesmo objeto adicione:
Código:

d3d_camera(x,y,z,direction,image_angle,ZOOM);//desenha uma camera padrao

//desenha um solo,recomenda-se usar backgrounds quadradas com tamanhos múltiplos de 4,
//de preferência com tamanho de 32x32 ou 64x64 .
d3d_draw_floor(0,0,0,room_width,room_height,0,background_get_texture(BACKGROUND),REPETIÇÃO_HORIZONTAL,REPETIÇÃO_VERTICAL);

if keyboard_check(vk_left) direction =5
if keyboard_check(vk_right) direction-=5
if (keyboard_check(vk_up))
{
    speed=-4;
}else
if (keyboard_check(vk_down))
{
speed=4;
}else
{
speed=0;
}
if (keyboard_check_pressed(vk_escape))
{
game_end();
}


//checa se a mascara da camera não está colidindo com o chão:
if (!d3d_check_collision(mask,x,y,z,chao,0,0,0))
{
z-=1;
}


EXPLICANDO:
Criamos uma câmera padrão, e usamos o direction do objeto para definir a direção que a câmera irá estar apontada. Usamos o ZOOM pra definir a escala de visão.
Você pode defini-la como 64 pra iniciar e ir alterando seus valores até encontrar a quantidade desejada:
d3d_camera(x,y,z,direction,image_angle,ZOOM);

Neste código, nós iremos desenhar um solo básico, com o tamanho da room, e a textura de sua preferência,que deve ser colocada em BACKGROUND .
A repetição fica ao critério do maker, quanto mais repetições houver, maior será a impressão de realidade do solo:
d3d_draw_floor(0,0,0,room_width,room_height,0,background_get_texture(BACKGROUND),REPETIÇÃO_HORIZONTAL,REPETIÇÃO_VERTICAL);

Nos controles do usuário ,nós colocamos as cetas do teclado:
Direita & Esquerda -giram
Cima e Baixo - movem
ESC - sai

if keyboard_check(vk_left) direction =5
if keyboard_check(vk_right) direction-=5
if (keyboard_check(vk_up))
{
   speed=-4;
}else
if (keyboard_check(vk_down))
{
speed=4;
}else
{
speed=0;
}
if (keyboard_check_pressed(vk_escape))
{
game_end();
}


Bom, agora lembra das máscaras de colisão que nós criamos lá atrás??
iremos usá-las para checar se a câmera está fora do solo, se estiver, ela irá cair
(isto é seu z diminuirá):
if (!d3d_check_collision(mask,x,y,z,chao,0,0,0))
{
z-=1;
}

DOWNLOAD:
Código:
http://www.2shared.com/file/9k9Ecyta/3D_camera_dinmica.html

Bem, por enquanto é só galera...
Pretendo escrever outros tutos,pra mostrar como se usa modelos externos, e como modelar formas primitivas.


Vlw... What a Face


Última edição por Mr.Brum em Sáb 21 Fev 2015, 00:51, editado 4 vez(es)
Mr.Brum
Mr.Brum

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Data de inscrição : 28/04/2011
Reputação : 41
Número de Mensagens : 914
Prêmios : [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica Empty Re: [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica

Mensagem por PedroX Dom 17 Jul 2011, 22:04

Mas tenho visto alguns membros que não sabem
e também a pedido do Pedro Henrique ,
resolvi criar esse TUTO.
Saiu mais rápido do que eu esperava.
Obrigado por contribuir.
Vou começar a estudar 3D mais detalhadamente.
Espero mais tutoriais.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6086
Prêmios : [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica Empty Re: [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica

Mensagem por LCS Dom 17 Jul 2011, 22:24

Opa , tutorial legal cara, só achei que faltou explicar os argumentos de cada função, pois para quem está recém começando no 3d(como eu) ficou um pouco confuso.
Mas ta ficando legal cara to esperando os outros.

flws!
LCS
LCS

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 09/03/2010
Reputação : 43
Número de Mensagens : 1035
Prêmios : [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.www.ww.www

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica Empty Re: [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica

Mensagem por Mr.Brum Qua 20 Jul 2011, 10:02

LCS escreveu:Opa , tutorial legal cara, só achei que faltou explicar os argumentos de cada função, pois para quem está recém começando no 3d(como eu) ficou um pouco confuso.
Mas ta ficando legal cara to esperando os outros.

flws!

Vlw mano, Fiz o tuto a noite, morrendo de sono, por isso ficou simples... rsrsrs...
As vezes eu axo que explicar de mais também acaba confundindo algumas pessoas, vejo muito Tuto complicado pakas por aí...

Pretendo continuar a série, mas sempre de forma simples e objetiva, pra que todos aprendam pelo menos o básico do 3D, e aí possamos ter bons jogos 3D no fórum!! What a Face
Mr.Brum
Mr.Brum

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Data de inscrição : 28/04/2011
Reputação : 41
Número de Mensagens : 914
Prêmios : [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica Empty Re: [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica

Mensagem por renanrr87 Dom 24 Jul 2011, 18:29

Gostei desse tutorial
renanrr87
renanrr87

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : C,E
Data de inscrição : 08/03/2011
Reputação : -1
Número de Mensagens : 60
Prêmios : [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica Empty Re: [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica

Mensagem por Joker Sáb 06 Ago 2011, 12:06

Otimo Tutorial,Estou Terminando meu Jogo,quanddo acabar vou da uma estaduda nisso...Happy
Joker
Joker

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/11/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 206
Prêmios : [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://the-jokergames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica Empty Re: [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica

Mensagem por vini¢ius Sáb 06 Ago 2011, 12:27

Parabéns , a tempos eu procurava por este tuto ! muito bem explicado creio realmente que vai ajudar muitas pessoas Happy
vini¢ius
vini¢ius

Data de inscrição : 10/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 71
Prêmios : [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://sprites-vs.tk/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica Empty Re: [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica

Mensagem por Mr.Brum Seg 08 Ago 2011, 10:51

Muito em breve pretendo escrever outros tutos, Temos que evoluir essa área do GM, que está começando a aparecer mais no fórum,no próximo Tuto pretendo ensinar a criar os modelos para o jogo,movimentá-los,transformá-los e checar colisão...

Fico feliz em ver que estão gostando!
Mr.Brum
Mr.Brum

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Data de inscrição : 28/04/2011
Reputação : 41
Número de Mensagens : 914
Prêmios : [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica Empty Re: [Tutorial] Criando jogo 3D com Câmera Dinâmica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos