GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede

+2
zzxc
gifah
6 participantes

Ir para baixo

[Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede Empty [Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede

Mensagem por gifah Sex 15 Jul 2011, 11:58

Kole pessoal.

To precisando de uma ajuda no jogo de plataforma que eu to fazendo. O problema é que quando eu chego perto da parede e tento pular e continuo com o botao pro lado apertado ele fica grudado nela, e no ar. Isso é muito estranho.

Eu tentei fazer um objeto parede pra poder colocar nos lados, mas nao funcionou, o objeto quando eu pulo ele da um pulo gigantesco (muito estranho isso).

Queria saber porque isso acontece.

Eu tenho um objeto chao (obj_chao) e nele esta marcado como solid. e no objeto jogador (obj_jogador) no evento colisao com o obj_chao tem esse codigo.

Código:
if vspeed > 0 and not place_free(x,y + vspeed)//***se a velocidade vertical for maior do que 0 e não tiver o mesmo valor da vel vertical abaixo...
{
    move_contact_solid(direction,vspeed)//mover na direção do bloco, na direcçao e com a vel.vertical
}
vspeed = 0//***velocidade vertical = a 0(esta no chao)

O que esta errado?

O que eu quero:

Quando ele encostar na parede ele vai continuar caindo ate achar o chao.


Última edição por gifah em Sex 15 Jul 2011, 18:42, editado 1 vez(es)
gifah
gifah

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/04/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 111
Prêmios : [Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede Empty Re: [Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede

Mensagem por zzxc Sex 15 Jul 2011, 12:02

cara pq tu num tenta fazer assim:
coloca no step:
if keyboard_check(vk_left) //movimento a esquerda
{
if place_free(x-8,y) //checa se esta livre
{
hspeed=-8
}
else // se n tiver
{
hspeed=0
}
}
if keyboard_check(vk_right)
{
if place_free(x+8,y)
{
hspeed=8
}
else
{
hspeed=0
}
}
if not keyboard_check(vk_left) and not keyboard_check(vk_right) //se nehum botao estiver precionado
{
hspeed=0
}
zzxc
zzxc

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 11/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 99
Prêmios : [Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede Empty Re: [Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede

Mensagem por gifah Sex 15 Jul 2011, 12:42

zzxc escreveu:cara pq tu num tenta fazer assim:
coloca no step:
if keyboard_check(vk_left) //movimento a esquerda
{
if place_free(x-8,y) //checa se esta livre
{
hspeed=-8
}
else // se n tiver
{
hspeed=0
}
}
if keyboard_check(vk_right)
{
if place_free(x+8,y)
{
hspeed=8
}
else
{
hspeed=0
}
}
if not keyboard_check(vk_left) and not keyboard_check(vk_right) //se nehum botao estiver precionado
{
hspeed=0
}

nao funcionou. deu o mesmo problema.
gifah
gifah

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/04/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 111
Prêmios : [Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede Empty Re: [Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede

Mensagem por Luan Maia Sex 15 Jul 2011, 13:29

Coloca na colisão com a parede assim:
Código:

x = xprevious;
flw
Luan Maia
Luan Maia

Games Ranking : Sem avaliações

Notas recebidas : D+C+C+D
Data de inscrição : 01/07/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 404
Prêmios : [Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede Empty Re: [Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede

Mensagem por Kisuk_kun Sex 15 Jul 2011, 13:38

se vai la no obj_player e coloca assim
na colizao do player com a parede coloque"vertical speed" ''o incone e uma seta pra baixo''
e deixa do jeito que apareçer
tenta ae e me fala se deu certo
Kisuk_kun
Kisuk_kun

Data de inscrição : 13/07/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 40
Prêmios : [Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.kisuk_kun.ucoz.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede Empty Re: [Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede

Mensagem por Tedi Ripper Sex 15 Jul 2011, 15:03

coloca isso na colisão do player com a parede:
Código:
move_contact_solid(direction,*velocidade y maxima)
vspeed=0

ai faz akilo que o q o zzxc falou.

---edit---
ops, n faz que nem o zzxc
faz assim no step:
Código:
if keyboard_check(vk_left)
{if place_free(x-4,y) then x-=4}
if keyboard_check(vk_right)
{if place_free(x+4,y) then x+=4}
flw


Última edição por Tedi Ripper em Sex 15 Jul 2011, 15:07, editado 1 vez(es)
Tedi Ripper
Tedi Ripper

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 21/11/2010
Reputação : 25
Número de Mensagens : 777
Prêmios : [Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede Empty Re: [Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede

Mensagem por PedroX Sex 15 Jul 2011, 15:06

Um código que nunca dá problema:

Código:
if place_free(x,y+vspeed+1){
vspeed+=0.75;
}else{
move_contact_solid(270, 16)
vspeed=0;
}

Você nem precisa colocar gravidade, porque ele já coloca.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6086
Prêmios : [Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede Empty Re: [Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede

Mensagem por gifah Sex 15 Jul 2011, 18:40

ja consegui. Nao tava com net quando consegui, entaum vo mostra como fiz.

Coloquei no colisao com o obj_chao o seguinte codigo.

Código:

if (place_free(x,y+2)) {
vspeed += gravity;
} else {
vspeed = 0;//***velocidade vertical = a 0(esta no chao)
}

Obrigado quem ajudou.
gifah
gifah

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/04/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 111
Prêmios : [Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede Empty Re: [Resolvido] Jogo plataforma, ajuda com parede

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos