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Como fazer um jogo de simon ou genius ?
4 participantes
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Como fazer um jogo de simon ou genius ?
Pessoal, como fazer um jogo de simon ou genius
, pode ser bácico, mas que tenha as 4 cores e sons igual ao original, não precisa ter graficos 10, pode ser simples, só para me ajudar mesmo. Alguem sabe como fazer?
, pode ser bácico, mas que tenha as 4 cores e sons igual ao original, não precisa ter graficos 10, pode ser simples, só para me ajudar mesmo. Alguem sabe como fazer?
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Re: Como fazer um jogo de simon ou genius ?
1- escolha um valor aleatório entre as possibilidades e armazene no último item de uma array.
2- mostre a array ao jogador, um valor de cada vez
3- defina uma variável como "0"
4- libere o jogo ao jogador e aguarde a entrada de dados dele
5- se a entrada corresponder ao valor da array que está na posição da variável que você definiu como "0" no 3° passo, aumente o valor dela em um e aguarde nova entrada do jogador. Se não corresponde, ele errou (tire uma vida ou reinicie o jogo)
6- se a tal variável for maior que o tamanho da array, isso significa que o jogador acertou todo o código. Aumente a array em uma casa, tire o jogo das mãos do jogador (pare de aceitar entrada de dados) e volte ao 1° passo.
-fim? Nãããão!-
7- coloque um menu bonito, cores bonitas, sons bonitos
8- coloque diversas opções de jogo (componha sua música, 3 novos valores por acerto, velocidades variáveis, cheat/bonus que mostra o próximo valor a ser inputado, sistema de pontos, highscorelist)
9- Corra pro abraço
2- mostre a array ao jogador, um valor de cada vez
3- defina uma variável como "0"
4- libere o jogo ao jogador e aguarde a entrada de dados dele
5- se a entrada corresponder ao valor da array que está na posição da variável que você definiu como "0" no 3° passo, aumente o valor dela em um e aguarde nova entrada do jogador. Se não corresponde, ele errou (tire uma vida ou reinicie o jogo)
6- se a tal variável for maior que o tamanho da array, isso significa que o jogador acertou todo o código. Aumente a array em uma casa, tire o jogo das mãos do jogador (pare de aceitar entrada de dados) e volte ao 1° passo.
-fim? Nãããão!-
7- coloque um menu bonito, cores bonitas, sons bonitos
8- coloque diversas opções de jogo (componha sua música, 3 novos valores por acerto, velocidades variáveis, cheat/bonus que mostra o próximo valor a ser inputado, sistema de pontos, highscorelist)
9- Corra pro abraço
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Re: Como fazer um jogo de simon ou genius ?
lucasgmaker, sugiro manter a conversa aqui no tópico mesmo, porque outras pessoas podem se interessar. Eu até tenho a engine (o jogo foi minha entrada num concurso), mas prefiro tentar fazer você entender e criar a sua.
Em que ponto você deixou de entender a explicação?
Se for no "1", o que eu quis dizer é: defina as possibilidade de escolha e escolha uma aleatória. Tipo, no genius original, temos vermelho, verde, azul e amarelo. Escolha uma delas, aleatoriamente (com a função "choose", por exemplo) e armazene no último elemento de uma array. Se o jogo começou agora, o último elemento é o primeiro (índice 0). A array terá mais elementos a partir do ponto 6.
Se você não conhece arrays, tem um tutorial na minha assinatura.
Em que ponto você deixou de entender a explicação?
Se for no "1", o que eu quis dizer é: defina as possibilidade de escolha e escolha uma aleatória. Tipo, no genius original, temos vermelho, verde, azul e amarelo. Escolha uma delas, aleatoriamente (com a função "choose", por exemplo) e armazene no último elemento de uma array. Se o jogo começou agora, o último elemento é o primeiro (índice 0). A array terá mais elementos a partir do ponto 6.
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Re: Como fazer um jogo de simon ou genius ?
saim escreveu:lucasgmaker, sugiro manter a conversa aqui no tópico mesmo, porque outras pessoas podem se interessar. Eu até tenho a engine (o jogo foi minha entrada num concurso), mas prefiro tentar fazer você entender e criar a sua.
Em que ponto você deixou de entender a explicação?
Se for no "1", o que eu quis dizer é: defina as possibilidade de escolha e escolha uma aleatória. Tipo, no genius original, temos vermelho, verde, azul e amarelo. Escolha uma delas, aleatoriamente (com a função "choose", por exemplo) e armazene no último elemento de uma array. Se o jogo começou agora, o último elemento é o primeiro (índice 0). A array terá mais elementos a partir do ponto 6.
Se você não conhece arrays, tem um tutorial na minha assinatura.
O que eu não intendi foi tudo, e continuo sem intender, se vc me desce a engine, seria blz, mais, já que vc não quer, pode fazer um tutorial passo a passo? Tipo, só pra mim, ou vc publicar no fórum.
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Re: Como fazer um jogo de simon ou genius ?
O tutorial passo-a-passo eu já fiz. 6 passos e mais 3 2 passos bônus, pra melhorar o jogo.
Explique melhor suas dúvidas, uma por uma, que aos poucos podemos chegar lá. Dizer que não entendeu nada é muito genérico. Pelo menos diga se não entendeu o que eu quis dizer ou se não sabe fazer o que eu disse.
Explique melhor suas dúvidas, uma por uma, que aos poucos podemos chegar lá. Dizer que não entendeu nada é muito genérico. Pelo menos diga se não entendeu o que eu quis dizer ou se não sabe fazer o que eu disse.
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Re: Como fazer um jogo de simon ou genius ?
Eu não sei fazer o que vc disse. Manda a engine por favor cara, eu não vou roubar, ou editar e falar que fui eu que fiz, eu só quero estudar ela e criar um jogo tipo Google Chrome invade genius. Eu te dou créditos! Se não quiser publicar a sua engine para todo mundo ver, me envie por MP.saim escreveu:O tutorial passo-a-passo eu já fiz. 6 passos e mais32 passos bônus, pra melhorar o jogo.
Explique melhor suas dúvidas, uma por uma, que aos poucos podemos chegar lá. Dizer que não entendeu nada é muito genérico. Pelo menos diga se não entendeu o que eu quis dizer ou se não sabe fazer o que eu disse.
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Re: Como fazer um jogo de simon ou genius ?
A engine faz o que está escrito no passo-a-passo, se você não entendeu o passo-a-passo, não vai conseguir criar seu jogo. Acredite, eu não tenho ciúme nenhum da engine, só quero te ajudar a aprender ao invés de fazer o jogo pra você.
Calma, vamos aos poucos, te garanto que com paciência, você consegue.
Ainda no primeiro passo:
Podemos definir a array como, por exemplo, "senha".
Daí, no começo do jogo, bem como a cada vez que o tamanho da array "senha" crescer, escolheremos um valor aleatório pro último índice, ou seja:
Calma, vamos aos poucos, te garanto que com paciência, você consegue.
Ainda no primeiro passo:
- Código:
escolha um valor aleatório entre as possibilidades e armazene no último item de uma array
Podemos definir a array como, por exemplo, "senha".
Daí, no começo do jogo, bem como a cada vez que o tamanho da array "senha" crescer, escolheremos um valor aleatório pro último índice, ou seja:
- Código:
senha[tamArray]=choose(0, 1, 2, 3)
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Re: Como fazer um jogo de simon ou genius ?
Eu ainda não intendi nada, eu to quase desistindo e mandando fechar o tópico. Eu não sou um usuario muito avançado.saim escreveu:A engine faz o que está escrito no passo-a-passo, se você não entendeu o passo-a-passo, não vai conseguir criar seu jogo. Acredite, eu não tenho ciúme nenhum da engine, só quero te ajudar a aprender ao invés de fazer o jogo pra você.
Calma, vamos aos poucos, te garanto que com paciência, você consegue.
Ainda no primeiro passo:Pra isso, precisamos de uma variável que será o tamanho da array. Podemos definí-la no create event como "tamArray" e atribuir a ela o valor zero. Ela armazenará qual é o tamanho da array. No começo do jogo, esse valor é zero e vai aumentando a cada vez que o jogador conseguir chegar até o final.
- Código:
escolha um valor aleatório entre as possibilidades e armazene no último item de uma array
Podemos definir a array como, por exemplo, "senha".
Daí, no começo do jogo, bem como a cada vez que o tamanho da array "senha" crescer, escolheremos um valor aleatório pro último índice, ou seja:
- Código:
senha[tamArray]=choose(0, 1, 2, 3)
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Re: Como fazer um jogo de simon ou genius ?
sugiro que não peça pra trancar o tópico, eu ja fiz isso e vai por mim, eu perdi 25% da minha barra de warn, nunca crie um tópico e só pq não conseguiu fazer peça pra trncar, estude os códigos até chegar em um ponto certo, te dou essa dica.
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Re: Como fazer um jogo de simon ou genius ?
Se desistir, nunca será. Agora, a lógica por trás do genius requer um pouco de persistência mesmo. Como toda lógica, ela é compreensível, mas não é, de forma alguma, simples como movimento em labirinto, por exemplo. Se acha que não dá conta, se prefere tentar algo mais simples primeiro, fique à contade.
Você tinha dito que não estava conseguindo fazer o que eu havia dito. Parti do pre-suposto que você tinha entendido e fui mostrar como fazer. Se não entendeu, eu posso ser mais simples.
Pense no funcionamento de um jogo de gênius. Veja o jogo com olhos de jogador, por enquanto. O que acontece?
Primeiro, o jogo te dá uma nota musical e um sinal luminoso correspondente. Depois, ele espera que você repita a informação pra ele.
Aí, se você repete a informação corretamente, ele te dá o mesmo sinal e adiciona outro, aleatório. Ele escolhe um entre as 4 opções disponíveis e adiciona no final da senha.
À medida que você vai repetindo a senha, ele te mostra a senha todinha de novo e acrescenta uma informação no final.
Agora vejamos essa senha com olhos de programador. Como armazenar uma série de valores em sequencia? Temos duas opções: ds_lists e arrays. ds_lists são perfeitas, mas um pouco chatas de lidar e, sinceramente, não precisamos das maravilhas das ds_lists. Nós queremos manter a senha da forma que ela for surgindo, então usaremos arrays mesmo. Mais uma vez, sugiro ler o tutorial na minha assinatura.
Bom, podemos criar a senha toda - TODA - no create event. Basta ir mostrando ao jogador apenas a quantidade de valores que ele acertar. Mas qual o tamanho dessa array? Depende da capacidade do jogador. Se o jogador for outro computador, ele não vai esquecer nunca, não vai errar nunca, então o tamanho da array deve ser do tamanho da memória do outro computador. Digamos que seja 1 tera. Imensa, não é? Acho melhor ir populando (atribuindo valores) a array à medida que o jogador vai acertando a senha.
Então, precisamos de:
1 array pra armazenar o valor atual de cada ponto da senha
4 valores (mais ou menos) pra serem os pontos da array
1 variável pra ser o tamanho da array, ou seja, o quanto o jogador foi longe
1 variável pra ser o índice da array, ou seja, o ponto atual que deve ser mostrado ao jogador ou recebido como entrada.
Essa última variável parece meio complicada de entender. Permita-me ilustrar um pouco mais.
Suponha que a senha tenha, atualmente, 20 posições. O jogador já respondeu 4 posições (as 4 primeira são muito fáceis de lembrar). O computador precisa saber qual o valor da quinta posição pra comparar com a entrada do jogador. Mas o computador é burro. Ele não sabe o que precisa ser comparado, nem o que é uma posição. Você tem que explicar tudo pra ele. Você tem que dizer pro computador: "essa entrada do jogador foi a quarta entrada, agora vamos comparar a próxima entrada com a quinta posição da senha. A senha é essa array, então vamos comparar a entrada do jogador com o valor da array cujo índice é 5". Pra fazer isso, a variável que antes valia 4 deve passar a valer 5 no momento em que o jogador acertar a entrada.
Agora, acelere o tempo até o momento em que o jogador já terminou de digitar a senha. Ele acertou tudo e o computador está mostrando a nova senha pra ele, agora com 21 posições. Estamos recebendo a 8ª posição. Congele o tempo. Observe o que o computador está fazendo. Ele está mostrando por sinal luminoso e sonoro qual o oitavo valor da senha. Dê zoom e olhe de novo. Ele está olhando, na array, qual o valor que está na oitava posição, porque ele recebeu o comando de exibir o valor da oitava posição. Como ele sabe que é a oitava posição? A variável que indica a posição a ser exibida está com o valor 8! Uma vez exibida o valor da posição 8, essa variável passa a ter o valor 8+1 e o comando de exibir a o ponto da array na posição do valor dessa variável (9, agora) é disparado novamente.
Releia esses últimos parágrafos até entender. Desenhe uma array e acompanhe o que está acontecendo. Ah, deixe-me desenhar uma array pra você:
a segunda posição (posição de índice um) da array "senha" tem o valor três;
...
a vigésima-segunda posição (posição de índice 21) da array "senha" tem o valor dois;
Você tinha dito que não estava conseguindo fazer o que eu havia dito. Parti do pre-suposto que você tinha entendido e fui mostrar como fazer. Se não entendeu, eu posso ser mais simples.
Pense no funcionamento de um jogo de gênius. Veja o jogo com olhos de jogador, por enquanto. O que acontece?
Primeiro, o jogo te dá uma nota musical e um sinal luminoso correspondente. Depois, ele espera que você repita a informação pra ele.
Aí, se você repete a informação corretamente, ele te dá o mesmo sinal e adiciona outro, aleatório. Ele escolhe um entre as 4 opções disponíveis e adiciona no final da senha.
À medida que você vai repetindo a senha, ele te mostra a senha todinha de novo e acrescenta uma informação no final.
Agora vejamos essa senha com olhos de programador. Como armazenar uma série de valores em sequencia? Temos duas opções: ds_lists e arrays. ds_lists são perfeitas, mas um pouco chatas de lidar e, sinceramente, não precisamos das maravilhas das ds_lists. Nós queremos manter a senha da forma que ela for surgindo, então usaremos arrays mesmo. Mais uma vez, sugiro ler o tutorial na minha assinatura.
Bom, podemos criar a senha toda - TODA - no create event. Basta ir mostrando ao jogador apenas a quantidade de valores que ele acertar. Mas qual o tamanho dessa array? Depende da capacidade do jogador. Se o jogador for outro computador, ele não vai esquecer nunca, não vai errar nunca, então o tamanho da array deve ser do tamanho da memória do outro computador. Digamos que seja 1 tera. Imensa, não é? Acho melhor ir populando (atribuindo valores) a array à medida que o jogador vai acertando a senha.
Então, precisamos de:
1 array pra armazenar o valor atual de cada ponto da senha
4 valores (mais ou menos) pra serem os pontos da array
1 variável pra ser o tamanho da array, ou seja, o quanto o jogador foi longe
1 variável pra ser o índice da array, ou seja, o ponto atual que deve ser mostrado ao jogador ou recebido como entrada.
Essa última variável parece meio complicada de entender. Permita-me ilustrar um pouco mais.
Suponha que a senha tenha, atualmente, 20 posições. O jogador já respondeu 4 posições (as 4 primeira são muito fáceis de lembrar). O computador precisa saber qual o valor da quinta posição pra comparar com a entrada do jogador. Mas o computador é burro. Ele não sabe o que precisa ser comparado, nem o que é uma posição. Você tem que explicar tudo pra ele. Você tem que dizer pro computador: "essa entrada do jogador foi a quarta entrada, agora vamos comparar a próxima entrada com a quinta posição da senha. A senha é essa array, então vamos comparar a entrada do jogador com o valor da array cujo índice é 5". Pra fazer isso, a variável que antes valia 4 deve passar a valer 5 no momento em que o jogador acertar a entrada.
Agora, acelere o tempo até o momento em que o jogador já terminou de digitar a senha. Ele acertou tudo e o computador está mostrando a nova senha pra ele, agora com 21 posições. Estamos recebendo a 8ª posição. Congele o tempo. Observe o que o computador está fazendo. Ele está mostrando por sinal luminoso e sonoro qual o oitavo valor da senha. Dê zoom e olhe de novo. Ele está olhando, na array, qual o valor que está na oitava posição, porque ele recebeu o comando de exibir o valor da oitava posição. Como ele sabe que é a oitava posição? A variável que indica a posição a ser exibida está com o valor 8! Uma vez exibida o valor da posição 8, essa variável passa a ter o valor 8+1 e o comando de exibir a o ponto da array na posição do valor dessa variável (9, agora) é disparado novamente.
Releia esses últimos parágrafos até entender. Desenhe uma array e acompanhe o que está acontecendo. Ah, deixe-me desenhar uma array pra você:
leia: a primeira posição (posição de índice zero) da array "senha" tem o valor dois;senha[0]=2; //primeira posição
senha[1]=3; //segunda
senha[2]=0; //etc
senha[3]=2;
senha[4]=2;
senha[5]=1;
...
senha[21]=2;
a segunda posição (posição de índice um) da array "senha" tem o valor três;
...
a vigésima-segunda posição (posição de índice 21) da array "senha" tem o valor dois;
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Re: Como fazer um jogo de simon ou genius ?
Agora estou começando a intender, só to com dificuldades nas arrays, mas e os sons, as cores?saim escreveu:Se desistir, nunca será. Agora, a lógica por trás do genius requer um pouco de persistência mesmo. Como toda lógica, ela é compreensível, mas não é, de forma alguma, simples como movimento em labirinto, por exemplo. Se acha que não dá conta, se prefere tentar algo mais simples primeiro, fique à contade.
Você tinha dito que não estava conseguindo fazer o que eu havia dito. Parti do pre-suposto que você tinha entendido e fui mostrar como fazer. Se não entendeu, eu posso ser mais simples.
Pense no funcionamento de um jogo de gênius. Veja o jogo com olhos de jogador, por enquanto. O que acontece?
Primeiro, o jogo te dá uma nota musical e um sinal luminoso correspondente. Depois, ele espera que você repita a informação pra ele.
Aí, se você repete a informação corretamente, ele te dá o mesmo sinal e adiciona outro, aleatório. Ele escolhe um entre as 4 opções disponíveis e adiciona no final da senha.
À medida que você vai repetindo a senha, ele te mostra a senha todinha de novo e acrescenta uma informação no final.
Agora vejamos essa senha com olhos de programador. Como armazenar uma série de valores em sequencia? Temos duas opções: ds_lists e arrays. ds_lists são perfeitas, mas um pouco chatas de lidar e, sinceramente, não precisamos das maravilhas das ds_lists. Nós queremos manter a senha da forma que ela for surgindo, então usaremos arrays mesmo. Mais uma vez, sugiro ler o tutorial na minha assinatura.
Bom, podemos criar a senha toda - TODA - no create event. Basta ir mostrando ao jogador apenas a quantidade de valores que ele acertar. Mas qual o tamanho dessa array? Depende da capacidade do jogador. Se o jogador for outro computador, ele não vai esquecer nunca, não vai errar nunca, então o tamanho da array deve ser do tamanho da memória do outro computador. Digamos que seja 1 tera. Imensa, não é? Acho melhor ir populando (atribuindo valores) a array à medida que o jogador vai acertando a senha.
Então, precisamos de:
1 array pra armazenar o valor atual de cada ponto da senha
4 valores (mais ou menos) pra serem os pontos da array
1 variável pra ser o tamanho da array, ou seja, o quanto o jogador foi longe
1 variável pra ser o índice da array, ou seja, o ponto atual que deve ser mostrado ao jogador ou recebido como entrada.
Essa última variável parece meio complicada de entender. Permita-me ilustrar um pouco mais.
Suponha que a senha tenha, atualmente, 20 posições. O jogador já respondeu 4 posições (as 4 primeira são muito fáceis de lembrar). O computador precisa saber qual o valor da quinta posição pra comparar com a entrada do jogador. Mas o computador é burro. Ele não sabe o que precisa ser comparado, nem o que é uma posição. Você tem que explicar tudo pra ele. Você tem que dizer pro computador: "essa entrada do jogador foi a quarta entrada, agora vamos comparar a próxima entrada com a quinta posição da senha. A senha é essa array, então vamos comparar a entrada do jogador com o valor da array cujo índice é 5". Pra fazer isso, a variável que antes valia 4 deve passar a valer 5 no momento em que o jogador acertar a entrada.
Agora, acelere o tempo até o momento em que o jogador já terminou de digitar a senha. Ele acertou tudo e o computador está mostrando a nova senha pra ele, agora com 21 posições. Estamos recebendo a 8ª posição. Congele o tempo. Observe o que o computador está fazendo. Ele está mostrando por sinal luminoso e sonoro qual o oitavo valor da senha. Dê zoom e olhe de novo. Ele está olhando, na array, qual o valor que está na oitava posição, porque ele recebeu o comando de exibir o valor da oitava posição. Como ele sabe que é a oitava posição? A variável que indica a posição a ser exibida está com o valor 8! Uma vez exibida o valor da posição 8, essa variável passa a ter o valor 8+1 e o comando de exibir a o ponto da array na posição do valor dessa variável (9, agora) é disparado novamente.
Releia esses últimos parágrafos até entender. Desenhe uma array e acompanhe o que está acontecendo. Ah, deixe-me desenhar uma array pra você:leia: a primeira posição (posição de índice zero) da array "senha" tem o valor dois;senha[0]=2; //primeira posição
senha[1]=3; //segunda
senha[2]=0; //etc
senha[3]=2;
senha[4]=2;
senha[5]=1;
...
senha[21]=2;
a segunda posição (posição de índice um) da array "senha" tem o valor três;
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a vigésima-segunda posição (posição de índice 21) da array "senha" tem o valor dois;
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Re: Como fazer um jogo de simon ou genius ?
A perfumaria fica pra depois que a engine estiver funcionando
Arrays são a alma dessa engine. Entenda arrays - TUDO sobre arrays - e você faz essa engine com uma mão nas costas.
Vou viajar amanhã, então vou te abandonar por uns tempos... Alguma pergunta específica pra até hoje à noite?
Arrays são a alma dessa engine. Entenda arrays - TUDO sobre arrays - e você faz essa engine com uma mão nas costas.
Vou viajar amanhã, então vou te abandonar por uns tempos... Alguma pergunta específica pra até hoje à noite?
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Re: Como fazer um jogo de simon ou genius ?
Seria melhor não criar valores pré-programados, perderia a graça poios o jogador saberia a ordem toda vez que ele começasse o jogo. Se bem que o saim mesmo disse que só é possível memorizar as primeiras quatro cores... A mente humana é realmente incrível. Porém a função random() nem sempre retorna um valor muito satisfatório, tendo assim termos que partir para valores pré-programados mesmo.
Rapaz eu acho que entendi a lógica disso aí. Vou até ver se consigo fazer aqui
Rapaz eu acho que entendi a lógica disso aí. Vou até ver se consigo fazer aqui
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Re: Como fazer um jogo de simon ou genius ?
Não, Markituh, eu disse que os primeiros 4 valores de cada senha são fáceis de lembrar. Tem gente que acha fácil lembrar os 20 primeiros valores.
A cada jogo, cada ponto da senha é gerado aleatoriamente. Pode-se usar a função random (ou irandom) sim, mas como a resposta do ponto pode não ser um valor numérico (por exemplo, pode ser a string "amarelo"), achei melhor usar o choose.
O rascunho do create seria assim:
Claro que precisa mudar os nomes das variáveis, além de adicionar uma ou outra.
A cada jogo, cada ponto da senha é gerado aleatoriamente. Pode-se usar a função random (ou irandom) sim, mas como a resposta do ponto pode não ser um valor numérico (por exemplo, pode ser a string "amarelo"), achei melhor usar o choose.
O rascunho do create seria assim:
- Código:
tamanho da array=0 //índice do último ponto
posição na array=0 //índice atual
senha[posição na array]=choose(0,1,2,3)
táNaHoraDeReceberEntradaDoJogador=false //tá na hora de mostrar a senha
Claro que precisa mudar os nomes das variáveis, além de adicionar uma ou outra.
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Re: Como fazer um jogo de simon ou genius ?
Olhá só cara, pergunta não tenho nenhuma, mais tenho duas palavras, Boa Viagem!saim escreveu:Não, Markituh, eu disse que os primeiros 4 valores de cada senha são fáceis de lembrar. Tem gente que acha fácil lembrar os 20 primeiros valores.
A cada jogo, cada ponto da senha é gerado aleatoriamente. Pode-se usar a função random (ou irandom) sim, mas como a resposta do ponto pode não ser um valor numérico (por exemplo, pode ser a string "amarelo"), achei melhor usar o choose.
O rascunho do create seria assim:
- Código:
tamanho da array=0 //índice do último ponto
posição na array=0 //índice atual
senha[posição na array]=choose(0,1,2,3)
táNaHoraDeReceberEntradaDoJogador=false //tá na hora de mostrar a senha
Claro que precisa mudar os nomes das variáveis, além de adicionar uma ou outra.
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