Como inserir arquivos criados em 3D max no Game Maker?

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Como inserir arquivos criados em 3D max no Game Maker?

Mensagem por giomaiden em Qui 11 Dez 2008, 16:35

E ai pessoal, se alguem souber como pegar um arquivo criado no 3D max e inserir no Game maker, me ajudaria bastante, pois já tenho alguma coisa criada e não consigo fazer mais nada. lol!

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Re: Como inserir arquivos criados em 3D max no Game Maker?

Mensagem por Borgo em Qui 08 Jan 2009, 09:26

Depende, se for o arquivo 3D mesmo não rola, o game maker é apenas 2D.
Agora, se vc criou o objeto 3d e quer usar somente a imagem, renderize ela no 3D max e exporte somente a JPG.
Ou se quizer, faça uma animação em 3D e exporte como GIF.
Lembrando novamente, o game maker não é 3D (dá pra simular um 3D, mas continua sendo 2D)

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Re: Como inserir arquivos criados em 3D max no Game Maker?

Mensagem por vinians em Qui 08 Jan 2009, 09:49

Borgo escreveu:Depende, se for o arquivo 3D mesmo não rola, o game maker é apenas 2D.
Agora, se vc criou o objeto 3d e quer usar somente a imagem, renderize ela no 3D max e exporte somente a JPG.
Ou se quizer, faça uma animação em 3D e exporte como GIF.
Lembrando novamente, o game maker não é 3D (dá pra simular um 3D, mas continua sendo 2D)
Amigo, o Game Maker a partir da versão 6 tem sim um modo de funcionamento 3D. Basta entrar no modo 3D e usar as funcões destinadas a manipulação de luz, camera, primitivas etc.

E quanto a pergunta do nosso amigo, talvez se vc exportar pra .x eu creio que tenha scripts para importação do arquivo .x para o GM. De uma pesquisada sobre o tema no forum.
Edit: Aqui tem um ótmo tutorial postado pelo Rogerio


Última edição por vinians em Qui 08 Jan 2009, 09:55, editado 1 vez(es)

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Re: Como inserir arquivos criados em 3D max no Game Maker?

Mensagem por Borgo em Qui 08 Jan 2009, 09:54

Ah sim, mas eu digo que ele não trabalha com arquivos em 3D mesmo, tipo Meches, Varreduras, Sólidos, etc. Mas sim arquivos em 2D (imagens) aplicadas a um ambiente 3D somente.
Mas por favor, me corrija caso eu esteja errado. Pois até onde eu vi sobre este programa foi isso XD

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Re: Como inserir arquivos criados em 3D max no Game Maker?

Mensagem por vinians em Qui 08 Jan 2009, 10:00

Borgo escreveu:Ah sim, mas eu digo que ele não trabalha com arquivos em 3D mesmo, tipo Meches, Varreduras, Sólidos, etc. Mas sim arquivos em 2D (imagens) aplicadas a um ambiente 3D somente.
Mas por favor, me corrija caso eu esteja errado. Pois até onde eu vi sobre este programa foi isso XD
Bom ele tem varias das funções que um ambiente 3d necessita. mais quanto a composição de modelos, vc deve fazer um script pra ler o modelo e montar o ambiente a partir desse arquivo, embora dê sim para vc montar tudo do zero usando Vertex. Geralmente a parte 2d do GM é mais explorada por ser a primeira que saiu além de ser mais facil. Mais já vi muitos projetos 3d inclusive um FPS feito no GM com qualidade rasoavel.

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Re: Como inserir arquivos criados em 3D max no Game Maker?

Mensagem por Froidz em Qui 08 Jan 2009, 10:42

Nem é necessário um grande script para isso.

O gm carrega arquivos 3D próprios dele, que são arquivos .d3d.
Ele pode ser importado para o gm apenas com os códigos:

Evento Create
Código:
modelo_create = d3d_model_create() //Criando o modelo
modelo_load = d3d_model_load(modelo,'modelo.d3d') //Carregando
textura = background_get_texture(back_textura) //Adicionando uma textura
z = 0 //Valor Z do modelo

Evento Draw
Código:
d3d_model_draw(modelo_load,x,y,z,textura) //Desenhando o modelo

Para gerar arquivos assim, você pode aprender à usar o Anim8tor,
e baixar o script "export_gm6_plugin.a8s" que tem no site oficial do programa.

Arquivos .d3d são carregados pelo gm com uma velocidade melhor, já
que este é um formato de arquivos 3d padrão do gm.

Espero ter ajudado.
Valeu! o/

Edit: acabo de fazer um tutorial sobre isso:

http://gmbr.forumeiros.com/tutoriais-f9/importando-modelos-d3d-para-o-game-maker-t1966.htm#16046

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Re: Como inserir arquivos criados em 3D max no Game Maker?

Mensagem por giomaiden em Dom 11 Jan 2009, 16:36

Ai galera, valeu pela ajuda... vou tentar usar o Anim8tor, qualquer dúvida postarei novamente.

Obrigado... até mais..

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Re: Como inserir arquivos criados em 3D max no Game Maker?

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