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Problema ao carregar o jogo e com surface
+3
MatheusReis
PedroX
gifah
7 participantes
Página 1 de 1
Problema ao carregar o jogo e com surface
Ola pessoal.
Eu estou tendo um probleminha naquele jogo que estou fazendo. O jogo já esta jogavel, mas eu tenho um problema ao tentar carregar o jogo.
Ele fala que no evento draw do objeto onde eu declaro a surface e crio ela, diz que a surface nao existe.
no objeto - fps_counter tem isso abaixo:
no create, eu tenho isso
no begin step eu tenho isso
e no draw - que é onde ele diz que esta o problema, eu tenho isso
Só acontece esse erro quando eu inicio o jogo e já aperto em carregar jogo. Se eu iniciar o jogo e depois voltar ao menu principal e depois clicar em carregar ele funciona. Eu ja tentei de tudo. Quando clicar carregar, ele iniciar o jogo e depois carregar - nao funciona. ao iniciar o jogo ja criar uma surface - nao funciona e algumas outras coisass que nao to lembrado, pq foram muitas.
Queria saber se alguem sabe fazer isso. Pq ja briguei bagarai com essa bagaça aqui.
Eu estou tendo um probleminha naquele jogo que estou fazendo. O jogo já esta jogavel, mas eu tenho um problema ao tentar carregar o jogo.
Ele fala que no evento draw do objeto onde eu declaro a surface e crio ela, diz que a surface nao existe.
no objeto - fps_counter tem isso abaixo:
no create, eu tenho isso
- Código:
globalvar cover, length, angle, add;
cover = surface_create(view_wview,view_hview);//create a surface for "carving" out our light
length = 400;//how far to see
angle = 120;//angle of vision
add = 1; //this controls quality... lower numbers = better quality and more lag...
no begin step eu tenho isso
- Código:
x = obj_boneco.x;//make sure it doesn't get deactivated
y = obj_boneco.y;
draw_cover();
e no draw - que é onde ele diz que esta o problema, eu tenho isso
- Código:
draw_surface(cover,view_xview,view_yview);
//draw_text_color(view_xview,view_yview,fps,c_white,c_white,c_white,c_white,1);//draw the fps...
draw_rectangle_color(global.boneco_x-20,global.boneco_y-16,global.boneco_x+global.vida,global.boneco_y-20,c_green,c_green,c_green,c_green,false);
draw_set_font(fonte);
draw_set_color(c_red);
draw_text(global.boneco_x-13,global.boneco_y-35,string(global.balas_usar));
draw_text(global.boneco_x,global.boneco_y-35,"/");
draw_text(global.boneco_x+7,global.boneco_y-35,string(global.pente_usar));
draw_set_color(c_black);
with (obj_salvar) {
draw_set_color(c_white);
draw_text(global.boneco_x-32,global.boneco_y,"JOGO SALVO");
draw_set_color(c_black);
}
with (obj_pause) {
draw_set_color(c_white);
draw_text(global.boneco_x-32,global.boneco_y,"JOGO PARADO");
draw_set_color(c_black);
}
Só acontece esse erro quando eu inicio o jogo e já aperto em carregar jogo. Se eu iniciar o jogo e depois voltar ao menu principal e depois clicar em carregar ele funciona. Eu ja tentei de tudo. Quando clicar carregar, ele iniciar o jogo e depois carregar - nao funciona. ao iniciar o jogo ja criar uma surface - nao funciona e algumas outras coisass que nao to lembrado, pq foram muitas.
Queria saber se alguem sabe fazer isso. Pq ja briguei bagarai com essa bagaça aqui.
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Re: Problema ao carregar o jogo e com surface
O problema é da memória.
Tente fazer o seguinte, coloque que ao terminar o jogo, liberar a surface.
O código é surface_free. Depois de fazer isso, veja se aumenta o numero de vezes que o jogo não dá erros.
Isso é só um teste. O mais recomendado é ter uma máquina boa, se já tiver, diminua a resolução dos gráficos.
Até mais!
Tente fazer o seguinte, coloque que ao terminar o jogo, liberar a surface.
O código é surface_free. Depois de fazer isso, veja se aumenta o numero de vezes que o jogo não dá erros.
Isso é só um teste. O mais recomendado é ter uma máquina boa, se já tiver, diminua a resolução dos gráficos.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: Problema ao carregar o jogo e com surface
A função de salvar/carregar do game maker não memoriza as surfaces, essa deve ser a causa raíz do problema.
É exatamente isso, se funciona quando você joga e depois volta no menu inicial.
Quando você joga as surfaces são iniciadas, então quando você carrega o jogo elas já estão lá.
--EDIT--Game Maker Help - Surfaces escreveu:Surfaces will not be saved when saving a game.
É exatamente isso, se funciona quando você joga e depois volta no menu inicial.
Quando você joga as surfaces são iniciadas, então quando você carrega o jogo elas já estão lá.
Última edição por Mathaeuz em Sex 08 Jul 2011, 17:04, editado 1 vez(es)
Re: Problema ao carregar o jogo e com surface
Pedro Henrique escreveu:O problema é da memória.
Tente fazer o seguinte, coloque que ao terminar o jogo, liberar a surface.
O código é surface_free. Depois de fazer isso, veja se aumenta o numero de vezes que o jogo não dá erros.
Isso é só um teste. O mais recomendado é ter uma máquina boa, se já tiver, diminua a resolução dos gráficos.
Até mais!
a resolução dos graficos estao 640 x 480. e meu notebook comprei ele esse ano.
Sobre o surface free. Eu ate coloquei, mas o problema acontece quando na primeira vez eu mando ele carregar o jogo. eu nem cheguei a iniciar um jogo. E o pior que de tanto eu fica olhando, agora nao carrega de jeito nenhum. Esse Game maker não é bom pra grandes e bons jogos. Estou frustado. aff aff.
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Re: Problema ao carregar o jogo e com surface
Nossa cara, o que já tive de problema com surface no Gm8, não tem como descrever pra você. A trairagem foi tanta que eu tive que passar para o Gm6.1
Mas esse código que o Pedro Henrique passou, raramente funcionou comigo em casos de sair e entrar de novo no jogo. Ele funciona enquanto o jogo tá rodando, mas depois que vc fechou o jogo sem usar a surface_free(), já era, aí que começa o problema todo.
Faz o seguite, quando vc cria a surface ela retorna o id da mesma. Se ela retornar -1 é porque o Gm não conseguiu criar, você poderia tentar um loop com um número de tentativas até mostrar uma mensagem de "falta de memória".
Mesmo se você tentar liberar a memória das surfaces que deveriam existir, logo na arrancada do jogo, não adianta. Surfaces no Gm é a melhor coisa que tem mais é o que mais dá problema.
Algumas vezes o que funcinava comigo era mudar a resolução da tela e voltar ela ao normal. Se vc quiser tentar, mas não é garantido infelizmente
Mas esse código que o Pedro Henrique passou, raramente funcionou comigo em casos de sair e entrar de novo no jogo. Ele funciona enquanto o jogo tá rodando, mas depois que vc fechou o jogo sem usar a surface_free(), já era, aí que começa o problema todo.
Faz o seguite, quando vc cria a surface ela retorna o id da mesma. Se ela retornar -1 é porque o Gm não conseguiu criar, você poderia tentar um loop com um número de tentativas até mostrar uma mensagem de "falta de memória".
Mesmo se você tentar liberar a memória das surfaces que deveriam existir, logo na arrancada do jogo, não adianta. Surfaces no Gm é a melhor coisa que tem mais é o que mais dá problema.
Algumas vezes o que funcinava comigo era mudar a resolução da tela e voltar ela ao normal. Se vc quiser tentar, mas não é garantido infelizmente
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Re: Problema ao carregar o jogo e com surface
Isso também faz sentido. Aí vai mais um trecho do GM Help:Algumas vezes o que funcinava comigo era mudar a resolução da tela e voltar ela ao normal. Se vc quiser tentar, mas não é garantido infelizmente
Ou seja: quando mudamos de resolução, o computador pode "esquecer" as surfaces, liberando a memória.GM Help escreveu:For reasons of speed, the surface is maintained in videomemory only. As a result, you might loose the surface when e.g. the screen resolution changes or the screensaver pops up.
Re: Problema ao carregar o jogo e com surface
a pergunta se mantem.
Como resolvo isso?
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Sei lá, tenta algo assim:
- Código:
globalvar cover, length, angle, add;
if (surface_exists(cover)) {
surface_free(cover);
}
cover = surface_create(view_wview,view_hview);//create a surface for "carving" out our light
length = 400;//how far to see
angle = 120;//angle of vision
add = 1; //this controls quality... lower numbers = better quality and more lag...
- Código:
if (surface_exists(cover)) {
draw_surface(cover,view_xview,view_yview);
}
//draw_text_color(view_xview,view_yview,fps,c_white,c_white,c_white,c_white,1);//draw the fps...
draw_rectangle_color(global.boneco_x-20,global.boneco_y-16,global.boneco_x+global.vida,global.boneco_y-20,c_green,c_green,c_green,c_green,false);
draw_set_font(fonte);
draw_set_color(c_red);
draw_text(global.boneco_x-13,global.boneco_y-35,string(global.balas_usar));
draw_text(global.boneco_x,global.boneco_y-35,"/");
draw_text(global.boneco_x+7,global.boneco_y-35,string(global.pente_usar));
draw_set_color(c_black);
with (obj_salvar) {
draw_set_color(c_white);
draw_text(global.boneco_x-32,global.boneco_y,"JOGO SALVO");
draw_set_color(c_black);
}
with (obj_pause) {
draw_set_color(c_white);
draw_text(global.boneco_x-32,global.boneco_y,"JOGO PARADO");
draw_set_color(c_black);
}
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- Javascript
Re: Problema ao carregar o jogo e com surface
Tenta aí mudar a resolução e voltar pra original. Se não der.. só Deus!
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Re: Problema ao carregar o jogo e com surface
Eu não sei se eu estou bestando, mas acho que não precisa criar a var de surface 2 vezes, pois você definiu assim lá no create.
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Re: Problema ao carregar o jogo e com surface
https://www.youtube.com/watch?v=VsT33M8bm7g
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