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[pedido] Volume de acordo com a distancia

em Ter 05 Jul 2011, 23:05
oi galera, eu queria saber como fazer pra quanto mais perto um objeto estiver do player, mas alto fica o som que ele solta.
ajudem me, por favor.
flw
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Re: [pedido] Volume de acordo com a distancia

em Qua 06 Jul 2011, 09:23
Defina uma distância máxima pra tocar o som. Distâncias maiores que essa terão volume=0
Daí, o valor do volume (que deve varia de 0 a 1) será um menos a distância atual dividida pela distância máxima (ou zero, caso a distância atual seja maior que a máxima)
madist=distância máxima
dist=distância atual
Código:
sound_volume(som, max(1-dist/maxdist, 0))
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Re: [pedido] Volume de acordo com a distancia

em Qua 06 Jul 2011, 20:18
legal cara, vou testar os codigos daqui a pouco, depois dou um edit e coloco resolvido (se for o caso).
flw

---edit---
não funcionou!!!!
ele nao da erro nos scripts, mas o som continua igual!
help meeeee
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Re: [pedido] Volume de acordo com a distancia

em Qua 06 Jul 2011, 21:46
No lugar de dist (distância atual) você não deve colocar um valor constante, mas sim o valor da distância em tempo real, que pode ser medido com a função point_distance(x1, y1, x2, y2), sendo (x1, y1) a posição do player e (x2, y2) a do objeto (ou vice-versa).
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Re: [pedido] Volume de acordo com a distancia

em Qua 06 Jul 2011, 22:41
Hmmm... Sempre quis fazer algo parecido. Saim, por acaso nesse seu código a distância máxima teria que obrigatoriamente ser 100? Visto que 1/100 vai dar 0,01, que seria 1% de volume, já que 0 seria 0% e 1 seria 100%. Não obrigatoriamente, mas para retornar um valor satisfatório
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Re: [pedido] Volume de acordo com a distancia

em Qui 07 Jul 2011, 09:00
Não. Qualquer distância máxima produziria um "valor satisfatório". Sempre, o valor resultante será algo entre 0 e 1, e é isso que importa.
Não sei se uma variação menor que 0,01 produz algum efeito, mas pelo menos não produz nenhum "defeito".
Além de que, geralmente, uma distância de 100 pixels seria muito pouco.
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Re: [pedido] Volume de acordo com a distancia

em Qui 07 Jul 2011, 09:46
Os exemplos que vêm com o game maker fazem a gente ter essa mania de valores redondos...
Não, uma porcentagem pode ser relativa a qualquer valor. Pode até ser um valor desconhecido, desde que calculável (tipo a diagonal da room, por exemplo, que é point_distance(0, 0, room_width, room_height)).
O "max" existe pra quando a distância atual for MAIOR que a máxima. Nesse caso, dist/maxdist será maior que 1 e (1-dist/maxdist) será negativo - e eu não faço idéia do que acontece nesse caso. Talvez o som simplesmente não apareça, eliminando a necessidade do "max".
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Re: [pedido] Volume de acordo com a distancia

em Qui 07 Jul 2011, 09:58
Nesse caso, eu acho que deve se limitar a visão da room somente ao espaço do personagem a ser utilizado, fazendo com que não haja toda essa complicação aí.
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Re: [pedido] Volume de acordo com a distancia

em Qui 07 Jul 2011, 17:09
hey, mas eu usei distance_to_object(), isso não funciona???
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Re: [pedido] Volume de acordo com a distancia

em Qui 07 Jul 2011, 17:30
se for no step event, sim. teoricamente. eu não testei.
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Re: [pedido] Volume de acordo com a distancia

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