Tutorial[código]: Seno e Cosseno

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Tutorial[código]: Seno e Cosseno

Mensagem por Lap1994 em Qua 10 Dez 2008, 19:47

Essa é uma aulinha bem simples de como usar as funções Sin(x) and Cos(x) do game maker(mas também funciona em qualquer outra linguagem)

Pra começa qm conhecer a função move_towards_point(x,y,speed) vai entender melhor.

A função move_towards_point(X,Y,SPEED) equivale a:
hspeed = cos(pi/180 * point_direction(x,y, X, Y) * SPEED;
vspeed = -sin(pi/180 * point_direction(x,y, X, Y) * SPEED;
Tá, mas se já tem a função move_towards_point pq vc vai querer usar seno e cosseno?

Qm já jogou Worms sabe q tem uma setinha apontano pra onde a minhoca tá mirano. O único jeito de fazer akela seta é usano o seno e o cosseno.
Crie um novo jogo, um novo objeto coloca ele numa room e escreve esse código no draw event q voce vai ter uma linda setinha apontano pro teu mouse.
Código:

x=room_width/2;
y=room_height/2;
dir=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
draw_triangle(x+cos(pi/180*dir)*32,y-sin(pi/180*dir)*32,x+cos(pi/180*(dir+45))*16,y-sin(pi/180*(dir+45))*16,x+cos(pi/180*(dir+315))*16, y-sin(pi/180*(dir+315))*16,0)

As funções seno e cosseno também são eficientes num jogo side-view(Vista de lado tipo plataforma). Com essas funções vc pode descubrir quando algo está do lado esquerdo cos< 0, direito cos > 0, em cima sin>0 ou embaixo sin<0 de outra coisa.

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Re: Tutorial[código]: Seno e Cosseno

Mensagem por Kevin em Qua 10 Dez 2008, 23:00

Cara Happy Gostei! É D+ Happy

Belo TUTO

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Re: Tutorial[código]: Seno e Cosseno

Mensagem por Volstagg em Qua 10 Dez 2008, 23:34

Bastante interessante.

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Re: Tutorial[código]: Seno e Cosseno

Mensagem por Serrazine em Qui 11 Dez 2008, 22:24

Lap1994 escreveu:Qm já jogou Worms sabe q tem uma setinha apontano pra onde a minhoca tá mirano. O único jeito de fazer akela seta é usano o seno e o cosseno.

as funções lenghtdir_x e lenghtdir_y em conjunto fazem isso eficientemente.

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Re: Tutorial[código]: Seno e Cosseno

Mensagem por RKNF1995 em Seg 15 Dez 2008, 13:19

naum entendi muito bem o tuto irei fazelo e ver s e entendo e falando em seno e cosseno isos me lembra a ultima materia que aprendi em matematica xD

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Re: Tutorial[código]: Seno e Cosseno

Mensagem por TheMost em Sab 20 Dez 2008, 20:17

euahuehaueh não imaginaria que seno e cosseno taria no gm

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Re: Tutorial[código]: Seno e Cosseno

Mensagem por wac2007 em Ter 02 Jun 2009, 14:10

Olha a matemática ae... xD

gostei do tuto, bem interessante mas aki tem um tuto ensinando a mirar e atirar pelo mouse... A ideia naum seria a msm?

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Re: Tutorial[código]: Seno e Cosseno

Mensagem por Kevin em Ter 02 Jun 2009, 19:01

Vou explicar um pouko o código aki pro pessoal se me permite LAP 1994!!!

x=room_width/2;

o objecto automaticamente vai ficar no meio da room independente do tamanho dela ou de onde você colocar o objeto!!!

y=room_height/2;

mesma coisa do X só que no anglo Y

dir=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)

DIR... isso é uma var que ele criou!!! pro point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y) que ele falou!!!... no código abaixo aonde tiver o dir... vai ser o equivalente à point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)

draw_triangle(x+cos(pi/180*dir)*32,y-sin(pi/180*dir)*32,x+cos(pi/180*(dir+45))*16,y-sin(pi/180*(dir+45))*16,x+cos(pi/180*(dir+315))*16, y-sin(pi/180*(dir+315))*16,0)

esse é o triangulo(SETA) que vai ser criada!!!... usado essa conta para... indireitar o trinagulo conforme o lado que o mouse está!!! ou seja... fazer o triangulo(SETA) virar para o lado do Mouse!!!




acho que ta bem explicado agora oO....




bem qualquer erro numa explicação é só corrigir Razz

mais creio agora que todos saibam o motivo do seno e cosseno no código Happy

FLWs

Belo código!!! Acho que dificilmente pensaria num código assim com tanta conta kkk

Happy

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Re: Tutorial[código]: Seno e Cosseno

Mensagem por SIGILOSO em Seg 15 Jun 2009, 09:35

Muito legal! Cool
Mas seno e cosseno pode ser usado em jogos de plataforma,n é?
to precisando muito disso,c alguem puder me ajudar eu agradeço muito...

Tipo, tem um objeto q eu uso como chao e parede...
quando o player encosta pela esquerda ou direita desse objeto ele atua como parede
(hspeed=0) e quando o player se choca com ele por cima ou por baixo,ele atua
como chão e teto (vspeed=0).

Como faço isso???
Agradeço desde já tongue

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Re: Tutorial[código]: Seno e Cosseno

Mensagem por M.A.S. em Sab 20 Jun 2009, 20:45

Aiaia... Eu tenho que ser franco. O tutorial é sobre o que? Seno e coseno? Acho que não....

Pra começar, só há um exemplo (muito fraco por sinal) que usa as funções sin() e cos(). Não há explicação sobre seno e coseno aí. Você sequer citou o que é ângulo.

Se trocar o título do "tutorial" para "Funções sin() e cos()" ainda vai ficar ruim. Francamente, a pessoa que entrar nesse tópico com o intuito de aprender sobre seno e coseno vai sair decepcionada. Além do que não é só isso. A didática envolve muito mais coisa... seno, coseno, hipotenusa, cateto oposto, cateto adjacente, tangente, e mais um monte de p*ta qu* pari* de coisa.

Pra quem tem dúvida, começem por estudar triângulos primeiro. Estudem tudo. Tipos, cálculo de área, sistemas de triângulos e fórmulas matemáticas. Eu nunca vi um tutorial decente sobre isso e nem me interesso em fazer. Não há lugar melhor pra se aprender isso do que a escola. Procurem em livros de física e matemática, porque lá sim, há um material correto pra estudo. Ou perguntem seus professores...

---------- Editado ----------

Esqueci de comentar que esse é (na minha opinião) o segundo pior tutorial daqui.

M.A.S.

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Re: Tutorial[código]: Seno e Cosseno

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