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CRP-Max

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Como atirar objetos pelo personagem?

em Dom 03 Jul 2011, 14:05
Iae galera,gostaria de saber como atiro objetos pelo meu personagem,tipo flechas,etc.
Vlw
________________________________________
Explicando melhor,to criando um jogo de plataforma,e qro que o meu personagem ataque,só que atirando objetos;em vez de usar uma espada,por exemplo,ele joga a espada no inimigo.
_______________________________________
OBS:Eu qro que o tiro seja ativado ao clicar com o mouse em determinado lugar,e que o tiro saia do personagem e vá até esse lugar.Tem como??
_____________________
Galera,obrigado a td mundo pela ajuda,ja consegui dar um jeito.


Última edição por Rifflidck em Dom 03 Jul 2011, 15:10, editado 5 vez(es)
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Re: Como atirar objetos pelo personagem?

em Dom 03 Jul 2011, 14:09
Não entendi muito bem, poderia explicar melhor sua dúvida
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Re: Como atirar objetos pelo personagem?

em Dom 03 Jul 2011, 14:24
-Para isso você precisa dos objetos básicos:

obj_player
obj_tiro


-Depois escolha uma sprite para cada um, ok?

-Agora no obj_player no Evento Step - Step Insira o código:

//se a tecla ESPAÇO for pressiona
if keyboard_check_pressed(vk_space)
{

//cria um tiro,
with (instance_create(x,y,obj_tiro))
{

//os códigos entre essas chaves ocorrem com o obj_tiro

direction=90 //direção 90º, ou seja, para cima;
speed=10 //velocidade 10

}

}


Logicamente você tera que adaptar esse código ao teu jogo, mudando direção e colocando condições a ela.

FLWS!
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Re: Como atirar objetos pelo personagem?

em Dom 03 Jul 2011, 14:26
Bem, vamos fazer assim:
Você coloca em no evento Press Space (ou outra letra) do player:
Código:
instance_create(x,y,obj_espada) //isso fara que quando apertar espaço criar a espada
e no obj_espada você coloca assim CREATE:
Código:
hspeed=2 //quanto maior mais rapido ele vai
e na colisão do inimigo com a espada e a colisao da espada com o inimigo (para distruir os dois):
Código:
instance_destroy() //destroi o inimigo e a espada

Espero ajudar blz
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Re: Como atirar objetos pelo personagem?

em Dom 03 Jul 2011, 14:47
Pode ser assim tmb:
No Create do obj_flecha que irá ser atirado:
Código:
/* gravidade direção ao mouse velocidade baseada na distância entre o mouse e você.
gravity=0.5
gravity_direction=270
direction=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
speed=point_distance(x,y,mouse_x,mouse_y)/20
No Step-Step
Código:

//O ângulo da imagem e cria na sua direcção
image_angle=direction
Daí bote a função Global Left Realised:
Código:

//Só uma flecha quando apertar o botão do mouse
instance_create(x,y,obj_flecha)

se lhe ajudou me de créditos no jogo hein, tanks
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