Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
[Isométrico] Parte 2 - Blocos Flutuante e Plataformas Móveis
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Isométrico] Parte 2 - Blocos Flutuante e Plataformas Móveis
Nome: [Isométrico] Parte 2 - Blocos Flutuante e Plataformas Móveis
Descrição: Como fazer blocos que flutuam e plataformas que se movimentam
Nível: Intermediário
Requerimentos: Lite/Pro
Olá a todos!
Como prometido, aqui está o segundo tutorial sobre jogos Isométricos. Neste tutorial será ensinado como fazer Blocos flutuantes, ou seja, blocos que ficam parados no ar, fazendo com que o player possa passar por baixo dele, e Plataformas móveis, platarformas que podem se locomover levando o player sobre ela.
Vamos começar!
Se ainda não viu a primeira aula, Clique Aqui.
Crie um objeto chamado obj_float. Coloque nele a sprite spr_block e a mask
mask_block, e como Parent coloque o objeto obj_block.
No evento Create coloque:
z=32;
Define a altura do bloco.
depth=-y-z/3
Define a profundidade, relacionando a posição y com a altura.
Agora no evento Step, coloque:
Se o player estiver acima do bloco ou abaixo dele, ele não será sólido, permitindo o player caminhar sobre ou abaixo dele. Se o player estiver ao lado do bloco, ele será sólido.
E no evento Draw coloque:
Desenha a sprite do objeto, diminuindo a posição y pela altura, e adicionando 16, que é o tamanho total do objeto.
Bom, agora que o bloco flutuante está feito, vamos configurar o player para atravessá-lo quando estiver em baixo:
No evento de colisão com o obj_block coloque:
Se o player estiver abaixo do bloco, e colidir com ele enquanto pula, ele irá voltar ao chão.
E está pronto o bloco flutuante. Para fazer outros blocos flutuantes com alturas diferentes, é só seguir os procedimentos do tutorial, somente alterando a altura. Lembrando que ela deve ser divisível a 16.
Crie uma sprite e chame-a de spr_platform. Carregue a imagem:
Crie um objeto e chame-o de obj_platform. Coloque nele a sprite spr_platform e a mask mask_block.
No evento Create coloque:
z=32;
Define a altura da plataforma.
hspeed=2
Define a velocidade horizontal.
vspeed=-1
Define a velocidade vertical.
No evento Step coloque:
Define se a plataforma será sólida ou não, conforme a altura do player, e calcula a profundidade.
Adicione um evento de colisão com o obj_block, e nele coloque:
Inverte as velocidades horizontal e vertical, fazendo a plataforma andar na direção oposta.
E no evento Draw coloque:
Desenha a sprite conforme as posições x e y e a altura.
Agora que a plataforma foi feita, vamos configurar o player:
Adicione o evento de colisão com o obj_platform, e nele coloque:
if(z>=other.z)
{
zland=other.z;
hspeed=other.hspeed;
vspeed=other.vspeed;
}
Se estiver sobre a plataforma, ele irá se mover conforme a hspeed e a vspeed da plataforma.
if(z>=other.z-40 && z {
zspeed=-4;
zspeed-=zgravity;
}
Se estiver abaixo dela e colidir durante o pulo, ele voltará ao chão.
Pronto! A plataforma está feita e o player está configurado! Mas... ele não se mexe!
É por que ele foi programado para não se mover se nenhuma tecla for pressionada. Para isso não acontecer, temos que mudar um código.
No evento Step do obj_player, haverá um código como esse:
Substitua por este:
Assim, ele não ficará parado se estiver sobre a plataforma.
E assim fica pronta a plataforma. Você pode criar plataformas seguindo os mesmos procedimentos, alterando a altura e a direção.
Quando você coloca os blocos flutuantes e móveis na room, eles dão a impressão de estarem no chão. Para evitar que isso aconteça, você pode usar uma sombra. Crie uma sprites e chame-a de spr_shadow, e carregue esta imagem:
Para desenhá-la, vá ao evento Draw do bloco, e coloque o código:
Ele desenhará a sombra abaixo do bloco, nas suas posições x e y, desconsiderando a altura do bloco.
E chega ao fim este tutorial. Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida, crítica ou sugestão é só falar!
さようなら!
Parte 3 - Movimentação de NPCs. Aguardem!
Descrição: Como fazer blocos que flutuam e plataformas que se movimentam
Nível: Intermediário
Requerimentos: Lite/Pro
Olá a todos!
Como prometido, aqui está o segundo tutorial sobre jogos Isométricos. Neste tutorial será ensinado como fazer Blocos flutuantes, ou seja, blocos que ficam parados no ar, fazendo com que o player possa passar por baixo dele, e Plataformas móveis, platarformas que podem se locomover levando o player sobre ela.
Vamos começar!
Se ainda não viu a primeira aula, Clique Aqui.
1- Blocos Flutuantes
Crie um objeto chamado obj_float. Coloque nele a sprite spr_block e a mask
mask_block, e como Parent coloque o objeto obj_block.
No evento Create coloque:
- Código:
z=32;
depth=-y-z/3;
z=32;
Define a altura do bloco.
depth=-y-z/3
Define a profundidade, relacionando a posição y com a altura.
Agora no evento Step, coloque:
- Código:
if(obj_player.z>=z || obj_player.z<z-16) solid=1
else solid=true
Se o player estiver acima do bloco ou abaixo dele, ele não será sólido, permitindo o player caminhar sobre ou abaixo dele. Se o player estiver ao lado do bloco, ele será sólido.
E no evento Draw coloque:
- Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y-z+16)
Desenha a sprite do objeto, diminuindo a posição y pela altura, e adicionando 16, que é o tamanho total do objeto.
Bom, agora que o bloco flutuante está feito, vamos configurar o player para atravessá-lo quando estiver em baixo:
No evento de colisão com o obj_block coloque:
- Código:
if(z>=other.z-40 && z<other.z)
{
zspeed=-2;
zspeed-=zgravity;
}
Se o player estiver abaixo do bloco, e colidir com ele enquanto pula, ele irá voltar ao chão.
E está pronto o bloco flutuante. Para fazer outros blocos flutuantes com alturas diferentes, é só seguir os procedimentos do tutorial, somente alterando a altura. Lembrando que ela deve ser divisível a 16.
2- Plataformas Móveis
Crie uma sprite e chame-a de spr_platform. Carregue a imagem:
Crie um objeto e chame-o de obj_platform. Coloque nele a sprite spr_platform e a mask mask_block.
No evento Create coloque:
- Código:
z=48;
hspeed=2;
vspeed=-1;
z=32;
Define a altura da plataforma.
hspeed=2
Define a velocidade horizontal.
vspeed=-1
Define a velocidade vertical.
No evento Step coloque:
- Código:
if(obj_player.z>=z || obj_player.z<z-16) solid=false
else solid=true
depth=-y-z/3;
Define se a plataforma será sólida ou não, conforme a altura do player, e calcula a profundidade.
Adicione um evento de colisão com o obj_block, e nele coloque:
- Código:
hspeed=-hspeed;
vspeed=-vspeed;
Inverte as velocidades horizontal e vertical, fazendo a plataforma andar na direção oposta.
E no evento Draw coloque:
- Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y-z+16)
Desenha a sprite conforme as posições x e y e a altura.
Agora que a plataforma foi feita, vamos configurar o player:
Adicione o evento de colisão com o obj_platform, e nele coloque:
- Código:
if(z>=other.z)
{
zland=other.z;
hspeed=other.hspeed;
vspeed=other.vspeed;
}
if(z>=other.z-40 && z<other.z)
{
zspeed=-4;
zspeed-=zgravity;
}
if(z>=other.z)
{
zland=other.z;
hspeed=other.hspeed;
vspeed=other.vspeed;
}
Se estiver sobre a plataforma, ele irá se mover conforme a hspeed e a vspeed da plataforma.
if(z>=other.z-40 && z
zspeed=-4;
zspeed-=zgravity;
}
Se estiver abaixo dela e colidir durante o pulo, ele voltará ao chão.
Pronto! A plataforma está feita e o player está configurado! Mas... ele não se mexe!
É por que ele foi programado para não se mover se nenhuma tecla for pressionada. Para isso não acontecer, temos que mudar um código.
No evento Step do obj_player, haverá um código como esse:
- Código:
else
{
vspeed=0;
hspeed=0;
}
Substitua por este:
- Código:
else if(!place_meeting(x,y,obj_move))
{
vspeed=0;
hspeed=0;
}
Assim, ele não ficará parado se estiver sobre a plataforma.
E assim fica pronta a plataforma. Você pode criar plataformas seguindo os mesmos procedimentos, alterando a altura e a direção.
3- Bônus
Quando você coloca os blocos flutuantes e móveis na room, eles dão a impressão de estarem no chão. Para evitar que isso aconteça, você pode usar uma sombra. Crie uma sprites e chame-a de spr_shadow, e carregue esta imagem:
Para desenhá-la, vá ao evento Draw do bloco, e coloque o código:
- Código:
draw_sprite(spr_shadow,0,x,y);
Ele desenhará a sombra abaixo do bloco, nas suas posições x e y, desconsiderando a altura do bloco.
E chega ao fim este tutorial. Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida, crítica ou sugestão é só falar!
さようなら!
Parte 3 - Movimentação de NPCs. Aguardem!
Última edição por JV Justino em Qua 17 Dez 2014, 15:37, editado 12 vez(es)
JV Justino- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios :
x 0 x 13 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Isométrico] Parte 2 - Blocos Flutuante e Plataformas Móveis
ótimo tuto parabéns muito bom mesmo não vou poder testar mas li tudin tá ótimo mesmo creio que será +1 tutorial aprovado para a lista vc explica mto bem disponibiliza uma engine do tutorial
Re: [Isométrico] Parte 2 - Blocos Flutuante e Plataformas Móveis
Muito obrigado!!GO┴E! escreveu: ótimo tuto parabéns muito bom mesmo não vou poder testar mas li tudin tá ótimo mesmo creio que será +1 tutorial aprovado para a lista vc explica mto bem disponibiliza uma engine do tutorial
Talvez disponibilizarei, mas só depois.
Para todos:
Os códigos estão apresentando alguns problemas, devido a auto-formatação. Se tiverem alguma dúvida relacionada é só falar que eu ajudo.
Muito obrigado!
JV Justino- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios :
x 0 x 13 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Isométrico] Parte 2 - Blocos Flutuante e Plataformas Móveis
Parabéns! Mais um ótimo tutorial! Sei lá, mas não libere a engine ainda, mta gente vai só baixar e sair usando, termine os tutos e vá deixando o leitor curioso kkkkkkkk, e só depois libere!
andreh- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 183
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Isométrico] Parte 2 - Blocos Flutuante e Plataformas Móveis
É verdade. Este é um problema na disponibilização de engines. Prefiro muito mais tutoriais, pois você tem lê-lo para saber o que está fazendo. Engines não, você só pega os códigos e usa eles sem saber o que fazem.andreh escreveu:Parabéns! Mais um ótimo tutorial! Sei lá, mas não libere a engine ainda, mta gente vai só baixar e sair usando, termine os tutos e vá deixando o leitor curioso kkkkkkkk, e só depois libere!
Muito obrigado por comentar!
JV Justino- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios :
x 0 x 13 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Isométrico] Parte 2 - Blocos Flutuante e Plataformas Móveis
muito bom excelente tutorial.
100% aprovado
100% aprovado
Re: [Isométrico] Parte 2 - Blocos Flutuante e Plataformas Móveis
Muito bom tutorial, vai ajudar muita gente!
Esses dias eu tava achando alguns tutos para isometric! Agora não vou mais precisar procurar!
Flw!
Esses dias eu tava achando alguns tutos para isometric! Agora não vou mais precisar procurar!
²100% aprovado
Flw!
Livsk- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + D + D + D + D + B + B + A + C + B
Data de inscrição : 02/06/2011
Reputação : 13
Número de Mensagens : 365
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [Isométrico] Parte 2 - Blocos Flutuante e Plataformas Móveis
Muito obrigado!sonic luan escreveu:muito bom excelente tutorial.
100% aprovado
Jogos isométricos são muito difíceis, por isso é difícil achar tutoriais e engines sobre.livsk escreveu:Muito bom tutorial, vai ajudar muita gente!
Esses dias eu tava achando alguns tutos para isometric! Agora não vou mais precisar procurar!
²100% aprovado
Flw!
Muito obrigado!
JV Justino- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios :
x 0 x 13 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Plataformas moveis...
» [Isométrico] Parte 1 - Movimentação Básica
» [Isométrico] Parte 3 - Movimentação de NPCs
» [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar
» [Engine]Plataformas moveis (Gustavo Ferreira)
» [Isométrico] Parte 1 - Movimentação Básica
» [Isométrico] Parte 3 - Movimentação de NPCs
» [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar
» [Engine]Plataformas moveis (Gustavo Ferreira)
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos