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Time Line - Como usar
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Time Line - Como usar
Nome: Time Line - Como usar
Descrição: Como usar time lines e funções relacionadas
Nível: Intermediário
Requerimentos: Lite/Pro
Olá novamente!
Aqui estou com mais um tutorial. Desta vez explicarei como usar Time Lines, um importantíssimo recurso do Game Maker. Com ele, você pode fazer ações acontecerem em um tempo específico. São muito parecidos com Alarms, mas os eventos da time line são ativados automaticamentes, e o limite de eventos é muito maior.
Para criar uma Time Line, clique no ícone e será aberta uma janela como essa:
As Time Lines são bem parecidas com objetos, onde você pode colocar ações e códigos, porém não existem eventos como create, step ou destroy, mas sim Momentos, que indicam quando a ação deverá ser executadas. Para adicionar um momento, em Add. Uma janela será aberta, e nela você poderá inserir o momento em que as ações deverão ser executadas. Cada momento é contado por Steps.
Para alterar o valor de um momento, selecione-o e depois clique em Change. Depois insira o novo valor.
Para deletar um momento, selecione-o e depois clique em Delete, e depois insira de qual momento até qual deverá ser deletado.
Para deletar todos os momentos, clique em Clear.
A opção Shift faz com que o momento inserido em From moment torne-se o inserido em To moment, e o inserido em Till Moment será ele mais o inseridoTo moment. Exemplo:
E o inserido em Till moment será 50, pois 20 + 30 = 50.
A opção Duplicate é parecida com a opção Shift. Ela torna o valor de From moment o valor de To moment, e o adiciona para Till moment o valor anterior de From moment. Exemplo:
E o de Till moment é 130, pois 90 + 40 = 130.
A opção Spread altera os valores dos momentos entre os inseridos em From moment e Till moment, conforme a porcentagem inserida em Percentage.
Por último, a opção Merge irá unir todos os momentos entre os inseridos em From moment e Till moment.
Para fazer um objeto executar uma Time Line, não são usadas funções, mas sim variáveis.
timeline_index
Define qual time line o objeto irá executar. Se não for usar nenhum coloque -1
timeline_position
Define a posição da time line. Pode ser alterada para pular ou repetir momentos.
timeline_speed
Define a velocidade de execução da time line. 1 é o normal. Podem ser inseridos números inteiros ou decimais.
timeline_running
Define se a time line será executada ou não.
timeline_looping
Define se a time line será repetida após terminar.
Existem funções que permitem criar Time Lines, editar os momentos ou remove-las. Elas são:
timeline_add()
Cria uma time line, retornando a ID para a variável que a segue.
timeline_delete(ind)
Deleta a time line definida em ind.
timeline_clear(ind)
Remove todos os momentos da time line ind.
timeline_moment_add(ind,step,codestr)
Adiciona um momento na time line ind. O momento é o definido em step, e o
ação que será executada é definida em codestr. Nele deve ser inserido o código em formato string.
timeline_moment_clear(ind,step)
Remove todas as ações do momento step da time line ind.
timeline_exists(ind)
Retorna se a time line ind existe.
timeline_get_name(ind)
Retorna o nome da time line ind
E chega ao fim mais um tutorial. Postem sugestões, perguntas, e me corrijam se eu fiz algo errado.
さようなら!
Descrição: Como usar time lines e funções relacionadas
Nível: Intermediário
Requerimentos: Lite/Pro
Olá novamente!
Aqui estou com mais um tutorial. Desta vez explicarei como usar Time Lines, um importantíssimo recurso do Game Maker. Com ele, você pode fazer ações acontecerem em um tempo específico. São muito parecidos com Alarms, mas os eventos da time line são ativados automaticamentes, e o limite de eventos é muito maior.
1- Como criar Time Lines
Para criar uma Time Line, clique no ícone e será aberta uma janela como essa:
As Time Lines são bem parecidas com objetos, onde você pode colocar ações e códigos, porém não existem eventos como create, step ou destroy, mas sim Momentos, que indicam quando a ação deverá ser executadas. Para adicionar um momento, em Add. Uma janela será aberta, e nela você poderá inserir o momento em que as ações deverão ser executadas. Cada momento é contado por Steps.
Para alterar o valor de um momento, selecione-o e depois clique em Change. Depois insira o novo valor.
Para deletar um momento, selecione-o e depois clique em Delete, e depois insira de qual momento até qual deverá ser deletado.
Para deletar todos os momentos, clique em Clear.
A opção Shift faz com que o momento inserido em From moment torne-se o inserido em To moment, e o inserido em Till Moment será ele mais o inseridoTo moment. Exemplo:
- From moment = 0
- Till moment = 20
- To moment = 30.
E o inserido em Till moment será 50, pois 20 + 30 = 50.
A opção Duplicate é parecida com a opção Shift. Ela torna o valor de From moment o valor de To moment, e o adiciona para Till moment o valor anterior de From moment. Exemplo:
- From moment = 40
- Till moment = 90
- To moment = 80.
E o de Till moment é 130, pois 90 + 40 = 130.
A opção Spread altera os valores dos momentos entre os inseridos em From moment e Till moment, conforme a porcentagem inserida em Percentage.
Por último, a opção Merge irá unir todos os momentos entre os inseridos em From moment e Till moment.
2- Usando Time Lines em Objetos
Para fazer um objeto executar uma Time Line, não são usadas funções, mas sim variáveis.
timeline_index
Define qual time line o objeto irá executar. Se não for usar nenhum coloque -1
timeline_position
Define a posição da time line. Pode ser alterada para pular ou repetir momentos.
timeline_speed
Define a velocidade de execução da time line. 1 é o normal. Podem ser inseridos números inteiros ou decimais.
timeline_running
Define se a time line será executada ou não.
timeline_looping
Define se a time line será repetida após terminar.
3- Criando e Editando
Existem funções que permitem criar Time Lines, editar os momentos ou remove-las. Elas são:
timeline_add()
Cria uma time line, retornando a ID para a variável que a segue.
timeline_delete(ind)
Deleta a time line definida em ind.
timeline_clear(ind)
Remove todos os momentos da time line ind.
timeline_moment_add(ind,step,codestr)
Adiciona um momento na time line ind. O momento é o definido em step, e o
ação que será executada é definida em codestr. Nele deve ser inserido o código em formato string.
timeline_moment_clear(ind,step)
Remove todas as ações do momento step da time line ind.
4- Retornando Valores
timeline_exists(ind)
Retorna se a time line ind existe.
timeline_get_name(ind)
Retorna o nome da time line ind
E chega ao fim mais um tutorial. Postem sugestões, perguntas, e me corrijam se eu fiz algo errado.
さようなら!
Última edição por JV Justino em Dom 26 Fev 2012, 15:19, editado 3 vez(es)
JV Justino- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
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x 0 x 13 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Time Line - Como usar
Bom tutorial.
Bem explicativo. Acho que não falta quase nada.
O tutorial foi aprovado.
Até mais!
Bem explicativo. Acho que não falta quase nada.
O tutorial foi aprovado.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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