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[Reaberto]Tiro da torre
5 participantes
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[Reaberto]Tiro da torre
Ola pessoal!
Tenho a seguinte situação:
Alarm 0 do obj_torre
Create do obj_bala
Nessa situação a bala é criada certinho em cima da torre, porém, sua velocidade é zero e ela fica parada.
Imagino eu que isso acontece porque eu estou tentando mover a bala no create dela, e no create da bala reparem que o valor de vel = 0.
Gostaria de saber se tem alguma maneira de setar os valores de velocidade da bala antes do create.
Tenho a seguinte situação:
Alarm 0 do obj_torre
- Código:
if(distance_to_object(obj_inimigo) <= alcance_torre)
{
//cria a bala
v = instance_create(x, y, obj_bala);
v.impacto_tiro = 40;
v.vel = 20;
}
Create do obj_bala
- Código:
set variable vel to 0
set variable impacto_tiro to 0
//localiza o inimigo mais proximo
inimigoProximo = instance_nearest(x, y, obj_inimigo);
//move a bala ate ele
move_towards_point(inimigoProximo.x, inimigoProximo.y, vel);
Nessa situação a bala é criada certinho em cima da torre, porém, sua velocidade é zero e ela fica parada.
Imagino eu que isso acontece porque eu estou tentando mover a bala no create dela, e no create da bala reparem que o valor de vel = 0.
Gostaria de saber se tem alguma maneira de setar os valores de velocidade da bala antes do create.
Última edição por destroierdds em Sex 01 Jul 2011, 00:21, editado 2 vez(es)
destroierdds- Data de inscrição : 25/06/2011
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Re: [Reaberto]Tiro da torre
oi Destroier.
Mas pq vc quer criar o 'obj_Bala' com velocidade 0 ?
É, foi só por a velocidade Maior que 0 que a Bala sai certinho.
pra setar essa Velocidade antes, vc poderia usar uma variável Global como
'vel_Bala' por exemplo.
E por um valor nela ao iniciar o Game, e usa-la no lugar da var 'vel' da Bala na hora de mover para o Inimigo.
Ou vc pode setar a 'vel' da Bala no Create, e no próprio Create chamar um
Alarm[0] .
E no Alarm[0] da Bala colocar esse código para ir até o Inimigo.
Depende do porquê tu ker deixar essa vel em 0.
Mas pq vc quer criar o 'obj_Bala' com velocidade 0 ?
É, foi só por a velocidade Maior que 0 que a Bala sai certinho.
pra setar essa Velocidade antes, vc poderia usar uma variável Global como
'vel_Bala' por exemplo.
E por um valor nela ao iniciar o Game, e usa-la no lugar da var 'vel' da Bala na hora de mover para o Inimigo.
Ou vc pode setar a 'vel' da Bala no Create, e no próprio Create chamar um
Alarm[0] .
E no Alarm[0] da Bala colocar esse código para ir até o Inimigo.
Depende do porquê tu ker deixar essa vel em 0.
Eudes - Hyo- Games Ranking :
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Re: [Reaberto]Tiro da torre
Faz assim:
Alarm 0 do obj_torre
Create do obj_bala
Alarm 0 do obj_torre
- Código:
if(distance_to_object(obj_inimigo) <= alcance_torre)
{
//cria a bala
v = instance_create(x, y, obj_bala);
}
Create do obj_bala
- Código:
vel=20
impacto_tiro=40
//localiza o inimigo mais proximo
inimigoProximo = instance_nearest(x, y, obj_inimigo);
//move a bala ate ele
move_towards_point(inimigoProximo.x, inimigoProximo.y, vel);
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Re: [Reaberto]Tiro da torre
Eu esperaria que o código digitado no objeto que cria a bala ficasse "por cima" do código do create dela, deixando vel e impact_tiro diferentes de 0.
Mostre os códigos de movimento dela. Enquanto isso, rode um debug pra confirmar esses valores.
Mostre os códigos de movimento dela. Enquanto isso, rode um debug pra confirmar esses valores.
saim- Games Ranking :
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Re: [Reaberto]Tiro da torre
fredcobain
Não criei do geito que vc disse ,pq assim seria muito facil e eu nao quero que a bala defina sua velocidade.
quero que quem atire ela defina que velo ela vai ter.
Da maneira que eu estou criando o codigo ,qualquer torre atira com uma mesma bala ,ou seja só preciso ter um obj_bala que recebe as propriedades da torre.
Porque tem tores que tem uma velocidade de tiro maio e uma força de impacto maior. E quando a bala é criada ela sai com as especificacoes que a torre mandar.
Eudes - Hyo
Foi por esse motivo que deixei em zero a vel da bala, pq eu quero alterar essa vel quando a bala é criada.
Não criei do geito que vc disse ,pq assim seria muito facil e eu nao quero que a bala defina sua velocidade.
quero que quem atire ela defina que velo ela vai ter.
Da maneira que eu estou criando o codigo ,qualquer torre atira com uma mesma bala ,ou seja só preciso ter um obj_bala que recebe as propriedades da torre.
Porque tem tores que tem uma velocidade de tiro maio e uma força de impacto maior. E quando a bala é criada ela sai com as especificacoes que a torre mandar.
Eudes - Hyo
Foi por esse motivo que deixei em zero a vel da bala, pq eu quero alterar essa vel quando a bala é criada.
destroierdds- Data de inscrição : 25/06/2011
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Re: [Reaberto]Tiro da torre
Você rodou o debug? Fiz um teste aqui e, realmente, não importa ter ou não ter essas variáveis definidas no create da bala.
O problema deve estar na movimentação mesmo. Pra encontrar, preciso ver o step da bala.
Edit: Ah, entendi!
Passe o move_towards_point pro step.
O problema deve estar na movimentação mesmo. Pra encontrar, preciso ver o step da bala.
Edit: Ah, entendi!
Passe o move_towards_point pro step.
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Re: [Reaberto]Tiro da torre
Ai Saim
Funciono mantive a inicialização das variaves locais no create e passei o move_towards para o step da bala e fico blz
Obrigado a todos pela ajuda!
Funciono mantive a inicialização das variaves locais no create e passei o move_towards para o step da bala e fico blz
Obrigado a todos pela ajuda!
destroierdds- Data de inscrição : 25/06/2011
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Re: [Reaberto]Tiro da torre
tu colocou no STEP? o0
mas se o Inimigo se mover, a Bala não irá segui-lo?
bom se funcionou, blz
mas se o Inimigo se mover, a Bala não irá segui-lo?
bom se funcionou, blz
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Re: [Reaberto]Tiro da torre
Eudes - Hyo escreveu:tu colocou no STEP? o0
mas se o Inimigo se mover, a Bala não irá segui-lo?
bom se funcionou, blz
É verdade agora o problema é que a bala segue o inimigo.
Continuo com o problema.
Como setar as variaveis da bala antes do create e sem adicionar evento de step na bala.
__
Concegui fazer com que a bala não siga o inimigo.
No obj_bala ao inves de usar step eu coloquei um Alarm com
number of steps = 1;
pq assim ja é tempo suficiente para as variaveis da bala serem alteradas
conforme manda a torre.
destroierdds- Data de inscrição : 25/06/2011
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Re: [Reaberto]Tiro da torre
Tópico reaberto a pedido do usuário.
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Re: [Reaberto]Tiro da torre
hah. Não, a coisa é bem mais simples. O problema é que eu NUNCA uso move_towards, então acabo me esquecendo dessas armadilhas.
O que você precisa é definir uma DIREÇÃO no create event e se mover nessa direção. Esqueça que existe move_towards.
Dá até pra usar direction e speed, se você gostar de built-ins. Caso contrário, defina a direção e abuse do lengthdir, no step.
O que você precisa é definir uma DIREÇÃO no create event e se mover nessa direção. Esqueça que existe move_towards.
Dá até pra usar direction e speed, se você gostar de built-ins. Caso contrário, defina a direção e abuse do lengthdir, no step.
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