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Bola por cima de bloco.
+2
willam2
EMCM
6 participantes
Página 1 de 1
Bola por cima de bloco.
como fazer para que quando um bloco colidir com a bola a bola andar por cima do bloco?
desde já obrigado!
desde já obrigado!
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Re: Bola por cima de bloco.
use a função no Drag and Dop de junp to position! Clique em relative e escreva quantos x para cima e y para o lado
willam2- Data de inscrição : 31/05/2011
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Re: Bola por cima de bloco.
Não é preciso tanta coisa! para isso coloque isso no evento create do bloco:
- Código:
depth = 1
Re: Bola por cima de bloco.
não, isso é profundidade.
tenho aqui um exemplo:
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/842/semttuloqlf.png/
tenho aqui um exemplo:
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/842/semttuloqlf.png/
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Re: Bola por cima de bloco.
assim já é outra coisa!
então como o jogo é de plataforma tens que colocar para a bola saltar, está aqui está um tutorial muito bom:
https://gmbr.forumeiros.com/t10552-tuto-criando-um-game-de-plataforma-tuto?highlight=plataforma
se nã for isto diz!
então como o jogo é de plataforma tens que colocar para a bola saltar, está aqui está um tutorial muito bom:
https://gmbr.forumeiros.com/t10552-tuto-criando-um-game-de-plataforma-tuto?highlight=plataforma
se nã for isto diz!
Re: Bola por cima de bloco.
não é isso!
eu vou explicar melhor:
1) eu mexo com o bloco nas setas para encontrar a bola
2)quando eu colidir com ela, a bola passa a estar colada ao bloco sempre que eu mexo o bloco
3)
quando eu pressionar uma tecla a bola sai disparada ( esta parte eu sei fazer)
espero que dê para entender agora!
eu vou explicar melhor:
1) eu mexo com o bloco nas setas para encontrar a bola
2)quando eu colidir com ela, a bola passa a estar colada ao bloco sempre que eu mexo o bloco
3)
quando eu pressionar uma tecla a bola sai disparada ( esta parte eu sei fazer)
espero que dê para entender agora!
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Re: Bola por cima de bloco.
então para mexer o bloco coloca no evento step dele o código:
e no evento de colisão com a bola coloca vai à aba "main 1" e arrasta o icone que diz: "change sprite" e coloca um sprite da bola em cima do bloco tipo aquele que usas-te para exemplo.
espero que desta vez consigas, se não conseguires manda a engine que eu faço isso.
- Código:
if keyboard_check(vk_left) x-=5
if keyboard_check(vk_right) x+=5
if keyboard_check(vk_up) y-=5
if keyboard_check(vk_down) y+=5
e no evento de colisão com a bola coloca vai à aba "main 1" e arrasta o icone que diz: "change sprite" e coloca um sprite da bola em cima do bloco tipo aquele que usas-te para exemplo.
espero que desta vez consigas, se não conseguires manda a engine que eu faço isso.
Re: Bola por cima de bloco.
muio obrigado problema resolvido.
mas já agora como fazer para quando eu pressionar o espaço a bola sair disparada ( pensei que conseguia mas por enquanto não)
Ps.: te darei créditos no jogo!
mas já agora como fazer para quando eu pressionar o espaço a bola sair disparada ( pensei que conseguia mas por enquanto não)
Ps.: te darei créditos no jogo!
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Re: Bola por cima de bloco.
No evento Key Press vai ate a aba move e coloca a ação
Speed Vertical.
ai você coloca o valor que quiser positivo ou negativo.
Significa que quando você apertar a tecla a bola ganha velocidade.
Speed Vertical.
ai você coloca o valor que quiser positivo ou negativo.
Significa que quando você apertar a tecla a bola ganha velocidade.
destroierdds- Data de inscrição : 25/06/2011
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Re: Bola por cima de bloco.
vou explicar melhor:
1)eu tenho uma sprite igual a da imagem acima.
2)quando eu pressiono o espaço quero que:
-sprite_index=só o cubo
-e criar o obj_bola que saia disparada do cubo
1)eu tenho uma sprite igual a da imagem acima.
2)quando eu pressiono o espaço quero que:
-sprite_index=só o cubo
-e criar o obj_bola que saia disparada do cubo
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Re: Bola por cima de bloco.
Bom, como a bola virou um sprite que fica no bloco, você iria mover o bloco, e não a bola. Uma alternativa melhor para fazer seria você ativar uma variável local da bola na colisão, ir no evento Step da bola, checar se essa variável está verdadeira e então travar a bola nas X e Y do bloco.
Step obj_bola:
Não se esqueça de definir colidiu igual a false(ou 0) no Create e definir a variável como true(ou 1) na colisão. Para disparar, depende, você vai querer disparo vertical ou horizontal? Se for direção, tipo um Gun Bound ou DDTank, você vai ter que trabalhar com direction e speed(ou Set Direction, D&D) e claro definir a direção com alguma variável que mude de acordo com o medidor de ângulo. Mas se for no eixo X e eixo Y(horizontal e vertical), só fazer isso:
Key Press: Tecla de disparo do obj_bola
Step obj_bola:
- Código:
if colidiu == true // ou 1, tanto faz
{
x = obj_bloco.x
y = obj_bloco.y
}
Não se esqueça de definir colidiu igual a false(ou 0) no Create e definir a variável como true(ou 1) na colisão. Para disparar, depende, você vai querer disparo vertical ou horizontal? Se for direção, tipo um Gun Bound ou DDTank, você vai ter que trabalhar com direction e speed(ou Set Direction, D&D) e claro definir a direção com alguma variável que mude de acordo com o medidor de ângulo. Mas se for no eixo X e eixo Y(horizontal e vertical), só fazer isso:
Key Press: Tecla de disparo do obj_bola
- Código:
hspeed = 4 // Um valor positivo é para a direita, negativo para a esquerda.
- Código:
vspeed = 4 // Um valor positivo é para cima, negativo para baixo
- Código:
vspeed = 4 // Blablabla, mesma coisa
hspeed = 4 // Blaaaa
// Isso faz ir para a direção direita-abaixo.
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Re: Bola por cima de bloco.
mas a bola vai em alguma direcção em especial ou vai para uma direcção qualquer?
Re: Bola por cima de bloco.
vai para a frente!
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Re: Bola por cima de bloco.
EMCM vc tem agora só o Bloco cuja a sprite é
bloco_com_bola né?
pra voltar a sprite de bloco e soltar atirar a bola faz isso:
no obj 'Bloco' , coloca o Evento 'Keyboard Space',
nesse evento vc coloca o código:
Códigos:
obj_Bola.direction = direction;
Nesse aí a Bola recebe a direção do bloco, aí quando vc atirar, ela
vai pra direção que o Bloco está sendo movido.
obj_Bola.speed = 4;
Nesse, o '4' é a velocidade da Bola, vc pode mudar pra ser mais rápido.
bloco_com_bola né?
pra voltar a sprite de bloco e soltar atirar a bola faz isso:
no obj 'Bloco' , coloca o Evento 'Keyboard Space',
nesse evento vc coloca o código:
- Código:
if (sprite_index = bloco_com_bola) // verifica se a Sprite é a que tem a bola em cima do bloco
{
sprite_index = spr_bloco; //muda sprite para Bloco sozinho
in = instance_create(x,y,obj_Bola); //cria um objeto Bola
obj_Bola.direction = direction;
obj_Bola.speed = 4;
}
Códigos:
obj_Bola.direction = direction;
Nesse aí a Bola recebe a direção do bloco, aí quando vc atirar, ela
vai pra direção que o Bloco está sendo movido.
obj_Bola.speed = 4;
Nesse, o '4' é a velocidade da Bola, vc pode mudar pra ser mais rápido.
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Re: Bola por cima de bloco.
Hyoga é mais ou menos isso mas não consegui, talvez estou a fazer algo mal.
está aqui a engine, se alguem conseguir fazer com que isto resulte, coloque outra vez para download.
link: [url]http://www.4shared.com/file/Tp8gEBRT/ewdewa.html [/url]
está aqui a engine, se alguem conseguir fazer com que isto resulte, coloque outra vez para download.
link: [url]http://www.4shared.com/file/Tp8gEBRT/ewdewa.html [/url]
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Re: Bola por cima de bloco.
é Top- Down então né
deu certo aki, só que vai ter que especificar onde
a Bola será criada.
ficou legal, Download aki:
http://www.4shared.com/file/PVsAKrap/ewdewa.html
Oke eu alterei:
'obj_bola' :
No Create mudei o Codigo:
'obj_jogador1' :
Create: adicionei variáveis: 'x_bola' e 'y_bola'.
//Essas 2 vars aí são para identificar o X e o Y na hora de criar a Bola, certo?
Step:
vc está vendo ai no código.
O Direction: cada vez que vc aperta uma Seta, muda o Direction, Seta para Cima recebe Direction 90, aí
cada Direção tem seu valor.
Cima é 90, Baixo é 270,
Esquerda é 180, e Direita é 0.
Collision com Obj_Bola :
Adicionei:
no código para criar o 'obj_bola', adicionei as vars 'x_bola' e 'y_bola', que será o X e o Y onde será criado a Bola.
deu certo aki, só que vai ter que especificar onde
a Bola será criada.
ficou legal, Download aki:
http://www.4shared.com/file/PVsAKrap/ewdewa.html
Oke eu alterei:
'obj_bola' :
No Create mudei o Codigo:
- Código:
friction=0.5;
- Código:
friction=0;
'obj_jogador1' :
Create: adicionei variáveis: 'x_bola' e 'y_bola'.
//Essas 2 vars aí são para identificar o X e o Y na hora de criar a Bola, certo?
Step:
- Código:
if keyboard_check(vk_up)
{
direction = 90;
x_bola = x;
y_bola = y - 20;
y-=8
vc está vendo ai no código.
O Direction: cada vez que vc aperta uma Seta, muda o Direction, Seta para Cima recebe Direction 90, aí
cada Direção tem seu valor.
Cima é 90, Baixo é 270,
Esquerda é 180, e Direita é 0.
Collision com Obj_Bola :
Adicionei:
- Código:
instance_deactivate_object(obj_bola); //destroi a Bola ao Tocar nela
no código para criar o 'obj_bola', adicionei as vars 'x_bola' e 'y_bola', que será o X e o Y onde será criado a Bola.
Última edição por Hyoga em Qua 29 Jun 2011, 13:39, editado 3 vez(es)
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Re: Bola por cima de bloco.
muito obrigado Hyoga, vc é o maior, não estva mesmo a perbeber porque não funcionava. agora vou estudar a engine e perceber o seu funcionamento.
ps. te darei créditos se vc quiser claro!
ps. te darei créditos se vc quiser claro!
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Re: Bola por cima de bloco.
EMCM
expliquei aí em cima oke eu mudei.
marca o tópico como [RESOLVIDO]. vlw
expliquei aí em cima oke eu mudei.
marca o tópico como [RESOLVIDO]. vlw
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Re: Bola por cima de bloco.
ok problema resolvido,
PODEM TRANCAR O TÓPICO!
PODEM TRANCAR O TÓPICO!
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