Bola por cima de bloco.

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Bola por cima de bloco.

Mensagem por EMCM em Ter 28 Jun 2011, 14:10

como fazer para que quando um bloco colidir com a bola a bola andar por cima do bloco?
desde já obrigado!

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por willam2 em Ter 28 Jun 2011, 14:31

use a função no Drag and Dop de junp to position! Clique em relative e escreva quantos x para cima e y para o lado

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por primz em Ter 28 Jun 2011, 15:47

Não é preciso tanta coisa! para isso coloque isso no evento create do bloco:

Código:

depth = 1

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por EMCM em Ter 28 Jun 2011, 16:31

não, isso é profundidade.

tenho aqui um exemplo:
http://imageshack.us/photo/my-images/842/semttuloqlf.png/

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por primz em Ter 28 Jun 2011, 16:38

assim já é outra coisa!

então como o jogo é de plataforma tens que colocar para a bola saltar, está aqui está um tutorial muito bom:

http://gmbr.forumeiros.com/t10552-tuto-criando-um-game-de-plataforma-tuto?highlight=plataforma

se nã for isto diz!

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por EMCM em Qua 29 Jun 2011, 05:56

não é isso!
eu vou explicar melhor:

1) eu mexo com o bloco nas setas para encontrar a bola
2)quando eu colidir com ela, a bola passa a estar colada ao bloco sempre que eu mexo o bloco
3)
quando eu pressionar uma tecla a bola sai disparada ( esta parte eu sei fazer)

espero que dê para entender agora!

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por primz em Qua 29 Jun 2011, 07:47

então para mexer o bloco coloca no evento step dele o código:

Código:

if keyboard_check(vk_left) x-=5
if keyboard_check(vk_right) x+=5
if keyboard_check(vk_up) y-=5
if keyboard_check(vk_down) y+=5

e no evento de colisão com a bola coloca vai à aba "main 1" e arrasta o icone que diz: "change sprite" e coloca um sprite da bola em cima do bloco tipo aquele que usas-te para exemplo.

espero que desta vez consigas, se não conseguires manda a engine que eu faço isso.

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por EMCM em Qua 29 Jun 2011, 09:18

muio obrigado problema resolvido.
mas já agora como fazer para quando eu pressionar o espaço a bola sair disparada ( pensei que conseguia mas por enquanto não)

Ps.: te darei créditos no jogo!

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por destroierdds em Qua 29 Jun 2011, 09:54

No evento Key Press vai ate a aba move e coloca a ação
Speed Vertical.
ai você coloca o valor que quiser positivo ou negativo.
Significa que quando você apertar a tecla a bola ganha velocidade.

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por EMCM em Qua 29 Jun 2011, 10:07

vou explicar melhor:

1)eu tenho uma sprite igual a da imagem acima.
2)quando eu pressiono o espaço quero que:
-sprite_index=só o cubo
-e criar o obj_bola que saia disparada do cubo

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por Markituh em Qua 29 Jun 2011, 10:16

Bom, como a bola virou um sprite que fica no bloco, você iria mover o bloco, e não a bola. Uma alternativa melhor para fazer seria você ativar uma variável local da bola na colisão, ir no evento Step da bola, checar se essa variável está verdadeira e então travar a bola nas X e Y do bloco.
Step obj_bola:
Código:
if colidiu == true // ou 1, tanto faz
{
x = obj_bloco.x
y = obj_bloco.y
}
Ou caso prefira Drag'n Drop:

Não se esqueça de definir colidiu igual a false(ou 0) no Create e definir a variável como true(ou 1) na colisão. Para disparar, depende, você vai querer disparo vertical ou horizontal? Se for direção, tipo um Gun Bound ou DDTank, você vai ter que trabalhar com direction e speed(ou Set Direction, D&D) e claro definir a direção com alguma variável que mude de acordo com o medidor de ângulo. Mas se for no eixo X e eixo Y(horizontal e vertical), só fazer isso:
Key Press: Tecla de disparo do obj_bola
Código:
hspeed = 4 // Um valor positivo é para a direita, negativo para a esquerda.
Se for vertical:
Código:
vspeed = 4 // Um valor positivo é para cima, negativo para baixo
Você ainda pode usar os dois, se quiser:
Código:
vspeed = 4 // Blablabla, mesma coisa
hspeed = 4 // Blaaaa
// Isso faz ir para a direção direita-abaixo.
Caso prefira Drag'n Drop, use os Horizontal Speed(Horizontal) e Vertical Speed(Vertical) da aba move e use a mesma lógica de sinais dos códigos.

___________

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Links úteis:
Índice de Tutoriais
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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por primz em Qua 29 Jun 2011, 10:26

mas a bola vai em alguma direcção em especial ou vai para uma direcção qualquer?

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por EMCM em Qua 29 Jun 2011, 10:31

vai para a frente!

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por primz em Qua 29 Jun 2011, 10:32

para a frente como?

assim:

o--------->

OU ASSIM:
^
|
|
o

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por Eudes - Hyo em Qua 29 Jun 2011, 10:34

EMCM vc tem agora só o Bloco cuja a sprite é
bloco_com_bola né?
pra voltar a sprite de bloco e soltar atirar a bola faz isso:

no obj 'Bloco' , coloca o Evento 'Keyboard Space',
nesse evento vc coloca o código:

Código:

if (sprite_index = bloco_com_bola) // verifica se a Sprite é a que tem a bola em cima do bloco
{
    sprite_index = spr_bloco;                //muda sprite para  Bloco sozinho
    in = instance_create(x,y,obj_Bola); //cria um objeto Bola
    obj_Bola.direction = direction;
    obj_Bola.speed = 4;
}

Códigos:
obj_Bola.direction = direction;
Nesse aí a Bola recebe a direção do bloco, aí quando vc atirar, ela
vai pra direção que o Bloco está sendo movido.

obj_Bola.speed = 4;
Nesse, o '4' é a velocidade da Bola, vc pode mudar pra ser mais rápido.

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por EMCM em Qua 29 Jun 2011, 12:44

Hyoga é mais ou menos isso mas não consegui, talvez estou a fazer algo mal.

está aqui a engine, se alguem conseguir fazer com que isto resulte, coloque outra vez para download.

link: [url]http://adf.ly/246619/http://www.4shared.com/file/Tp8gEBRT/ewdewa.html [/url]

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por Eudes - Hyo em Qua 29 Jun 2011, 13:11

é Top- Down então né
deu certo aki, só que vai ter que especificar onde
a Bola será criada.

ficou legal, Download aki:
http://www.4shared.com/file/PVsAKrap/ewdewa.html

Oke eu alterei:
'obj_bola' :
No Create mudei o Codigo:
Código:
friction=0.5;
Para:
Código:
friction=0;
//Isso para a Bola continuar , e não parar.

'obj_jogador1' :
Create: adicionei variáveis: 'x_bola' e 'y_bola'.
//Essas 2 vars aí são para identificar o X e o Y na hora de criar a Bola, certo?
Step:
Código:

if keyboard_check(vk_up)
{
direction = 90;
x_bola = x;
y_bola = y - 20;
y-=8
//Esse código eu repeti para seta pra Baixo, Esquerda e Direita, alterando os valores das novas variáveis que
vc está vendo ai no código.
O Direction: cada vez que vc aperta uma Seta, muda o Direction, Seta para Cima recebe Direction 90, aí
cada Direção tem seu valor.
Cima é 90, Baixo é 270,
Esquerda é 180, e Direita é 0.

Collision com Obj_Bola :
Adicionei:
Código:
instance_deactivate_object(obj_bola);  //destroi a Bola ao Tocar nela
Keyboard Space :
no código para criar o 'obj_bola', adicionei as vars 'x_bola' e 'y_bola', que será o X e o Y onde será criado a Bola.


Última edição por Hyoga em Qua 29 Jun 2011, 13:39, editado 3 vez(es)

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por EMCM em Qua 29 Jun 2011, 13:31

muito obrigado Hyoga, vc é o maior, não estva mesmo a perbeber porque não funcionava. agora vou estudar a engine e perceber o seu funcionamento.

ps. te darei créditos se vc quiser claro!

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por Eudes - Hyo em Qua 29 Jun 2011, 19:08

EMCM
expliquei aí em cima oke eu mudei.

marca o tópico como [RESOLVIDO]. vlw

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Re: Bola por cima de bloco.

Mensagem por EMCM em Qui 30 Jun 2011, 06:01

ok problema resolvido,
PODEM TRANCAR O TÓPICO!

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Re: Bola por cima de bloco.

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