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(Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)

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(Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)

Mensagem por thiago arraial do cabo rj em Seg 27 Jun 2011 - 19:23

como faço para que quando clicar em uma peça (um cavalo por exemplo) mude de cor o lugar que ele pode cair no caso do cavalo ele anda em 'L' o bispo em diagonais a Rainha em vertical, diagonal e horizontal no bispo, rainha e torre muda a cor de todos os quadros em q ele pode cair quando clicar nesse quadrado que esta de cor diferente(pode ser verde claro) a peça que ele clicou vá para esse lugar. e quando o rei ficar em ameaça a casa em que ele está ficar vermelha e quando o rei estiver sem saída(Cheque-Mate) aparecer uma tela dizendo se o branco ou o preto ganhou se a rei preto tiver sem saída a branca ganhou)
entenderam?dá para fazer isso? se vcs conseguirem me ajudar coloco seu nome nos créditos!
desde já agradeço!
Thiago Henrique

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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)

Mensagem por .:Allison:. em Seg 27 Jun 2011 - 19:39

Isso é realmente muito dificil, você teria pelo menos ter pensando em algo, mais ao invés disso você perguntou aki na GMBR e esperou que alguem desse algo de mão beijada p/ você, vou tentar achar uma engine na GMC para você !!

.:Allison:.

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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)

Mensagem por thiago arraial do cabo rj em Seg 27 Jun 2011 - 19:41

obrigado tenho que estudar mais o GM a não liga se for pro pois eu tenho a versão pro

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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)

Mensagem por PedroX em Seg 27 Jun 2011 - 19:57

Não digo que deva estudar o game maker para conseguir isso.
Você deve estudar lógica de programação avançada e algoritmos, além de inteligência artificial, probabilidade, entre outros.
É bem dificil mesmo. Procure exemplos para estudá-los.

Até mais!

___________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)

Mensagem por thiago arraial do cabo rj em Seg 27 Jun 2011 - 20:07

será q ninguem sabe naum é só me da uma explicação +/- de que eu tenho q fazer só isso (só isso nada isso é muito difícil isso sim)

thiago arraial do cabo rj

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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)

Mensagem por Mr. Kaleb em Seg 27 Jun 2011 - 20:39

Meu filho, foi o que falaram, deixa eu só te mostrar tudo o que tu terá que fazer:
Primeiro, você vai ter que criar um sistema (cavalo) que localiza os "L's" possíveis para movimento se nenhuma peça estiver obstruindo o caminho, detectar pela posição da peça quantos "L's" pode formar, no caso de se estiver muito perto do fim do tabuleiro, não criar o L, é pancada cara, e é só pro cavalo... e ainda o movimento da peça....
Tenta fazer um jogo mais simples.

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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)

Mensagem por saim em Seg 27 Jun 2011 - 21:34

Não, peraí, isso não é complicado mesmo não. Pra achar os L's, basta verificar se as casas à distância e direção pré-determinadas são realmente casas.
No create, você cria uma array com essas distâncias:
xx[0]=duas casas pra direita; yy[0]=uma casa pra cima
xx[1]=duas casas pra direita; yy[0]=uma casa pra cima
xx[2]=uma casa pra direita ; yy[2]=duas casas pra cima
e por aí vai.
Depois, for(i=0; i<8;i+=1) //são 8 opções
if instance_position(x+xx[i], y+yy[i], obj_casa)
//tem um lugar pra colorir
if instance_position(x+xx[i], y+yy[i], obj_rei)
//colorir de vermelho
Agora, determinar se o rei está em cheque-mate, meu amigo... aí sim você tem um mega problema em mãos. Se conseguir, eu gostaria muito de ver a solução.

saim

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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)

Mensagem por thiago arraial do cabo rj em Seg 27 Jun 2011 - 22:15

acho q vou desistir disso vou criar outro mas mesmo assim valeu pessoal!

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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)

Mensagem por saim em Seg 27 Jun 2011 - 22:32

Xadrez é um ótimo exercício pra treinar programação, desde que você não queira criar uma IA adversária. Nesse caso, é um desfio supremo, coisa pra mostrar pro mundo todo o quanto você é bom. Porque requer, além de muito conhecimento em programação, muito conhecimento em xadrez - e não estou falando só das regras.
Agora, pra determinar se o rei está em cheque-mate, é preciso verificar cada uma das possibilidades de movimentação pras próximas... sei lá quantas rodadas. Na verdade, nem sei se existe um número certo de rodadas.

Por isso estamos tão pé-atrás com esse seu intento. É que é algo grande demais pra qualquer um que não seja MUITO bom. Talvez até pra quem seja.
Não conheço suas capacidades, então não duvido delas. Mas o default, realmente, é achar que um mero ser humano como outro qualquer é incapaz de fazer um jogo de xadrez. Espero que não leve pro lado pessoal.

saim

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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)

Mensagem por guilhermemig17 em Seg 27 Jun 2011 - 23:48

Ola amigo, eu sou jogador de xadrez médio (estudava xadrez 3 horas por dia antigamente, eu realmente acho um jogo incrivel) e posso lhe falar umas coisas.
Esses programas de xadrez são intituladas Enigines, e são comuns como a fritz, entre outras. Vale a pena destacar que todas usam o calculo.
O xadrez é um esporte perfeito jogado por pessoas nada perfeitas, e caso você queria fazer um programa não só terá que estudar programação como matematica e xadrez.
Eu estudo xadrez, e posso dizer que o "adversário" computador ele não é uma simples AI. Ele faz calculos e mais calculos para definir sua opção.
Chamado de Calculos de variantes. Pro computador o xadrez não se passa de calculos.
No caso desse seu sistema seria necessário criar as peças e a sua programação que dizesse quais casas ele pode ir, segundo sua localização e distancia.
Por exemplo:
Rei na casa A1
Como ele pode mover em todas as direções uma casa, o computador identifica que ele pode mover as casas:
a2, b1, e b2.
Logo o usuário podera selecionar uma dessas casas.
E o programa coloca nessa casa a peça movida.
Inteirressante que você faça com sistema algebrico na programação, porque poderá facilitar muitos nos calculos do programa e enfim na AI.
Outro exemplo com um bispo:
Bispo em a1, ele poderá se mover para:
b2, c3, d4, e5, f6, g7, h8.
Se alguma pessa estiver no caminho o computador barra isso.
Ex:
Peça em d4 da mesma cor do bispo.
Ele poderá mover para:
b2,c3.
Se for do adversário:
b2,c3, Bxd4.
Enfim...
Vale a pena lembrar que se fala Xeque e não cheque.
Em ingles se fala check.
Xeque:
O rei está na casa a1.
Um bispo adv. está na açãp do raio do rei:
em b2.
O rei ou outra peça será obrigada a mover...
E assim vai!!
Não desista desse programa!
So estude mais!
Vlw

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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)

Mensagem por thiago arraial do cabo rj em Ter 28 Jun 2011 - 12:52

mais tenho q me profissionalizar no Game Maker pois ainda sou muito novo para criar um jogo dificil desse até hoje só criei um jogo que foi o Table ball a propósito estou construinho a continuação dele:
"Table Ball 2 The World's"

thiago arraial do cabo rj

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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)

Mensagem por guilhermemig17 em Ter 28 Jun 2011 - 17:59

thiago arraial do cabo rj escreveu:mais tenho q me profissionalizar no Game Maker pois ainda sou muito novo para criar um jogo dificil desse até hoje só criei um jogo que foi o Table ball a propósito estou construinho a continuação dele:
"Table Ball 2 The World's"

Otimo, e bom que pense assim.
Faça jogos pequenos depois, voce se arrisca a fazer jogos mais desenvolvidos.
Parabens!

guilhermemig17

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