Adaptar script para utilizar arquivos externos

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Adaptar script para utilizar arquivos externos

Mensagem por viniciusav em Sex 24 Jun 2011, 03:04

Já vi tutoriais de uso de arquivos externos para que o jogo fique mais leve. Mas tenho uma dúvida. Existe alguma forma de adaptar o seguinte script e utilizar imagens externas nele:
Código:
...
if dir_x=1
{
    spr_x-=1;
    sprite_index=spr_para_esquerda; //(Uma imagem que tem 4 subimagens e que quero que seja externa)
}
...

Se não tiver dado para entender só falar, que tentarei explicar de outra forma.

Uma dúvida off:

Se eu tiver no meu jogo têm muitos objetos, digamos mais de 1000, mas que tenham apenas scripts (Nos eventos: Create, Step e Draw) e as imagens externas, o jogo irá demorá para carregar?

Muito obrigado pela atenção!! Smile

Viniciusav

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Re: Adaptar script para utilizar arquivos externos

Mensagem por Supersonic933 em Sex 24 Jun 2011, 09:29

Basta definir a sprite na var spr_para_esquerda!

spr_para_esquerda=sprite_add("sprite.gif",0,0,0,0,0)

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Re: Adaptar script para utilizar arquivos externos

Mensagem por viniciusav em Sex 24 Jun 2011, 13:38

Muito obrigado meu amigo, deu certo aqui Smile. Agora se não for abuso tenho mais três perguntas:

¹ Existe alguma forma de fazer isso que você me ensinou nesse script só que com minhas imagens dentro de subpastas, ou se der seria melhor dentro de arquivos .zip que nem o Jiraya te mostrou nesse tópico com a extensão GMLibrary?
² Se no meu jogo tiver muitos objetos, digamos mais de 1000, mas que tenham apenas scripts (Nos eventos: Create, Step e Draw) e as imagens externas e outros objetos e tiles para desenhar o mapa, o jogo irá demorá para carregar?
³ Já vi algumas discussões aqui na GMBR sobre objetos externos, só que não consegui compreender. Você saberia me explicar sobre esse assunto?

Mais uma vez muito obrigado!! Smile

Abraços

Viniciusav

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Re: Adaptar script para utilizar arquivos externos

Mensagem por Supersonic933 em Sex 24 Jun 2011, 17:57

viniciusav escreveu:Muito obrigado meu amigo, deu certo aqui Smile. Agora se não for abuso tenho mais três perguntas:

¹ Existe alguma forma de fazer isso que você me ensinou nesse script só que com minhas imagens dentro de subpastas, ou se der seria melhor dentro de arquivos .zip que nem o Jiraya te mostrou nesse tópico com a extensão GMLibrary?
² Se no meu jogo tiver muitos objetos, digamos mais de 1000, mas que tenham apenas scripts (Nos eventos: Create, Step e Draw) e as imagens externas e outros objetos e tiles para desenhar o mapa, o jogo irá demorá para carregar?
³ Já vi algumas discussões aqui na GMBR sobre objetos externos, só que não consegui compreender. Você saberia me explicar sobre esse assunto?

Mais uma vez muito obrigado!! Smile

Abraços

Viniciusav

1 - Basta usar este código:

Código:
spr_para_esquerda=sprite_add("IMAGES\imagem.gif",0,0,0,0,0)

Ou se quiser, use a gmLibrary mesmo.

2 - Os scripts sempre carregam primeiro, por isso, pode demorar um pouquinho.

3 - Para adicionar sprites externos basta:
Código:

spr=sprite_add("imagem.gif",0,0,0,0,0)
sprite_index=spr

Substitua "imagem.gif" pela imagem a ser carregada. Lembre-se: O GM suporta apenas gif e jpeg se for arquivos externos.

Para adicionar músicas externas, basta:

Código:
global.musica=sound_add("musica.mp3",tipe,0)
sound_play(global.musica)

Em tipe, defina o tipo do som. Se for normal sound,0, se for BG music (midi), 1, se for 3D sound, 2, se for Multimedia Player, 3.

Para adicionar backgrounds externos, basta:
Código:

background_index=background_add("background.png",0,1)

Não dei todos os detalhes, mas espero que lhe ajude. Vou fazer um tutorial de arquivos externos depois.

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Re: Adaptar script para utilizar arquivos externos

Mensagem por viniciusav em Sex 24 Jun 2011, 20:02

Muito obrigado!! Resolveu todas as minhas dúvidas. Terei prazer de nos créditos do meu jogo colocar agradecimentos especiais a você. Smile
E a questão dos objetos? Existe alguma forma de ser feita externamente?

Grande abraço e mais uma vez muito obrigado!! Smile

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Re: Adaptar script para utilizar arquivos externos

Mensagem por PedroX em Sex 24 Jun 2011, 20:22

Sobre a questão dos objetos, não há um modo certo de se fazer.
Usando objetos externos, só iria piorar a situação.
Na hora de carregar, iria lotar a memória, se forem muitos objetos.
De qualquer modo, você poderia criar arquivos ini, criar as seções CREATE, STEP e DRAW. Depois ler o arquivo no create de um objeto, salvar os códigos numa variavel, e executar posteriormente. Iria complicar bastante.

Até mais!

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Re: Adaptar script para utilizar arquivos externos

Mensagem por viniciusav em Sab 25 Jun 2011, 00:00

Pedro Henrique escreveu:Sobre a questão dos objetos, não há um modo certo de se fazer.
Usando objetos externos, só iria piorar a situação.
Na hora de carregar, iria lotar a memória, se forem muitos objetos.
De qualquer modo, você poderia criar arquivos ini, criar as seções CREATE, STEP e DRAW. Depois ler o arquivo no create de um objeto, salvar os códigos numa variavel, e executar posteriormente. Iria complicar bastante.

Até mais!

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Tentarei fazer o jogo com os objetos "internos", caso fique muito demorado no carregamento vou tentar fazer da forma que você explicou ou fazer com um pouco de externos e "internos". Smile

Grande abraço!! Smile

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Re: Adaptar script para utilizar arquivos externos

Mensagem por Spadan_RTicou em Sab 25 Jun 2011, 12:43

cara; a maioria dos scripts que for de dll, image, som,background, etc... e no script tiver add, é porque vc pode pegar arquivos fora do jogo mas para fazer isto, vou dar um exemplo com script inventado:model_add(ind,fname).
O ind é o nome que vc vai dar para a modelação e o fname é aonde está o arquivo, vc pode colocar ex: C:/jogo/model_car.mod ou se o arquivo estiver na mesma pasta do jogo: model_car.mod ou se tiver numa pasta que esteje na pasta do jogo: pasta/model_car.mod

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Re: Adaptar script para utilizar arquivos externos

Mensagem por Kevin em Sab 25 Jun 2011, 13:39

Pedro Henrique escreveu:Sobre a questão dos objetos, não há um modo certo de se fazer.
Usando objetos externos, só iria piorar a situação.
Na hora de carregar, iria lotar a memória, se forem muitos objetos.
De qualquer modo, você poderia criar arquivos ini, criar as seções CREATE, STEP e DRAW. Depois ler o arquivo no create de um objeto, salvar os códigos numa variavel, e executar posteriormente. Iria complicar bastante.

Até mais!

então viniciusav

realmente naum há um modo certo de se fazer...
usando objetos externos só iria aumentar a velocidade do carregamento, pois o Loading do Jogo (o próprio) só carrega os arquivos internos... os externos o player pode controlar quando e onde carregar...

de preferência para não te complicar... apenas os SCRIPT's vc precisa colocar fora... e OBJETOS vazios na room... e SIM... facilitará na hora de carregar... carregará muito mais rápido... mas... o tamanho do jogo será aumentado bastante.... ou seja ... com todos os arquivos externos o jogo ficará mais pesado.

e naum complica muito naum pra fazer isso... apenas crie o CÓDIGO salve num .txt externo e faça o obj no create dele abrir... se vc tiver um conhecimento bom do GM... só com o Create vc pode fazer oq vc quiser... (Draw, efeitos de STEP e etc...)

abraço viniciusav

abraço

Kevin

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Re: Adaptar script para utilizar arquivos externos

Mensagem por viniciusav em Sab 25 Jun 2011, 17:36

Muito obrigado pelas dicas pessoal! Smile
Irei utilizá-las no projeto que estou desenvolvendo e agradecerei especialmente a todos vocês!!

Mais uma vez muito obrigado!!

Viniciusav

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Re: Adaptar script para utilizar arquivos externos

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