Roteiristas, todos precisam!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Roteiristas, todos precisam!

Mensagem por guilhermemig17 em Qui 23 Jun 2011, 17:47

O que é um roteirista?
Já vi inúmeros projetos sem um planejamento, ou algo do tipo. Pois saiba que a parte principal de um projeto, que determina se ele vai fazer sucesso ou não, é o roteiro.
Querendo ou não todas as equipes precisam de roteiristas, e não pense que é só escrever. Caso alguns não saibam existem softwares, e empregos especializados só para roteiristas. Se quiserem ser um roteirista baixem o Celtx disponível no baixaki! Depois estudem!
Mas o que é roteirista?
Roteirista, ou Guionista, é o membro do grupo responsável pela criação da base do projeto.
Ele descreve as partes importantes do projeto para que ele possa ser concluído, e modificado pela equipe. É um planejamento. Ao contrário que muitos pensam, devemos primeiro criar um roteiro baseado em idéias, e depois devemos modificá-lo ao longo do jogo. NUNCA devemos criar um roteiro que diga todos detalhes, que fale todos mínimos detalhes. Isso sempre é ruim, tendo em vista que o trabalho de modelar, criar arte e sons é do profissional e não do roteirista, por isso ele só deve descrever os aspectos importantes e não todos detalhes, já que existem profissionais para isso.
Por isso arranje um roteirista antes de começar seu projeto!
Como ser um roteirista?
Mais do que escrever bem português, ele deve saber ter idéias. Ele que vai ter as idéias pro jogo, sim ele é o cara responsável pela idéia de tudo. Claro que pode ter outras pessoas, mais eu acho o mais indicado.
Além de saber escrever bem um roteirista deve formular o texto para que seja simples, e que a equipe possa entender. Não adianta escrever coisas complexas se a equipe não entender.
Se você quer ingressar na vida de roteirista de games, comece estudando roteiro de cinema. Eu acho muito bom, e você vai aprender muito mais!
Não basta so chegar escrevendo também, tem todo o modelo.
Vou falar o básico!
Informações de cabeçalho
Um bom roteiro tem informações de cabeçalho. Assim em cima de tudo vai estar escrito o lugar da cena, e informações adicionais, como data, dia, noite e etc.
Ex:
Casa de Zelda – Manhã
(Texto)
Como descrever personagens?
Não devemos ser detalhistas demais, so devemos falar as partes principais do personagem.
Nota: A primeira vez que o personagem aparece deve ser em maiúsculo!
Ex:
JONE ROBSON
É um homem pequeno, com chapéu na cabeça. Ele é medroso, e tinha nariz empinado.
TIRIRICA
Um homem com bigode, usa chapéu colorido, magrelo e é muito engraçado.
Informações importantes
Quando queremos mostrar informações importantes nós a colocamos em maiúsculo.
Deve ser usado poucas vezes.
Ex:
TINHA UMA VELA APAGA NO MEIO DA RUA.
Se tudo for importante, então a gente coloca tudo em minúsculo.
Um roteiro também não pode ser muito grande, tenha coerência.
Informações técnicas
Normalmente colocada em notas, deve ser usada poucas vezes, colocamos informações técnicas. Como:
Modelo feito com efeitos UV.
Ou, modelo feito á uma escala abaixo de 220.
E assim vai...
O que é uma boa idéia?
Por enquanto não vou compartilhar meus 5 métodos de ter idéias, mas vou falar uma coisa:
A boa idéia não é aquela incrível, mas sim aquela que você consiga fazer.
E muito melhor fazer um pong, do que pensar em fazer um MMORPG.
Saiba descrever seu projeto em poucas linhas.
Como fazer loglines
Uma coisa básica de roteirista é a logline. Descrição de um projeto com poucas palavras de forma objetiva. No caso do cinema ela inclui:
Personagem principal, objetivo, Obstáculo.
No jogo insisto em colocar :
Personagem principal (Jogador), objetivo, Obstáculo, Prêmio.
Isso porque quando zeramos, ou conquistamos objetivo do jogo ganhamos prêmios.
Para descrever o jogo então colocamos:
Personagem principal tem objetivo de, o obstáculo de , premio de.
Ex:
Futebol Manager zone
Para ser campeão e ter o melhor time (Objetivo/Prêmio), Você (Personagem) terá que enfrentar diversos jogadores (Obstáculo) em partidas de futebol, cada jogo ganho você melhora (Prêmio).
Assim fica fácil descrever!
Bom, por hoje é só, mais tarde revelarei todos meus segredos sobre como ter idéias!
Se quiser um roteirista, só me chamar:
guilhermemig17@yahoo.com.br Vlw!

guilhermemig17

Número de Mensagens : 252
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: Roteiristas, todos precisam!

Mensagem por Roger Jr em Qui 23 Jun 2011, 18:38

legal seu post, e eu sei que você se baseou no meu... Mas eu ainda acho que o roteirista é importante mas não o principal, e que não é necessário 'um cargo' para isso só acho que apenas é preciso ter um enredo e estar focado nele...

Roger Jr

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 395
Notas recebidas : C+D+D
Reputação : -1
Prêmios
   : 0
   : 1

http://www.telepum.com

Mensagem por guilhermemig17 em Qui 23 Jun 2011, 19:00

Cara que post?
Eu sou roteirista de estudo. Essa é minha profissão/hobby. Tudo que eu falei aqui (o basico) foi baseado na minha experiencia e no site do grande joão nunes.
E sim, é super necessário roterista. 1 cargo é pouco, devia ter mais. Você diz isso porque provavelmente não leva á sério. Acha mais uma coisa boba, saiba que sem roteiro o cinema nunca viveria. Que o roteirista que dá as idéias. Você acha que são os produtores? Que nada, é tudo no roteiro mesmo.
Com todo respeito, roteirista é um dos maiores cargos, enrendo cara é uma coisa que se faz quando não se tem roteiro. Criar um guião não e simplesmente sentar numa cadeira e escrevreer uma história. O dia que for isso, o cinema e jogos morrem.
Eu gostaria de lhe perguntar uma coisa
Você faz jogos?
E roterista?
Sabe algo sobre engines?
Pelo que vi (com todo respeito) você faz mesmo é comédia, com esse seu site Telepum( desculpe se você faz mais coisas, eu realmente não cheguei a ver seu trabalho no forum, eu sou muito ocupado e tenho muito trabalho pra fazer, nao to aqui brincando de fazer jogos)
Sincermente roteiro é uma coisa que nós damos alma e arte, não é uma coisa feita , exige inspiração, exige idéias.

guilhermemig17

Mensagem por Roger Jr em Qui 23 Jun 2011, 19:03

Nossa, não quis ofender, e saiba que isto é um forum e que todos tem direito de dar sua opnião, o post que me refiro é um tutorial (logo após seu comentário você fez este tópico!) e sim meu site é de humor e tenho orgulho dele se não gostar não posso fazer nada!

Roger Jr

Prêmios

Mensagem por guilhermemig17 em Qui 23 Jun 2011, 19:11

roger028 escreveu:Nossa, não quis ofender, e saiba que isto é um forum e que todos tem direito de dar sua opnião, o post que me refiro é um tutorial (logo após seu comentário você fez este tópico!) e sim meu site é de humor e tenho orgulho dele se não gostar não posso fazer nada!

A tá, aquele post.
Eu não quis basear naquele material, eu sou roteirista á um bom tempo já.
No caso do seu site, eu nao tenho nada contra (So o nome, sinceramente), mas acho que se a pessoal quer dar uma opinião, tem que basear em algo, muitas aqui usam sua experiência.
Não quero dizer que você é burro, ou coisa assim, na verdade eu acho que quem consegue fazer comédia é sim uma pessoa inteligente, mas acho que a pessoa so vai entender totalmente a outra quando ela começar a trabalhar no seu lugar.
So quero deixar bem claro que na minha opinião: SIM equipe sem roteirista é igual á jogo ruim.

guilhermemig17

Mensagem por Roger Jr em Qui 23 Jun 2011, 19:12

Concorda que cada um tem sua opnião, e fiquei magoado de estar citando exemplos que não tem nada a ver... Se você acha tão importante, bom para você eu encerro as respostas a esse tópico agora!

Roger Jr

Prêmios

Mensagem por guilhermemig17 em Qui 23 Jun 2011, 19:20

Ok então.
Amigos então?

Nota: Boa sorte lá com seu site

guilhermemig17

Mensagem por ruben.23 em Sab 01 Fev 2014, 00:39

Legal cara! Parabens, gostei muito do post, sería legal se vc postasse tipo um exemplo de roteiro, pra quem tá começando como eu saber como começar e como terminar um roteiro, tipo eu num sei como, mas tenho ideias boas e gostaría de transformálas em roteiros de verdade! pra vc fica ae o meu joinha, valew mano! Flws!

ruben.23

Número de Mensagens : 212
Reputação : 10
Prêmios

Mensagem por shatterhand2 em Dom 02 Fev 2014, 21:56

Roteirista é sim essencial e uma das coisas mais importantes no *cinema*.

Mas aqui não é sobre fazer filmes, é sobre fazer games.

Então nesse caso, não. Muitos games famosos e clássicos possuem "roteiro" apenas pra encher linguiça (Isso quando possuem... qual é o roteiro de Tetris?"), e *muitas* vezes é feito pelo cara que cria o próprio design do game, ou pela equipe de programadores.

shatterhand2

Número de Mensagens : 645
Reputação : 11
Prêmios

http://shatterhand.beatthegame.net

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Dom 02 Fev 2014, 22:28

shatterhand2: Dessa vez eu irei concordar com você, na verdade, o game maker não tem um suporte para se trabalhar com longas histórias, eu sempre vi ele como um produtor de jogos casuais, coisas rápidas mesmo, tanto que até ja foi promovido aqui vários concursos rápidos e a galera se focava mais no game play e não tanto nas histórias.

Uma coisa que vejo aqui no fórum, é que temos mais escritores do que roteiristas, tipo, eles escrevem histórias longas, de forma que se encaixaria mais em filmes que games, algumas idéias até seriam boas, o problema seria encaixar um jogo a elas.

JoaoVanBlizzard

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1925
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Prêmios
   : 2

Mensagem por ruben.23 em Seg 03 Fev 2014, 17:27

Na minha opinião a maioría dos jogos do presente possuem complexas histórias, e a previsão é de que haverão muito mais jogos com história no futuro.
A era dos jogos sem história como tétris e pac man acabou, isso agora é coiza do passado, poucos tem interesse em jogos desse tipo, bem pelo menos a maioría das pessoas, o jogo tem que ter pelo menos algumas cuts scenes pra se entender e ser apreciado!

A meu ver, a história tem que se adaptar ao jogo e não o contrário como sugeriu o JoaoVanBlizzard, até porque sería muito dificil encaixar um jogo numa história, porque um jogo só é um jogo quando ele tá pronto né? Bem pelo menos tendo o básico já pode se chamar de jogo!
Mais uma coisa, um programador tambem pode cumprir as funções de roteirista tranquilamente desde que tenha aptidão pra isso.
O pessoal está criando histórias que possam ser adaptadas a jogos e isso é vizível! É bem dificíl fazer uma história ou roteiro quando não se tem esperiência, mas isso não nos impede de tentar, afinal não temos nada a perder mesmo não é?

Bom, cada um penssa de uma determinada maneira e essa é a minha opinião a respeito do assunto, valew? Fiquem na paz ae galera, flws.

ruben.23

Prêmios

Mensagem por shatterhand2 em Ter 04 Fev 2014, 13:38

Você tem razão, é só ver o enredo complexo de games de muito sucesso dos últimos anos, como Angry Birds, Minecraft, Candy Crush, Pro Evolution Soccer, Bejeweld, Temple Run............ ops.

shatterhand2

Prêmios

Mensagem por ruben.23 em Ter 04 Fev 2014, 15:57

shatterhand2 escreveu:Você tem razão, é só ver o enredo complexo de games de muito sucesso dos últimos anos, como Angry Birds, Minecraft, Candy Crush, Pro Evolution Soccer, Bejeweld, Temple Run............ ops.

Desculpe, eu quiz dizer jogos e não passa tempo! Além do mais, esses títulos citados foram roteirizados por guionistas também! O que é um roteiro de game pra vc? porquê pra mim é o plano de tudo que acontece dentro do jogo, funcionalidade, interação, ambientação, perssonalização e etc. Resumindo é a planta dele. Primeiro roteiriza-se depois se constroi, é assim que funciona a meu ver! O arquiteto(quem planeja a obra) é o guinista e os programadores e designers são os pedreiros(quem constrói a obra)! já o diretor é o construtor(quem dá as especificações para a obra)! É assim que eu penso que é! Mas eu respeito sua opinião falow? Até!

ruben.23

Prêmios

Mensagem por shatterhand2 em Ter 04 Fev 2014, 18:29

Isso não é roteiro, isso é o GDD, e costuma ser construído em equipe e transformado durante a execução do jogo.

Se você acha que jogos não são passa tempo... eu tenho uma surpresa pra você.

E hoje em dia um game profissional nunca é feito sem um GDD, mas te garanto que tem muito jogo clássico de alta qualidade que foi feito sem GDD nenhum.

shatterhand2

Prêmios

Mensagem por Gabreel em Ter 04 Fev 2014, 19:07

Na época dos 8 bits, existiam jogos com histórias boas (ou nem tanto) como Mario ou Zelda, assim como existiam jogos sem enredos como Tetris e os jogos do Super Bowl.

Hoje isso mudou? Não. Mas com o surgimento de uma indústria de Indie games, ficou muito mais fácil achar jogos sem enredo, mas ambos coexistem, e isso só prova que um enredo é necessário, mas depende do gênero. Não há RPG sem história, assim como dificilmente vai ter um pluzze com história.

Gabreel

Número de Mensagens : 2227
Reputação : 52
Prêmios

Mensagem por ruben.23 em Ter 04 Fev 2014, 20:11

Gabreel escreveu:Na época dos 8 bits, existiam jogos com histórias boas (ou nem tanto) como Mario ou Zelda, assim como existiam jogos sem enredos como Tetris e os jogos do Super Bowl.

Hoje isso mudou? Não. Mas com o surgimento de uma indústria de Indie games, ficou muito mais fácil achar jogos sem enredo, mas ambos coexistem, e isso só prova que um enredo é necessário, mas depende do gênero. Não há RPG sem história, assim como dificilmente vai ter um pluzze com história.
Eu não acho que a questão seja o enrredo em si e sim o ser ou não um guionista necessário na criação de um jogo seja ele com enrredo ou sem! Na minha opinião sería impossível! Exemplo se na criação de um game só tem um membro, este estará exercendo todas as funções incluindo a do guionista que é uma das principais. Não é só no nome do cargo ou da profição mas no individuo em si, concerteza todo jogo tem um guionista mesmo que seja um programador fazendo as duas coizas ao mesmo tempo, roteirizar e programar! Não confundam roteirizar com escrever história, roteirizar vai muito mais além do que isso!

ruben.23

Prêmios

Mensagem por WellingtonBecker em Ter 04 Fev 2014, 20:24

ruben.23 escreveu:Na minha opinião a maioría dos jogos do presente possuem complexas histórias, e a previsão é de que haverão muito mais jogos com história no futuro.
A era dos jogos sem história como tétris e pac man acabou, isso agora é coiza do passado, poucos tem interesse em jogos desse tipo, bem pelo menos a maioría das pessoas, o jogo tem que ter pelo menos algumas cuts scenes pra se entender e ser apreciado!

Não concordo com você amigo, a era dos jogos sem história está crescendo. Basta ver os jogos mobiles e on lines que estão tomando conta do mercado e a galera adora. E parece que esse tipo de jogos também estão tomando conta das plataformas da ultima geração.

WellingtonBecker

Número de Mensagens : 820
Notas recebidas : D
Reputação : 105

Mensagem por ruben.23 em Ter 04 Fev 2014, 22:23

WellingtonBecker escreveu:
ruben.23 escreveu:Na minha opinião a maioría dos jogos do presente possuem complexas histórias, e a previsão é de que haverão muito mais jogos com história no futuro.

Não concordo com você amigo, a era dos jogos sem história está crescendo. Basta ver os jogos mobiles e on lines que estão tomando conta do mercado e a galera adora. E parece que esse tipo de jogos também estão tomando conta das plataformas da ultima geração.
OK! Não tenho certeza mas acho que não vi nenhum desses games sem história ser lançado para PC, PS3 e XBOX e ainda fazer sucesso! Vamos deichar de lado os games de esport como PES, F1 e outros desse tipo! A maioría dos games mobile realmente parece ser desse genero, mas quando falei me refería as plataformas mais avançadas as classicas. vejo a nintendo ainda insistindo nisso, mas outras não! Não incluíndo games esportivos é claro. só em dispositivos móveis mesmo! não estou bem informado se tem games desse tipo fazendo sucesso nas plataformas de ultima geração! Mas o ponto do forum é se todo game precisa ou não de um guionista mesmo que não tenha enrredo ou coiza do tipo! ok? Abrçs! flw

ruben.23

Prêmios

Mensagem por shatterhand2 em Qua 05 Fev 2014, 01:13

Você sabe que jogos mobile tem vendido mais que jogos pra consoles e PC, não sabe?

shatterhand2

Prêmios

Mensagem por ruben.23 em Qua 05 Fev 2014, 02:47

shatterhand2 escreveu:Você sabe que jogos mobile tem vendido mais que jogos pra consoles e PC, não sabe?
Sim concerteza! Eu mesmo já fui viciado em comprar games de celular no antigo sistema java! Mas o ponto aquí do tópico é "Roteiristas todos precisam!"

ruben.23

Prêmios

Mensagem por shatterhand2 em Qua 05 Fev 2014, 02:58

Você que usou como argumentação que games assim não vendem pra PC, PS3 e X360.

Só quis mostrar que num geral, games pra celular tem vendido mais. E é exatamente pq existem mais pessoas procurando uma experiência mais "direta" de gameplay do que histórias complexas onde o gameplay fica em segundo plano.

shatterhand2

Prêmios

Mensagem por ruben.23 em Qua 05 Fev 2014, 11:59

shatterhand2 escreveu:Você que usou como argumentação que games assim não vendem pra PC, PS3 e X360.

Só quis mostrar que num geral, games pra celular tem vendido mais. E é exatamente pq existem mais pessoas procurando uma experiência mais "direta" de gameplay do que histórias complexas onde o gameplay fica em segundo plano.
Eu entendo! Mas acho que games de celular só vendem mais porque são mais baratos e mais acessíveis do que os games das três plataformas que citei e não pelo motivo citado, além de uma quantidade enorme de opção de generos e títulos disponíveis ao comprador!

ruben.23

Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Qua 05 Fev 2014, 13:09

Vamos colocar dois pontos aqui: primeiro, o que um jogador procura ao jogar um game daqui do fórum e um game de Xbox 360 ou ps3 , segundo minhas pesquisas e avaliações de games, percebi que os jogadores não tão mais tão interessado em ver tantas histórias em games, principalmente se o game for aqui do fórum, o jogador quer mesmo é ver o game play, ele não quer ficar lendo uma história de várias linhas, ainda mais se o enredo é batido e você não vai ver nada disso no jogo. agora quanto a consoles gigantes, eu tava vendo numa loja de games, alguem testando o jogo assassin's creed 3 e no começo tem uma animação de uns dez minutos, muita gente até tem paciência para assistir por ser o terceiro jogo da série , já tem meio que uma noção do game play, agora quando o brinquedo é novo, você quer mais é ver a coisa em ação, não quer muito bla bla bla, então eu concordo que roteirizar um game é importante, mas nem por isso precisamos criar uma novela ao game, a não ser que o jogo peça, tipo rpgs e os famosos point and click.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por PedroX em Qua 05 Fev 2014, 14:50

Os criadores 'indies' de maior sucesso não costumam criar roteiros complexos para seus jogos. Primeiro é feita a jogabilidade. Quando estiver legal, então é criada uma historinha para não dizer que não tem roteiro. Um bom roteiro chama a atenção, mas não é crucial. O mais importante é o gameplay combinado com o audiovisual.

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por ruben.23 em Qua 05 Fev 2014, 15:22

PedroX escreveu:Os criadores 'indies' de maior sucesso não costumam criar roteiros complexos para seus jogos. Primeiro é feita a jogabilidade. Quando estiver legal, então é criada uma historinha para não dizer que não tem roteiro. Um bom roteiro chama a atenção, mas não é crucial. O mais importante é o gameplay combinado com o audiovisual.
Roteiro de game é diferente de filme! Não é só historia, é a descrição do jogo, ele descreve o jogo! é o plano no papel do jogo, descreve cenários, sons personagens e etc! O que sería do gameplay combinado com o audiovisual sem um guionista pra dar a direção de como ser feito? Dêem uma pesquisada sobre roteiro de games e vcs entenderão melhor o que eu estou falando!

ruben.23

Prêmios

Mensagem por Rodrigo Santiago em Qua 05 Fev 2014, 15:40

Eu acho que isso não é o que vocês estão pensando.
Existe várias formas e vários tipos de roteiro.
Quando o diretor é o mesmo roteirista,o roteiro é como você falou, mais nesse concurso não será assim. Ou seja, o roteiro será menos complexo , como o pedrox falou.

Rodrigo Santiago

Número de Mensagens : 1281
Notas recebidas : C + C + B
Reputação : 73
Prêmios
   : 3

Mensagem por saim em Qua 05 Fev 2014, 17:18

Caramba, eu juro que tinha postado logo depois do PedroX!
Bom, acho que a questão aqui está mais pra "o que é um roteirista?" do que "todos precisam de roteirista?"

O ponto do ruben.23 é que o roteirista faz muito mais do que bolar uma história. Roteirista não é só escritor, ele faz a parte principal do GDD, que é bolar como o jogo acontece. Vendo por esse prisma, a função é essencial, seja ela exercida por uma pessoa chamada de "roteirista" ou por uma pessoa chamada de "full indie".
Foi pensando dessa forma que eu mantive a decisão de deixar o cargo de roteirista para o caça-talentos. Mantive. Antes de ver dessa forma, eu já pensava em criar o cargo, porque jogos casuais TAMBÉM podem ter história. Não é essencial, mas normalmente enriquece a experiência de jogo (às vezes, é só encheção de linguiça mesmo).

meio que off-topic, mas não completamente:
Mas quero abrir um parêntese pra falar de uma expressão usada pelo JoaoVanBlizzard. Deixa eu quotar aqui...
uma história de várias linhas
Cara, isso realmente já morreu, se é que chegou a existir! Não consigo me lembrar de nenhum jogo, bom ou ruim, que eu tivesse LIDO mais de 5 linhas antes de começar a jogar. Animações imensas, sim, texto imenso, não.

Hm... Agora meu cérebro acabou de me contradizer! Lembrei de gemcraft: labyrinth. Tem textos razoavelmente longos, sem animação nenhuma, várias vezes ao longo do jogo, inclusive na abertura. E diablo I e II, se não me engano, têm um bocado de texto escrito, também (nunca joguei o III).

Não importa. Mantenho minha posição contra a apresentação da história toda logo no começo do jogo, principalmente em forma de texto. Uma narrativa bem planejada deve ser contada ao longo da experiência de jogo. Mesmo a ambientação e história de background.

Me decepciona muito ver jogos (efetivamente criados ou em fase de concepção) em que uma história cheia de reviravoltas é contada antes que o jogador tenha chance de tomar o controle e, quando o jogo COMEÇA, a coisa se resuma a pancadaria em vários cenários.

Mas aí, já passamos pra "o que é um bom roteiro?", que não tem muito a ver com o tópico.

saim

Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Prêmios

Mensagem por ruben.23 em Qua 05 Fev 2014, 21:48

saim escreveu:Caramba, eu juro que tinha postado logo depois do PedroX!
Bom, acho que a questão aqui está mais pra "o que é um roteirista?" do que "todos precisam de roteirista?"

O ponto do ruben.23 é que o roteirista faz muito mais do que bolar uma história. Roteirista não é só escritor, ele faz a parte principal do GDD, que é bolar como o jogo acontece. Vendo por esse prisma, a função é essencial, seja ela exercida por uma pessoa chamada de "roteirista" ou por uma pessoa chamada de "full indie".
Foi pensando dessa forma que eu mantive a decisão de deixar o cargo de roteirista para o caça-talentos. Mantive. Antes de ver dessa forma, eu já pensava em criar o cargo, porque jogos casuais TAMBÉM podem ter história. Não é essencial, mas normalmente enriquece a experiência de jogo (às vezes, é só encheção de linguiça mesmo).

meio que off-topic, mas não completamente:
Mas quero abrir um parêntese pra falar de uma expressão usada pelo JoaoVanBlizzard. Deixa eu quotar aqui...
uma história de várias linhas
Cara, isso realmente já morreu, se é que chegou a existir! Não consigo me lembrar de nenhum jogo, bom ou ruim, que eu tivesse LIDO mais de 5 linhas antes de começar a jogar. Animações imensas, sim, texto imenso, não.

Hm... Agora meu cérebro acabou de me contradizer! Lembrei de gemcraft: labyrinth. Tem textos razoavelmente longos, sem animação nenhuma, várias vezes ao longo do jogo, inclusive na abertura. E diablo I e II, se não me engano, têm um bocado de texto escrito, também (nunca joguei o III).

Não importa. Mantenho minha posição contra a apresentação da história toda logo no começo do jogo, principalmente em forma de texto. Uma narrativa bem planejada deve ser contada ao longo da experiência de jogo. Mesmo a ambientação e história de background.

Me decepciona muito ver jogos (efetivamente criados ou em fase de concepção) em que uma história cheia de reviravoltas é contada antes que o jogador tenha chance de tomar o controle e, quando o jogo COMEÇA, a coisa se resuma a pancadaria em vários cenários.

Mas aí, já passamos pra "o que é um bom roteiro?", que não tem muito a ver com o tópico.
Isso mesmo!

ruben.23

Prêmios

Mensagem por shatterhand2 em Qua 05 Fev 2014, 22:46

shatterhand2 escreveu:Isso não é roteiro, isso é o GDD, e costuma ser construído em equipe e transformado durante a execução do jogo.

Se você acha que jogos não são passa tempo... eu tenho uma surpresa pra você.

E hoje em dia um game profissional nunca é feito sem um GDD, mas te garanto que tem muito jogo clássico de alta qualidade que foi feito sem GDD nenhum.

Acho que foi ignorado quando eu disse antes.

shatterhand2

Prêmios

Mensagem por ruben.23 em Qua 05 Fev 2014, 23:17

O que quiz dizer é que influência nisto! realmente o GDD é quem é o plano no papel, mas terá a influência do guionista nas partes citadas, senão então pra que ter um e porquê o nome guionista que vem de guiar? Pelo que o  shatterhand2  está falando, ninguem precisa de um guionista!
A importância de um GDD!:

Tirado da net.
A importância de um GDD bem feito
Posted by thiago On December 3rd, 2010 / 2 Comments

GDD, ou Game Design Document, é um registro de todas as características que formam um projeto de game, tanto do ponto de vista conceitual quanto tecnológico. Características conceituais são o nome, gênero, público-alvo, mecânicas de jogabilidade, design dos níveis, caracterização dos personagens, comportamento dos inimigos, linha de arte e trilha sonora; características tecnológicas são arquitetura do sistema, métodos de produção, hardwares e softwares utilizados e funcionamento da inteligência artificial; isto só para listar algumas. Tudo que é relacionado ao jogo está reunido neste único documento, uma verdadeira bíblia do que o projeto é.
Logo se vê que o GDD é um documento muito importante. Isso significa que ele é amplamente utilizado, não é? Infelizmente, não.
O Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Jogos Digitais da PUC-SP é desenvolver um game. Os alunos se reúnem em grupos pequenos de no máximo três integrantes e ao longo dos dois últimos semestres o desenvolvem em todos os aspectos. O jogo digital é um software extremamente complexo que reúne diversos campos: programação, design gráfico, modelagem 3D, sistemas de simulação de física, áudio, e é claro game design, que é justamente a definição das mecânicas de jogo. Com tanta coisa para ser feita, os prazos ficam apertados e os documentos acabam sendo deixados de lado, vítimas de preconceito por não estarem diretamente relacionados à produção.
Foi o que aconteceu com meu grupo. Escolhemos fazer um jogo de corrida chamado Mach.N e logo de cara sabíamos que haveria muito trabalho: o projeto era ambicioso. No início, focar toda a atenção à produção pareceu ser a decisão certa a ser tomada: afinal, para que escrever algo que o grupo inteiro já sabe? Os problemas disto só surgiram quando, quase ao final do projeto, percebemos que havíamos esquecido de alguns dos atributos dos nossos veículos: o sistema já estava tão fechado que implementá-los não era mais possível. Se o grupo todo estivesse ciente de que os veículos precisariam dos atributos x, y e z, o sistema os consideraria. O que nós deveríamos ter consultado antes de produzir? O que deveria conter essas informações? Sim: o GDD.

No início e ao longo da produção, é vital que o GDD se mantenha atualizado e visitado. Assim, a equipe tem a mesma visão de projeto, garantindo que o resultado seja dentro do esperado.

ruben.23

Prêmios

Mensagem por saim em Qui 06 Fev 2014, 09:07

shatterhand2 escreveu:Acho que foi ignorado quando eu disse antes.
Foi não, Brother. O ponto em que eu quero chegar é que todo mundo parece concordar com o que é importante num jogo, mas a discussão está descambando pra "o que é um roteirista".

O ruben.23 diz que o guionista é um roteirista, você diz que o GDD não é roteiro. Tá, podemos continuar com essa discussão (eu mesmo aprendi o termo "guionista" nesse tópico, então não tenho embasamento pra me impor). Mas a questão do que é importante num jogo, acho que já está definida.
História é bom, mas não essencial. Gameplay, por mais pobre que seja, é essencial.
como assim, por mais pobre que seja?:
Tem jogos que são história. Aprendi, também aqui no fórum, um estilo de jogo chamado "visual novel" em que a interferência do jogador é pouca ou nenhuma - depois podemos discutir se isso pode mesmo ser chamado de jogo. Tem os "escape rooms", também, em que o jogador só clica. São jogos de gameplay muito pouco elaborado, mas não são necessariamente jogos ruins.

saim

Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Qui 06 Fev 2014, 19:52

Bom, já que o assunto é roteiros, uma coisa que me chamou muito a atenção, é que a galera vive procurando gente para formar equipe para desenvolver um jogo em cima das histórias dele, o tópico de ideias e enredo também ta lotado que fila de inss , e agora que chegou o concurso onde poderíamos ter vários roteiristas, temos apenas uns 3, onde foi a criatividade da galera, agora que seria a melhor hora de usa-la?

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por ruben.23 em Qui 06 Fev 2014, 20:59

JoaoVanBlizzard escreveu:Bom, já que o assunto é roteiros, uma coisa que me chamou muito a atenção, é que a galera vive procurando gente para formar equipe para desenvolver um jogo em cima das histórias dele, o tópico de ideias e enredo também ta lotado que fila de inss , e agora que chegou o concurso onde poderíamos ter vários roteiristas, temos apenas uns 3, onde foi a criatividade da galera, agora que seria a melhor hora de usa-la?
Verdade o próprio autor desse tópico devería estar participando! Eu quería aprender com a experiencia dele ao ver os roteiros que ele postasse. Pra falar a verdade, minha intençaõ nesse concurso é de aprender porque sou muito iniciante no assunto, tenho pesquisado muito sobre isso mas é só, sería bom termos participantes experientes, pra assim os iniciantes como eu adquirir conhecimento, a net é muito pobre no assunto, tendo poucas opções pros iniciantes encontrar material pra estudar, com, só sobra fazer um curso o que deve ser carissimo!

ruben.23

Prêmios

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:30

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo