Grupo de objetos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Grupo de objetos

Mensagem por rafarubim em Ter 21 Jun 2011, 13:20

Bom, estou fazendo um jogo em que vão ter muitos inimgos, talvez mais de 100 e eu queria saber: Como os associo a um "grupo" de objetos para quando eu lançar um ataque neles o maker reconhecer se atingiu um objeto nesse grupo?
Ex: lanço um ataque na parede, a parede não faz parte desse "grupo" então nada acontece, mas se lanço num inimigo, e ele faz parte desse "grupo" ele perde vida. Como são muitos os tipos de inimigos, não quero editar cada inimigo para que reconheça o ataque, mas sim qualquer objeto desse grupo. Tem como fazer isso?

Obrigado pela ajuda!

rafarubim

Número de Mensagens : 65
Data de inscrição : 20/01/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Grupo de objetos

Mensagem por gustavo ferreira em Ter 21 Jun 2011, 13:27

faz assim cria um objeto sem sprite e o chame de obj_inimigo ae vc faz o dano acontece com esse objeto ae vc vai em todos os inimigos e coloca ele de parent dos outros tendeu?! qualquer coisa da um post!!

gustavo ferreira

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 470
Idade : 22
Data de inscrição : 03/12/2010
Notas recebidas : C+C+C+C
Reputação : 28
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Grupo de objetos

Mensagem por rafarubim em Ter 21 Jun 2011, 13:31

Hum... eu nunca soube pra que serve sse parent Very Happy
mas se eu fize isso se um inimigo perder vida todos vão perder vida?

rafarubim

Número de Mensagens : 65
Data de inscrição : 20/01/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Grupo de objetos

Mensagem por gustavo ferreira em Ter 21 Jun 2011, 13:33

sim é so vc colocar os pra esse objeto perder vida quando sofrer o ataque ae ele e todos os objetos que tem ele como parent vão sofrer dano tambem !!

gustavo ferreira

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 470
Idade : 22
Data de inscrição : 03/12/2010
Notas recebidas : C+C+C+C
Reputação : 28
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Grupo de objetos

Mensagem por Dancity em Ter 21 Jun 2011, 13:34

Sim, ou você faz com parent ou você atribui uma variável pra cada um dos inimigos.

Dancity

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1339
Data de inscrição : 11/01/2009
Notas recebidas : A
Reputação : 8
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Grupo de objetos

Mensagem por rafarubim em Ter 21 Jun 2011, 13:40

Aí é um problema, se um inimigo perder vida não é pra todos perderem, só ele... o q faço?

rafarubim

Número de Mensagens : 65
Data de inscrição : 20/01/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Grupo de objetos

Mensagem por Lucas 5293 em Ter 21 Jun 2011, 13:51

rafarubim escreveu:Aí é um problema, se um inimigo perder vida não é pra todos perderem, só ele... o q faço?
Faça assim no step do inimigo:
Código:
inimigo_a_destruir=place_meeting(x,y,NOME_DO_OBJETO_BALA)
with(inimigo_a_destruir)
{
instance_destroy()
}

Lucas 5293

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 695
Idade : 18
Data de inscrição : 10/12/2010
Notas recebidas : C-D-B-B-B-C-C-C
Reputação : 18
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

http://dopxgames.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Grupo de objetos

Mensagem por rafarubim em Ter 21 Jun 2011, 14:00

Lucas 3952 escreveu:
rafarubim escreveu:Aí é um problema, se um inimigo perder vida não é pra todos perderem, só ele... o q faço?
Faça assim no step do inimigo:
Código:
inimigo_a_destruir=place_meeting(x,y,NOME_DO_OBJETO_BALA)
with(inimigo_a_destruir)
{
instance_destroy()
}

Vlw tentar, mas vc n viu todo o post, o inimigo vai peder vida, não morrer direto, fora q eu teria q editar isso em todos os inimigos...

Sad

rafarubim

Número de Mensagens : 65
Data de inscrição : 20/01/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Grupo de objetos

Mensagem por saim em Ter 21 Jun 2011, 14:02

você pode, no parent, criar o evento de tirar energia e colocar essa energia como uma variável local. Isso vai fazer com que a energia só seja retirada da instância.
ou, se for uma colisão que tira a energia, você pode colocar no objeto que colide (bala, flecha, sei lá) um evento de colisão com o parent. Aí, nesse evento, manda tirar a energia do "other". "Other" será a instância colidida, não o objeto.

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Grupo de objetos

Mensagem por rafarubim em Ter 21 Jun 2011, 14:14

saim escreveu:você pode, no parent, criar o evento de tirar energia e colocar essa energia como uma variável local. Isso vai fazer com que a energia só seja retirada da instância.
ou, se for uma colisão que tira a energia, você pode colocar no objeto que colide (bala, flecha, sei lá) um evento de colisão com o parent. Aí, nesse evento, manda tirar a energia do "other". "Other" será a instância colidida, não o objeto.

Esse é o objetivo,mas o que acontece e que ha varios inimigos da mesma "especie" no jogo e se um perder vida os utros tambem perdem, e isso que eu quero evitar...

rafarubim

Número de Mensagens : 65
Data de inscrição : 20/01/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Grupo de objetos

Mensagem por saim em Ter 21 Jun 2011, 14:55

Do jeito que eu falei, só o atingido deve perder vida. Se já tiver testado e todos estiverem perdendo vida, algo está errado.

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Grupo de objetos

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:19


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum