Grupo de objetos
em Ter 21 Jun 2011, 13:20
Bom, estou fazendo um jogo em que vão ter muitos inimgos, talvez mais de 100 e eu queria saber: Como os associo a um "grupo" de objetos para quando eu lançar um ataque neles o maker reconhecer se atingiu um objeto nesse grupo?
Ex: lanço um ataque na parede, a parede não faz parte desse "grupo" então nada acontece, mas se lanço num inimigo, e ele faz parte desse "grupo" ele perde vida. Como são muitos os tipos de inimigos, não quero editar cada inimigo para que reconheça o ataque, mas sim qualquer objeto desse grupo. Tem como fazer isso?
Obrigado pela ajuda!
Ex: lanço um ataque na parede, a parede não faz parte desse "grupo" então nada acontece, mas se lanço num inimigo, e ele faz parte desse "grupo" ele perde vida. Como são muitos os tipos de inimigos, não quero editar cada inimigo para que reconheça o ataque, mas sim qualquer objeto desse grupo. Tem como fazer isso?
Obrigado pela ajuda!
- Ranking :
Notas recebidas : C+C+C+C
Número de Mensagens : 470
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 28
Prêmios: 0
: 0
Re: Grupo de objetos
em Ter 21 Jun 2011, 13:27
faz assim cria um objeto sem sprite e o chame de obj_inimigo ae vc faz o dano acontece com esse objeto ae vc vai em todos os inimigos e coloca ele de parent dos outros tendeu?! qualquer coisa da um post!!
em Ter 21 Jun 2011, 13:31
Hum... eu nunca soube pra que serve sse parent
mas se eu fize isso se um inimigo perder vida todos vão perder vida?

mas se eu fize isso se um inimigo perder vida todos vão perder vida?
- Ranking :
Notas recebidas : C+C+C+C
Número de Mensagens : 470
x 0
x 0
Reputação : 28
em Ter 21 Jun 2011, 13:33
sim é so vc colocar os pra esse objeto perder vida quando sofrer o ataque ae ele e todos os objetos que tem ele como parent vão sofrer dano tambem !!
- Ranking :
Notas recebidas : A
Número de Mensagens : 1339
x 0
x 0
Reputação : 8
Prêmios: 1
:
:
em Ter 21 Jun 2011, 13:34
Sim, ou você faz com parent ou você atribui uma variável pra cada um dos inimigos.
em Ter 21 Jun 2011, 13:40
Aí é um problema, se um inimigo perder vida não é pra todos perderem, só ele... o q faço?
- Ranking :
Notas recebidas : C-D-B-B-B-C-C-C
Número de Mensagens : 695
x 0
x 0
Reputação : 18
: 1
em Ter 21 Jun 2011, 13:51
Faça assim no step do inimigo:@rafarubim escreveu:Aí é um problema, se um inimigo perder vida não é pra todos perderem, só ele... o q faço?
- Código:
inimigo_a_destruir=place_meeting(x,y,NOME_DO_OBJETO_BALA)
with(inimigo_a_destruir)
{
instance_destroy()
}
em Ter 21 Jun 2011, 14:00
Lucas 3952 escreveu:Faça assim no step do inimigo:@rafarubim escreveu:Aí é um problema, se um inimigo perder vida não é pra todos perderem, só ele... o q faço?
- Código:
inimigo_a_destruir=place_meeting(x,y,NOME_DO_OBJETO_BALA)
with(inimigo_a_destruir)
{
instance_destroy()
}
Vlw tentar, mas vc n viu todo o post, o inimigo vai peder vida, não morrer direto, fora q eu teria q editar isso em todos os inimigos...

- Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Número de Mensagens : 2964
x 0
x 0
Reputação : 121
: 3
em Ter 21 Jun 2011, 14:02
você pode, no parent, criar o evento de tirar energia e colocar essa energia como uma variável local. Isso vai fazer com que a energia só seja retirada da instância.
ou, se for uma colisão que tira a energia, você pode colocar no objeto que colide (bala, flecha, sei lá) um evento de colisão com o parent. Aí, nesse evento, manda tirar a energia do "other". "Other" será a instância colidida, não o objeto.
ou, se for uma colisão que tira a energia, você pode colocar no objeto que colide (bala, flecha, sei lá) um evento de colisão com o parent. Aí, nesse evento, manda tirar a energia do "other". "Other" será a instância colidida, não o objeto.
em Ter 21 Jun 2011, 14:14
@saim escreveu:você pode, no parent, criar o evento de tirar energia e colocar essa energia como uma variável local. Isso vai fazer com que a energia só seja retirada da instância.
Esse é o objetivo,mas o que acontece e que ha varios inimigos da mesma "especie" no jogo e se um perder vida os utros tambem perdem, e isso que eu quero evitar...
- Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Número de Mensagens : 2964
x 0
x 0
Reputação : 121
: 3
em Ter 21 Jun 2011, 14:55
Do jeito que eu falei, só o atingido deve perder vida. Se já tiver testado e todos estiverem perdendo vida, algo está errado.
Permissão deste fórum: