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Grupo de objetos

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Grupo de objetos

Mensagem por rafarubim em Ter 21 Jun 2011, 13:20

Bom, estou fazendo um jogo em que vão ter muitos inimgos, talvez mais de 100 e eu queria saber: Como os associo a um "grupo" de objetos para quando eu lançar um ataque neles o maker reconhecer se atingiu um objeto nesse grupo?
Ex: lanço um ataque na parede, a parede não faz parte desse "grupo" então nada acontece, mas se lanço num inimigo, e ele faz parte desse "grupo" ele perde vida. Como são muitos os tipos de inimigos, não quero editar cada inimigo para que reconheça o ataque, mas sim qualquer objeto desse grupo. Tem como fazer isso?

Obrigado pela ajuda!
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Re: Grupo de objetos

Mensagem por gustavo ferreira em Ter 21 Jun 2011, 13:27

faz assim cria um objeto sem sprite e o chame de obj_inimigo ae vc faz o dano acontece com esse objeto ae vc vai em todos os inimigos e coloca ele de parent dos outros tendeu?! qualquer coisa da um post!!
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Re: Grupo de objetos

Mensagem por rafarubim em Ter 21 Jun 2011, 13:31

Hum... eu nunca soube pra que serve sse parent Very Happy
mas se eu fize isso se um inimigo perder vida todos vão perder vida?
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Re: Grupo de objetos

Mensagem por gustavo ferreira em Ter 21 Jun 2011, 13:33

sim é so vc colocar os pra esse objeto perder vida quando sofrer o ataque ae ele e todos os objetos que tem ele como parent vão sofrer dano tambem !!
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Re: Grupo de objetos

Mensagem por Dancity em Ter 21 Jun 2011, 13:34

Sim, ou você faz com parent ou você atribui uma variável pra cada um dos inimigos.
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Re: Grupo de objetos

Mensagem por rafarubim em Ter 21 Jun 2011, 13:40

Aí é um problema, se um inimigo perder vida não é pra todos perderem, só ele... o q faço?
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Re: Grupo de objetos

Mensagem por Lucas 5293 em Ter 21 Jun 2011, 13:51

@rafarubim escreveu:Aí é um problema, se um inimigo perder vida não é pra todos perderem, só ele... o q faço?
Faça assim no step do inimigo:
Código:
inimigo_a_destruir=place_meeting(x,y,NOME_DO_OBJETO_BALA)
with(inimigo_a_destruir)
{
instance_destroy()
}
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Re: Grupo de objetos

Mensagem por rafarubim em Ter 21 Jun 2011, 14:00

Lucas 3952 escreveu:
@rafarubim escreveu:Aí é um problema, se um inimigo perder vida não é pra todos perderem, só ele... o q faço?
Faça assim no step do inimigo:
Código:
inimigo_a_destruir=place_meeting(x,y,NOME_DO_OBJETO_BALA)
with(inimigo_a_destruir)
{
instance_destroy()
}

Vlw tentar, mas vc n viu todo o post, o inimigo vai peder vida, não morrer direto, fora q eu teria q editar isso em todos os inimigos...

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Re: Grupo de objetos

Mensagem por saim em Ter 21 Jun 2011, 14:02

você pode, no parent, criar o evento de tirar energia e colocar essa energia como uma variável local. Isso vai fazer com que a energia só seja retirada da instância.
ou, se for uma colisão que tira a energia, você pode colocar no objeto que colide (bala, flecha, sei lá) um evento de colisão com o parent. Aí, nesse evento, manda tirar a energia do "other". "Other" será a instância colidida, não o objeto.
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Re: Grupo de objetos

Mensagem por rafarubim em Ter 21 Jun 2011, 14:14

@saim escreveu:você pode, no parent, criar o evento de tirar energia e colocar essa energia como uma variável local. Isso vai fazer com que a energia só seja retirada da instância.
ou, se for uma colisão que tira a energia, você pode colocar no objeto que colide (bala, flecha, sei lá) um evento de colisão com o parent. Aí, nesse evento, manda tirar a energia do "other". "Other" será a instância colidida, não o objeto.

Esse é o objetivo,mas o que acontece e que ha varios inimigos da mesma "especie" no jogo e se um perder vida os utros tambem perdem, e isso que eu quero evitar...
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Re: Grupo de objetos

Mensagem por saim em Ter 21 Jun 2011, 14:55

Do jeito que eu falei, só o atingido deve perder vida. Se já tiver testado e todos estiverem perdendo vida, algo está errado.
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