GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Dicas Simples - Parte III

3 participantes

Ir para baixo

Dicas Simples - Parte III Empty Dicas Simples - Parte III

Mensagem por dumetal Dom 04 maio 2008, 00:36

Dicas Simples - Parte III

1º-Personagem sofrendo ataques

Essa é uma dica dada pelo meu grande amigo Hiperbite, vou mostrar ela aqui pra vocês pois achei legal e muito interessante.

Você sabe quando o seu personagem perde vida ao encostar no inimigo e começa a piscar? então, essa é uma dica muito boa que vou te dar agora.

Escreva esse código no evento Create do seu personagem:
Código:
piscando=0;
piscando_alarm=0;
Agora, no evento Alarm0:
Código:
if visible=1 then
{
visible=0;
}
else
{
visible=1;
}
piscando_alarm=1;
Evento Alarm1:
Código:
piscando=0;
visible=0;
Evento Step:
Código:
if piscando=1 && piscando_alarm=1 then
{
    alarm[0]=2;
    piscando_alarm=0
}

Agora, crie um evento colision do seu personagem com o inimigo e escreva:
Código:
piscando=1;
piscando_alarm=1;
alarm[1]=2*room_speed;//2 é quantos segundos o seu personagem irá piscar
Simples, e fácil. Não é?

2º- Pause Game
Vou criar um exemplo simples, crie um objeto chamado obj_pause_game, agora crie um evento Key_Press->Enter e execute esse código:
Código:
message_background(nomedo_background)
message_button(nomeda_sprite)
message_text_font("fonte",tamanho,cor,estilo)
show_message(">>>>>>>Jogo em Pausa<<<<<<<")
Nesse código eu não coloquei o código completo, com o nome da sprite, background, etc....
Esse é um exemplo do código completo:
Código:
message_background(back_mensagem)
message_button(spr_button)
message_text_font("arial",10,c_white,1)
show_message(">>>>>>>Jogo em Pausa<<<<<<<")

3º-Colocando videos nos seus jogos

Muitas pessoas teêm dúvidas de como colocá-los nos jogos, pois isso é muito simples.

Primeiro salve o seu video na pasta onde se encontra o seu jogo, chameo como quiser, mas eu vou chamá-lo de videodojogo.avi

Agora crie um objeto chamado video_display, agora adicione um evento create, vá na aba main2 clique e arraste a ação Show a video file.

Pronto, o seu video está sendo reproduzido!

4º-Efeito de profundidade
Um efeito muito simples e ao mesmo tempo muito interessante.
Crie um objeto chamado controlede_fundo adicione um evento Draw e escreva o seguinte código:
Código:
background_x[0]=view_xview/2;
background_y[0]=view_yview/2;
Agora coloque esse objeto nas fases e veja como ficou.

5º- Exemplo de IA

Isso não é bem IA, mas é como se fosse um exemplo.

IA básico:
Código:
if distance_to_object(obj_player)<37   
  {
  vspeed=-14
  }

IA simples:
Evento Create:
Código:
alarm[0]=round(random(90)+90)
Alarm0:
Código:
//aqui o seu inimigo atira e toca o som do tiro ao obj_player se aproximar.
if distance_to_object(obj_player)<150
{
sound_play(snd_tirodoinimigo)
instance_create(x-1,y,bala);
}
alarm[0]=60
Mas se você quiser que o inimigo pule, atira e toque o som do tiro apenas crie o mesmo código de antes, esse:
Código:
if distance_to_object(obj_player)<37   
  {
  vspeed=-14
  }

Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
dumetal
dumetal

Games Ranking : Nota E

Notas recebidas : E
Data de inscrição : 28/03/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 277
Prêmios : Dicas Simples - Parte III Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://malukoes.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas Simples - Parte III Empty Re: Dicas Simples - Parte III

Mensagem por Ruan Qua 11 Jun 2008, 09:35

ótimo tutorial vai ajudar bastante
Ruan
Ruan

Data de inscrição : 10/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 184
Prêmios : Dicas Simples - Parte III Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas Simples - Parte III Empty Re: Dicas Simples - Parte III

Mensagem por CPinheiro Qua 11 Jun 2008, 17:25

Err... autor?
Bem, até que essa matéria ensina algumas coisas, mas o pouse game poderia ser complexo.
CPinheiro
CPinheiro

Data de inscrição : 01/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1015
Prêmios : Dicas Simples - Parte III Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://supermariobrasileiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas Simples - Parte III Empty Re: Dicas Simples - Parte III

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos