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Dicas Simples - Parte III
3 participantes
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Dicas Simples - Parte III
Dicas Simples - Parte III
1º-Personagem sofrendo ataques
Essa é uma dica dada pelo meu grande amigo Hiperbite, vou mostrar ela aqui pra vocês pois achei legal e muito interessante.
Você sabe quando o seu personagem perde vida ao encostar no inimigo e começa a piscar? então, essa é uma dica muito boa que vou te dar agora.
Escreva esse código no evento Create do seu personagem:
Agora, crie um evento colision do seu personagem com o inimigo e escreva:
2º- Pause Game
Vou criar um exemplo simples, crie um objeto chamado obj_pause_game, agora crie um evento Key_Press->Enter e execute esse código:
Esse é um exemplo do código completo:
3º-Colocando videos nos seus jogos
Muitas pessoas teêm dúvidas de como colocá-los nos jogos, pois isso é muito simples.
Primeiro salve o seu video na pasta onde se encontra o seu jogo, chameo como quiser, mas eu vou chamá-lo de videodojogo.avi
Agora crie um objeto chamado video_display, agora adicione um evento create, vá na aba main2 clique e arraste a ação Show a video file.
Pronto, o seu video está sendo reproduzido!
4º-Efeito de profundidade
Um efeito muito simples e ao mesmo tempo muito interessante.
Crie um objeto chamado controlede_fundo adicione um evento Draw e escreva o seguinte código:
5º- Exemplo de IA
Isso não é bem IA, mas é como se fosse um exemplo.
IA básico:
IA simples:
Evento Create:
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
1º-Personagem sofrendo ataques
Essa é uma dica dada pelo meu grande amigo Hiperbite, vou mostrar ela aqui pra vocês pois achei legal e muito interessante.
Você sabe quando o seu personagem perde vida ao encostar no inimigo e começa a piscar? então, essa é uma dica muito boa que vou te dar agora.
Escreva esse código no evento Create do seu personagem:
- Código:
piscando=0;
piscando_alarm=0;
- Código:
if visible=1 then
{
visible=0;
}
else
{
visible=1;
}
piscando_alarm=1;
- Código:
piscando=0;
visible=0;
- Código:
if piscando=1 && piscando_alarm=1 then
{
alarm[0]=2;
piscando_alarm=0
}
Agora, crie um evento colision do seu personagem com o inimigo e escreva:
- Código:
piscando=1;
piscando_alarm=1;
alarm[1]=2*room_speed;//2 é quantos segundos o seu personagem irá piscar
2º- Pause Game
Vou criar um exemplo simples, crie um objeto chamado obj_pause_game, agora crie um evento Key_Press->Enter e execute esse código:
- Código:
message_background(nomedo_background)
message_button(nomeda_sprite)
message_text_font("fonte",tamanho,cor,estilo)
show_message(">>>>>>>Jogo em Pausa<<<<<<<")
Esse é um exemplo do código completo:
- Código:
message_background(back_mensagem)
message_button(spr_button)
message_text_font("arial",10,c_white,1)
show_message(">>>>>>>Jogo em Pausa<<<<<<<")
3º-Colocando videos nos seus jogos
Muitas pessoas teêm dúvidas de como colocá-los nos jogos, pois isso é muito simples.
Primeiro salve o seu video na pasta onde se encontra o seu jogo, chameo como quiser, mas eu vou chamá-lo de videodojogo.avi
Agora crie um objeto chamado video_display, agora adicione um evento create, vá na aba main2 clique e arraste a ação Show a video file.
Pronto, o seu video está sendo reproduzido!
4º-Efeito de profundidade
Um efeito muito simples e ao mesmo tempo muito interessante.
Crie um objeto chamado controlede_fundo adicione um evento Draw e escreva o seguinte código:
- Código:
background_x[0]=view_xview/2;
background_y[0]=view_yview/2;
5º- Exemplo de IA
Isso não é bem IA, mas é como se fosse um exemplo.
IA básico:
- Código:
if distance_to_object(obj_player)<37
{
vspeed=-14
}
IA simples:
Evento Create:
- Código:
alarm[0]=round(random(90)+90)
- Código:
//aqui o seu inimigo atira e toca o som do tiro ao obj_player se aproximar.
if distance_to_object(obj_player)<150
{
sound_play(snd_tirodoinimigo)
instance_create(x-1,y,bala);
}
alarm[0]=60
- Código:
if distance_to_object(obj_player)<37
{
vspeed=-14
}
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Re: Dicas Simples - Parte III
ótimo tutorial vai ajudar bastante
Ruan- Data de inscrição : 10/06/2008
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Re: Dicas Simples - Parte III
Err... autor?
Bem, até que essa matéria ensina algumas coisas, mas o pouse game poderia ser complexo.
Bem, até que essa matéria ensina algumas coisas, mas o pouse game poderia ser complexo.
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