MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem

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Qualidade MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem

Mensagem por Dancity em Sab 18 Jun 2011, 00:55

MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem
Aprenda a fazer o player se mover de maneira fácil


MiniTutos: Visando ajudar a massa iniciante em Game Maker do fórum, eu e o usuário Kevin estamos com um projeto para ensinar a fazer coisas simples, e não apenas ensinar o código mas sim fazer com que o leitor o entenda e o interprete de maneira correta. Com imagens para melhor entendimento.


O Que vamos fazer: Movimentos com W, A, S e D
No estilo RPG:
  • W: Movimento pra cima
  • A: Movimento pra esquerda
  • S: Movimento pra baixo
  • D: Movimento pra direita




Primeiro, vamos botar em teoria o que vamos fazer:

1- Como eu quero que nosso comando possa ser ativado em qualquer parte do jogo, nossos códigos vão no STEP
2- A ação vai acontecer quando apertarmos o botão.
Ou seja, precisamos definir um botão pra quando apertarmos ele, ele faça a ação.

E fazemos isso com um comando:
Código:
if keyboard_check (botão)
No caso, vamos usar o W e então vai ficar:
Código:
if keyboard_check (ord('W'))
Esse código pode ser "traduzido" como: Se apertar o botão W
Nota: Quando a tecla é uma tecla de uma letra, segue esse padrão (ord('Botão'))
Nota²: É necessário colocar a tecla (W) entre apóstrofos (') pois não serve como valor de texto.

Vocês podem perceber que os códigos anteriores começaram com if, mas o que é isso?
if = se //If serve para começar uma condição
Então, como no nosso último código:
Código:
if keyboard_check (ord('W'))
Sem o if a ação do nosso código não terá uma condição para ser aplicado, seria apenas um comando solto.


AÇÃO:
Agora vamos fazer nossa ação, que vai ser executada pelo comando que fizemos.
Quando temos um comando e uma ação no mesmo código, a ação vai estar sempre entre chaves ({; })

Pra fazer nosso movimento, vamos usar variáveis próprias do GM: hspeed e vspeed
hspeed = (Horizontal Speed) Velocidade Horizontal
vspeed = (Vertical Speed) Velocidade Vertical

Um valor numérico é atribuído a essas variáveis:

(Representação de um plano de valores das variáveis vspeed e hspeed)

Observe, a imagem acima. O centro (onde as duas linhas se encontram) representa o seguinte valor:
hspeed=0
vspeed=0


O Movimento que nós queremos dar pro nosso comando é "cima"
Observando a imagem, podemos concluir que o movimento "cima" é dado por vspeed negativo

Então aqui vai um exemplo de como deve ficar nosso código:
Código:
if keyboard_check (ord('W'))
{vspeed=-5}

Agora só precisamos fazer basicamente a mesma coisa com as outras direções, mas só devemos ficar atentos com vspeed e hspeed
Código:
if keyboard_check (ord('A')) // Pra esquerda
{hspeed=-5}

if keyboard_check (ord('S')) // Pra baixo
{vspeed=5}

if keyboard_check (ord('D')) // Pra Direita
{hspeed=5}

Nota: Só lembrando que esses códigos vão no STEP

Podemos testar o jogo.
Ainda não é a movimentação que nós queremos.

Nós ainda precisamos fazer nosso player parar ao soltar as teclas. Podemos fazer isso com: keyboard_check_released onde a ação é ativada após soltar a tecla. Simples assim:
Código:
if keyboard_check_released (ord('W'))
{vspeed=0}

Mas aí nós teriamos que fazer vários códigos denovo, existe algum jeito de simplificar isso?
Sim! Vamos usar or.
Or = Ou - Serve para adicionar mais de uma opção de execução de uma ação.
Assim nosso código fica:

Código:
if keyboard_check_released (ord('W')) or
keyboard_check_released (ord('A')) or
keyboard_check_released (ord('S')) or
keyboard_check_released (ord('D'))
{
vspeed=0;
hspeed=0;
}

Pronto, Terminamos nosso movimento. Pode testar, parabéns esse já é um começo.
Resultado do nosso código:
Resultado:
STEP:
Código:
if keyboard_check (ord('W')) // Pra cima
{vspeed=-5}

if keyboard_check (ord('A')) // Pra esquerda
{hspeed=-5}

if keyboard_check (ord('S')) // Pra baixo
{vspeed=5}

if keyboard_check (ord('D')) // Pra Direita
{hspeed=5}

if keyboard_check_released (ord('W')) or
keyboard_check_released (ord('A')) or
keyboard_check_released (ord('S')) or
keyboard_check_released (ord('D'))
{
vspeed=0;
hspeed=0;
}

E agora encerro este tutorial. Espero que tenham gostado, tentei detalhar o máximo possível.
Aqui está a engine do que foi feito no tutorial: Download (.gmk - 9,04KB)

Créditos: Dancity & Kevin

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Qualidade Re: MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem

Mensagem por Nuclear em Sab 18 Jun 2011, 01:33

Ficou muito bom o tuto. Quando eu era iniciante a coisa q mais gostava era tuto com bastante imagens isso costuma ajudar bastante. Ficou bem explicado nota 10

OFF: Sempre achei mais facil usar a movimentação com x e y do que com hspeed e vspeed

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Qualidade Re: MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem

Mensagem por Dancity em Sab 18 Jun 2011, 01:41

Pra mim não fazia diferença, mas o kevin falou que a movimentação por x e y é melhor quando são movimentos pequenos (4px no máximo)

Mas na prática são bem parecidos, que bom que gostou do tuto. xD
Demorei bastante pra fazer ;D e já to fazendo outro agora.

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Qualidade Re: MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem

Mensagem por Mentos e Coca-cola em Sab 18 Jun 2011, 09:05

aChei muito bom o tutorial, muito bem formatado, explicação bem nítida, as imagens tambem estão boas, irá ajudar bastante os iniciantes, tambem prefiro usar em X e Y, assim ficaria mais facil, mas se seu parceiro opinou por Hspeed e Vspeed, cada um tem seu jeito de ensinar, muito bom, nota 9.9
Atenciosamente, Mentos e coca-cola

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Qualidade Re: MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem

Mensagem por Dancity em Sab 18 Jun 2011, 11:55

Obrigado por comentar!
Já que todos preferem movimento por x e y nós ainda vamos fazer um tutorial com esse sistema.

Mesmo assim obrigado ;D

No proximo tutorial vou explicar sobre if, and, not, else e or.

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Qualidade Re: MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem

Mensagem por Kevin em Sab 18 Jun 2011, 13:41

Muito Bom Dancity.. vc editou direitinho nosso Tutorial Happy

meus parabéns Smile

sobre a questão de X e Y pra Movimentação você precisa apenas Trocar algumas coisas:

Hspeed por X

Vspeed por Y

um exemplo bem rápido:

hspeed=+5 //move personagem pra direita

mude isso para:

x+=5 //tbm move ele pra direita isso

...

e fazendo a movimentação com o X você pode cancelar a parte de verificação de solta do botão... ou seja.. ficará mais simples... assim:

Código:
if keyboard_check (ord('W')) // Pra cima
{y-=5}

if keyboard_check (ord('A')) // Pra esquerda
{x-=5}

if keyboard_check (ord('S')) // Pra baixo
{y+=5}

if keyboard_check (ord('D')) // Pra Direita
{x+=5}



bem.. em um dos tutos iremos explicar o pq + antes do igual (no caso do x e y) e do + depois do igual (caso do hspeed e vspeed)...

mais é isso ae pessoal


Obrigado por comentarem... e até + Happy

abraço

abraço

Kevin

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Qualidade Re: MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem

Mensagem por Dancity em Sab 18 Jun 2011, 17:39

É Como o kevin disse, vamos fazer vários tutoriais ensinando a fazer coisas simples. Espero que vocês possam acompanhar, e que os iniciantes entendam.

Abraços ~ Dancity

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