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Ricochete na parede

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Ricochete na parede

Mensagem por EMCM em Sex 17 Jun 2011, 09:03

alguém sabe como fazer para a bola fazer ricochete na parede deste modo:


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Re: Ricochete na parede

Mensagem por sonic luan em Sex 17 Jun 2011, 09:09

na colisão com a parede coloca a função: Move Fixsed.
seleciona todas as direções menos a do meio e escolhe a velocidade.
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Re: Ricochete na parede

Mensagem por Mr.Brum em Sex 17 Jun 2011, 09:12

AXO QUE SERIA A FUNÇÃO: move_bounce.

esta aih ó:

http://img833.imageshack.us/i/aesgm.png/

circulado de amarelo.
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Re: Ricochete na parede

Mensagem por saim em Sex 17 Jun 2011, 10:00

@sonic luan escreveu:na colisão com a parede coloca a função: Move Fixsed.
seleciona todas as direções menos a do meio e escolhe a velocidade.
Que função é essa?
PS: Quanto à pergunta, acho que o mrbrum22 já respondeu.
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Re: Ricochete na parede

Mensagem por sonic luan em Sex 17 Jun 2011, 10:18

@saim escreveu:
@sonic luan escreveu:na colisão com a parede coloca a função: Move Fixsed.
seleciona todas as direções menos a do meio e escolhe a velocidade.
Que função é essa?
PS: Quanto à pergunta, acho que o mrbrum22 já respondeu.
move fixed não conhece? a quanto tempo não meche no game maker?
eu respondei primeiro que mrbrum22 e tambem da para faser iso com a função que ele dise e um dos jeitos, as duas respostas estão sertas. Happy
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Re: Ricochete na parede

Mensagem por saim em Sex 17 Jun 2011, 14:07

@sonic luan escreveu:move fixed não conhece?
Não, não conheço. O manual que tenho aqui, também não. Ah, peraí, tem uma ação "move fixed", mesmo!
@sonic luan escreveu:a quanto tempo não meche no game maker?
Umas 2 horas, no mínimo, mas com D&D, tem pelo menos 2 anos que eu não mexo. Por isso não me lembrei dela nem achei no manual. Pro manual, ações e funções parecem ser coisas diferentes (mas eu concordo com você, realmente a diferença é irrisória, pra não dizer nenhuma).
@sonic luan escreveu:eu respondei primeiro que mrbrum22 e tambem da para faser iso com a função que ele dise e um dos jeitos, as duas respostas estão sertas. Happy
Hm..., não, nesse caso, eu discordo. Apesar de não usar D&D a muito tempo, ainda lembro que o game maker escolhe uma das direções marcadas, aleatoriamente. Não segue nenhuma lógica de colisão. Assim, ao tocar na parede, o ricochete pode acontecer através da parede - o que acarretaria numa segunda colisão e uma segunda escolha aleatória de direção e assim sucessivamente, podendo deixar o objeto meio maluco. Não consigo ver a imagem postada pelo EMCM desse computador daqui, mas duvido que seja isso que ele quer.
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Re: Ricochete na parede

Mensagem por Willy em Sex 17 Jun 2011, 14:15

Se for um objeto solido, use isso na colisão com a parede:
move_bounce_solid(1);

Caso seja para objetos sólidos ou não sólidos:
move_bounce_all(1);

Esse comando só funciona se o movimento do objeto que vai bater na parede é feito com speed/hspeed/vspped. Caso contrario, você terá que fazer na unha.

Espero ter ajudado!
blz
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Re: Ricochete na parede

Mensagem por Mr.Brum em Sex 17 Jun 2011, 14:19

Se for um objeto solido, use isso na colisão com a parede:
move_bounce_solid(1);
Caso seja para objetos sólidos ou não sólidos:
move_bounce_all(1);

está certo que o willy disse,eu quis mostrar a mesma coisa só que por D&D já que o usuário parece ter dificuldade com o GML.

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Re: Ricochete na parede

Mensagem por saim em Sex 17 Jun 2011, 15:48

@Willy escreveu:Caso contrario, você terá que fazer na unha.
Pago R$0,20 pra quem conseguir fazer, na unha, uma colisão em qualquer ângulo de parede.
Sério, venho tentando a uns 3 dias um código rápido só pra descobrir qual é o ângulo.
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Re: Ricochete na parede

Mensagem por Willy em Sex 17 Jun 2011, 17:43

R$0,20? Hum... Tentador...

Esse é um dos maiores problemas do Game Maker, a colisão. Se alguém conseguir fazer uma colisão perfeita em todos os ângulos, eu tiro o chapéu (apesar de eu não usar um) e ainda por cima coloco mais R$0,10 na proposta do Saim. O Kabeção (se eu não me engano), fez uma engine de Sonic que andava em terrenos acidentados (key alguma coisa...).
Bom, isso é um assunto offtopic, então é melhor parar por aqui.
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