GML no C++

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GML no C++

Mensagem por Jiraya em Qui 16 Jun 2011, 01:50

Olá a todos!
nesse meio tempo que estive fora, n fiquei apenas de braços cruzados, andei criando um header baseado em allegro que contenha algumas funçoes do game maker, para facilitar a criação de jogos em c++.
ainda esta em versão ALPHA/BETA 0.1
em alguns dias consegui escrever cerca de 600 linhas de comandos em c++ para interpretar gml.
o header ja da suporte para o básico de um jogo simples.
com menos de 8 linhas vc ja cria a janela e deixa tudo pronto para começar a programar seu jogo, sem precisar passar por aquele enorme codigo da winApi.

Código:

#include <gml.h>
using namespace G;
int main(void)
{
game_start(640,480);
while(!END)
{
set_automatic_draw();
};
game_end();
};
END_OF_MAIN();
como podem ver é um curto código básico, para iniciar a janela e desnhar o básico
n se preoculpem e deletar os recursos add no jogo.
a função game_end() faz isso por você, na função game_end() tem despejo de memoria, assim quando finaliza o jogo, n fica ponteiros esquecidos na ram Happy.

sem mais delongas aqui esta o link para download







esta um pouco pesado pelo fato de haver alguns exemplos juntos.

em breve vou criar um editor de mapas, para facilitar a criação dos jogos.

bom para quem conseguiu se familiarizar com o header, se puder criar alguns exemplos que n tenha no pacote, por favor poste aqui, que irei fixa-lo neste post :]


Última edição por Jiraya em Sex 17 Jun 2011, 17:57, editado 2 vez(es)

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Re: GML no C++

Mensagem por Fuzenrad em Qui 16 Jun 2011, 22:01

O loco.. nervoso Agora fiquei impressionado, você está criando um interpretador de GML para C++, gostei mesmo. É um impulso legal pra quem quer seguir no desenvolvimento de jogos em C++.

Apoio totalmente esse projeto.

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Re: GML no C++

Mensagem por Dancity em Qui 16 Jun 2011, 22:20

Nossa realmente muito interessante sua idéia. Gostei muito, espero que dê tudo certo com esse projeto, parabéns pela iniciativa!

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Re: GML no C++

Mensagem por Kevin em Qui 16 Jun 2011, 22:37

Meus parabéns... fiquei imprecionado agora Happy...

se quiser uma ajuda na parte de GML estou a disposição Happy

bem...

sobre o seu projeto.. ainda naum baixei pelo motivo deq minha net é discada.. e é 13 MB.. vou demorar um pouco pra baixar isso =/...

mas... estava pensando aqui comigo... em fazer um maker parecido com o LGM... só que com C++... que vc acha??? se gostar da idéia me manda um MP e agente fala mais sobre... gostaria MUITO de fazer mais exemplos para esse teu programinha... mas... ele é meio pesadinho pra minha net Razz

amanhã provavelmente estarei mais avontade.. e irei colocar ele pra baixar e deixar umas 4 horas baixando (eah... vai demorar+ou- issu XD)

bem.. é isso ae.... flws cara...

e parabéns pelo trabalho =)

té+

abraço

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Re: GML no C++

Mensagem por Jiraya em Sex 17 Jun 2011, 00:14

vlws Happy

@kevin
bom talves você e qualquer outro programador possa ajudar em outra coisa.
citando as funçoes ou sistemas indispensaveis e importantes para o header.

com base neste header, talves eu faça outro para xna e java.
estou fazendo isso com o intuito de romper as barreiras impostas pela dificuldade das outras linguagens.
ja que gml é a linguagem mais facil e muito flexivel comparada as outras, escolhi o gml para tornar uma linguagem "universal" para as outras IDE´s


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Re: GML no C++

Mensagem por Knonick em Sex 17 Jun 2011, 09:42

Eu aprovo totalmente o projeto. Tomara que dê certo até o final. Sempre quis programar em alguma linguagem que não seja GML, mas eu nunca entendi muito bem. Baixei o programa e segui os passos, mas depois de iniciar um novo projeto e colocar o código, não sei mais o que fazer. Acho melhor eu estudar antes de tentar fazer alguma coisa.

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Re: GML no C++

Mensagem por Jiraya em Sex 17 Jun 2011, 11:54

vc testou os exemplos que vieram juntos?
Depois de fazer o basico é só começa a programar com gml
draw_text
instance_create
sprite_add
sound_add
sound_play
Etc...


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Re: GML no C++

Mensagem por .:Allison:. em Sex 17 Jun 2011, 12:06

Cara, *-*, sem palavras essa interpretação para programadores é tudo, eu ainda não programo em C++, porém guardarei, assim que começar a estuda usarei !!!

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Re: GML no C++

Mensagem por Kevin em Sex 17 Jun 2011, 13:55

Jiraya.... poderia me ver esse seu projeto sem os exemplos??? para que eu pudesse baixar mais rápido ? (como dito no meu ultimo post... to com net discada e é tenso baixar uma coisa maior q 2 MB... :S ... ashuahsaush eu ri Razz)

bem... pra mim ver oq falta e etc... de script's e funções básicas só vendo como este sistema se comporta com a linguagem do GM e quais ele possui...

bem.. é isso ae Jiraya.. Thank's por tudo Smile

e adoraria ter a linguagem do GM pra JAVA e XNA *-*

bem... é isso ae... vlw... e até +

abraço

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Re: GML no C++

Mensagem por saim em Sex 17 Jun 2011, 14:25

Primeiramente, parabéns pela iniciativa e pela habilidade.

Jiraya escreveu:andei criando um header baseado em allegro que contenha algumas funçoes do game maker, para facilitar a criação de jogos em c++.
Poxa, acabei de devolver um livro de c++ porque decidi que vou estudar Java ao invés de c++! Você não gostaria de fazer isso em Java, não?
Jiraya escreveu:@kevin
bom talves você e qualquer outro programador possa ajudar em outra coisa.
citando as funçoes ou sistemas indispensaveis e importantes para o header.
Hm... Todas? Sem brincadeira, fiz um jogo mais sério que, se não usa todas as funções, chega perto. Mas acho que você quer saber do que é mais importante, não é? Vamos lá:
    funções de colisão (place_meeting, instance_position, collision_rectangle, etc)
    move_bounce (essa, eu não consigo emular de jeito nenhum! Isso faz dela uma função importantíssima de ter nativa. A menos que alguém consiga...)
    funções de draw, incluindo as avançadas

e, não sei se isso é genérico pra qualquer língua de programação, ou se só existem no game maker, mas não saberia mais fazer um jogo sem:
    surfaces
    scripts
    eventos

Jiraya escreveu:com base neste header, talves eu faça outro para xna e java.
Êêêê!!! Fico aguardando, então!!! felicidade

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Re: GML no C++

Mensagem por Jiraya em Sex 17 Jun 2011, 18:01

@Kevin
claro, ja coloquei o link para download do header sem exemplos.

@saim
o header ja tem suporte para surface.
script e eventos, você pode fazer manualmente, pois em c++
script=função
instance position ja tem, collsion_rectangle e place_meeting eu irei fazer.

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Re: GML no C++

Mensagem por vinians em Sex 17 Jun 2011, 19:27

Interessante o projeto Jiraya! Eu sou fissurado em construção de interpretadores. Mas o seu projeto não é um interpretador e sim um frame work com funções nomeadas de forma a facilitar a programação de um jogo já que muitos aqui conhecem GML.

script=função
Não, script não é uma função. Um script pode ter a "forma" de uma função como no GML, porém um script "roda" dentro de uma linguagem ou aplicativo HOST como o ECMA, Java Script, entre outros.
Gostei muito desse projeto pois fiz bastante çodigo usando Allegro + C + DevC++ é muito interessante. Eu estava até fazendo um maker com linguagem script em formato Basic e aplicativo HOST, porém comecei estudar Java e agora, pretendo criar algo em Java.
Boa sorte com seu projeto!

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Re: GML no C++

Mensagem por Lord Minus em Sex 01 Jul 2011, 18:37

To sem palavras vc é um gênio eu to babando sério o janx era meu hidolo ams agora é vc taaaaaaaalokooooooo eu não faria isso nem em 10000000000000 de anos desculpa o jeito mas é que eu me empolguei ja coloquei a página como favorito táaa lokoooo ////////
vc entende de delphi? se sim tenta fazer o mesmo em delphi p favor Go Go Go Go Go Go Go Go Go Go Go Go Go Go Go

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Re: GML no C++

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