GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Game Maker - Aula 4 - Variáveis

Ir para baixo

Game Maker - Aula 4 - Variáveis Empty Game Maker - Aula 4 - Variáveis

Mensagem por .:Allison:. Sex 10 Jun 2011, 14:44

Entendendo Variáveis

Nome: Entendendo Variáveis
Nível: Iniciante
Descrição: Entenda tudo sobre variáveis, seu posicionamento e para que servem.
Créditos: .:Allison:.

Um dos assuntos mais importantes em uma linguagem de programação, sem dúvida são as variáveis. Elas são usadas para qualquer tipo de jogo, mini jogo, software ou qualquer outra coisa, são uma das coisas mais importantes e fáceis de manusear, nesse assunto, falaremos tudo sobre elas, vamos entender um pouco como elas trabalham, não se preocupe se você não dominar o assunto, com um tempo pegamos jeito para a coisa.

Variáveis são blocos de memórias que guardam informações ou dados, essas informações ficam na sua memória RAM, até que seu executável seja fechado. Como são arquivas na memória RAM, não ocupa muito espaço no seu executável. Como eu disse, elas irão guardas as informações que você der, existem três tipos de variáveis são as locais, globais e temporárias. Além desses três tipos, o Game Maker possui um conjunto de variáveis internas que já são pré-programadas.

As variáveis são escritas de uma forma bem simples, são escritas: nome = valor O nome pode ser qualquer um, portanto que não contenha acentos, cedilhas ou tios. Não comece com números, não passe de 64 caracteres ou que não seja um nome de um recurso, por exemplo, o nome de um objeto. Essas exigências agem contra os bugs, como qualquer outra linguagem de programação, o GM não trabalha com acentuação. Se elas começarem com algum número, o Game Maker irá interpreta como um valor real, porém se for escrita após qualquer letra, passará a pertencer à variável. Os valores ou expressões, como são chamados, podem guardar informações de valores reais, números hexadecimais, como ($00FFCC), começando com o símbolo “$”, strings, que são simplesmente palavras, porém o Game Maker só reconhece como palavras, as letras que estiverem dentro das aspas (‘’) ou aspas duplas (“”), ou expressões mais complicadas.

Variáveis Locais
Variáveis locais, como o nome já supõe, ficam apenas no local em que foi criado, ou seja, ela não é usada em outro objeto, script ou room. Sendo escritas normalmente, elas são declaradas geralmente no Creat ou Game Start. Por exemplo: nome = “Allison”
Aqui dizemos que a variável nome é igual a Allison, ou seja, depois pode ser usada, por exemplo, no draw assim: draw_text(x,y,nome) Nesse caso, ele desenhará na tela, pela função draw_text, nas posições x e y, que é o que veremos da que a pouco, a variável nome, que no caso é igual a Allison. Nesse caso, ficaria na tela o nome Allison, é assim que ela funciona, ela guarda as informações para depois serem usadas. Poderíamos simplesmente fazer draw_text(x,y,”Allison”) Porém, como estamos falando de variáveis...

Variáveis Globais
Diferente das variáveis locais, as globais são usadas em qualquer objeto, script e room. Porém são escritas de outra forma, assim: global.nome = valor Funciona da mesma forma. Vou dar um exemplo aonde estou usando ela. No caso, nossa variável é global.nome = “Allison”, ela foi declarado no Create e agora no evento Step colocamos:
show_message(“ Seu nome é”+ string(global.nome) )
Aqui irá aparecer uma caixa de diálogo aonde aparecerá “Seu nome é Allison”, no nosso caso, poderia ser qualquer outro nome, por exemplo, podemos colocar para o usuário inserir seu nome, guarda-lá em uma variável e depois jogar na tela a variável que está com o nome dele.

Variáveis Temporárias
As variáveis temporárias, novamente como o nome já supõe, são aquelas que ficam ali e só atuam até o final do código ou até ser imprestável, não são declaradas do modo normal, são declaradas pela função var, pode ser feito: var nome. Pode-se ser usada, por exemplo, para um sistema de inserção de dados e também podem ser declaradas em qualquer evente, por exemplo:
var nome, idade;
nome = get_string(“Insira seu nome”, “Allison”);
idade = get_string(“Insira sua idade”, “15”);
draw_text("Seu nome é"+ string(nome)+"#Sua Idade é"+string(idade))

Nesse exemplo que eu dei, ele declara duas variáveis, são elas nome e idade, depois definimos que a variável de nome será o que o usuário colocar, pela função get_string, logo após, dizemos o nome e idade que ele inseriu pela função get_string.

Variáveis Internas ou Build-in Variables
Como o nome já diz, claro, esses tipos de variáveis são internas do Game Maker, atribuída a todos os objetos, não precisando ser declaradas, para usar as variáveis temporárias, basta colocar em qualquer script que você esteja usando. Um exemplo é a variável speed que em português significa velocidade, ela configura a velocidade do objeto, todos os objetos tem essas variáveis, ela já está embutida, para configurarmos usamos speed = 5 isso indica que a velocidade do objeto aonde foi atribuída. São inúmeras variáveis internas, vou dar o exemplo de algumas mais importantes, são elas:
x, y speed, vspeed, hspeed, image_index, image_scale, entre muitos outros, você pode conferir todas as Build-In Variables no menu Scripts e depois na função Show Build-in Variables.

Variáveis Locais em outros objetos
Bom, como eu disse logo no começo o uso da variável local é restringido a outros objetos, ou seja, só pode usá-la no objeto no qual foi criada, porém temos uma pequena exceção para essa exigência. Podemos sim, usar uma variável local do objeto bola, por exemplo, no objeto jogador, isso é possível quando dizemos de que é a variável a ser usada, com o nome do objeto e um “.”, por exemplo, queremos modificar a velocidade do nosso objeto bola, porém em um código que se situa no objeto jogador, assim fazemos: bola.speed=5, aqui dizemos que a velocidade da bola é igual a 5, se usarmos somente o speed, o GM vai reconhecer como uma variável local,ou seja, do objeto jogador.

Essa nossa aula de hoje chegou ao fim, hoje aprendemos bastante coisa sobre um assunto bem interessante. Se não entenderam, que é quase impossível leia e re-leia várias vezes e, por favor, pratiquem bastante! Até Mais.

Para ver o índice de todas as minhas aulas Clique Aqui

“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez.”
Thomas Edison

.:Allison:.
.:Allison:.

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 630
Prêmios : Game Maker - Aula 4 - Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 14 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://clubmaker.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos