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Criando inimigos estilo Mario

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Mensagem por GMBR Sáb 29 Mar 2008, 14:12

Criando inimigos estilo Mario


1º Inimigo Comum


Nosso primeiro inimigo, é aquele que fica andando de um lado para o outro, vamos dizer aquele movimento clássico.

Primeiro crie as sprites do inimigo, uma chamada "spr_inimigo_esquerda" e outra chamada "spr_inimigo_direita" (Sem aspas). Agora, crie um bloco chamado "obj_bloco_colisor" ou "obj_colisor" como quiser, nas propriedades do bloco desmarque a opção visible (para que ele não apareça no jogo).

Muito bem, já criamos as sprites do inimigo e o bloco, agora vamos criar um objeto para o inimigo, chame-o como quiser, crie um evento create e escreva os seguintes códigos:

Código:
var_penochao = true
var_parado = true
var_direita = true
var_velocidade = 4

Código:
image_speed=0.55 // você também pode mudar a velocidade, a que te agrada melhor
Vá na aba move clique e arraste o código Start moving in a direction Clique na seta virada para a direita, em Speed coloque 3 e não marque a opção Relative, agora clique em Ok.

Crie um evento Step e escreva o código:

Código:
//AQUI VOCÊ DEFINE A GRAVIDADE
if place_free(x,y+1)
    {
    var_penochao = false
    gravity = 0.75
    }
else
    {
    var_penochao = true
    gravity = 0
    }


//LIMITAR VELOCIDADE DE QUEDA
if (vspeed > 10) {vspeed = 10}

Já estamos no final, crie um evento colision com o obj_colisor e escreva:

Código:
if sprite_index=spr_inimigo_direita
{
sprite_index=spr_inimigo_esquerda;
}
else
{
sprite_index=spr_inimigo_direita;
}



Logo depois:

Código:
hspeed*=-1;//isso inverte a velocidade ao bater no obj_colisor

Mas ele vai cair se eu não colocá-lo num bloco, então crie um bloco chamado obj_chão, esse bloco serve para o inimigo não cair, então crie um evento colision do inimigo com o obj_chão e escreva:

Código:
move_contact_solid(direction,8)
vspeed = 0

2º Inimigo Planta

Crie um inimigo planta e chame-o de "piranahplant" sem aspas, eu utilizei esse sprite:

http://img248.imageshack.us/my.php?image=inimigoft8cj7.gif

Código:
//game_init()

global.just_died=false
global.Is_Registered=gamemaker_registered
global.gamepad=false
global.outpipe="right"
global.stomp_tally=0
global.shell_tally=0
global.card1="blank"
global.card2="blank"
global.card3="blank"
global.current_world=1
global.lastlevel=noone;

Agora crie um objeto para o inimigo e chame-o de piranahplant também. Crie um evento Create e escreva:

Código:
action="down"
image_speed=0.5
firehit=false

Crie um evento Alarm0 e escreva:

Código:
if instance_find(Mario,0)
{
if instance_find(Mario,0)and (x-Mario.x >24 or x-Mario.x <-24) action="up"
else alarm[0]=30
}
else
action="up"

Agora Alarm1:

Código:
action="down"

Evento Step:

Código:
if firehit=true instance_destroy()
if action="stand"
{
}
if action="down"
{
if y!=ystart+100
y+=1
else
{
  action="stand"
  alarm[0]=60
}
}
if action="up"
{
if y=ystart {action="stand" alarm[1]=60}
else y-=1
}

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Mensagem por GuiRPG Ter 01 Jul 2008, 00:08

bem explicado!!!
XD!
Gostei!
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Mensagem por alexgatimm Ter 04 Ago 2009, 17:49

hey vcara vc e de ais mas ja e que etao bom no gml vc poderia me ensinar criar um mini joguinho do gta sois eu ja tenho os sprites vc poderia ?????
sou novato na cou mas ja manjo demais do programa kk
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Mensagem por alexgatimm Qua 05 Ago 2009, 09:21

sera que nun tem unm vode que vc poe no obj_inimigo e pronto!!!
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Mensagem por nanos233 Qua 05 Ago 2009, 09:26

alex naum dê post duplo

A explicação ta mto bem feita Happy
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Mensagem por alexgatimm Qua 05 Ago 2009, 09:27

naun entendi post duplo tu pode explicar ( muito obrigado)
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Mensagem por nanos233 Qua 05 Ago 2009, 09:42

post duplo é qndo vc posta duas vezes seguidas
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Mensagem por alexgatimm Qua 05 Ago 2009, 09:44

aa agora que eu voi kk que eu tnha postado um post duplo kkkkk
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Mensagem por Dancity Qua 05 Ago 2009, 11:36

Gente olha a data do post... Acho que o criador do forum nem tá mais aki na GMBR...
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Mensagem por alexgatimm Qua 05 Ago 2009, 12:58

kkkkkkkkkkkkkkk
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Mensagem por nanos233 Qua 05 Ago 2009, 12:59

alex, vc floodou, evite fazer isso
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Mensagem por alexgatimm Qua 05 Ago 2009, 13:00

if que que tem pow
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Mensagem por nanos233 Qua 05 Ago 2009, 13:01

ta nas regras q é proibido flood, vc leu as regras?
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Mensagem por alexgatimm Qua 05 Ago 2009, 13:02

oxe mas o que e flood
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Mensagem por nanos233 Qua 05 Ago 2009, 13:04

veja nas regras, aproveite e leia tudo Happy
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Mensagem por Hélio Qua 05 Ago 2009, 20:03

Bom, na verdade os dois estão floodando, evite este tipo de "chat" nos tópicos, apenas se for comentar sobre algo que influencie no crescimento do fórum.
Na hora que o nanos disse que floodar é proibido e está nas regras, já cometeu o mesmo erro, floodou junto com o outro, é o típico erro que deve ser evitado
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Mensagem por alexgatimm Sex 07 Ago 2009, 09:14

ou galera eu queria uma ajud"onaaaaaaaa" principalmente peço a vc nanos queriaq que algem pudesse me ajudar a criar um jogo do mario eu ja to com os sprites ja tenho ele movimentando para frente e tras so o pulo que ta dando errado vc pode me ajudar nanos ou alguem mas en tudo que eu precissar me add ai no msn alex-gatimm@hotmail.com e vamo conversar pra me ajudar kk????????
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