Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Engine empurrar objeto
por PacificoDesigner Hoje à(s) 3:11 pm

» Game Maker Studio PRO + Modulo Android
por Caioc Hoje à(s) 2:58 pm

» Empurrar blocos - GMS
por PacificoDesigner Hoje à(s) 2:38 pm

» Programador nível profissional
por kammer_black Hoje à(s) 12:15 pm

» [SAIBA O QUE É!] IBR Magazine
por Shafter_ Hoje à(s) 9:47 am

» Desenho para Iniciantes: Rabiscando em 3D
por namikazealexandre Hoje à(s) 2:57 am

» Calendário de concursos
por dharrison Hoje à(s) 12:37 am

» [GMBR JAM #01] TNT
por Dotted Chaos Ontem à(s) 10:57 pm

» Manipulando Janelas
por Sewer Crawler Ontem à(s) 7:56 pm

» [IBR MAGAZINE] 1ª Edição
por Shafter_ Ontem à(s) 5:19 pm

» "//ENGINE DE PAUSE\\"
por GeraldRobotnik Ontem à(s) 3:45 pm

» [Dúvida]Como usar um modelo como Ground?
por GeovaniCMX Ontem à(s) 3:35 pm

» resetar as vidas na próxima room?
por Katerp Ontem à(s) 2:14 pm

» Sonoplastia - Começando a gravar !!! - PT.2
por VitorClc Ontem à(s) 9:10 am

» Ajuda com menu no GMS
por allan_machado49 Ontem à(s) 3:16 am

» [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
por mrbrum22 Qui Dez 18, 2014 7:06 pm

» [Off Topic] Pérolas GMBR
por mrbrum22 Qui Dez 18, 2014 6:39 pm

» [CQ-Anual] Kill To Pass
por Lukbebalduke Qui Dez 18, 2014 6:16 pm

» Criação De Sprites
por Isquilo_Roedor Qui Dez 18, 2014 3:27 pm

» [Dúvida] Qual a importância dos "Parênteses"no"if"
por JoaoVanBlizzard Qui Dez 18, 2014 10:37 am

» Quem quer Uma Engine, e de Quê?
por theguitarmester Qui Dez 18, 2014 8:32 am

» Casa Estilo TDS
por Wendryos - Black Horn Qui Dez 18, 2014 7:41 am

» Animação para Jogos
por PedroIgor Qui Dez 18, 2014 7:18 am

» como mostrar valores em ordem alfabetica
por matheusco Qua Dez 17, 2014 5:36 pm

» a procura de dicas e ideias
por Isaque Onix Qua Dez 17, 2014 1:29 pm

» Contador De Moedas
por Wendryos - Black Horn Qua Dez 17, 2014 12:45 pm

» [AJUDA] Personagem com Sprites divididos
por Roooger Qua Dez 17, 2014 10:40 am

» [Android] Square
por caiquerafinha Qua Dez 17, 2014 9:25 am

» [Android] Outside Forest
por DooMan Qua Dez 17, 2014 9:03 am

» [Dúvida] Trabalhando com objetos animados 3D [GMS]
por Sewer Crawler Ter Dez 16, 2014 8:08 pm

» Baixe Professora game maker 2
por efraim leonardo Ter Dez 16, 2014 8:04 pm

» Opinião: Site sobre etapas do desenvolvimento.
por matheusco Ter Dez 16, 2014 7:27 pm

» Equipe para desenvolvimento de jogos educativos
por Isaque Onix Ter Dez 16, 2014 7:20 pm

» [GMBR Magazine] Vagas para CDC's
por Shafter_ Ter Dez 16, 2014 7:18 pm

» Movimentos por acelerômetro
por WellingtonBecker Ter Dez 16, 2014 6:17 pm

» Vibração para Windows Phone
por wicttor.sullivan.2 Ter Dez 16, 2014 3:57 pm

» IA Básica de TDS por GONÇALVES
por DeeW. Ter Dez 16, 2014 3:16 pm

» Enquete Portal
por PedroX Ter Dez 16, 2014 2:47 pm

» Erro ao exportar APK
por Ronaldo Rodrigues Ter Dez 16, 2014 2:32 pm

» Concurso GMBR 2014: A morte é um novo começo
por Riccardoric Ter Dez 16, 2014 10:54 am

» Gear Clicker!
por theguitarmester Ter Dez 16, 2014 10:48 am

» [Jogo] Codex Vitarum
por matheusco Ter Dez 16, 2014 10:47 am

» [Engine]Inventario
por caiquerafinha Dom Dez 14, 2014 9:14 pm

» Sistema de 3 estrelas - Parte: 1
por caiquerafinha Dom Dez 14, 2014 8:26 pm

» [DICA] Portfólio profissional; Fonte de inspiração
por Roooger Dom Dez 14, 2014 8:13 pm

» Onde encontro um Inventário completo?
por caiquerafinha Dom Dez 14, 2014 7:25 pm

» Instalador com outros arquivos além do executável.
por matheusco Dom Dez 14, 2014 5:31 pm

» (CQ-A)Zinkis Family - "A Morte é um novo começo"
por caiquerafinha Dom Dez 14, 2014 3:28 pm

» [TUTORIAL] Seleção de level com globais
por gabriel33245900 Dom Dez 14, 2014 2:24 pm

» Pergunta pros desenhistas.
por matheusco Dom Dez 14, 2014 12:55 pm

» Problemas com GamePad
por Zero. Dom Dez 14, 2014 10:42 am

» Mapa em Top Down
por PacificoDesigner Dom Dez 14, 2014 7:47 am

» [Resolvido]Arquivos INI - Erro no código.
por matheusco Dom Dez 14, 2014 12:52 am

» Interface Score Online
por WellingtonBecker Sab Dez 13, 2014 9:57 pm

» Como Mudar Views
por Wendryos - Black Horn Sab Dez 13, 2014 7:37 pm

» Como escolher resolução do jogo?
por matheusco Sab Dez 13, 2014 5:07 pm

» [AJUDA] GMS UPGRADE
por matheusco Sab Dez 13, 2014 11:49 am

» Preciso entender a ferramenta GMK-Splitter
por |AoX|-richard Sex Dez 12, 2014 9:52 pm

» [CQ Anual] Reki
por makgamer Sex Dez 12, 2014 8:12 pm

» Arc World
por Kabeção Sex Dez 12, 2014 5:33 pm

» I Walk Alone(20%)
por Wendryos - Black Horn Sex Dez 12, 2014 3:11 pm

» Crio musicas em 8bits para jogos ;D
por Wendryos - Black Horn Sex Dez 12, 2014 2:50 pm

» [Resolvido] Programa que reparte imagem.
por Sewer Crawler Sex Dez 12, 2014 1:03 pm

» [CQ Anual] Devorador
por Zero. Sex Dez 12, 2014 12:55 pm

» Atacando sem parar
por Wendryos - Black Horn Sex Dez 12, 2014 12:38 pm

» MapGen - Pt.1
por Gonçalves Qui Dez 11, 2014 8:47 pm

» Tutorial de gravidade e movimento em rampas
por Isaque Onix Qui Dez 11, 2014 8:29 pm

» Hero (Projeto)
por JoaoVanBlizzard Qui Dez 11, 2014 2:50 pm

» Abrir arquivos em outros programas
por gabriel33245900 Qui Dez 11, 2014 11:38 am

» falta algo no meu código?
por theguitarmester Qui Dez 11, 2014 9:06 am

» [CAMPANHA] Salvem o Chatbox!
por theguitarmester Qui Dez 11, 2014 8:13 am

» [Duvida] Criação do mapa.
por Sewer Crawler Qui Dez 11, 2014 2:00 am

» [Tutorial] Sonoplastia - Instrumento + PC - PT.1
por Dancity Qui Dez 11, 2014 12:11 am

» Como usar o draw_text com duas variaveis juntas
por Isaque Onix Qua Dez 10, 2014 11:28 pm

» Procurando um bom spriter para equipe[PIXELART]
por Isquilo_Roedor Qua Dez 10, 2014 8:26 pm

» [RESOLVIDO]Movimentação para subir/descer rampa
por Isaque Onix Qua Dez 10, 2014 7:51 pm

» Comunidades GM de outras línguas.
por vitorfernandes13 Qua Dez 10, 2014 7:45 pm

» [RESOLVIDO]Problema move towards bug!
por gabriel33245900 Qua Dez 10, 2014 6:31 pm

» [CQ ANUAL] Soul Eternium
por leocc Qua Dez 10, 2014 6:24 pm

» Botão Compartilhar
por tiotolas Qua Dez 10, 2014 5:33 pm

» Sons com tempo de atraso
por marcossfc Qua Dez 10, 2014 2:42 pm

» Engine de plataforma(Naruto)
por Sewer Crawler Qua Dez 10, 2014 12:44 pm

» Smart Snake
por theguitarmester Qua Dez 10, 2014 7:42 am

» Engine simples cheia de codigos para Plataforma!
por Raule Qua Dez 10, 2014 3:12 am

» Centralizar Texto com BUG
por gabrielsch Ter Dez 09, 2014 11:38 pm

» Meu primeiro sprite
por Isquilo_Roedor Ter Dez 09, 2014 10:52 pm

» [RESOLVIDO]Como criar 9 flechas em anglo?
por Sewer Crawler Ter Dez 09, 2014 10:38 pm

» SDK android
por Ronaldo Rodrigues Ter Dez 09, 2014 9:57 pm

» [Aula 06]Criando objeto e programando
por gabriel33245900 Ter Dez 09, 2014 8:48 pm

» Digimon: Digital Tamer - Ultimate Demo Edition
por migueltopsp Ter Dez 09, 2014 6:54 pm

» [Resolvido] Problema com Background fixo
por Riccardoric Ter Dez 09, 2014 6:22 pm

» [Concurso] Ludum Dare #31
por Riccardoric Ter Dez 09, 2014 4:27 pm

» Não consigo visualizar imagens do forum :/
por Riccardoric Ter Dez 09, 2014 1:51 pm

» FutVida - A sua vida de jogador de futebol
por Fernando Monteiro Ter Dez 09, 2014 10:41 am

» Movimentação em tabuleiro
por AxeInline Ter Dez 09, 2014 9:30 am

» Precisando de sprites pixel art
por vitor_liminha123 Ter Dez 09, 2014 8:49 am

» Slot de 1 só objeto!
por AxeInline Ter Dez 09, 2014 7:10 am

» O Palácio de Sucata
por Kabeção Seg Dez 08, 2014 11:33 pm

» Avaliem meu jogo
por Raule Seg Dez 08, 2014 9:57 pm


Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Qui Jun 09, 2011 11:07 pm

Como eu faço para em 3 segundos a tela ficar toda preta, e onde eu clicar, somente onde eu clicar, essa parte da tela (um círculo com raio de 8 pixels) ficar como estava antes de ficar preta?


Última edição por Knonick em Sex Jun 10, 2011 12:00 am, editado 1 vez(es)

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Carlos L. em Qui Jun 09, 2011 11:24 pm

Crie um background preto com qualquer dimensão.
Agora vá na aba background na room e marque a opção 'visible when room starts' e a opção 'Stretch', não selecione o background criado.
Agora crie um objeto e coloque o seguinte script.
//CREATE
alarm[0] = room_speed * 3;
//ALARM [0]
background_index[0] = nome_background_criado;
//DRAW
if (mouse_check_button(mb_left))
{
if (background_index[0] == nome_background_criado)
{
draw_circle_color(mouse_x,mouse_y,16,background_color,background_color,0);
}
}

Pronto agora teste e enquanto você estiver clicando ele irá mostrar um circulo onde terá a cor do background.
flw

Carlos L.

Ranking: Nota C
Número de Mensagens: 270
Data de inscrição: 26/09/2010
Notas recebidas: C
Reputação: 8

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Qui Jun 09, 2011 11:27 pm

Desenha uma surface do tamanho da tela, toda preta, num objeto de depth mais baixa. Desenhe ela em alpha crescente, de modo que leve 3 segundos pra chegar a 1 (a velocidade deverá ser 1/(3*room_speed)). Depois, onde clicar, você altera essa surface, subtraindo um círculo de raio 16.
Informações mais aprofundadas no meu tutorial de surfaces (link na assinatura).

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2949
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A-B
Reputação: 119

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Qui Jun 09, 2011 11:59 pm

Carlos, o seu funcionou, mas não do jeito que eu queria. Queria que o preto ficasse em cima de tudo na tela, até os objetos. E outra coisa, a room tem background que é uma imagem, e o círculo só é criado, se o background da room for uma só cor. E por último, queria que o circulo criado não sumisse quando eu soltasse o botão esquerdo do mouse. E uma pequena correção, o círculo que quero não tem raio de 16 pixels, e sim 8 pixels (escrevi errado no tópico).

Saim, li o tutorial, mas não entendi direito o que é uma surface.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex Jun 10, 2011 8:35 am

Ou, em outras palavras, "seu tutorial não serve pra nada!". Tudo bem, vamos por partes.
Uma surface é uma pintura. Tipo uma sprite, mas fácil de alterar. Ela pode ser do tamanho que você quiser e você quer ela do tamanho da tela. Ela pode conter o que você quiser e você quer que ela contenha um retângulo preto com uns buracos transparentes.
Primeiro, você cria a surface e dá um nome pra ela. Eu adoro chamar surfaces de "Surf". Depois você deixa ela toda preta.
create:
Código:
Surf=surface_create(room_width, room_height)
surface_set_target(Surf)
draw_clear_alpha(c_black, 1)
surface_reset_target()
Daí, toda vez que você clica, abre um buraco nela. Pode ser feito no global_mouse_pressed ou no step. Eu gosto do step:
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left){
   surface_set_target(Surf)
   draw_set_blend_mode(bm_subtract) //passa a remover ao invés de desenhar
   draw_circle_color(mouse_x, mouse_y, 8, c_white, c_white, 0)//verifique a ordem dos argumentos
   draw_set_blend_mode(bm_normal) //volta a desenhar ao invés de remover
   surface_reset_target()
   }
E, claro, desenha a surface no draw:
Código:
draw_surface(0, 0, Surf)

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2949
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A-B
Reputação: 119

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex Jun 10, 2011 9:59 am

Eu não quis falar mal do seu tutorial, só quis dizer que ficou um pouco confuso para mim (não sei se foi porque eu estava com sono).
E sobre essa mini explicação (que eu entendi), funcionou perfeitamente, só preciso que quando eu arrastar o mouse segurando o botão, continuasse criando os círculos transparentes.

---EDIT---

Já consegui, mudei o mouse_check_button_pressed para mouse_check_button, mas quando eu arrasto o mouse rapidamente, os círculos criados ficam separados, queria que ficassem juntos. Créditos garantidos no meu jogo.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex Jun 10, 2011 10:48 am

Knonick escreveu:Eu não quis falar mal do seu tutorial, só quis dizer que ficou um pouco confuso para mim (não sei se foi porque eu estava com sono).
E eu não estava reclamando também. É que eu esqueço que teclado não tem tom de voz. Eu estava fazendo piada. Tá, eu não sou muito bom nisso...
Agora, quanto aos círculos separados... O problema é mais complexo. O lance é que o mouse não faz um caminho que passa por todos os pontos, ele pula de onde ele estava pra onde ele está, o que dá essa impressão de surface com catapora. Você poderia interpolar entre esses pontos e repetir o círculo um número suficientemente grande de vezes pra dar a impressão de que o movimento é contínuo, mas pra isso, você precisa armazenar uma variável pra onde o mouse estava no step anterior. E ao clicar o mouse (evento mouse_check_button_pressed), essa variável tem que ser modificada pra onde o mouse está nesse instante, senão vai dar uma zicazinha.
Posso fazer uma enginezinha, se você quiser.

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2949
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A-B
Reputação: 119

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex Jun 10, 2011 10:56 am

saim escreveu:E eu não estava reclamando também. É que eu esqueço que teclado não tem tom de voz. Eu estava fazendo piada.
Ah bom, então assim sim.

E quanto ao que você falou, é melhor fazer uma engine mesmo, pois ainda sou muito novato para entender tudo que você disse.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex Jun 10, 2011 11:02 am

Ei-la!

create:
Código:
mxp=mouse_x //mouse_x_previous
myp=mouse_y //mouse_y_previous
int=10 //número de interpolações
//cria a surface preta, como antes
step alternativa 1 (mais fácil de programar e mais pesada pro computador):
Código:

if mouse_check_button(mb_left){
   surface_set_target(Surf)
   draw_set_blend_mode(bm_subtract)
   var i, dir, dist;
   dir =point_direction(mxp, myp, mouse_x, mouse_y)
   dist=point_distance (mxp, myp, mouse_x, mouse_y)/int
   for(i=0; i<=int; i+=1){ //não tenho certeza se é <= ou só <
      draw_circle_color(mxp+lengthdir_x(dist*i, dir), myp+lengthdir_y(dist*i, dir), 8, c_white, c_white, 0)
      }
   draw_set_blend_mode(bm_normal)
   surface_reset_target()
   }
//agora, no final do step, atualiza o mxp/myp
mxp=mouse_x
myp=mouse_y
step alternativa 2 (levemente mais duro de programar e um pouquinho de nada mais leve pro computador):
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left){
   mxp=mouse_x
   myp=mouse_y
   }
if mouse_check_button(mb_left){
   surface_set_target(Surf)
   draw_set_blend_mode(bm_subtract)
   var i, dir, dist;
   dir =point_direction(mxp, myp, mouse_x, mouse_y)
   dist=point_distance (mxp, myp, mouse_x, mouse_y)/int
   for(i=0; i<=int; i+=1){ //não tenho certeza se é <= ou só <
      draw_circle_color(mxp+lengthdir_x(dist*i, dir), myp+lengthdir_y(dist*i, dir), 8, c_white, c_white, 0)
      }
   draw_set_blend_mode(bm_normal)
   surface_reset_target()
   //atualiza mxp/myp só se o mouse estiver apertado
   mxp=mouse_x
   myp=mouse_y
   }

Edit: Hei, testei aqui, o efeito é bem legal!


Última edição por saim em Sex Jun 10, 2011 11:17 am, editado 1 vez(es)

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2949
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A-B
Reputação: 119

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex Jun 10, 2011 11:16 am

Não funcionou. A tela não fica preta, e quando eu clico na tela dá erro.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex Jun 10, 2011 11:19 am

Veja o último comentário no create event. Você criou a surface? (só pegar o create event anterior e copiar/colar em algum lugar do novo create event).Ah, precisa manter o draw event, também!

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2949
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A-B
Reputação: 119

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex Jun 10, 2011 7:29 pm

Funcionou! Ainda fica bolinhas separadas algumas vezes, mas tem que arrastar rápido para isso acontecer. Se desse para arrumar ficaria melhor. E outra coisa, queria que a tela só ficasse preta depois de 3 segundos.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex Jun 10, 2011 7:53 pm

Pra resolver o problema da velocidade, aumente a interpolação. Eu usei int=10, você pode usar 20, 30, 100, o que quiser.
Como assim, "a tela só ficasse preta depois de 3 segundos"? Ela vai escurecendo aos poucos ou leva um tempo pra aparecer a surface?
Lembre-se que você pode desenhar uma surface com alpha diferenciado usando draw_surface_ext.

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2949
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A-B
Reputação: 119

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex Jun 10, 2011 8:06 pm

O bug da interpolação eu arrumei, e a tela é pra ir escurecendo e demorar 3 segundos para ficar preta.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sab Jun 11, 2011 11:29 am

vai aumentando o alpha aos poucos. Começa com alpha=0 e a cada step, aumente1/(3*room_speed).

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2949
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A-B
Reputação: 119

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum