Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Preciso de editor de sprites
por Souji Hoje à(s) 3:03 pm

» [Sugestão] Inicio - Por onde Começar
por AlexBosquin Hoje à(s) 1:12 pm

» Não consigo emular no celular
por iNayuki Hoje à(s) 11:50 am

» [Android] Obter informaçoes do GPS
por vinians Hoje à(s) 11:30 am

» [Curso] - Game Maker em Vídeo
por Tiago Lima Hoje à(s) 10:35 am

» Baixe Professora game maker 2
por efraim leonardo Hoje à(s) 12:17 am

» Resolução para mobile
por aminaro Hoje à(s) 12:03 am

» [Off Topic] Pérolas GMBR
por Sewer Crawler Ontem à(s) 11:07 pm

» [CQ#23] Sublimação
por douglas444 Ontem à(s) 10:02 pm

» [Opinião e Dúvida] Criptografia
por matheusco Ontem à(s) 7:52 pm

» Crio Trilha Sonora para Games!
por Sandro Casagrande Jr. Ontem à(s) 2:25 pm

» Ajuda com irandom
por Magritte Ontem à(s) 1:51 pm

» [CQ Anual] Devorador
por Zero. Ontem à(s) 11:34 am

» engine de fisica, alguem tem?
por Sewer Crawler Ontem à(s) 1:39 am

» fisica em terrenos irregulares
por Sewer Crawler Ontem à(s) 1:36 am

» [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado
por theguitarmester Ontem à(s) 12:09 am

» [CQ#23] Vaso de Petúnias e Cachalote
por polosam Seg Jan 26, 2015 10:55 pm

» [Jogo] Codex Vitarum
por matheusco Seg Jan 26, 2015 8:59 pm

» Red Olympus (alpha v0.0.1)
por JoaoVanBlizzard Seg Jan 26, 2015 7:38 pm

» GLOBAL GAME JAM 2015
por WellingtonBecker Seg Jan 26, 2015 6:53 pm

» Jogo Imagem & ação
por dmarques.araujo Seg Jan 26, 2015 5:34 pm

» Resultado do Concurso Anual 2014
por Lukbebalduke Seg Jan 26, 2015 4:28 pm

» Towncraft II
por Magritte Seg Jan 26, 2015 4:14 pm

» [JOGO] ZigZag Balloon v.1.0.6
por aminaro Seg Jan 26, 2015 3:47 pm

» Duvida como fazer 1 parte de 1 corpo se movimentar
por gabriel33245900 Seg Jan 26, 2015 12:26 pm

» Engine login Php p/ android
por Isaque Onix Seg Jan 26, 2015 11:42 am

» Problema com x y view!
por gabriel33245900 Seg Jan 26, 2015 10:30 am

» Interceptar packets??? Não sei um título pra isso
por Alex FC Seg Jan 26, 2015 9:13 am

» Problema com x y previous!
por gabriel33245900 Seg Jan 26, 2015 8:18 am

» [Tutorial] Variáveis
por Sewer Crawler Dom Jan 25, 2015 11:44 pm

» engine com efeito de boost do sonic
por makgamer Dom Jan 25, 2015 8:05 pm

» Como trabalhar com tiles em HD
por Gonzo Dom Jan 25, 2015 5:59 pm

» efeito de particulas
por Sewer Crawler Dom Jan 25, 2015 5:17 pm

» [Discuss] Por que você não da feedback ?
por Zero. Dom Jan 25, 2015 4:02 pm

» Grey Ledge
por Alex FC Dom Jan 25, 2015 1:50 pm

» [CQ#23] A Vingança da baleia
por Magritte Dom Jan 25, 2015 5:28 am

» Dia/Noite, qual seria a melhor solução?
por SirLeccus Dom Jan 25, 2015 12:53 am

» Problema com Surface
por matheusco Sab Jan 24, 2015 11:16 pm

» Criando um menu - Game Maker Studio
por gabriel33245900 Sab Jan 24, 2015 7:45 pm

» [Ajuda] Problema com string_insert
por AlexBosquin Sab Jan 24, 2015 2:58 pm

» RTS Game
por brunosilva552 Sab Jan 24, 2015 1:58 pm

» Site de particulas duvida!
por gabriel33245900 Sab Jan 24, 2015 12:09 pm

» 4 Cursos de desenvolvimento de jogos
por vitorfernandes13 Sab Jan 24, 2015 10:48 am

» ferramenta de distribuição digital de jogos
por brunosilva552 Sab Jan 24, 2015 12:22 am

» Calendário de concursos
por chicoweb Sex Jan 23, 2015 8:15 pm

» Dúvidas com programação
por Kamikaze Sex Jan 23, 2015 6:40 pm

» Tutorial -Como mirar e atirar com o mouse
por dougas.dalosto Sex Jan 23, 2015 2:08 pm

» [XCREATOR] Duas musicas que fiz pro meu jogo
por vinians Sex Jan 23, 2015 1:40 pm

» [Resolvido]usar for para modificar subimagem
por AlexBosquin Sex Jan 23, 2015 9:00 am

» [CA] Highway to Stars
por AlexBosquin Sex Jan 23, 2015 7:53 am

» [CAMPANHA] Salvem o Chatbox!
por Mr.Brum Qui Jan 22, 2015 8:57 pm

» Caixa de Texto em Sprite + Valores = Resultado
por 100%Dedicada Qui Jan 22, 2015 8:51 pm

» Concurso GMBR 2014: A morte é um novo começo
por PedroX Qui Jan 22, 2015 2:51 pm

» Minha Galeria de trabalhos com Blender
por Mateus O de Andrade Qui Jan 22, 2015 8:34 am

» Você consegue decifrar o que é isso?
por Mateus O de Andrade Qui Jan 22, 2015 8:29 am

» Salvando o Jogo
por gabriel33245900 Qui Jan 22, 2015 8:25 am

» [Android] Submundo 3D
por JoaoVanBlizzard Qui Jan 22, 2015 1:15 am

» [PROBLEMA] Ataque e salto do personagem
por fernando.munizerthal Qua Jan 21, 2015 11:53 pm

» Ajuda com Change Sprite
por WellingtonBecker Qua Jan 21, 2015 10:38 pm

» Soberano
por Sewer Crawler Qua Jan 21, 2015 6:38 pm

» Avanti Palmeiras
por tiotolas Qua Jan 21, 2015 5:14 pm

» Vai Corinthians
por tiotolas Qua Jan 21, 2015 5:10 pm

» [PROBLEMA] "Out of Memory" AMNEEEEESIA!!!!!!
por Sewer Crawler Qua Jan 21, 2015 4:18 pm

» procuro engine de cartas
por Sewer Crawler Qua Jan 21, 2015 4:02 pm

» Ajuda com GMSQL
por fernando.munizerthal Qua Jan 21, 2015 3:14 pm

» Smart Snake
por theguitarmester Qua Jan 21, 2015 1:52 pm

» [Admins] Sugestões YOYO Game Maker Studio 1.5
por AlexBosquin Qua Jan 21, 2015 1:17 pm

» Aos gremistas do forum, cheguem aqui.
por Padre Gremista Ter Jan 20, 2015 11:07 pm

» Treino de Pose
por polosam Ter Jan 20, 2015 10:39 pm

» oque acham de minha arte?
por Isaque Onix Ter Jan 20, 2015 10:11 pm

» ponte+objeto que segue a camera
por WellingtonBecker Ter Jan 20, 2015 9:59 pm

» movimentar com o mouse
por tengukay Ter Jan 20, 2015 6:25 pm

» [Extensão]Extensão de Dialogo
por guilherme master BR Ter Jan 20, 2015 5:52 pm

» Posiveis personagens
por Edvaldo 007 Ter Jan 20, 2015 5:51 pm

» [Resolvido] Ajuda com Contador
por Wendryos - Black Horn Ter Jan 20, 2015 1:38 pm

» Problemas com draw_getpixel
por Zero. Ter Jan 20, 2015 10:12 am

» pergunta sobre mouse
por vinians Ter Jan 20, 2015 12:11 am

» [Curso Gm 3D] Aula 2: VISUALIZANDO O MUNDO
por Mr.Brum Seg Jan 19, 2015 10:27 pm

» [Tutorial]connecção simples com 39DLL
por natanael3d_@hotmail.com Seg Jan 19, 2015 10:17 pm

» duvida com objetos e variaveis globais
por Isaque Onix Seg Jan 19, 2015 10:05 pm

» ajuda com physics
por ralk2 Seg Jan 19, 2015 9:24 pm

» Retro - Space Invaders }Sprites{
por Sewer Crawler Seg Jan 19, 2015 7:21 pm

» Duvida ao fazer chamada de telefone tipo com 2 tel
por Wendryos - Black Horn Seg Jan 19, 2015 6:33 pm

» The Blue Egg
por BigBolGames Seg Jan 19, 2015 3:04 pm

» Desenvolvendo um jogo de A a Z
por AxeInLine Seg Jan 19, 2015 11:40 am

» BOMBER TADS 2014
por Isquilo_Roedor Seg Jan 19, 2015 11:19 am

» [Problema]Skype GMBR e afins...
por Willy Seg Jan 19, 2015 4:31 am

» Ajuda na loja
por Sewer Crawler Dom Jan 18, 2015 10:58 pm

» Minecraft 8-bits
por »RΣŇΣGÄDØ Dom Jan 18, 2015 8:11 pm

» Editor- pixel art
por gabriel33245900 Dom Jan 18, 2015 6:19 pm

» Meu background fica borrado
por Jessezyn Dom Jan 18, 2015 2:03 pm

» Engine inventario perfeito igual minecraft!
por gabriel33245900 Dom Jan 18, 2015 2:01 pm

» Germonique - Meu projeto ambicioso
por polosam Dom Jan 18, 2015 1:48 pm

» engine de rpg Presente por voltar a usar o gmbr =D
por Soul Limaloko Dom Jan 18, 2015 12:33 pm

» mano da espada avaliem o jogo
por guilherme master BR Dom Jan 18, 2015 8:38 am

» Quem quer Uma Engine, e de Quê?
por vitorfernandes13 Sab Jan 17, 2015 8:58 pm

» preciso de uma equipe
por MaragonMaker Sab Jan 17, 2015 8:19 pm

» A Aventura de Chico Tripa.
por Brenno557 Sab Jan 17, 2015 5:48 pm

» [Resolvido] Ajuda com Colisão
por GeraldRobotnik Sab Jan 17, 2015 2:15 pm


Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Qui Jun 09, 2011 11:07 pm

Como eu faço para em 3 segundos a tela ficar toda preta, e onde eu clicar, somente onde eu clicar, essa parte da tela (um círculo com raio de 8 pixels) ficar como estava antes de ficar preta?


Última edição por Knonick em Sex Jun 10, 2011 12:00 am, editado 1 vez(es)

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Carlos L. em Qui Jun 09, 2011 11:24 pm

Crie um background preto com qualquer dimensão.
Agora vá na aba background na room e marque a opção 'visible when room starts' e a opção 'Stretch', não selecione o background criado.
Agora crie um objeto e coloque o seguinte script.
//CREATE
alarm[0] = room_speed * 3;
//ALARM [0]
background_index[0] = nome_background_criado;
//DRAW
if (mouse_check_button(mb_left))
{
if (background_index[0] == nome_background_criado)
{
draw_circle_color(mouse_x,mouse_y,16,background_color,background_color,0);
}
}

Pronto agora teste e enquanto você estiver clicando ele irá mostrar um circulo onde terá a cor do background.
flw

Carlos L.

Ranking: Nota C
Número de Mensagens: 270
Data de inscrição: 26/09/2010
Notas recebidas: C
Reputação: 8

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Qui Jun 09, 2011 11:27 pm

Desenha uma surface do tamanho da tela, toda preta, num objeto de depth mais baixa. Desenhe ela em alpha crescente, de modo que leve 3 segundos pra chegar a 1 (a velocidade deverá ser 1/(3*room_speed)). Depois, onde clicar, você altera essa surface, subtraindo um círculo de raio 16.
Informações mais aprofundadas no meu tutorial de surfaces (link na assinatura).

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2949
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A-B
Reputação: 119

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Qui Jun 09, 2011 11:59 pm

Carlos, o seu funcionou, mas não do jeito que eu queria. Queria que o preto ficasse em cima de tudo na tela, até os objetos. E outra coisa, a room tem background que é uma imagem, e o círculo só é criado, se o background da room for uma só cor. E por último, queria que o circulo criado não sumisse quando eu soltasse o botão esquerdo do mouse. E uma pequena correção, o círculo que quero não tem raio de 16 pixels, e sim 8 pixels (escrevi errado no tópico).

Saim, li o tutorial, mas não entendi direito o que é uma surface.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex Jun 10, 2011 8:35 am

Ou, em outras palavras, "seu tutorial não serve pra nada!". Tudo bem, vamos por partes.
Uma surface é uma pintura. Tipo uma sprite, mas fácil de alterar. Ela pode ser do tamanho que você quiser e você quer ela do tamanho da tela. Ela pode conter o que você quiser e você quer que ela contenha um retângulo preto com uns buracos transparentes.
Primeiro, você cria a surface e dá um nome pra ela. Eu adoro chamar surfaces de "Surf". Depois você deixa ela toda preta.
create:
Código:
Surf=surface_create(room_width, room_height)
surface_set_target(Surf)
draw_clear_alpha(c_black, 1)
surface_reset_target()
Daí, toda vez que você clica, abre um buraco nela. Pode ser feito no global_mouse_pressed ou no step. Eu gosto do step:
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left){
   surface_set_target(Surf)
   draw_set_blend_mode(bm_subtract) //passa a remover ao invés de desenhar
   draw_circle_color(mouse_x, mouse_y, 8, c_white, c_white, 0)//verifique a ordem dos argumentos
   draw_set_blend_mode(bm_normal) //volta a desenhar ao invés de remover
   surface_reset_target()
   }
E, claro, desenha a surface no draw:
Código:
draw_surface(0, 0, Surf)

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2949
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A-B
Reputação: 119

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex Jun 10, 2011 9:59 am

Eu não quis falar mal do seu tutorial, só quis dizer que ficou um pouco confuso para mim (não sei se foi porque eu estava com sono).
E sobre essa mini explicação (que eu entendi), funcionou perfeitamente, só preciso que quando eu arrastar o mouse segurando o botão, continuasse criando os círculos transparentes.

---EDIT---

Já consegui, mudei o mouse_check_button_pressed para mouse_check_button, mas quando eu arrasto o mouse rapidamente, os círculos criados ficam separados, queria que ficassem juntos. Créditos garantidos no meu jogo.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex Jun 10, 2011 10:48 am

Knonick escreveu:Eu não quis falar mal do seu tutorial, só quis dizer que ficou um pouco confuso para mim (não sei se foi porque eu estava com sono).
E eu não estava reclamando também. É que eu esqueço que teclado não tem tom de voz. Eu estava fazendo piada. Tá, eu não sou muito bom nisso...
Agora, quanto aos círculos separados... O problema é mais complexo. O lance é que o mouse não faz um caminho que passa por todos os pontos, ele pula de onde ele estava pra onde ele está, o que dá essa impressão de surface com catapora. Você poderia interpolar entre esses pontos e repetir o círculo um número suficientemente grande de vezes pra dar a impressão de que o movimento é contínuo, mas pra isso, você precisa armazenar uma variável pra onde o mouse estava no step anterior. E ao clicar o mouse (evento mouse_check_button_pressed), essa variável tem que ser modificada pra onde o mouse está nesse instante, senão vai dar uma zicazinha.
Posso fazer uma enginezinha, se você quiser.

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2949
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A-B
Reputação: 119

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex Jun 10, 2011 10:56 am

saim escreveu:E eu não estava reclamando também. É que eu esqueço que teclado não tem tom de voz. Eu estava fazendo piada.
Ah bom, então assim sim.

E quanto ao que você falou, é melhor fazer uma engine mesmo, pois ainda sou muito novato para entender tudo que você disse.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex Jun 10, 2011 11:02 am

Ei-la!

create:
Código:
mxp=mouse_x //mouse_x_previous
myp=mouse_y //mouse_y_previous
int=10 //número de interpolações
//cria a surface preta, como antes
step alternativa 1 (mais fácil de programar e mais pesada pro computador):
Código:

if mouse_check_button(mb_left){
   surface_set_target(Surf)
   draw_set_blend_mode(bm_subtract)
   var i, dir, dist;
   dir =point_direction(mxp, myp, mouse_x, mouse_y)
   dist=point_distance (mxp, myp, mouse_x, mouse_y)/int
   for(i=0; i<=int; i+=1){ //não tenho certeza se é <= ou só <
      draw_circle_color(mxp+lengthdir_x(dist*i, dir), myp+lengthdir_y(dist*i, dir), 8, c_white, c_white, 0)
      }
   draw_set_blend_mode(bm_normal)
   surface_reset_target()
   }
//agora, no final do step, atualiza o mxp/myp
mxp=mouse_x
myp=mouse_y
step alternativa 2 (levemente mais duro de programar e um pouquinho de nada mais leve pro computador):
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left){
   mxp=mouse_x
   myp=mouse_y
   }
if mouse_check_button(mb_left){
   surface_set_target(Surf)
   draw_set_blend_mode(bm_subtract)
   var i, dir, dist;
   dir =point_direction(mxp, myp, mouse_x, mouse_y)
   dist=point_distance (mxp, myp, mouse_x, mouse_y)/int
   for(i=0; i<=int; i+=1){ //não tenho certeza se é <= ou só <
      draw_circle_color(mxp+lengthdir_x(dist*i, dir), myp+lengthdir_y(dist*i, dir), 8, c_white, c_white, 0)
      }
   draw_set_blend_mode(bm_normal)
   surface_reset_target()
   //atualiza mxp/myp só se o mouse estiver apertado
   mxp=mouse_x
   myp=mouse_y
   }

Edit: Hei, testei aqui, o efeito é bem legal!


Última edição por saim em Sex Jun 10, 2011 11:17 am, editado 1 vez(es)

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2949
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A-B
Reputação: 119

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex Jun 10, 2011 11:16 am

Não funcionou. A tela não fica preta, e quando eu clico na tela dá erro.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex Jun 10, 2011 11:19 am

Veja o último comentário no create event. Você criou a surface? (só pegar o create event anterior e copiar/colar em algum lugar do novo create event).Ah, precisa manter o draw event, também!

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2949
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A-B
Reputação: 119

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex Jun 10, 2011 7:29 pm

Funcionou! Ainda fica bolinhas separadas algumas vezes, mas tem que arrastar rápido para isso acontecer. Se desse para arrumar ficaria melhor. E outra coisa, queria que a tela só ficasse preta depois de 3 segundos.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex Jun 10, 2011 7:53 pm

Pra resolver o problema da velocidade, aumente a interpolação. Eu usei int=10, você pode usar 20, 30, 100, o que quiser.
Como assim, "a tela só ficasse preta depois de 3 segundos"? Ela vai escurecendo aos poucos ou leva um tempo pra aparecer a surface?
Lembre-se que você pode desenhar uma surface com alpha diferenciado usando draw_surface_ext.

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2949
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A-B
Reputação: 119

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex Jun 10, 2011 8:06 pm

O bug da interpolação eu arrumei, e a tela é pra ir escurecendo e demorar 3 segundos para ficar preta.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sab Jun 11, 2011 11:29 am

vai aumentando o alpha aos poucos. Começa com alpha=0 e a cada step, aumente1/(3*room_speed).

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2949
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A-B
Reputação: 119

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum