Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» inteligencia artificial! inimigo seguindo jogador!
por Mateus O de Andrade Hoje à(s) 5:08 pm

» Animação de inimigo
por gabriel33245900 Hoje à(s) 4:13 pm

» [Dúvida]Salto e plataforma
por Lunion4saken Hoje à(s) 3:18 pm

» [Resolvido] Ajudaaa Galeraa Por Favor :(
por Dukinhas Hoje à(s) 2:18 pm

» [XCREATOR] Basket Rush
por JoaoVanBlizzard Hoje à(s) 1:49 pm

» Atenção! Fórum bugado - Forumeiros
por Alex FC Hoje à(s) 12:48 pm

» [D]Ludark
por Wendryos - Black Horn Ontem à(s) 11:21 pm

» [CQ#21] Especial de Primavera
por douglas444 Ontem à(s) 10:49 pm

» The Alma
por theokof98 Ontem à(s) 10:41 pm

» Duvida com tamanho para room em android?
por cascavelo Ontem à(s) 10:23 pm

» Como Criar Um Zumbi Especial
por JOZ. Ontem à(s) 7:29 pm

» Autorun
por geotec Ontem à(s) 3:57 pm

» [Resolvido]Como ativar instância de objetos específicos?
por Isaque Onix Ontem à(s) 2:27 pm

» [Tutorial]Como criar um simples jogo de plataforma
por dharrison Ontem à(s) 2:10 pm

» [Resolvido]Problema personagem pulando na cabeça do inimigo
por gabriel33245900 Ontem à(s) 12:36 pm

» jogo online nativo
por Isaque Onix Ontem à(s) 11:51 am

» Demo Hatfields and MacCoys
por theguitarmester Ontem à(s) 10:42 am

» Meu primeiro trabalho com Blender
por Mateus O de Andrade Ontem à(s) 8:00 am

» Pixel Art do Gonça :3
por Gonçalves Seg Set 29, 2014 11:28 pm

» Anunciante que paga por instalação
por WellingtonBecker Seg Set 29, 2014 6:25 pm

» Movimentação do personagem e trocas de sprites.
por Wendryos - Black Horn Seg Set 29, 2014 4:12 pm

» [Resolvido]Barreira circular
por Mestre Rá Seg Set 29, 2014 3:18 pm

» [TUTORIAL] Aprendendo a trocar de sprites! - Willy
por Wendryos - Black Horn Seg Set 29, 2014 2:44 pm

» [#CA05] Resultado do concurso de artes
por PedroMatoso Seg Set 29, 2014 1:42 pm

» Mudar nome de objeto no própio game
por matheusco Seg Set 29, 2014 1:27 pm

» [CQ#21] Formação de Equipes para o CQ
por Lenda XD Seg Set 29, 2014 12:55 pm

» Mary-A endless cursed bloody night
por JoaoVanBlizzard Seg Set 29, 2014 12:11 pm

» Smart Snake
por theguitarmester Seg Set 29, 2014 11:08 am

» [Resolvido]Duvida sobre draw_healthbar
por Mateus O de Andrade Seg Set 29, 2014 7:39 am

» Crio Trilha Sonora para Games!
por LeandroDaher Dom Set 28, 2014 2:58 pm

» [Em Desenvolvimento]Little Jumper
por Wendryos - Black Horn Dom Set 28, 2014 2:15 pm

» [DÚVIDA] Enviando variáveis para uma página php
por Lauro Dom Set 28, 2014 1:41 pm

» Sprites para meu jogo
por gabriel33245900 Dom Set 28, 2014 1:35 pm

» Como rodar Game Maker no Linux?
por Markituh Dom Set 28, 2014 12:14 pm

» Como fazer um inimigo atirar na direção do player?
por DooMan Dom Set 28, 2014 11:54 am

» Trilha sonora [em andamento] do meu novo jogo
por DooMan Dom Set 28, 2014 11:28 am

» [Duvida]zoom android
por Gonzo Dom Set 28, 2014 12:56 am

» [Resolvido] Alguem me ajude?
por Lizarus Sab Set 27, 2014 9:06 pm

» [Demo disponível] Calabouço Fantasma
por Alex FC Sab Set 27, 2014 11:56 am

» [Apresentação] Cool Green 2.0 - Dark Version
por Alex FC Sab Set 27, 2014 10:33 am

» Prize
por douglas444 Sab Set 27, 2014 10:09 am

» [B] ALAN PSYCHO
por Markituh Sab Set 27, 2014 9:51 am

» [Projeto]Plataforma
por Isaque Onix Sab Set 27, 2014 12:08 am

» [Engine] Healthbar Personalizado
por dharrison Sex Set 26, 2014 10:49 pm

» [JOGUE] Tolete Escape 2 - Versão Alpha
por AlexBosquin Sex Set 26, 2014 7:59 pm

» Dúvidas no Blender
por Mateus O de Andrade Sex Set 26, 2014 5:36 pm

» [C]Fantastic Adventure
por JoaoVanBlizzard Sex Set 26, 2014 5:28 pm

» [Projeto]Super Mario 75
por douglas444 Sex Set 26, 2014 5:19 pm

» [Android] Maria World COMPLETO
por Gonzo Sex Set 26, 2014 4:24 pm

» Pixel Art 3/4 Perspectiva
por Mateus O de Andrade Sex Set 26, 2014 3:14 pm

» [Arte]Junção de cores no editor de img do gmk edit
por Susano Sex Set 26, 2014 1:29 pm

» [Duvida] orientação do dispositivo
por Gonzo Sex Set 26, 2014 2:10 am

» Xbox Módulo de Exportação
por Gonzo Sex Set 26, 2014 2:07 am

» [Resolvido] alarms x variaveis
por manobrother Qui Set 25, 2014 4:14 pm

» [RESOLVIDO] Girar meteoritos!
por Mateus O de Andrade Qui Set 25, 2014 12:59 pm

» [Update: 04/09/14] Pixel Place 2014
por dharrison Qui Set 25, 2014 11:12 am

» Como fazer um personagem entrar em uma porta?
por Isaque Onix Qua Set 24, 2014 9:26 pm

» [Thyago] Mega soccer
por Thyago Qua Set 24, 2014 8:47 pm

» Como Criar 3 Npc Cada Um Diferente Do Outro
por saim Qua Set 24, 2014 11:52 am

» move analogico
por Vizage Qua Set 24, 2014 10:09 am

» Gemtheo
por theokof98 Qua Set 24, 2014 8:06 am

» Video Aula de Pixelart
por Isaque Onix Qua Set 24, 2014 12:34 am

» Lista de medalhistas
por PedroX Ter Set 23, 2014 9:49 pm

» #005 - Concurso de Artes
por PedroX Ter Set 23, 2014 9:21 pm

» Uma pequena raposa!
por Soul Limaloko Ter Set 23, 2014 5:40 pm

» [ajuda]carregar script externo
por PedroX Ter Set 23, 2014 2:25 pm

» Dúvidas sobre criar um jogo
por Lunion4saken Ter Set 23, 2014 1:46 pm

» [D]Toys Rescue
por JoaoVanBlizzard Ter Set 23, 2014 1:35 pm

» Primeiro Jogo #2 - Detectar Objetos, Vida e Pontos
por dharrison Ter Set 23, 2014 11:44 am

» [Complô] - Vamos achar a solução !
por cascavelo Ter Set 23, 2014 8:40 am

» Sprites, Tiles e Gráficos Isometricos Pintados
por Kabeção Ter Set 23, 2014 1:25 am

» Pedido extenxão android
por GabrielXavier Ter Set 23, 2014 1:08 am

» Ajuda - Debugging e Desempenho
por matheusco Seg Set 22, 2014 11:27 pm

» Amazing Doge
por itarodrigo Seg Set 22, 2014 10:27 pm

» [CQ20] Resultado
por PedroX Seg Set 22, 2014 10:11 pm

» Alguem desenha sprites em Pixel Art?
por Moisés Fialho Lima Seg Set 22, 2014 9:25 pm

» [CQ#20] Bob snow - Avalanche downhill
por cascavelo Seg Set 22, 2014 7:45 pm

» [Resolvido] INI ta muito zueiro
por Gonzo Seg Set 22, 2014 6:03 pm

» Dragon Ball AF 2
por theguitarmester Seg Set 22, 2014 9:38 am

» [Pedido] "Executável" HTML5 para Demonstração
por itarodrigo Dom Set 21, 2014 10:10 pm

» Erro "GameMaker:Studio AssetCompiler"
por itarodrigo Dom Set 21, 2014 9:59 pm

» [Pedido] tutorial login Facebook
por itarodrigo Dom Set 21, 2014 9:57 pm

» D-Run! v1.1.2 [NOVO!]
por DooMan Dom Set 21, 2014 7:57 pm

» Sobre arquivos online
por Isaque Onix Dom Set 21, 2014 7:19 pm

» Problemas com a background music
por WellingtonBecker Dom Set 21, 2014 3:23 pm

» Conceito de autenticação de cliente no servidor?
por GabrielXavier Dom Set 21, 2014 2:07 pm

» Como fazer o game maker rodar vídeos? (cutscenes)
por WellingtonBecker Sab Set 20, 2014 11:12 pm

» Caixa de Texto GM8-->GMS
por Vizage Sab Set 20, 2014 10:38 pm

» [DUVIDA] Passar de fase.
por Vizage Sab Set 20, 2014 10:28 pm

» [Demo] Submundo 3D
por JoaoVanBlizzard Sab Set 20, 2014 2:08 pm

» [GMBR Magazine] Vagas para CDC's
por Sr. Sinistro Sab Set 20, 2014 1:23 pm

» Tutorial alguem pode me passar?
por PedroX Sab Set 20, 2014 9:59 am

» Pokemon Cardex
por PedroX Sab Set 20, 2014 9:52 am

» Webinar grátis: Custo dos Bugs, Controle de Versão
por PedroX Sab Set 20, 2014 9:51 am

» Calendário de concursos
por PedroX Sab Set 20, 2014 9:39 am

» Efeito Especial: Coord. Esféricas - Cartesiano 3D
por PedroX Sab Set 20, 2014 8:58 am

» Mais de uma fase em uma unica room.
por Isaque Onix Sex Set 19, 2014 11:38 pm

» Fleeing the Shark v.1.0
por vitorfernandes13 Sex Set 19, 2014 9:16 pm

» [Duvida] Botões do celular
por WellingtonBecker Sex Set 19, 2014 8:07 pm


Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Qui Jun 09, 2011 11:07 pm

Como eu faço para em 3 segundos a tela ficar toda preta, e onde eu clicar, somente onde eu clicar, essa parte da tela (um círculo com raio de 8 pixels) ficar como estava antes de ficar preta?


Última edição por Knonick em Sex Jun 10, 2011 12:00 am, editado 1 vez(es)

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Carlos L. em Qui Jun 09, 2011 11:24 pm

Crie um background preto com qualquer dimensão.
Agora vá na aba background na room e marque a opção 'visible when room starts' e a opção 'Stretch', não selecione o background criado.
Agora crie um objeto e coloque o seguinte script.
//CREATE
alarm[0] = room_speed * 3;
//ALARM [0]
background_index[0] = nome_background_criado;
//DRAW
if (mouse_check_button(mb_left))
{
if (background_index[0] == nome_background_criado)
{
draw_circle_color(mouse_x,mouse_y,16,background_color,background_color,0);
}
}

Pronto agora teste e enquanto você estiver clicando ele irá mostrar um circulo onde terá a cor do background.
flw

Carlos L.

Ranking: Nota C
Número de Mensagens: 270
Data de inscrição: 26/09/2010
Notas recebidas: C
Reputação: 8

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Qui Jun 09, 2011 11:27 pm

Desenha uma surface do tamanho da tela, toda preta, num objeto de depth mais baixa. Desenhe ela em alpha crescente, de modo que leve 3 segundos pra chegar a 1 (a velocidade deverá ser 1/(3*room_speed)). Depois, onde clicar, você altera essa surface, subtraindo um círculo de raio 16.
Informações mais aprofundadas no meu tutorial de surfaces (link na assinatura).

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2944
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A
Reputação: 117

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Qui Jun 09, 2011 11:59 pm

Carlos, o seu funcionou, mas não do jeito que eu queria. Queria que o preto ficasse em cima de tudo na tela, até os objetos. E outra coisa, a room tem background que é uma imagem, e o círculo só é criado, se o background da room for uma só cor. E por último, queria que o circulo criado não sumisse quando eu soltasse o botão esquerdo do mouse. E uma pequena correção, o círculo que quero não tem raio de 16 pixels, e sim 8 pixels (escrevi errado no tópico).

Saim, li o tutorial, mas não entendi direito o que é uma surface.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex Jun 10, 2011 8:35 am

Ou, em outras palavras, "seu tutorial não serve pra nada!". Tudo bem, vamos por partes.
Uma surface é uma pintura. Tipo uma sprite, mas fácil de alterar. Ela pode ser do tamanho que você quiser e você quer ela do tamanho da tela. Ela pode conter o que você quiser e você quer que ela contenha um retângulo preto com uns buracos transparentes.
Primeiro, você cria a surface e dá um nome pra ela. Eu adoro chamar surfaces de "Surf". Depois você deixa ela toda preta.
create:
Código:
Surf=surface_create(room_width, room_height)
surface_set_target(Surf)
draw_clear_alpha(c_black, 1)
surface_reset_target()
Daí, toda vez que você clica, abre um buraco nela. Pode ser feito no global_mouse_pressed ou no step. Eu gosto do step:
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left){
   surface_set_target(Surf)
   draw_set_blend_mode(bm_subtract) //passa a remover ao invés de desenhar
   draw_circle_color(mouse_x, mouse_y, 8, c_white, c_white, 0)//verifique a ordem dos argumentos
   draw_set_blend_mode(bm_normal) //volta a desenhar ao invés de remover
   surface_reset_target()
   }
E, claro, desenha a surface no draw:
Código:
draw_surface(0, 0, Surf)

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2944
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A
Reputação: 117

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex Jun 10, 2011 9:59 am

Eu não quis falar mal do seu tutorial, só quis dizer que ficou um pouco confuso para mim (não sei se foi porque eu estava com sono).
E sobre essa mini explicação (que eu entendi), funcionou perfeitamente, só preciso que quando eu arrastar o mouse segurando o botão, continuasse criando os círculos transparentes.

---EDIT---

Já consegui, mudei o mouse_check_button_pressed para mouse_check_button, mas quando eu arrasto o mouse rapidamente, os círculos criados ficam separados, queria que ficassem juntos. Créditos garantidos no meu jogo.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex Jun 10, 2011 10:48 am

Knonick escreveu:Eu não quis falar mal do seu tutorial, só quis dizer que ficou um pouco confuso para mim (não sei se foi porque eu estava com sono).
E eu não estava reclamando também. É que eu esqueço que teclado não tem tom de voz. Eu estava fazendo piada. Tá, eu não sou muito bom nisso...
Agora, quanto aos círculos separados... O problema é mais complexo. O lance é que o mouse não faz um caminho que passa por todos os pontos, ele pula de onde ele estava pra onde ele está, o que dá essa impressão de surface com catapora. Você poderia interpolar entre esses pontos e repetir o círculo um número suficientemente grande de vezes pra dar a impressão de que o movimento é contínuo, mas pra isso, você precisa armazenar uma variável pra onde o mouse estava no step anterior. E ao clicar o mouse (evento mouse_check_button_pressed), essa variável tem que ser modificada pra onde o mouse está nesse instante, senão vai dar uma zicazinha.
Posso fazer uma enginezinha, se você quiser.

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2944
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A
Reputação: 117

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex Jun 10, 2011 10:56 am

saim escreveu:E eu não estava reclamando também. É que eu esqueço que teclado não tem tom de voz. Eu estava fazendo piada.
Ah bom, então assim sim.

E quanto ao que você falou, é melhor fazer uma engine mesmo, pois ainda sou muito novato para entender tudo que você disse.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex Jun 10, 2011 11:02 am

Ei-la!

create:
Código:
mxp=mouse_x //mouse_x_previous
myp=mouse_y //mouse_y_previous
int=10 //número de interpolações
//cria a surface preta, como antes
step alternativa 1 (mais fácil de programar e mais pesada pro computador):
Código:

if mouse_check_button(mb_left){
   surface_set_target(Surf)
   draw_set_blend_mode(bm_subtract)
   var i, dir, dist;
   dir =point_direction(mxp, myp, mouse_x, mouse_y)
   dist=point_distance (mxp, myp, mouse_x, mouse_y)/int
   for(i=0; i<=int; i+=1){ //não tenho certeza se é <= ou só <
      draw_circle_color(mxp+lengthdir_x(dist*i, dir), myp+lengthdir_y(dist*i, dir), 8, c_white, c_white, 0)
      }
   draw_set_blend_mode(bm_normal)
   surface_reset_target()
   }
//agora, no final do step, atualiza o mxp/myp
mxp=mouse_x
myp=mouse_y
step alternativa 2 (levemente mais duro de programar e um pouquinho de nada mais leve pro computador):
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left){
   mxp=mouse_x
   myp=mouse_y
   }
if mouse_check_button(mb_left){
   surface_set_target(Surf)
   draw_set_blend_mode(bm_subtract)
   var i, dir, dist;
   dir =point_direction(mxp, myp, mouse_x, mouse_y)
   dist=point_distance (mxp, myp, mouse_x, mouse_y)/int
   for(i=0; i<=int; i+=1){ //não tenho certeza se é <= ou só <
      draw_circle_color(mxp+lengthdir_x(dist*i, dir), myp+lengthdir_y(dist*i, dir), 8, c_white, c_white, 0)
      }
   draw_set_blend_mode(bm_normal)
   surface_reset_target()
   //atualiza mxp/myp só se o mouse estiver apertado
   mxp=mouse_x
   myp=mouse_y
   }

Edit: Hei, testei aqui, o efeito é bem legal!


Última edição por saim em Sex Jun 10, 2011 11:17 am, editado 1 vez(es)

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2944
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A
Reputação: 117

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex Jun 10, 2011 11:16 am

Não funcionou. A tela não fica preta, e quando eu clico na tela dá erro.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex Jun 10, 2011 11:19 am

Veja o último comentário no create event. Você criou a surface? (só pegar o create event anterior e copiar/colar em algum lugar do novo create event).Ah, precisa manter o draw event, também!

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2944
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A
Reputação: 117

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex Jun 10, 2011 7:29 pm

Funcionou! Ainda fica bolinhas separadas algumas vezes, mas tem que arrastar rápido para isso acontecer. Se desse para arrumar ficaria melhor. E outra coisa, queria que a tela só ficasse preta depois de 3 segundos.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex Jun 10, 2011 7:53 pm

Pra resolver o problema da velocidade, aumente a interpolação. Eu usei int=10, você pode usar 20, 30, 100, o que quiser.
Como assim, "a tela só ficasse preta depois de 3 segundos"? Ela vai escurecendo aos poucos ou leva um tempo pra aparecer a surface?
Lembre-se que você pode desenhar uma surface com alpha diferenciado usando draw_surface_ext.

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2944
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A
Reputação: 117

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex Jun 10, 2011 8:06 pm

O bug da interpolação eu arrumei, e a tela é pra ir escurecendo e demorar 3 segundos para ficar preta.

Knonick

Número de Mensagens: 92
Idade: 16
Data de inscrição: 10/05/2011
Reputação: 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sab Jun 11, 2011 11:29 am

vai aumentando o alpha aos poucos. Começa com alpha=0 e a cada step, aumente1/(3*room_speed).

saim

Ranking: Nota B
Número de Mensagens: 2944
Idade: 36
Data de inscrição: 14/01/2011
Versão:
  • Game Maker 8.0
  • Game Maker Studio: Professional

Notas recebidas: C-D-A
Reputação: 117

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum