Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Qui 09 Jun 2011, 23:07

Como eu faço para em 3 segundos a tela ficar toda preta, e onde eu clicar, somente onde eu clicar, essa parte da tela (um círculo com raio de 8 pixels) ficar como estava antes de ficar preta?


Última edição por Knonick em Sex 10 Jun 2011, 00:00, editado 1 vez(es)

Knonick

Número de Mensagens : 92
Idade : 18
Data de inscrição : 10/05/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Carlos L. em Qui 09 Jun 2011, 23:24

Crie um background preto com qualquer dimensão.
Agora vá na aba background na room e marque a opção 'visible when room starts' e a opção 'Stretch', não selecione o background criado.
Agora crie um objeto e coloque o seguinte script.
//CREATE
alarm[0] = room_speed * 3;
//ALARM [0]
background_index[0] = nome_background_criado;
//DRAW
if (mouse_check_button(mb_left))
{
if (background_index[0] == nome_background_criado)
{
draw_circle_color(mouse_x,mouse_y,16,background_color,background_color,0);
}
}

Pronto agora teste e enquanto você estiver clicando ele irá mostrar um circulo onde terá a cor do background.
flw

Carlos L.

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 270
Data de inscrição : 26/09/2010
Notas recebidas : C
Reputação : 8
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Qui 09 Jun 2011, 23:27

Desenha uma surface do tamanho da tela, toda preta, num objeto de depth mais baixa. Desenhe ela em alpha crescente, de modo que leve 3 segundos pra chegar a 1 (a velocidade deverá ser 1/(3*room_speed)). Depois, onde clicar, você altera essa surface, subtraindo um círculo de raio 16.
Informações mais aprofundadas no meu tutorial de surfaces (link na assinatura).

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Qui 09 Jun 2011, 23:59

Carlos, o seu funcionou, mas não do jeito que eu queria. Queria que o preto ficasse em cima de tudo na tela, até os objetos. E outra coisa, a room tem background que é uma imagem, e o círculo só é criado, se o background da room for uma só cor. E por último, queria que o circulo criado não sumisse quando eu soltasse o botão esquerdo do mouse. E uma pequena correção, o círculo que quero não tem raio de 16 pixels, e sim 8 pixels (escrevi errado no tópico).

Saim, li o tutorial, mas não entendi direito o que é uma surface.

Knonick

Número de Mensagens : 92
Idade : 18
Data de inscrição : 10/05/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex 10 Jun 2011, 08:35

Ou, em outras palavras, "seu tutorial não serve pra nada!". Tudo bem, vamos por partes.
Uma surface é uma pintura. Tipo uma sprite, mas fácil de alterar. Ela pode ser do tamanho que você quiser e você quer ela do tamanho da tela. Ela pode conter o que você quiser e você quer que ela contenha um retângulo preto com uns buracos transparentes.
Primeiro, você cria a surface e dá um nome pra ela. Eu adoro chamar surfaces de "Surf". Depois você deixa ela toda preta.
create:
Código:
Surf=surface_create(room_width, room_height)
surface_set_target(Surf)
draw_clear_alpha(c_black, 1)
surface_reset_target()
Daí, toda vez que você clica, abre um buraco nela. Pode ser feito no global_mouse_pressed ou no step. Eu gosto do step:
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left){
   surface_set_target(Surf)
   draw_set_blend_mode(bm_subtract) //passa a remover ao invés de desenhar
   draw_circle_color(mouse_x, mouse_y, 8, c_white, c_white, 0)//verifique a ordem dos argumentos
   draw_set_blend_mode(bm_normal) //volta a desenhar ao invés de remover
   surface_reset_target()
   }
E, claro, desenha a surface no draw:
Código:
draw_surface(0, 0, Surf)

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex 10 Jun 2011, 09:59

Eu não quis falar mal do seu tutorial, só quis dizer que ficou um pouco confuso para mim (não sei se foi porque eu estava com sono).
E sobre essa mini explicação (que eu entendi), funcionou perfeitamente, só preciso que quando eu arrastar o mouse segurando o botão, continuasse criando os círculos transparentes.

---EDIT---

Já consegui, mudei o mouse_check_button_pressed para mouse_check_button, mas quando eu arrasto o mouse rapidamente, os círculos criados ficam separados, queria que ficassem juntos. Créditos garantidos no meu jogo.

Knonick

Número de Mensagens : 92
Idade : 18
Data de inscrição : 10/05/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex 10 Jun 2011, 10:48

Knonick escreveu:Eu não quis falar mal do seu tutorial, só quis dizer que ficou um pouco confuso para mim (não sei se foi porque eu estava com sono).
E eu não estava reclamando também. É que eu esqueço que teclado não tem tom de voz. Eu estava fazendo piada. Tá, eu não sou muito bom nisso...
Agora, quanto aos círculos separados... O problema é mais complexo. O lance é que o mouse não faz um caminho que passa por todos os pontos, ele pula de onde ele estava pra onde ele está, o que dá essa impressão de surface com catapora. Você poderia interpolar entre esses pontos e repetir o círculo um número suficientemente grande de vezes pra dar a impressão de que o movimento é contínuo, mas pra isso, você precisa armazenar uma variável pra onde o mouse estava no step anterior. E ao clicar o mouse (evento mouse_check_button_pressed), essa variável tem que ser modificada pra onde o mouse está nesse instante, senão vai dar uma zicazinha.
Posso fazer uma enginezinha, se você quiser.

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex 10 Jun 2011, 10:56

saim escreveu:E eu não estava reclamando também. É que eu esqueço que teclado não tem tom de voz. Eu estava fazendo piada.
Ah bom, então assim sim.

E quanto ao que você falou, é melhor fazer uma engine mesmo, pois ainda sou muito novato para entender tudo que você disse.

Knonick

Número de Mensagens : 92
Idade : 18
Data de inscrição : 10/05/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex 10 Jun 2011, 11:02

Ei-la!

create:
Código:
mxp=mouse_x //mouse_x_previous
myp=mouse_y //mouse_y_previous
int=10 //número de interpolações
//cria a surface preta, como antes
step alternativa 1 (mais fácil de programar e mais pesada pro computador):
Código:

if mouse_check_button(mb_left){
   surface_set_target(Surf)
   draw_set_blend_mode(bm_subtract)
   var i, dir, dist;
   dir =point_direction(mxp, myp, mouse_x, mouse_y)
   dist=point_distance (mxp, myp, mouse_x, mouse_y)/int
   for(i=0; i<=int; i+=1){ //não tenho certeza se é <= ou só <
      draw_circle_color(mxp+lengthdir_x(dist*i, dir), myp+lengthdir_y(dist*i, dir), 8, c_white, c_white, 0)
      }
   draw_set_blend_mode(bm_normal)
   surface_reset_target()
   }
//agora, no final do step, atualiza o mxp/myp
mxp=mouse_x
myp=mouse_y
step alternativa 2 (levemente mais duro de programar e um pouquinho de nada mais leve pro computador):
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left){
   mxp=mouse_x
   myp=mouse_y
   }
if mouse_check_button(mb_left){
   surface_set_target(Surf)
   draw_set_blend_mode(bm_subtract)
   var i, dir, dist;
   dir =point_direction(mxp, myp, mouse_x, mouse_y)
   dist=point_distance (mxp, myp, mouse_x, mouse_y)/int
   for(i=0; i<=int; i+=1){ //não tenho certeza se é <= ou só <
      draw_circle_color(mxp+lengthdir_x(dist*i, dir), myp+lengthdir_y(dist*i, dir), 8, c_white, c_white, 0)
      }
   draw_set_blend_mode(bm_normal)
   surface_reset_target()
   //atualiza mxp/myp só se o mouse estiver apertado
   mxp=mouse_x
   myp=mouse_y
   }

Edit: Hei, testei aqui, o efeito é bem legal!


Última edição por saim em Sex 10 Jun 2011, 11:17, editado 1 vez(es)

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex 10 Jun 2011, 11:16

Não funcionou. A tela não fica preta, e quando eu clico na tela dá erro.

Knonick

Número de Mensagens : 92
Idade : 18
Data de inscrição : 10/05/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex 10 Jun 2011, 11:19

Veja o último comentário no create event. Você criou a surface? (só pegar o create event anterior e copiar/colar em algum lugar do novo create event).Ah, precisa manter o draw event, também!

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex 10 Jun 2011, 19:29

Funcionou! Ainda fica bolinhas separadas algumas vezes, mas tem que arrastar rápido para isso acontecer. Se desse para arrumar ficaria melhor. E outra coisa, queria que a tela só ficasse preta depois de 3 segundos.

Knonick

Número de Mensagens : 92
Idade : 18
Data de inscrição : 10/05/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sex 10 Jun 2011, 19:53

Pra resolver o problema da velocidade, aumente a interpolação. Eu usei int=10, você pode usar 20, 30, 100, o que quiser.
Como assim, "a tela só ficasse preta depois de 3 segundos"? Ela vai escurecendo aos poucos ou leva um tempo pra aparecer a surface?
Lembre-se que você pode desenhar uma surface com alpha diferenciado usando draw_surface_ext.

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sex 10 Jun 2011, 20:06

O bug da interpolação eu arrumei, e a tela é pra ir escurecendo e demorar 3 segundos para ficar preta.

Knonick

Número de Mensagens : 92
Idade : 18
Data de inscrição : 10/05/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sab 11 Jun 2011, 11:29

vai aumentando o alpha aos poucos. Começa com alpha=0 e a cada step, aumente1/(3*room_speed).

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sab 11 Jun 2011, 17:13

Mas como eu uso o draw_surface_ext?

Knonick

Número de Mensagens : 92
Idade : 18
Data de inscrição : 10/05/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sab 11 Jun 2011, 18:12

Uma tradução:
manual escreveu:draw_surface_ext(id,x,y,xscale,yscale,rot,color,alpha) Desenha a surface na escala e rotacionada misturada com uma cor (use c_white pra não misturar) e com transparência alpha (0-1).

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sab 11 Jun 2011, 18:13

Mas o que é xscale, yscale e rot?

Knonick

Número de Mensagens : 92
Idade : 18
Data de inscrição : 10/05/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Sab 11 Jun 2011, 18:38

As escalas (com relação a x e y) e rotação. Pra não mexer nelas, coloque 1, 1 e 0.

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Sab 11 Jun 2011, 20:56

Tentei de várias formas fazer a tela escurecer, mas não consegui. Poderia me explicar melhor como fazer?

Knonick

Número de Mensagens : 92
Idade : 18
Data de inscrição : 10/05/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Shadow10 em Sab 11 Jun 2011, 21:30

Aqui na GMBR tem um tópico de uma engine que faz isso,
o nome é engine dia e noite, tenta usar a função RGB dela.

Shadow10

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/11/2010
Notas recebidas : C
Reputação : 19
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Dom 12 Jun 2011, 20:29

saim escreveu:vai aumentando o alpha aos poucos. Começa com alpha=0 e a cada step, aumente1/(3*room_speed).

saim escreveu:Uma tradução:
manual escreveu:draw_surface_ext(id,x,y,xscale,yscale,rot,color,alpha) Desenha a surface na escala e rotacionada misturada com uma cor (use c_white pra não misturar) e com transparência alpha (0-1).

saim escreveu:As escalas (com relação a x e y) e rotação. Pra não mexer nelas, coloque 1, 1 e 0.

Mais explicado que isso, só fazendo a engine. Tente, cara. No lugar de draw_surface, use draw_surface_ext com o valor de alpha aumentando a cada step. Se você aumentar 1/(3*room_speed) a cada step, no final de 3 segundos o valor será 1, ou seja, totalmente opaco.
Se você ainda não conseguir, me mostre o que tentou fazer pra eu tentar encontrar o problema. Desculpe, mas se eu te der a engine de mão beijada, você não vai aprender.

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Dom 12 Jun 2011, 22:16

O problema é: O evento draw só acontece uma vez. Ao colocar o alpha crescendo, a surface só fica com o primeiro alpha, pois o draw não é atualizado para mudar o alpha.

Knonick

Número de Mensagens : 92
Idade : 18
Data de inscrição : 10/05/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Dom 12 Jun 2011, 23:10

Não, não. Tem um erro conceitual, aí. O evento draw é o que você vê na tela. Se ele acontecesse só uma vez, você só veria uma imagem estática durante o jogo todo. Pense num personagem andando: as coordenadas dele se alteram a cada step e ele é desenhado (no draw event) nas coordenadas (x,y) que foram atualizadas.

Os únicos eventos que, obrigatoriamente, só acontecem uma vez por instância são o create event e o destroy event. É verdade que você desenha a surface inicial no create event, mas pra pôr ela na tela, tem que usar o draw event.

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Knonick em Seg 13 Jun 2011, 00:51

Consegui! Não sei o que acontecia antes, mas sempre que eu colocava uma variável que vai crescendo no lugar do alpha, o alpha sempre ficava no primeiro valor da variável, e por isso que eu pensei que o draw só acontecesse uma vez. Mas eu dei uma mexida nos códigos seguindo suas orientações, e agora está tudo do jeito que eu quero. Muito obrigado saim.
E uma última coisa: tem como eu fazer com que a surface fique por cima dos objetos criados depois dela?

Knonick

Número de Mensagens : 92
Idade : 18
Data de inscrição : 10/05/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por saim em Seg 13 Jun 2011, 08:51

Usando uma depth menor que a de todos os outros objetos, não importa a ordem em que eles sejam criados, a surface ficará por cima de tudo. Normalmente, eu uso depths em escala logarítmica (...-1000, -100, -10, 0, 10, 100, 1000...). Pro computador, não faz diferença, são só números grandes.

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Idade : 38
Data de inscrição : 14/01/2011
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como fazer a tela ficar toda preta e voltar ao normal onde clica?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:26


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum