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Criar seu 1º Jogo de plataforma (Basicão) (iniciantes)

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Mensagem por Kevin Sáb 29 Nov 2008, 20:45

1ª mente! vou falar bem simples para que todos possam entender desde PROS(profissionais) no Game Maker até novatos ;)

então é assim

Sprite:

Quando Você Abre O Game Maker Tem Ali do Lado como se fosse uma pasta escrito na frente Sprites

Criar seu 1º Jogo de plataforma (Basicão) (iniciantes) Figura1es3

Clique com o botão direito lá! vai aparecer umas opções... a primeira será o Crete Sprite (Criar Sprite), Selecione esta opção!

Criar seu 1º Jogo de plataforma (Basicão) (iniciantes) Figura2do2

Vai aparecer uma Janela dentro do programa que terá lá em cima um ícone estilo do pacman num papel... escrito Sprite Properties(Propriedades do Sprite)

Criar seu 1º Jogo de plataforma (Basicão) (iniciantes) Figura3rm1

olhe por esta janela... você verá uma parte escrita Name: (Nome) e lá estará escrito sprite0 clique no nome e o apague... coloque o nome que quiser para o seu Player 1!

Criar seu 1º Jogo de plataforma (Basicão) (iniciantes) Figura4vb5

Depois disto um pouco mais em baixo terá um botão escrito Edit Sprite(Editar Sprite) clique nele!

Criar seu 1º Jogo de plataforma (Basicão) (iniciantes) Figura5jn6

abrirá mais uma janela! passe o "olho" nela e você verá uma coisa escrita assim: Show Preview(Mostrar como esta o Sprite) selecione esta opção

Agora do lado direito terá um quadrado verde! escrito em baixo image 0! clique neste quadrado verde! olhe um pouco mais em cima dele! terá uns ícones! nestes ícones tem um lápis! selecionado o quadrado verde clique no lápis!

Abrirá um editor de imagem... faça o deseho que quiser! feche o programa, ele vai perguntar se você quer salvar... coloque Sim!

Agora voltará aonde tinha aquele quadrado verde, agora no lugar do quadrado terá o seu desenho! naquele lugar dos ícones tem um certo verde!
clique nele! Você voltará para o game maker!

Agora denovo clique com o botão direito naquela pasta dos sprites e crie mais um... e faça todo o processo novamente, só que agora você vai fazer o inimigo! depois faça tudo novamente mas faça o chao e o escore! depois de ter feito tudo isto! no lado esquerdo lá em baixo, terá um botão escrito OK! clique lá para sumir as janelas!

________________________________________________________________________

Sounds : na onde tem aquela pasta de sprite também tem várias outras! em baixo da do Sprite tem a do Sounds! Clique com o botão direito na pasta dos sounds e coloque Creat Sound! abrirá uma janela! nela terá o tal de Name novamente! coloque o nome que quiser! e escolha uma música bem legal para o jogo! para selecionar uma música é só ir em LOAD SOUND em baixo do nome! Depois no final tem um Botão escrito Ok clique nele

________________________________________________________________________

Backgrounds: em baixo da pasta de sounds tem uma escrito backgorunds! crie um... Nomeio como quiser! você tanto pode abrir uma imagem do teu computador como pode editar uma imagem! para carregar uma foto do teu computador é assim, am baixo do nome tem um LOAD BACKGORUND e para editar em baixo deste botão de Load tem um EDIT BACKGROUND!
depois aperte OK e pronto!

________________________________________________________________________

Objects: eu sei que vou pular muitas pastas! só que para iniciantes é meio difícil entendelas! ali do lado esquerdo nas pastas vai ter uma pasta escrita Objects! crie um , nomeio como quiser(este primeiro que criar vai ser o Player 1), em baixo do nome terá um negócio escrito assim: <no sprite> clique nele e escolha o sprite que você criou do Player 1! faça isto com o inimigo(crie outro objecto), e também com o chão e score! só no chao que vai ter um efeito diferente! em baixo da onde põe os sprite tem um negócio escrito Visible e outro escrito Solid! no Objecto Chão selecione a opção solid(OBS:. só no chão!)

________________________________________________________________________

Rooms: em baixo da pasta dos objectos tem a pasta das rooms! crie uma!
lá em cima da janela que aparecerá terá uns ícones! em baixo umas abas!(objects, settings, tiles, etc...) você estará na aba de objects! no lado direito terá um lugar cheio de grade! é aonde você vai montar a room!

________________________________________________________________________

Rooms colocando background: nas abas da room! tem uma escrita background! clique nela! olhe no lado esquerdo! veja que ne um lugar deste terá uma coisa escrita assim: <no background> clique nele e escolha o background que você criou! se ele for muito pequeno ou grande D+ selecione a opçãoali da esquerda um pouco mais abaixo da onde seleciona o backgorund, estará escrito: Stretch selecione! ele vai se ajustar ao tamanho da room!

________________________________________________________________________

Rooms colocando Object: nas abas da rrom, tem a do objects, clique nela! em baixo da aba dos objects terá o seu player 1! selecione naquele espaço! aparecerá 4 opções! 1ª do player 1, 2ª do inimigo, 3ª do chao, 4ª do escore(ou visse e verssa, tanto faz a ordem!), selecione qual que você quiser! e clique naquela parte que está seu backgrouns(na onde tem aquela grade!), faça isto com todos os objetos!(OBS:. chão em baixo do player 1 e inimigo e score!)

________________________________________________________________________

Efeitos dos objectos: abra a janela do Player 1, não sei se percebeu mas a janela dos objetos são separados em quatro partes? então vou referir a cada parte como sendo: 1 a parte que você põe o nome! 2 a parte branca que lá em baixo tem uns 3 botões! 3 na perte toda branca! 4 na onde tem aqueles ícones quadrado e algumas abas!

OK! aberta a janela do player 1 vá na parte 2! la em baixo nos botões tem um botão escrito ADD EVENT clique nele! aparecerá uma janela! com vários botões! Clique no Creat(no que é uma lâmpada), a lâmpada ficará na parte 2, agora vá para a parte 4, na aba vai ter uma escrita MOVE, clique nela, ae vai estar separado em "categorias" Exemplo no Move vai estar assim:

_MOVE_____

(9 ícones)

_Jump_____

(7 icones)

_Paths_____

(4 icones)

_Steps_____

(2 icones)

Olhe a categoria MOVE vai ter!

icone 1 varias setas para 8 direcoes vermelha, icone 2 varias setas para 8 direcao azul! 3 icone uma seta em diagonal apontando para uma bola! 4 uma seta para a direita! 5 uma seta para baixo! 6 e finalmete duas setas para baixo!

o 6 icone e o de gravidade! clique com o bot'ao direito nele! aparecera mais uma janela! que nela tera um lugar escrito direction 0 mude o valo 0 para o valor 270, e tambem tera gravity 0 mude para 0.5

va denovo em add event na coluna 2, clique no icone que esta escrito key press! selecione a opcao <Left> e depois tambem a <right>

no press <left> selecione, va coluna 4 selecione a aba move! 1º icone!(das setas vermelhas!) abrira uma janela e tera varios botoes de direcao! selecione o da esquerda! no speed coloque valor 5, faça isto tbm com o press <right> so que na hora de escolher a direcao escolha a direita!

va na coluna 2 add event, step(onde que o icone sao dois pes) clique nele!
escolha a opção END STEP! nele coloque a gravidade novamente(aquele ícone con duas setas para baixo!) direction 270 e gravity 0.5!

agora va na coluna 2 novamente e selecione o key press o botão <Up>... va na coluna 4 e selecione aquele ícone do lado do de gravidade! um que é uma seta para baixo azul! na onde tem um 0 coloque -10

ae vai na coluna e e selecione a add event e selecione o key release, selecione o <Up>, coloque gravidade, 270 direction 0.5 gravity

agora vai no add event!(coluna 2)tem um botão escrito Collision, põe a colisão com o chão! selecione o ícone do lado do da gravidade(aquele da seta para baixo vermelha!)abrirá a janela do efeito! não faça nada só de OK!

agora vai na coluna 2, selecione o key release! selecione o <left> e depois o <right>,nos dois selecione o 1º ícone(o das várias setas vermelhas), na hora de você selecionar a direção selecione no centro! speed 0

agora vai na coluna 2, selecione o botão collision! e seleciona o inimigo! ae você vai na coluna 4! olhe as abas! uma delas estará escrita main2, selecione! na coluna Game desta aba terá duas setas verdes! em cima de um ícone de disquete! selecione as setas!

agora va na coluna 2, selecione collision! selecione o score(dinheiro)! ae seleciona na coluna 4 a aba main1 e olhe os ícones! você verá um ícone de um lixo! selecione, abrirá a janela lá em cima terá uma negócio escrito: Self, Other, Object... selecione o Other e de OK
Depois ali nas abas da coluna 4 terá uma aba com o nome de Score! clique nela! terá uma coluna com o nome de Score! selecione o primeiro ícone!
terá escrito assim NEW SCORE: 0 coloque o valor a 1 e selecione aquela seleção la de baixo (Relative), e coloque OK!

agora vamos por o Som!!! vai na coluna 2 e selecione Crat do Player 1, vá na coluna 4 e selecione a aba MAIN1, vá na coluna SOUNDS, selecione o 1º ícone desta coluna... Abrirá uma janela, uma parte estará escrita SOUND: No Sound... Clique no No sound, escolha a música que você carregou

agora coloque tudo na room... clique lá em cima no game maker numa seta verde! e Pronto!

Seu primeiro Jogo está feito!!!! está com alguns BUGS(erros) entendo... só que alegrece Smile mais um jogo que você criou e você pegou um pouco mais de experiência! Very Happy

Fuiii

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Última edição por kekegames em Qua 17 Dez 2008, 16:43, editado 9 vez(es)
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Mensagem por Marcelo Sáb 29 Nov 2008, 23:44

uito bom mais tente colocar imagems assim fica mais atraente para quem ler pois quando a pessoa entra nesse topico e ve esse monte de texto concerteza ela nao vai ter peciencia de ler tudo ate o fim agora se tiver algumaa imagens paradescontrair ou explicar melhor seu to vai ta show parabens fora isso nada contineu ajudando e colaborando com o forum assim parabens Very Happy
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Mensagem por Kevin Dom 30 Nov 2008, 15:11

Valeu Marcelo!!! ;)

vou tentar colocar agora imagens! é que quando postei isto não deu tempo!
ainda falta falar como põe som no jogo... esqueci de por ontem Razz

mais valeu... sempre vou ajudar se tiver a meu alcance Happy

Valeu mesmo
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Mensagem por Marcelo Dom 30 Nov 2008, 15:15

Kkeke Games Disse:

sempre vou ajudar se tiver a meu alcance ^^

Valeu mesmo

Bom nao fiz mais do que minha obrigaçao em dar opinioes critcas dicas e ajudar,agora parabens cara pela sua vontade de querer ajudar continue assim flwssss...
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Mensagem por Iron assis Sex 05 Dez 2008, 20:50

keke Muito obrigado pela ajuda estou começando agora e graças a seu tópico me animou a querer criar jogos no programa, quanto ao comentário do Marcelo só tenho uma coisa a dizer:

Imagens são para problemas mais complexos mas no caso foi uma aula bem prática e detalhada dispensando imagens. (Preguiça??? Quem tem não vai pra frente, quer aprender?vai ler bonitão!!!) =X

Obrigado pela ajuda Keke !!!

Mesmo que as pessoas nunca estejam satisfeitas eu estou muito obrigado !!!!
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Mensagem por Kevin Sáb 06 Dez 2008, 12:27

Denada Iron!!!!

E obrigado por você ficar satisfeito Happy

Brigadão mesmo Very Happy
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Mensagem por golfinho hipie assasino Ter 09 Dez 2008, 13:30

voce pode me ajudar? eu estou querendo que assim que o personagem chegue ate um certo numero no score a fase mude.como eu fasso isso?

PSo score que eu fiz não foi igual ao que voce relatou pois eu não tive que desenhalo. o score que eu fiz é tipo o do "cath the clown"
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Mensagem por Convidad Ter 09 Dez 2008, 16:32

Pegue a variável que controla o score... no evento step do player tente assim:

if score>=100 //troque o "score" pelo nome da variável que vc usou e o 100 pelo valor que deve trocar de fase
room_goto_next() //caso vc vá prosseguir para a próx room use este
room_goto(nome_da_room) //caso vc vá ir para uma room que não é a próxima na lista de rooms use este

ATENÇÃO: Use apenas uma das duas funções de "room_goto", de acordo com sua necessidade... postei as duas juntas apenas para servir de exemplo =]

Espero que ajude!

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Mensagem por golfinho hipie assasino Ter 09 Dez 2008, 22:48

voce ajudou bastante vlw
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Mensagem por Kevin Ter 09 Dez 2008, 22:52

Adicionado no TUTO aí do tópico som para o jogo... Happy
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Mensagem por JP Qua 10 Dez 2008, 09:41

aew gostei do tuto

agora dá pra criar jogos estilo mario =D
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Mensagem por Kevin Qua 10 Dez 2008, 13:29

Happy Hehe... Obrigado por ter gostado do tuto JP^^

bem neste caso de jogos estilo marios acho que não... bem... pois não coloquei efeito de colidir com a caixa e nem com os inimigos... mas o P1 esta bem parecido as movimentações... só que não acho que este tuto seje tão bom assim Happy

mas dá para fazer um jogo estilo o do Mario Happy

FLW
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Mensagem por Viktor Yamanaka Ter 30 Dez 2008, 16:31

ô kra, as dicas q vc deu pro Game Maker estaum boas + eu queria fazer um jogo de plataforma com varios personagens e q vc podesse escolher, e queria uma opção no meu jogo q nem no Super Smash Bros do Nintendo 64, de player vs. player... e personagens pra liberação. eu sei q pode ser complicado mais eu estou disposto a trabalhar pra fazer esse jogo, se vc pode ajudar vlw se naum td bem...
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Mensagem por Viktor Yamanaka Ter 30 Dez 2008, 17:39

para ser mais exato... eu queria um jogo de plataforma com caracteristicas de um jogo de luta, como Hp e varios personagens, mas naum diretamente uma luta deu pra entender? What a Face
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Mensagem por Kevin Qua 31 Dez 2008, 17:32

deu cara.... se quer fazer tipo um Smash Bros Happy

bem... eu posso te ajudar sim Happy

me add no MSN

kevin-vinicius@hotmail.com

bem eu fiz um jogo que se chama smash capcom... não ta um dos melhores... mas da uma olhadinha Happy

Keké Games Site... Happy

no meu site vai em Keké Games Jogos que tu acha... é o único... o site ainda está em construção... clica na imagem que vai aparecer... e vai abrir uma janela do 4shared... procura na tela um botão escrito DOWNLOAD e baixa o jogo Happy

FLWs

PS:. me add no MSN fuiz Happy
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Mensagem por Viktor Yamanaka Qui 08 Jan 2009, 10:44

vlw Keke games eu vou ver o capcom smash sendo q atualmente eu toh sem MSN entaum dah pra vc dar um add no meu?
Victorhyuga@hotmail.com
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Mensagem por Ticky Qui 08 Jan 2009, 12:53

Muito bom, para iniciantes, por que não tem muita coisa, é só o basicão mesmo Razz
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Mensagem por Viktor Yamanaka Sex 09 Jan 2009, 08:24

EU VI ESSE TEU JOGO SMASH CAPCOM! soh q eu soh vi um atk com o zero, e o I.A. do opponente deve eatar errado prq eu ataquei ele o tempo todo e ele soh fez pular...
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Mensagem por Kevin Seg 12 Jan 2009, 11:38

bem eu não coloquei o I.A. nesta versão... eu vou ADD uma nova versão quando der tempo... oO

eu já fiz a ver 0.2 tem I.A. já... som...

bem quando eu ADD o 0.2 eu aviso

FLWs Happy
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Mensagem por Dancity Sáb 24 Jan 2009, 21:54

Bom esse é o primeiro fárum que eu me escrevo Laughing Aí eu não sei se esse post morreu...
Então... Se ele morreu eu tenho que pedir desculpas...

Ahh...

Num sei se vocês vão me achar idiota...

Eu posso pegar o soeu tuto pra bota no meu blog???
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