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Game Maker salvar '.png' e '.nee'

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Mensagem por Need_90 Sáb 04 Jun 2011, 19:27

Bom estou fazendo um jogo onde você constroi uma cidade,mas eu queria que tivesse aquelas janelinhas encima tipo onde fica escrito a variavel score sabe?Eu queria que quando clicasse aparecece uma lista assim
Salvar (salvar .nee)
Salvar como (salvar .png)
Carregar
Sair
mas eu não sei como,e queria que ele só carregase .nee que seria o nome do projeto
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Mensagem por fredcobain Dom 05 Jun 2011, 01:28

vc quer um menu ? é isso ?
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Mensagem por Need_90 Dom 05 Jun 2011, 10:26

sabe aquelas janelas que tem encima dos programas,tipo no Game Maker tem file la encima certo?Então,uma daquelas com as opções que eu pedi
Salvar (.nee)
Salvar como (.jpg)
Carregar (.nee)
Sair (Sair mas perguntar se quer salvar sair ou cancelar,se o player ja tiver feito algo)

Ps : eu quero quee no png ele só salve um pedaço da room,pq o outro pedaço é o editor da rrom,entendeu? ¬¬
Ps²: Não quero links,quero um tutorial,engine tambem não quero
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Mensagem por fredcobain Dom 05 Jun 2011, 20:15

Então, isso é um menu.

Tem uma engine pra vc (pra vc aprender a mexer com o menu). É utilizando um a Extension chamada Nmenu.

Segue no arquivo ZIP a extension (arquivo GEX), a engine (arquivo GMK) e o help (arquivo CHM) pra vc trabalhar com menus.

Baixe e se divirta.

Código:
http://dl.dropbox.com/u/11250825/N_Menu_2.0.5.3.zip
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Mensagem por Need_90 Dom 05 Jun 2011, 20:25

interessante,complicado mas util
agora só falta saber como fazer ele salvar e carregar do geito que eu pedi
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Mensagem por fredcobain Seg 06 Jun 2011, 01:04

O q vc quer salvar como PNG ? Uma screenshot do jogo ?

Se for isso mesmo, é só colocar o respectivo código na ação correspondente no menu que vc vai montar (usando a extensão que te passei):

Código:
screen_save(imagem.png)

Que extensão .nee é essa ? Uma extensão que vc criou pra fazer savegame ?

Se for isso, faça a mesma coisa utilizando o código:

Código:
game_save(jogo.nee)

Depois, na opção pra carregar o jogo salvo, o código é:

Código:
game_load(jogo.nee)


Pronto, agora vc está com a faca e o queijo na mão.... é só vc gastar um tempo entendendo como montar o quebra-cabeças.

=)
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Mensagem por saim Seg 06 Jun 2011, 09:13

Se for pra criar um arquivo de texto com extensão .nee, é assim:
Código:
var arquivo;
arquivo=file_text_open_write("arquivo.nee")
file_text_write_string(arquivo, data) //"data" é uma string com as informações a serem salvas
file_text_close(arquivo)
Agora, pra carregar, fica mais complexo. Você tem que saber, exatamente, a formatação que usou pra gravar o arquivo. Supondo que hajam só 3 variáveis, sendo a última variável uma string e que tudo esteja separado por ";", seria algo mais ou menos assim:
Código:
var arquivo, _str, _pos;
arquivo=file_text_open_read("arquivo.nee")
_str=file_text_read_string(arquivo)
_pos=string_pos(";", arquivo)
variavel1=real(string_copy(_str, _pos-1))
_str=string_delete(_str, 0, _pos)
_pos=string_pos(";", arquivo)
variavel2=real(string_copy(_str, _pos-1))
_str=string_delete(_str, 0, _pos)
variavel3=string_copy(_str, string_length(_str))
file_text_close(arquivo)
Tenha em mente que eu nunca entendi o valor de cada posição em uma string, então você vai ter que brincar um pouco com esses valores de "_pos". Eu coloquei "-1" em alguns momentos, mas pode ser que tenha é que colocar "+1" em outros.

Edit: Pra salvar em .png, tem o "sprite_save(sprite, imagem, 'arquivo.png')"
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Mensagem por Need_90 Seg 06 Jun 2011, 12:29

bom o .png,eu quero que ele salve uma parte da room,pelo que eu entendi ele vai salvar as sprites que tem nessa parte não é?Se for é isso mesmo que eu queria.viu o .nee não tem como usar o save do Game Maker mesmo,mas dar de ter varios tipo,ficaria assim os nomes
cidade salva.nee
cidade salva(1).nee
cidade salva(2).nee
cidade salva(3).nee
por que pela do game maker ele ira substituir,e para fazer um arquivo .nee não é dificil pelo geito q eu falei
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Mensagem por saim Seg 06 Jun 2011, 14:47

sprite_save te salva uma sprite. pra salvar uma parte da tela, use surface_save, após desenhar a tela toda numa surface. Por sorte, estou fazendo um tutorial sobre surfaces nesse minuto, deve ir ao ar em 20 minutos ou 20 horas (vai depender do serviço). Você acaba de me ajudar a adicionar mais uma utilidade pras surfaces, pra incluir no tutorial.
Quanto aos arquivos .nee, não entendi NADA do que você disse, a não ser que você quer que, a cada vez que se salve um arquivo, o nome mude. Você entendeu o que eu disse no post acima? É mesmo um arquivo de texto, o que você quer? Ou .nee é um jeito estranho de dizer .ini?

Edit: Levou uma meia hora, mas o tutorial está no ar! Link na assinatura.
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Mensagem por Hatzo enkiri Seg 06 Jun 2011, 16:43

Os arquivos nee são uma extensão própria do jogo(Pelo q eu entendi).
Para salvar de uma maneira simples use o código esse código quando for para salvar:
Código:
game_save(get_save_filename('Arquivos NEE|*.nee','Minha Cidade.nee'));
O game_save serve para salvar o jogo do jeito que tá no momento;E o get_save_filename dá a opção ao usuário de escolher o arquivo em que quiser salvar(Com direito a abertura da telinha e tudo!!).
Agora para abrir use o código
Código:

game_load(get_open_filename('Arquivos NEE|*.nee|Todos os Arquivos|*.*',''));
o game_load serve para carregar um jogo.E o get_open_filename serve para escolher um arquivo já existente para carregar( Com direito a abertura da telinha e tudo!!).
Bom é isso espero ter ajudado!
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