Problema com Mp e Hp

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Problema com Mp e Hp

Mensagem por Need_90 em Dom 05 Jun 2011, 20:03

Bom,quando colide com o obj_rosquinha acontece isso
Código:
with other instance_destroy ()
global.score+=1

global.Mp+=10
if global.Mp>global.maxMp
global.Mp=global.maxMp
{
if global.Mp <=1
{
global.Hp-=25
global.Mp=100
}
}
{
if global.Mp >=100
{
global.Hp+=25
global.Mp=25
}
}
{
if global.Hp <=0 game_restart ()
}
{
if global.Hp >=100 global.Hp=100
}
Mas se a energia for menor que 1 não esta acontecendo nada,eu revisei o codigo e refiz ele mas não adiantou,se alguem puder ajudar,eu quero que quando a energia for menor que 1 ou 0o jogador perder 25 de Hp e a Mp for para 100
um codigo que pode ajudar
Código:
global.Mp=0 //quantidade atual de mp.
global.maxMp=100 //quantidade máxima de mp.
global.Hp = 100; //quantidade atual de hp.
global.maxHp = 100; //quantidade máxima de hp.
global.score=0
Eu fiz isso juntamente com a ajuda de uma engine do The Game Never Finish

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Nuclear em Dom 05 Jun 2011, 20:09

Eu nun vou editar o cod inteiro mas pelo que eu vi vc quer:
Código:

if global.mp > 1
{
global.mp=100
global.hp-=25
}

Nuclear

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Need_90 em Dom 05 Jun 2011, 20:12

não é esse o problema,o problema esta aqui
Código:
{
if global.Mp <=1
{
global.Hp-=25
global.Mp=100
}
}
quando a mp é menor que 1 a Hp continua igual e a Mp tambem

Need_90

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Mr.Brum em Dom 05 Jun 2011, 20:15

eu axo que o problema está no local onde vc pos os códigos...
tente isso:
PONHA NO CREATE:
Código:
global.Mp=0 //quantidade atual de mp.
global.maxMp=100 //quantidade máxima de mp.
global.Hp = 100; //quantidade atual de hp.
global.maxHp = 100; //quantidade máxima de hp.
global.score=0

PONHA NO STEP:
Código:
if global.Mp>global.maxMp
global.Mp=global.maxMp
{
if global.Mp <=1
{
global.Hp-=25
global.Mp=100
}
}
{
if global.Mp >=100
{
global.Hp+=25
global.Mp=25
}
}
{
if global.Hp <=0 game_restart ()
}
{
if global.Hp >=100 global.Hp=100
}


PONHA NA COLISÃO:
Código:
with other instance_destroy ()
global.score+=1

global.Mp+=10

AXO QUE É ISSO...

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Nuclear em Dom 05 Jun 2011, 20:15

ESSE CODE TA NO STEP NÉ ? o.o

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Need_90 em Dom 05 Jun 2011, 20:20

não deu,a Mp foi para 25 e Hp fico em 100
tava na colisão mas mesmo no step da isso

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Nuclear em Dom 05 Jun 2011, 20:25

Não coloca só isso no step de um objeto separado e persistent:

Código:
if global.mp<1
{
global.mp=100
global.hp-=25
}

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Need_90 em Dom 05 Jun 2011, 20:30

não entendi,poderia explicar melhor?Pelo que entendi não é para colocar em um objeto persistent,estou certo

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Nuclear em Dom 05 Jun 2011, 20:31

Não. Coloque isso no step de um obj_controle qualquer,

EDIT

Dificuldade dificil com serios erros não tentem jogar.

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Need_90 em Dom 05 Jun 2011, 20:36

ele continuo assim,tirei do step do player o codigo para diminuir mp e coloquei em outro objeto,chamado obj_controle e marquei persistent mas não adiantou

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por sonic luan em Dom 05 Jun 2011, 20:40

tem outros codigos que mechem com essa variavel ou só esses que você mostrou?

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Need_90 em Dom 05 Jun 2011, 20:47

Vou postar o codigo completo até do draw
Game start do player
Código:
global.Mp=0 //quantidade atual de mp.
global.maxMp=100 //quantidade máxima de mp.
global.Hp = 100; //quantidade atual de hp.
global.maxHp = 100; //quantidade máxima de hp.
global.score=0
Step do player
Código:
if global.Mp>global.maxMp
global.Mp=global.maxMp
{
if global.Mp >=100
{
global.Hp+=25
global.Mp=25
}
}
{
if global.Hp <=0 game_restart ()
}
{
if global.Hp >=100 global.Hp=100
}
Colisão com rosquinha
Código:
with other instance_destroy ()
global.score+=1

global.Mp+=10
Step do obj_controle que é persistent
Código:
if global.Mp<1
{
global.Mp=100
global.Hp-=25
}
no draw do obj_energia
Código:
////////////////////////////////////                  MP                ///////////////////////////////////////////// 
corclara = merge_color(c_aqua,c_blue,global.Mp/global.maxMp) //mistura as cores claras de acordo com as variaveis do mp.
corescura = merge_color(c_blue,c_aqua,global.Mp/global.maxMp) // misturas as cores escuras de acordo com as variáveis do mp.

draw_rectangle_color(view_xview+0,view_yview+20,view_xview+100,view_yview,c_gray,c_gray,c_dkgray,c_dkgray,false) //desenha o espaço vazio por trás.
draw_rectangle_color(view_xview+0,view_yview+20,view_xview+100*(global.Mp/global.maxMp),view_yview,corclara,corclara,corescura,corescura,false) //desenha a barra de mp misturando as cores claras e escuras.
draw_set_font (fnt_simp)
draw_text(view_xview,view_yview,"Energia=" +string(global.Mp)) //desenha a quantidade de mp
no draw do obj_saude
Código:
////////////////////////////////////                    HP                //////////////////////////////////////////// 
corclara = merge_color(c_red,c_lime,global.Hp/global.maxHp); //mistura as cores claras de acordo com as variaveis do hp.
corescura = merge_color(c_maroon,c_green,global.Hp/global.maxHp); // misturas as cores escuras de acordo com as variáveis do hp.

draw_rectangle_color(view_xview+0,view_yview+40,view_xview+100,view_yview,c_dkgray,c_dkgray,c_black,c_black,false); //desenha o espaço vazio por trás.
draw_rectangle_color(view_xview+0,view_yview+40,view_xview+100*(global.Hp/global.maxHp),view_yview,corclara,corclara,corescura,corescura,false); //desenha a barra de hp misturando as cores claras e escuras.
draw_set_font (fnt_simp)
draw_text(view_xview,view_yview+20,"Saúde=" +string(global.Hp)) //desenha a quantidade de hp
é isso

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por sonic luan em Dom 05 Jun 2011, 20:58

nossa tá dificil.
tenta iso.

coloca no create

Código:

global.Mpminima=0

no step

Código:

if global.Mp<1
{global.Mp=global.Mpminima}

if global.MP=global.Mpminima
{
global.Hp-=25
global.Mp=100
}

pode não dar certo.
mas não custa tentar


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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Need_90 em Dom 05 Jun 2011, 21:01

era bom se focê com as variaveis ja criadas,pois o jogo ja pessa mais de 2mb o gmk de tantas variaveis,mas vou tentar,ja dou edit
ainda deu na mesma la!

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por sonic luan em Dom 05 Jun 2011, 21:04

Need_90 escreveu:era bom se focê com as variaveis ja criadas,pois o jogo ja pessa mais de 2mb o gmk de tantas variaveis,mas vou tentar,ja dou edit
mas variaveis não pesam tanto asim.
o que mais pesa nos jogos são os backgrounds e musicas mp3.
temque ser ums 999.999.999.999.999.999.999.999 variavei para ficar pesado por calsa delas.
ta complicada esa duvida Zangado
tenta iso:
Código:

if !global.MP>1
{
global.Hp-=25
global.Mp=100
}
coloca no Step


Última edição por sonic luan em Dom 05 Jun 2011, 21:07, editado 1 vez(es)

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Need_90 em Dom 05 Jun 2011, 21:07

sim,mas deu errado dnv,a mp vai para 25 e hp 100

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Mr.Brum em Dom 05 Jun 2011, 21:10

cara, eu dei uma olhada em todos os códigos step,create e colisão...
só não olhei o do draw...
axo que o erro pode estar nele,e através dele, vc pensa que a variável está errada,porquê os códigos que eu li parecem certos.

então tenta isso:
execute o jogo em modo de teste e tente ver no console ,o valor real dessas variáveis... FLWs

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Need_90 em Dom 05 Jun 2011, 21:17

Mostra isso nas globais
Código:

mouse_x:            -107
mouse_y:            291
mouse_button:      0
mouse_lastbutton:  0
keyboard_key:      0
keyboard_lastkey:  0
keyboard_lastchar: 
keyboard_string:   
________________________________
score:              0
lives:              -1
health:            100
room:              1
room_width:        640
room_height:        480
room_speed:        30
room_persistent:    0
cursor_sprite:      -1
________________________________
working_directory:  C:\Documents and Settings\Administrador\Meus documentos\Downloads
temp_directory:    C:\DOCUME~1\ADMINI~1\CONFIG~1\Temp\gm_ttt_66173
program_directory:  C:\DOCUME~1\ADMINI~1\CONFIG~1\Temp\gm_ttt_43869
secure_mode:        0
error_occurred:    0
error_last:       
________________________________
Mp:                0
maxMp:              100
Hp:                100
maxHp:              100
score:              0

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por sonic luan em Dom 05 Jun 2011, 21:23

fica asim depois de colidir com o obj_rosquinha?

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Mr.Brum em Dom 05 Jun 2011, 21:30

colida com o rosquinha primeiro, depois copie o log no console de debug, e poste aqui de novo.

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por ricaun em Dom 05 Jun 2011, 21:32

Need_90 escreveu:
Step do player
Código:
if global.Mp>global.maxMp
global.Mp=global.maxMp
{
if global.Mp >=100
{
global.Hp+=25
global.Mp=25
}
}
{
if global.Hp <=0 game_restart ()
}
{
if global.Hp >=100 global.Hp=100
}

O problema esta nesse code acho que vc colocou a 'chave' no local errado algo assim!
O problema é isso!
Código:
if global.Mp >=100
{
global.Hp+=25
global.Mp=25
}
Toda vez que o mp for pra zero ele vai colocar o mp pra 100 e diminuir o hp, e essa coisa faz voltar o hp e coloca o mp em 25. É isso tire o = dali que resolve!


ricaun

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Carlos L. em Dom 05 Jun 2011, 21:33

Objeto Player.
// Step.
if (global.Mp >= global.maxMp)
global.Mp = global.maxMp;
global.Hp += 25;

/*if global.Mp >= 100
{
global.Hp+=25
global.Mp=25
}
}
OBS .: código desnecessário pois ó código acima fazia a mesma verificação.
*/

if (global.Hp <= 0)
game_restart();
if (global.Hp >= /*100*/global.maxHp)
global.Hp = global.maxHp;
// Game Start.
score = 0; // Score já é uma variável global.

global.Mp = 0;
global.Hp = 100;

global.maxHp = 100;
global.maxMp = 100;
// Colisão.
with(other)
{
instance_destroy();
}

score += 1;
global.Mp += 10;

Objeto controle.
// Step.
if (global.Mp <= 0)
{
global.Mp = global.maxMp;
global.Hp -= 25;
}
// Draw.
//////////////////////////////////// MP /////////////////////////////////////////////
corClaraMp = merge_color(c_aqua, c_blue, global.Mp / global.maxMp); //mistura as cores claras de acordo com as variaveis do mp.
corEscuraMp = merge_color(c_blue, c_aqua, global.Mp / global.maxMp); // misturas as cores escuras de acordo com as variáveis do mp.

draw_rectangle_color(view_xview, view_yview + 20, view_xview + 100, view_yview, c_gray, c_gray, c_dkgray, c_dkgray, false); //desenha o espaço vazio por trás.
draw_rectangle_color(view_xview, view_yview + 20, view_xview + 100 * (global.Mp / global.maxMp), view_yview, corClaraMp, corClaraMp, corEscuraMp, corEscuraMp, false); //desenha a barra de mp misturando as cores claras e escuras.
draw_set_font(fnt_simp);
draw_text(view_xview, view_yview, "Energia: " + string(global.Mp)); //desenha a quantidade de mp


//////////////////////////////////// HP ////////////////////////////////////////////
corClaraHp = merge_color(c_red, c_lime, global.Hp / global.maxHp); //mistura as cores claras de acordo com as variaveis do hp.
corEscuraHp = merge_color(c_maroon, c_green, global.Hp / global.maxHp); // misturas as cores escuras de acordo com as variáveis do hp.

draw_rectangle_color(view_xview, view_yview + 40, view_xview + 100, view_yview, c_dkgray, c_dkgray, c_black, c_black, false); //desenha o espaço vazio por trás.
draw_rectangle_color(view_xview, view_yview + 40, view_xview + 100 * (global.Hp / global.maxHp), view_yview, corClaraHp, corClaraHp,corEscuraHp, corEscuraHp, false); //desenha a barra de hp misturando as cores claras e escuras.
draw_set_font(fnt_simp);
draw_text(view_xview,view_yview+20,"Saúde: " + string(global.Hp)); //desenha a quantidade de hp


Considerações Finais:

Observei algumas coisas e vou citar agora:
Somar valores com 0;
Códigos repetidos;
Fazer comparações com números sendo que você tinha uma var exatamente controlando aquele valor podendo ser usada em certas comparações;
Excesso de Objetos onde o oControle serve exatamente para controlar o jogo não era necessário criar um objeto para a criação de cada barra;
Desorganização O.O.

Procure fazer um código legível e pense mais um pouco pense 'Por que fazer desta forma, será que posso fazer de outra.', não estou querendo ser superior a ninguém nem dizer que você não sabe fazer, mais procure fazer algo que você possa pegar e identificar onde está o possível erro, procure comentar a funcionalidade de cada código, assim ficará mais fácil para você.
Espero ter conseguido resolver sua dúvida.
flw

Carlos L.

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Need_90 em Dom 05 Jun 2011, 21:45

Sonic : Não entendi
mrbum: Não entendi
ricaun : tirar o = de onde?Continuou igual essa parte do codigo
Carlos L : deu na mesma,lol
all:Vou ter que sair amanha agente se fala

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por ricaun em Dom 05 Jun 2011, 21:55

Need_90 escreveu:
Step do player
Código:
if global.Mp>global.maxMp
global.Mp=global.maxMp
{
if global.Mp >=100  // <<<<<<<<<<< esse igual '='
{
global.Hp+=25
global.Mp=25
}
}
{
if global.Hp <=0 game_restart ()
}
{
if global.Hp >=100 global.Hp=100
}

Ta vendo esse code que vc colocou no player troque ele por isso!

Código:
if global.Mp>global.maxMp
   global.Mp=global.maxMp

if global.Mp >100
{
   global.Hp+=25
   global.Mp=25
}
if global.Hp <=0
   game_restart ()

if global.Hp >100
   global.Hp=100

Bote isso que vai funcionar!

Tente faze o code mais arrumado, assim fica mais facil de achar algum erro...

Té,


ricaun

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Carlos L. em Dom 05 Jun 2011, 22:00

ricaun escreveu:
Need_90 escreveu:
Step do player
Código:
if global.Mp>global.maxMp
global.Mp=global.maxMp
{
if global.Mp >=100  // <<<<<<<<<<< esse igual '='
{
global.Hp+=25
global.Mp=25
}
}
{
if global.Hp <=0 game_restart ()
}
{
if global.Hp >=100 global.Hp=100
}

Ta vendo esse code que vc colocou no player troque ele por isso!

Código:
if global.Mp>global.maxMp
   global.Mp=global.maxMp

if global.Mp >100
{
   global.Hp+=25
   global.Mp=25
}
if global.Hp <=0
   game_restart ()

if global.Hp >100
   global.Hp=100

Bote isso que vai funcionar!

Tente faze o code mais arrumado, assim fica mais facil de achar algum erro...

Té,


Opa ricaun ele tem as var para controlar quando for 100, então pode ficar assim.
// Mp

if (global.Mp >= global.maxMp);
global.Hp += 25;
global.Mp = global.maxHp;

if (global.Mp <= 0)
global.Hp -= 25;
global.Mp = global.maxMp;

// HP

if (global.Hp >= global.maxHp)
global.Hp = global.maxHp;

if (global.Hp <= 0)
game_restart();

E eu observei uma coisa que não tinha observado antes o código que está no step do oControle pode ficar no player então tire ele do oControle, e no código acima já incorporei no step do oPlayer.
flw

Carlos L.

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Re: Problema com Mp e Hp

Mensagem por Need_90 em Seg 06 Jun 2011, 12:41

vlw ricaun o seu funcionou,o do Carlos L. eu não testei.Podem fechar
fechem não,agora quando a Mp chega a 100 continua em 100 e nao vai para 25,alem de não dar Hp

Agora podem fechar,modifiquei todos os codigos e deu certo blz

Need_90

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Re: Problema com Mp e Hp

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