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Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 20:03
Bom,quando colide com o obj_rosquinha acontece isso
Código:
with other instance_destroy ()
global.score+=1

global.Mp+=10
if global.Mp>global.maxMp
global.Mp=global.maxMp
{
if global.Mp <=1
{
global.Hp-=25
global.Mp=100
}
}
{
if global.Mp >=100
{
global.Hp+=25
global.Mp=25
}
}
{
if global.Hp <=0 game_restart ()
}
{
if global.Hp >=100 global.Hp=100
}
Mas se a energia for menor que 1 não esta acontecendo nada,eu revisei o codigo e refiz ele mas não adiantou,se alguem puder ajudar,eu quero que quando a energia for menor que 1 ou 0o jogador perder 25 de Hp e a Mp for para 100
um codigo que pode ajudar
Código:
global.Mp=0 //quantidade atual de mp.
global.maxMp=100 //quantidade máxima de mp.
global.Hp = 100; //quantidade atual de hp.
global.maxHp = 100; //quantidade máxima de hp.
global.score=0
Eu fiz isso juntamente com a ajuda de uma engine do The Game Never Finish
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 20:09
Eu nun vou editar o cod inteiro mas pelo que eu vi vc quer:
Código:

if global.mp > 1
{
global.mp=100
global.hp-=25
}
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 20:12
não é esse o problema,o problema esta aqui
Código:
{
if global.Mp <=1
{
global.Hp-=25
global.Mp=100
}
}
quando a mp é menor que 1 a Hp continua igual e a Mp tambem
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 20:15
eu axo que o problema está no local onde vc pos os códigos...
tente isso:
PONHA NO CREATE:
Código:
global.Mp=0 //quantidade atual de mp.
global.maxMp=100 //quantidade máxima de mp.
global.Hp = 100; //quantidade atual de hp.
global.maxHp = 100; //quantidade máxima de hp.
global.score=0

PONHA NO STEP:
Código:
if global.Mp>global.maxMp
global.Mp=global.maxMp
{
if global.Mp <=1
{
global.Hp-=25
global.Mp=100
}
}
{
if global.Mp >=100
{
global.Hp+=25
global.Mp=25
}
}
{
if global.Hp <=0 game_restart ()
}
{
if global.Hp >=100 global.Hp=100
}


PONHA NA COLISÃO:
Código:
with other instance_destroy ()
global.score+=1

global.Mp+=10

AXO QUE É ISSO...
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 20:15
ESSE CODE TA NO STEP NÉ ? o.o
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 20:20
não deu,a Mp foi para 25 e Hp fico em 100
tava na colisão mas mesmo no step da isso
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 20:25
Não coloca só isso no step de um objeto separado e persistent:

Código:
if global.mp<1
{
global.mp=100
global.hp-=25
}
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 20:30
não entendi,poderia explicar melhor?Pelo que entendi não é para colocar em um objeto persistent,estou certo
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 20:31
Não. Coloque isso no step de um obj_controle qualquer,

EDIT

Dificuldade dificil com serios erros não tentem jogar.
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 20:36
ele continuo assim,tirei do step do player o codigo para diminuir mp e coloquei em outro objeto,chamado obj_controle e marquei persistent mas não adiantou
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 20:40
tem outros codigos que mechem com essa variavel ou só esses que você mostrou?
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 20:47
Vou postar o codigo completo até do draw
Game start do player
Código:
global.Mp=0 //quantidade atual de mp.
global.maxMp=100 //quantidade máxima de mp.
global.Hp = 100; //quantidade atual de hp.
global.maxHp = 100; //quantidade máxima de hp.
global.score=0
Step do player
Código:
if global.Mp>global.maxMp
global.Mp=global.maxMp
{
if global.Mp >=100
{
global.Hp+=25
global.Mp=25
}
}
{
if global.Hp <=0 game_restart ()
}
{
if global.Hp >=100 global.Hp=100
}
Colisão com rosquinha
Código:
with other instance_destroy ()
global.score+=1

global.Mp+=10
Step do obj_controle que é persistent
Código:
if global.Mp<1
{
global.Mp=100
global.Hp-=25
}
no draw do obj_energia
Código:
////////////////////////////////////                  MP                ///////////////////////////////////////////// 
corclara = merge_color(c_aqua,c_blue,global.Mp/global.maxMp) //mistura as cores claras de acordo com as variaveis do mp.
corescura = merge_color(c_blue,c_aqua,global.Mp/global.maxMp) // misturas as cores escuras de acordo com as variáveis do mp.

draw_rectangle_color(view_xview+0,view_yview+20,view_xview+100,view_yview,c_gray,c_gray,c_dkgray,c_dkgray,false) //desenha o espaço vazio por trás.
draw_rectangle_color(view_xview+0,view_yview+20,view_xview+100*(global.Mp/global.maxMp),view_yview,corclara,corclara,corescura,corescura,false) //desenha a barra de mp misturando as cores claras e escuras.
draw_set_font (fnt_simp)
draw_text(view_xview,view_yview,"Energia=" +string(global.Mp)) //desenha a quantidade de mp
no draw do obj_saude
Código:
////////////////////////////////////                    HP                //////////////////////////////////////////// 
corclara = merge_color(c_red,c_lime,global.Hp/global.maxHp); //mistura as cores claras de acordo com as variaveis do hp.
corescura = merge_color(c_maroon,c_green,global.Hp/global.maxHp); // misturas as cores escuras de acordo com as variáveis do hp.

draw_rectangle_color(view_xview+0,view_yview+40,view_xview+100,view_yview,c_dkgray,c_dkgray,c_black,c_black,false); //desenha o espaço vazio por trás.
draw_rectangle_color(view_xview+0,view_yview+40,view_xview+100*(global.Hp/global.maxHp),view_yview,corclara,corclara,corescura,corescura,false); //desenha a barra de hp misturando as cores claras e escuras.
draw_set_font (fnt_simp)
draw_text(view_xview,view_yview+20,"Saúde=" +string(global.Hp)) //desenha a quantidade de hp
é isso
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 20:58
nossa tá dificil.
tenta iso.

coloca no create

Código:

global.Mpminima=0

no step

Código:

if global.Mp<1
{global.Mp=global.Mpminima}

if global.MP=global.Mpminima
{
global.Hp-=25
global.Mp=100
}

pode não dar certo.
mas não custa tentar

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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 21:01
era bom se focê com as variaveis ja criadas,pois o jogo ja pessa mais de 2mb o gmk de tantas variaveis,mas vou tentar,ja dou edit
ainda deu na mesma la!
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 21:04
@Need_90 escreveu:era bom se focê com as variaveis ja criadas,pois o jogo ja pessa mais de 2mb o gmk de tantas variaveis,mas vou tentar,ja dou edit
mas variaveis não pesam tanto asim.
o que mais pesa nos jogos são os backgrounds e musicas mp3.
temque ser ums 999.999.999.999.999.999.999.999 variavei para ficar pesado por calsa delas.
ta complicada esa duvida Zangado
tenta iso:
Código:

if !global.MP>1
{
global.Hp-=25
global.Mp=100
}
coloca no Step


Última edição por sonic luan em Dom 05 Jun 2011, 21:07, editado 1 vez(es)
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 21:07
sim,mas deu errado dnv,a mp vai para 25 e hp 100
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 21:10
cara, eu dei uma olhada em todos os códigos step,create e colisão...
só não olhei o do draw...
axo que o erro pode estar nele,e através dele, vc pensa que a variável está errada,porquê os códigos que eu li parecem certos.

então tenta isso:
execute o jogo em modo de teste e tente ver no console ,o valor real dessas variáveis... FLWs
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 21:17
Mostra isso nas globais
Código:

mouse_x:            -107
mouse_y:            291
mouse_button:      0
mouse_lastbutton:  0
keyboard_key:      0
keyboard_lastkey:  0
keyboard_lastchar: 
keyboard_string:   
________________________________
score:              0
lives:              -1
health:            100
room:              1
room_width:        640
room_height:        480
room_speed:        30
room_persistent:    0
cursor_sprite:      -1
________________________________
working_directory:  C:\Documents and Settings\Administrador\Meus documentos\Downloads
temp_directory:    C:\DOCUME~1\ADMINI~1\CONFIG~1\Temp\gm_ttt_66173
program_directory:  C:\DOCUME~1\ADMINI~1\CONFIG~1\Temp\gm_ttt_43869
secure_mode:        0
error_occurred:    0
error_last:       
________________________________
Mp:                0
maxMp:              100
Hp:                100
maxHp:              100
score:              0
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 21:23
fica asim depois de colidir com o obj_rosquinha?
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Re: Problema com Mp e Hp

em Dom 05 Jun 2011, 21:30
colida com o rosquinha primeiro, depois copie o log no console de debug, e poste aqui de novo.
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