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dúvidas que não tem como explicar no título (GM 8.1 Lite)

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dúvidas que não tem como explicar no título (GM 8.1 Lite) Empty dúvidas que não tem como explicar no título (GM 8.1 Lite)

Mensagem por PhanPher Sáb 04 Jun 2011, 15:30

eu to fazendo um jogo estilo arkanoid dúvidas que não tem como explicar no título (GM 8.1 Lite) 127735
mas quando a bola destrói todos os blocos como que eu posso fazer para passar de tela --\' ?
mas tem que funcionar na versão grátis do GM GM8 zangado


a outra é como que eu fasso o player ter vidas la! ? (eu pensava que já vinha com vidas nervoso )

e a última é como que eu coloco do lado da tela tipo uma tabela do lado da tela computador , com as vidas, os pontos, a tela, e o nome do jogo, tem como colocar? anh!
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Mensagem por sonic luan Sáb 04 Jun 2011, 15:43

sei a primeira duvida coloca:
Código:

if !instance_exist(obj_bloco)
{root_goto_next()}


Última edição por sonic luan em Sáb 04 Jun 2011, 15:44, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Lucas 5293 Sáb 04 Jun 2011, 15:43

Primeiramente bem-vindo ao fórum
Voce pode consultar as aulas do reddragon que ajudam muitos iniciantes:
Clicando Aqui

ou

para quando o todos os blocos forem destruidos passar de fase no evento step do player arraste o execute code e escreva:
Código:
if !instance_exist(obj_bloco){root_goto_next()}
e para o player ter vidas coloque no execute code do evento create dele:
Código:
lifes=3
e para diminuir as vidas coloca:
Código:
lifes-=1
e para aumentar as vidas coloca:
Código:
lifes+=1
e para quando as vidas acabarem reiniciar a fase coloca
Código:
if lifes<=0
room_restart()


Última edição por Lucas 3952 em Sáb 04 Jun 2011, 15:54, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Need_90 Sáb 04 Jun 2011, 15:51

isso responde a 2ª e 3ª duvida
Clique aqui
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Mensagem por Shadow10 Sáb 04 Jun 2011, 15:51

Nas propriedades do player, adicione um evento create e nele cole isso:
Código:
global.vidas = 5;
global.pontos = 0;

Em um outro objeto adicione um evento draw e cole isso:
Código:
draw_set_color(c_white);
draw_text(x,y,"Vidas : "+string(global.vidas)+" Pontos : "+string(global.pontos));
Ja nesse evento de destruir blocos, o Sonic Luan respondeu certo.
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Mensagem por LCS Sáb 04 Jun 2011, 16:02

Primeiramente bem vindo ao fótum como o Lucas disse ali em cima leia as aulas do reddragon para entender como funciona o básico de gml e como funciona o básico do gm também

mas vamos lá

1º Cria um obj chamado obj_control no step dele tu coloca o seguinte

Código:
if !instance_exists(nome_do_objeto_bloco_vai_aqui)
{
  room_goto_next()
}
nesse checamos se nao existir mais nenhuma instancia do objeto bloco entao vamos para a proxima room

2º adcione um evento create nesse objeto control e escreve:

Código:
lives=3
agora no draw desse objeto control coloca o seguinte
Código:
draw_text(12,12,"Vidas: "+string(lives))
isso desenha o numero de vidas

3º agora terceira é quase a mesma coisa que a segunda supondo que tu ja tenha definido o score no jogo é a mesma logica, desenhar um texto com o valor do score
Código:
draw_text(64,12,"Score: "+string(score))
tu pode mudar o valor de x e y

mas ainda recomendo tu ver as aulas do reddragon porque se não tu não vai entender nada deses codes ai
flws!
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Mensagem por PhanPher Sáb 04 Jun 2011, 16:36

valeu ae, mas e quando é + de 1 bloco, tipo
obj_bloco1, obj_bloco2, etc..
o que que tem que fazer?
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PhanPher

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