Conectar-se
Quem está conectado
14 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 14 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 01/12/2010
Número de Mensagens : 175
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.techsempre.com

Existe o "alt" que tem no HTML? (img alt="descricao)

em Sex 03 Jun 2011, 08:56
Olá pessoal, to fazendo um programa. Queria saber se no Game Maker tem aquele "atributo" que tem no HTML, que quando você passa o mouse em cima de uma imagem por exemplo ele mostra um texto flutuante. No HTML isso é chamado de "IMG ALT".

Eu quero fazer quando eu passo o mouse em cima do botão ele exibi um texto. Tem como fazer isso? Mas um texto flutuante, por exemplo quando tiro o mouse de cima do botão, o texto flutuante desaparece. Tentei upar uma imagem e mostrar aqui o que eu queria mas não deu.

Achei algo, primeira imagem da página (tirando o logo) fica logo entre o 2º e 4º paragrafo. É um ponto que muda de cor. Passem o mouse em cima dele: http://htmlhelp.com/feature/art3.htm

É esse tipo de efeito que quero, alguem tem uma solução?
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 106

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Existe o "alt" que tem no HTML? (img alt="descricao)

em Sex 03 Jun 2011, 09:43
Em verdade, é o atributo Title, não Alt. O Alt serve para caso a imagem não aparecer(ou ainda não carregar) aparece o texto do Alt.
Site que você colocou no seu post escreveu:The ALT text is meant to provide alternative or substitute text, primarily for use when the image is not being displayed. The most common mistake (apart from not using it at all) is to provide a description of the image, without considering what job the image was doing on the page, leading to results that can range from the incongruous to the absurd. The ALT text should be composed as a suitable textual alternative to the image: sometimes that might turn out to be a description of the image, but in practice that choice seems to be wrong more often than it's right.

O texto ALT é mencionado para providenciar texto alternativo ou substituto, primeiramente para uso quando a imagem não está sendo mostrada - Parte destacada.
Não existe uma função padrão de fazer isso, pois como sabes, o Game Maker é um software multi-gênero: você tem que criar todos os sistemas de jogo. Fiz um projeto de Game Maker para me auxiliar nos estudos para as provas, uma espécie de Quiz com os assuntos da prova, e trabalhei com um sistema similiar: um fundo azul aparecia atrás do texto quando eu passava o mouse em cima. Se quiseres dar uma estudada no código:
Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y) // Desenha a sprite
draw_set_font(font0) // Define a fonte
draw_set_halign(fa_left) // Define o alinhamento horizontal
draw_set_valign(fa_center) // Define o alinhamento vertical
if over = 0 /* Se estiver com o mouse fora */
{
draw_set_color(c_white) // Define a cor branca
draw_text(x+36,y+16,txt) // Escreve a opção
}
else if over = 1 /* Se estiver com o mouse em cima */
{
/* Conta quantas linhas têm */
var strc; // Define a variável
strc = string_count("#",txt) // Conta quantas linhas têm
strc = strc+1 /* Acrescenta 1 à contagem - caso contrário ficaria um traço, haja vista que se não
ouvesse o pulador de linhas("#") a variável seria zero */
/* Desenha o "clareamento" da opção */
draw_set_alpha(0.65) // Define a opacidade
draw_set_color(c_blue) // Define a cor azul
draw_rectangle(x+31,y+16-11*strc,718,y+16+11*strc,false) // Desenha o preenchimento do "clareamento"
draw_set_color(c_black) // Define a cor preta
draw_rectangle(x+31,y+16-11*strc,718,y+16+11*strc,true) // Define o contorno do "clareamento"
draw_set_color(c_white) // Define a cor branca
draw_set_alpha(1) // Define a opacidade
draw_text(x+36,y+16,txt) // Escreve a opção
}
over é uma variável que tem seus valores mudados nos eventos Mouse Enter e Mouse Leave. txt é uma variável que armazena o texto. O retângulo no caso está de acordo com a largura da room, mas podes facilmente alterar para que fique de acordo com a largura do texto(string_width(string)). Ah e não esqueça de tirar os draw_set_halign e valign, no meu projeto isso deixa o texto centralizado em ambos os eixos. Espero ter ajudado.


Última edição por Markituh em Sex 03 Jun 2011, 09:54, editado 1 vez(es) (Razão : Explicações)
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum