GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Existe o "alt" que tem no HTML? (img alt="descricao)

2 participantes

Ir para baixo

Existe o "alt" que tem no HTML? (img alt="descricao) Empty Existe o "alt" que tem no HTML? (img alt="descricao)

Mensagem por paladini Sex 03 Jun 2011, 08:56

Olá pessoal, to fazendo um programa. Queria saber se no Game Maker tem aquele "atributo" que tem no HTML, que quando você passa o mouse em cima de uma imagem por exemplo ele mostra um texto flutuante. No HTML isso é chamado de "IMG ALT".

Eu quero fazer quando eu passo o mouse em cima do botão ele exibi um texto. Tem como fazer isso? Mas um texto flutuante, por exemplo quando tiro o mouse de cima do botão, o texto flutuante desaparece. Tentei upar uma imagem e mostrar aqui o que eu queria mas não deu.

Achei algo, primeira imagem da página (tirando o logo) fica logo entre o 2º e 4º paragrafo. É um ponto que muda de cor. Passem o mouse em cima dele: http://htmlhelp.com/feature/art3.htm

É esse tipo de efeito que quero, alguem tem uma solução?
paladini
paladini

Data de inscrição : 01/12/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 175
Prêmios : Existe o "alt" que tem no HTML? (img alt="descricao) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.techsempre.com

Ir para o topo Ir para baixo

Existe o "alt" que tem no HTML? (img alt="descricao) Empty Re: Existe o "alt" que tem no HTML? (img alt="descricao)

Mensagem por Markituh Sex 03 Jun 2011, 09:43

Em verdade, é o atributo Title, não Alt. O Alt serve para caso a imagem não aparecer(ou ainda não carregar) aparece o texto do Alt.
Site que você colocou no seu post escreveu:The ALT text is meant to provide alternative or substitute text, primarily for use when the image is not being displayed. The most common mistake (apart from not using it at all) is to provide a description of the image, without considering what job the image was doing on the page, leading to results that can range from the incongruous to the absurd. The ALT text should be composed as a suitable textual alternative to the image: sometimes that might turn out to be a description of the image, but in practice that choice seems to be wrong more often than it's right.

O texto ALT é mencionado para providenciar texto alternativo ou substituto, primeiramente para uso quando a imagem não está sendo mostrada - Parte destacada.
Não existe uma função padrão de fazer isso, pois como sabes, o Game Maker é um software multi-gênero: você tem que criar todos os sistemas de jogo. Fiz um projeto de Game Maker para me auxiliar nos estudos para as provas, uma espécie de Quiz com os assuntos da prova, e trabalhei com um sistema similiar: um fundo azul aparecia atrás do texto quando eu passava o mouse em cima. Se quiseres dar uma estudada no código:
Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y) // Desenha a sprite
draw_set_font(font0) // Define a fonte
draw_set_halign(fa_left) // Define o alinhamento horizontal
draw_set_valign(fa_center) // Define o alinhamento vertical
if over = 0 /* Se estiver com o mouse fora */
{
draw_set_color(c_white) // Define a cor branca
draw_text(x+36,y+16,txt) // Escreve a opção
}
else if over = 1 /* Se estiver com o mouse em cima */
{
/* Conta quantas linhas têm */
var strc; // Define a variável
strc = string_count("#",txt) // Conta quantas linhas têm
strc = strc+1 /* Acrescenta 1 à contagem - caso contrário ficaria um traço, haja vista que se não
ouvesse o pulador de linhas("#") a variável seria zero */
/* Desenha o "clareamento" da opção */
draw_set_alpha(0.65) // Define a opacidade
draw_set_color(c_blue) // Define a cor azul
draw_rectangle(x+31,y+16-11*strc,718,y+16+11*strc,false) // Desenha o preenchimento do "clareamento"
draw_set_color(c_black) // Define a cor preta
draw_rectangle(x+31,y+16-11*strc,718,y+16+11*strc,true) // Define o contorno do "clareamento"
draw_set_color(c_white) // Define a cor branca
draw_set_alpha(1) // Define a opacidade
draw_text(x+36,y+16,txt) // Escreve a opção
}
over é uma variável que tem seus valores mudados nos eventos Mouse Enter e Mouse Leave. txt é uma variável que armazena o texto. O retângulo no caso está de acordo com a largura da room, mas podes facilmente alterar para que fique de acordo com a largura do texto(string_width(string)). Ah e não esqueça de tirar os draw_set_halign e valign, no meu projeto isso deixa o texto centralizado em ambos os eixos. Espero ter ajudado.


Última edição por Markituh em Sex 03 Jun 2011, 09:54, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Explicações)
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Existe o "alt" que tem no HTML? (img alt="descricao) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos