tuto 2 criando jogo de carro com movimento 360º graus

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Qualidade tuto 2 criando jogo de carro com movimento 360º graus

Mensagem por RKNF1995 em Qua 26 Nov 2008, 10:06

Criando jogo de carro em 360°

Primeiro crie a sprite do carro virado para a direita com na flecha baixo fassa isso no editor de imagens do game maker

-------)+

agora crie um objeto e nomeio de obj_carro
E no evento create dele coloque:
friction = .6
image_speed = 0

analisando: friction siguinifica fricção o que fará com que o objeto pare depois de um tempo sem “acelerar” no nosso caso e image_speed isso define a velocidade da imagem

No Evento step do objeto coloque:

if keyboard_check(vk_up) then motion_set(direction,10);
if keyboard_check(vk_right) then direction -= 5;
if keyboard_check(vk_left) then direction += 5;

image_index = direction * image_number/360;

analisando: as três primeiras linhas servem para a movimentação do objeto e a ultima linha serve para mostrar a direção da imagem do carro.

agora coloque esse codigo no evento draw:

draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,direction,image_blend,image_alpha)

analisando: a image_angle angulo da imagem vai ser a direção
dai vc só usa um sprite do carro, dele virado pra direita



Agora crie um objeto e nomeio de obj_parede e no objeto obj_carro coloque no evento colisão com o obj_parede a opção da aba mov a primeira star moving in a direction e marque a opção central

Aogra seus objetos já estão prontos monte os na room e rode o jogo

Tutorial criado por: Rogério Kund Natusch Filho


Última edição por rogerio em Qua 26 Nov 2008, 10:47, editado 2 vez(es)

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Qualidade Re: tuto 2 criando jogo de carro com movimento 360º graus

Mensagem por rodrigo1434 em Qua 26 Nov 2008, 10:32

Pra quê usar 70 frames pra virar o carro?
Usa o image_angle é mais usado nesse caso

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Qualidade Re: tuto 2 criando jogo de carro com movimento 360º graus

Mensagem por RKNF1995 em Qua 26 Nov 2008, 10:34

e eu sei mas esse era o jeito mais simples que eu me lembrei

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Qualidade Re: tuto 2 criando jogo de carro com movimento 360º graus

Mensagem por rodrigo1434 em Qua 26 Nov 2008, 10:38

É só fazer do jeito que vc fez mas escreva no draw

draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,direction,image_blend,image_alpha)

/*

a image_angle angulo da imagem vai ser a direção
dai vc só usa um sprite do carro, dele virado pra direita

*/
Flww Very Happy

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Qualidade Re: tuto 2 criando jogo de carro com movimento 360º graus

Mensagem por RKNF1995 em Qua 26 Nov 2008, 10:46

deu ja atualizei ve se ficou certo

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Qualidade Re: tuto 2 criando jogo de carro com movimento 360º graus

Mensagem por rodrigo1434 em Qua 26 Nov 2008, 11:25

Crie um sprite dum carro de cima,mas virado para a direita
é o padrão

Agora a programação:

No Evento Create do objeto coloque:

friction=0.2
acel=0.5 // a aceleração tem q ser maior que o friction
max_velo= 5 /// velocidade máxima


No Evento step do objeto coloque:

if speed>max_velo
speed=max_velo


if keyboard_check(vk_up)
motion_add(direction,acel)

if keyboard_check(vk_right)
direction -= 5

if keyboard_check(vk_left)
direction += 5

e no draw
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x+3,y+3,1,1,direction,c_black,0.5) // sombra
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,1,1,direction,c_white,1) // sprite do carro


EU faço assim
Smile

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