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Memorizar comando

em Sex 27 Maio 2011, 00:37
bem pessoal, é meio dificil de explicar minha duvida, + eu vou tentar.

Existe alguma for de fazer uma memorização de comando.
de acordo com uma variavel, sem eu precizar escrever o comando 2 vezes.

ex:

Código:
global.comendo = place_free (x,y+1)

if global.comendo
{x+=1}

é + ou menos isso
alguem sabe me dizer?
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Re: Memorizar comando

em Sex 27 Maio 2011, 01:30
ya, todas as checagens feitas pelo game maker retornam a um valor boleano.
ex:
Código:

checar=true;
if (checar)// o if checa se o valor é true ou 1
{
//executa a ação
}
//toda a checagem no game maker é assim
//if (hp>10)
//ou seja se a variavel hp for maior que 10 entao o (hp>10) tera como //retorno o valor 1, caso contrario o valor 0[false]
//entao você pode armazenar esse valor boleano da checagem em uma //variavel e usa-la depois
//ex:
tem_mp=(mp>0);
if (tem_mp)
{
//executa a magia
};
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Re: Memorizar comando

em Sex 27 Maio 2011, 08:36
+ isso funciona tambem com os comandos keyboard_check?
tipo tava tentando criar uma forma generica de fazer comando opcionais para teclado ou joystick, só que não ta funcionando.
Vou dar um exemplo:

Create
Código:
if controle = "teclado"
{
playkeydireita = (keyboard_check (vk_right))
playkeyesquerda = (keyboard_check (vk_left))
}

if controle = "joystick"
{
playkeydireita = js_pov(pov_right)
playkeyesquerda = js_pov(pov_left)
}

Step
Código:
if (playkeydireita) && ! (playkeyesquerda)
&& place_free (x+velocidade,y) && sprite_block = false
{x+=velocidade; lado = 1; andando = true; parado = false}

if (playkeyesquerda) && ! (playkeydireita)
&& place_free (x-velocidade,y) && sprite_block = false
{x-=velocidade; lado = 0; andando = true; parado = false}

if (playkeyesquerda) && (playkeydireita)
{andando = false; parado = true}

if ! (playkeyesquerda) && ! (playkeydireita)
{andando = false; parado = true}

So que não ta funcionando
não sei + o q fazer.
nervoso
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Re: Memorizar comando

em Sex 27 Maio 2011, 09:26
Não, isso não tem jeito. Você quer fazer isso pra diminuir o tamanho das linhas, não é? Também já pensei nisso.
Não funciona porque a variável vai armazenar o resultado do teste no momento da criação do objeto, não no step event.
Entretanto, existem algumas formas de melhorar isso.

Você pode, no começo do step event, armazenar esses testes em variáveis, assim, as variáveis vão armazenar o resultado DAQUELE step.

Outra coisa que você pode fazer (mas isso vai deixar o jogo desnecessariamente lento) é criar scripts com nome menores pra executar os mesmos testes que a função. Tipo:
Código:
//esquerda()
//testa se a seta pra esquerda está pressionada no momento
return(keyboard_check(vk_left))
Aí, você simplesmente chama "esquerda()", no step.
Não preciso explicar porque isso não é recomendável, né?

Agora, se o que você quer é deixar o controle configurável, isso sim tem um jeito simples de fazer. Armazene, nas variáveis, as teclas, e não os testes.
Código:
//create
esq=vk_left
dir=vk_right
Daí, no step, você pode chamar funções do tipo "if keyboard_check(esq)". Isso funciona porque o nome das teclas JÁ SÃO variáveis. Você normalmente chama por essa ou aquela variável. O que você vai fazer é gravar o valor de uma variável (vk_left) em outra variável (esq). Com a vantagem de que, no futuro, quando você quiser mudar o controle, você pode ir no create event e mudar a variável-base por outra qualquer. Tipo, você quer deixar de usar as setas e passar a usar wasd, vai no create e troca:
Código:
esq=ord('A')
dir=ord('D')
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Re: Memorizar comando

em Sex 27 Maio 2011, 09:54
vlw saim, colocar os comandos no step funcionu mesmo
e vlw jiraya x2
pela ajuda aqui e pela extenção de joystick q postou na comu
vai ser muito util no meu jogo.
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Re: Memorizar comando

em Sex 27 Maio 2011, 10:33
Vc pode usar os scripts pra isso.

Cria um script "comendo()"

No código:
return (place_free (x,y+1)

Além disso vc pode usar triggers (dê uma olhadinha no capítulo trigger events do manual do Game Maker).

;)


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