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[Carlos - Engine] Limites da room.

em Seg 23 Maio 2011, 20:51
Nome: Limites da room.
Requerimentos: 7/8 - Lite & Pro.
Descrição: Ensina como fazer uma limitação na room sem precisar colocar objetos sólidos, economizando memória e diminuindo o tamanho do seu jogo.
Nível de dificuldade: iniciante.
Controles/Informações: Setas direcionais para movimentação.

Donwload:
Código:
http://dl.dropbox.com/u/29135492/Limites_Room.gmk
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Re: [Carlos - Engine] Limites da room.

em Seg 23 Maio 2011, 20:54
Muito bom, assim com certeza diminuirá muito mais memória daqueles que usavam o método tradicional, cara, você colabora muito para o fórum !!
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Re: [Carlos - Engine] Limites da room.

em Seg 23 Maio 2011, 21:05
X-Games escreveu:Muito bom, assim com certeza diminuirá muito mais memória daqueles que usavam o método tradicional, cara, você colabora muito para o fórum !!
Valeu pelo comentário, só tento retribuir aquilo que o fórum já fez por mim. flw
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Re: [Carlos - Engine] Limites da room.

em Seg 23 Maio 2011, 21:16
Deixa eu adivinhar, você questiona se ele está em tal ponto x ou y e assim determina que ele só vai até aquele ponto?
Senão, já estou baixando...
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Re: [Carlos - Engine] Limites da room.

em Seg 23 Maio 2011, 21:44
Ótima técnica! Pode ter certeza que vou usar isso em todos os meus jogos de agora em diante!
+1 de reputação para vc, Carlos L.( mas primeiro vem o Willy, que prometi primeiro), muitíssimo obrigado! Very Happy
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Re: [Carlos - Engine] Limites da room.

em Seg 23 Maio 2011, 21:52
Como esse 'método' diminui o tamanho do jogo e economiza memoria? pode explicar? pelo que eu testei botando ele ou nao o tamanho do jogo fica o mesmo.
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Re: [Carlos - Engine] Limites da room.

em Seg 23 Maio 2011, 21:55
Mannoroth escreveu:Como esse 'método' diminui o tamanho do jogo e economiza memoria? pode explicar? pelo que eu testei botando ele ou nao o tamanho do jogo fica o mesmo.
O metodo tradicional é tapar a room com objetos, e assim o player não sair. Acontece que isso usa mais memória.
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Re: [Carlos - Engine] Limites da room.

em Seg 23 Maio 2011, 21:58
Isso mesmo, Supersonic933, nesse antigo método é preciso mais memória, deixando o PC lento, mas com esse novo método, esse consumo vai diminuir drasticamente! Happy
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Re: [Carlos - Engine] Limites da room.

em Seg 23 Maio 2011, 22:37
antigo metodo e novo metodo? so se for pra vcs, sempre usei o 'metodo' q o carlos l. falou, ate fiz um tuto com isso ha uns meses.
consumo diminuir drasticamente como? afinal só botar um objeto nos limites da room nao toma nem 1 milésimo a mais do tamanho de um jogo em media. Pra quem usar metodo de objetos em jogo de plataforma geralmente so tinha q botar o objeto no limite do começo e no do fim, na maior parte nao tem q mexer nos limites verticais. Bom, enfim, no GM praticamente sempre tem mais de uma maneira de fazer uma coisa. Nesse caso prefiro os 'limites da room' a 'limitar com objetos'.
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Re: [Carlos - Engine] Limites da room.

em Seg 23 Maio 2011, 23:31
Eu tbm, Mannoroth.
Quanto ao diminuar drasticamente o uso de memória eu não estava falando sério, pois eu sei que não diminui tanto assim, mas de qualquer maneira, ajuda muito! Happy
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Re: [Carlos - Engine] Limites da room.

em Qua 25 Maio 2011, 11:03
The Games Never Finish... escreveu:Deixa eu adivinhar, você questiona se ele está em tal ponto x ou y e assim determina que ele só vai até aquele ponto?
Senão, já estou baixando...
Nesse caso ele só verifica se o x e o y do player e maior ou menor ai ele determina se ele pode andar. Valeu por baixar e comentar.
Zignaw escreveu:Ótima técnica! Pode ter certeza que vou usar isso em todos os meus jogos de agora em diante!
+1 de reputação para vc, Carlos L.( mas primeiro vem o Willy, que prometi primeiro), muitíssimo obrigado! Very Happy
Opa valeu.
Mannoroth escreveu:Como esse 'método' diminui o tamanho do jogo e economiza memoria? pode explicar? pelo que eu testei botando ele ou nao o tamanho do jogo fica o mesmo.
Vamos fazer uma suposição onde você usa objetos para delimitar a room, obviamente ao cemeçar o jogo será necessário separar mais espaço para cada objeto colocado na room gastando mais memória do que se ele tivese somente que processar um código.
E no quesito tamanho quanto mais objetos tiver seu gmk e quanto mais objetos colocar na room mais pesado ficará seu jogo em comparação a poucas linhas de código.
Supersonic933 escreveu:
Mannoroth escreveu:Como esse 'método' diminui o tamanho do jogo e economiza memoria? pode explicar? pelo que eu testei botando ele ou nao o tamanho do jogo fica o mesmo.
O metodo tradicional é tapar a room com objetos, e assim o player não sair. Acontece que isso usa mais memória.
Eu não chamaria de método tradicional e sim de método iniciante quando ainda somos aspirantes no quesito programação e não entendemos muito a lógica da coisa, pois com o passar do tempo você notará uma grande diferença em seus jogos pois aquele monte de objetos que você antes colocava em uma room para poder o jogo fazer aquilo que você quer será substituido por poucas ou muitas linhas de código, ai depende de seu modo de programar.
Zignaw escreveu:Isso mesmo, Supersonic933, nesse antigo método é preciso mais memória, deixando o PC lento, mas com esse novo método, esse consumo vai diminuir drasticamente! Happy
Diminuir drasticamente tambem é exagero, mais economizar um bom espaço no processamento isso concerteza.

flw
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