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[RESOLVIDO] Ajuda com o botão esquerdo do mouse
+2
Limalokão
Adriano Heartless
6 participantes
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Ajuda com o botão esquerdo do mouse
Ola pessoal salvadora!
To desesperado precisando de umas dicas aqui, é o seguinte:
No projeto tem um botão de ajuda que quando a pessoa clica nele aparece um balão mostrando uma mensagem. O funcionamento do botão já está perfeito só que eu queria que enquando o bãlao estiver na tela desative o botão esquerdo do mouse para que o jogador não possa selecionar nenhum item. Ou sejá
Existe alguma forma de desativar o botão esquerdo do mouse...quando o usuario clicar não acontecer nada.
Mas, tem um porem preciso que seja para todos os objetos. Estava pensando em uma variavel que se ela estiver true...desative o botão esquerdo do mouse... tentei fazer isso mas não deu certo.
no left pressed do item eu coloquei
Código:
A variavel selecao_ativada era um jeito de não deixar o item ser selecionado...mas eu teria que fazer em todos os itens...tem como setativar mesmo o mouse_left >.<
To desesperado precisando de umas dicas aqui, é o seguinte:
No projeto tem um botão de ajuda que quando a pessoa clica nele aparece um balão mostrando uma mensagem. O funcionamento do botão já está perfeito só que eu queria que enquando o bãlao estiver na tela desative o botão esquerdo do mouse para que o jogador não possa selecionar nenhum item. Ou sejá
Existe alguma forma de desativar o botão esquerdo do mouse...quando o usuario clicar não acontecer nada.
Mas, tem um porem preciso que seja para todos os objetos. Estava pensando em uma variavel que se ela estiver true...desative o botão esquerdo do mouse... tentei fazer isso mas não deu certo.
no left pressed do item eu coloquei
Código:
- Código:
if global.selecao_ativada = false { alarm[0]=30;}
A variavel selecao_ativada era um jeito de não deixar o item ser selecionado...mas eu teria que fazer em todos os itens...tem como setativar mesmo o mouse_left >.<
Última edição por adriano Heartleless em Seg 06 Jun 2011, 18:01, editado 2 vez(es)
Re: [RESOLVIDO] Ajuda com o botão esquerdo do mouse
Tenta usar assim:
mouse_clear(mb_left) // dentro do if alguma coisa tipo: if global.selecao=false {mouse_clear(mb_left)}
mouse_clear(mb_left) // dentro do if alguma coisa tipo: if global.selecao=false {mouse_clear(mb_left)}
Re: [RESOLVIDO] Ajuda com o botão esquerdo do mouse
Pelo que eu saiba, se vc não colocar o mouse para interagir de alguma forma em seu jogo, ele não irá. Eu até testei isso em alguns jogos meus e o mouse só fazia alguma coisa quando eu especificava isso nos meus códigos.
Última edição por Zignaw em Seg 23 maio 2011, 14:12, editado 1 vez(es)
Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
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Re: [RESOLVIDO] Ajuda com o botão esquerdo do mouse
Teitei fazer o que o Soul falou e deu quase certo LOL
Pesquisei sobre o comando mouse_clear ele só limpa o botão apertado ou seja depois que aperta o botao ele trava lol
é quase isso só falta impidi ele de apertar definitivamente e não uma unica vez =/
e tem vezes que não da certo ele nem trava depois de apertar y.y
Zignaw é exatamente isso os objets que eu quero que não ative são aqueles que tem o evento Mouse_left pressed. queria uma variavel ou uma forma de desativar esse evento quando for necessario. =/
Pesquisei sobre o comando mouse_clear ele só limpa o botão apertado ou seja depois que aperta o botao ele trava lol
é quase isso só falta impidi ele de apertar definitivamente e não uma unica vez =/
e tem vezes que não da certo ele nem trava depois de apertar y.y
Zignaw é exatamente isso os objets que eu quero que não ative são aqueles que tem o evento Mouse_left pressed. queria uma variavel ou uma forma de desativar esse evento quando for necessario. =/
Re: [RESOLVIDO] Ajuda com o botão esquerdo do mouse
è so ao inves de vc usar o evendo Mouse Left usar um codigo em GML
Tipo : if "um desses ai abaix" {//ação}
mouse_check_button("aqui o botao direito ou esquerdo")
mouse_check_button_release("aqui o botao direito ou esquerdo")
mouse_check_button_pressed("aqui o botao direito ou esquerdo")
Tipo : if "um desses ai abaix" {//ação}
mouse_check_button("aqui o botao direito ou esquerdo")
mouse_check_button_release("aqui o botao direito ou esquerdo")
mouse_check_button_pressed("aqui o botao direito ou esquerdo")
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: [RESOLVIDO] Ajuda com o botão esquerdo do mouse
Primeiro crie um objeto chamado obj_mouse, e nele coloca esse código no evento CREATE:
Coloque esse código no evento STEP dos objetos que podem ser selecionados:
Quando quiser desativar o botão esquerdo do mouse:
Quando quiser ativar o botão esquerdo do mouse:
Flws!
- Código:
global.clicar=true
Coloque esse código no evento STEP dos objetos que podem ser selecionados:
- Código:
if global.clicar=true
{
if mouse_check_button_pressed(mb_left)
{//executa ação}
}
Quando quiser desativar o botão esquerdo do mouse:
- Código:
global.clicar=false
Quando quiser ativar o botão esquerdo do mouse:
- Código:
global.clicar=true
Flws!
Re: [RESOLVIDO] Ajuda com o botão esquerdo do mouse
Segue o exemplo do Grotle que funciona.
Eu tinha feito uma engine que desativava o teclado e servia pra isso também, só que eu tirei da minha assinatura, tava ocupando muito espaço.
Eu tinha feito uma engine que desativava o teclado e servia pra isso também, só que eu tirei da minha assinatura, tava ocupando muito espaço.
Última edição por Shadow10 em Sáb 28 maio 2011, 23:59, editado 1 vez(es)
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Re: [RESOLVIDO] Ajuda com o botão esquerdo do mouse
Para vc ter tido a sua assinatura removida, então era pq tinha MUITA coisa nela.
E sim, o Grotle, além de ser moderador, tem um vasto conhecimento de GM e ajuda a nós, iniciantes, da melhor forma possível. Muito obrigado por isso, Grotle.
E sim, o Grotle, além de ser moderador, tem um vasto conhecimento de GM e ajuda a nós, iniciantes, da melhor forma possível. Muito obrigado por isso, Grotle.
Última edição por Zignaw em Seg 23 maio 2011, 14:12, editado 1 vez(es)
Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
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Re: [RESOLVIDO] Ajuda com o botão esquerdo do mouse
ehehe poxa pessoal vlw ai pela ajuda, juntei todas as dicas que vocês falaram e finalmente ta andando a parada aqui lol
Bom vamos lá as conclusões e as dúvidas.
Como eu havia explicado estava tendo problemas com o botão esquerdo do mouse, pois não queria que o jogador selecionasse o item com o mouse quando estivesse um balão de ajuda na tela. Tentei de toda a forma desativar o botão esquerdo do mouse.
Segui a primeira dica da kiklin123 e realmente melhorou muito, ou seja, não estou mais utilizando os event mouse enter, mouse leave nem o mouse left presed. E ainda to seguindo exatamente o que o grande Grotle disse
Mas, ainda não está funcionando corretamente as coisas aqui =/
Vou explicar:
Primeiramente crie uma variável como o Grotle falou que controla o funcionamento do botão
Global.mouse_left
Quando ela for true o mouse funciona nos outros objetos selecionados e quando é false não!
Então nos itens que podem ser selecionado eu tirei todos os events e coloquei somente no step deles dessa forma
Vamos por parte:
position_meeting(mouse_x,mouse_y,self)
Eu adicionei isso, pois sem isso eu poderia clicar em qualquer ponto da tela e ele selecionaria o item o.O.
Pesquisei aqui no fórum e esse código caiu como uma luva, ele e a mesma coisa que o event mouse enter. Dessa forma a parte mouse_check_button(mb_left) só funciona se o mouse estiver dentro do objeto!
Global.selecionar=true;
Ai que ta o problema! Mas, vou explicar mais embaixo.
Essa variável eu criei para organizar acontecimentos do projeto e também serve para controlar a sprite do mouse (quando o mouse esta no item vira um dedo indicando e quando esta fora muda para o sprite original da seta)
sprite_index=(spr_item_on)
muda o sprite do item para selecionado…ele fica piscando!
// mouse left
if mouse_check_button(mb_left) {instance_destroy()}
Se o mouse estiver dentro do item e aperta o botão esquerdo o item é destruído! (isso é um exemplo ‘0’)
else {
// mouse off
Global.selecionar=false;
sprite_index=(spr_item)
}
}
Isso seria o event Mouse Leave...quando o mouse sai de dentro do item o sprite dele deixa de piscar e a variável selecionar fica false
No envet mouse enter dos itens eu coloquei
Tive que criar um event enter pois não deu certo colocar isso aqui no step pois o som ficava repetindo direto e no mouse enter só vai uam unica vez
Enfim, agora não sei como vou explicar isso, mas vou tentar...
Fazendo vários testes aqui eu percebi que
A variável global.selecionar só muda uma vez. Por exemplo...esse código ai é padrão praticamente em todos os item que eu posso selecionar com o mouse. Só que quando eles estão na room somente um muda a variável. Os outros não mudam a variável, mas fazem perfeitamente as outras coisas! O.O
No menu inicial do jogo por exemplo,
Menu história
Menu atividades
Menu sair
Quando eu passo o mouse no menu história a variável não fica true e nem false
O mesmo para o menu sair
Mas, quando passo o mouse no menu atividade a variável muda os valores perfeitamente!!!!
Detalhe que os três objetos são iguais!!!...eu até tentei fazer um parent e aconteceu a mesma coisa >.<
Comandos como with também não funciona
>.<
Bom vamos lá as conclusões e as dúvidas.
Como eu havia explicado estava tendo problemas com o botão esquerdo do mouse, pois não queria que o jogador selecionasse o item com o mouse quando estivesse um balão de ajuda na tela. Tentei de toda a forma desativar o botão esquerdo do mouse.
Segui a primeira dica da kiklin123 e realmente melhorou muito, ou seja, não estou mais utilizando os event mouse enter, mouse leave nem o mouse left presed. E ainda to seguindo exatamente o que o grande Grotle disse
Mas, ainda não está funcionando corretamente as coisas aqui =/
Vou explicar:
Primeiramente crie uma variável como o Grotle falou que controla o funcionamento do botão
Global.mouse_left
Quando ela for true o mouse funciona nos outros objetos selecionados e quando é false não!
Então nos itens que podem ser selecionado eu tirei todos os events e coloquei somente no step deles dessa forma
- Código:
if global.mouse_left= false {
if position_meeting(mouse_x,mouse_y,self) {
// mouse on
Global.selecionar=true;
sprite_index=(spr_item_on)
// mouse left
if mouse_check_button(mb_left) {instance_destroy()}
} else {
// mouse off
Global.selecionar=false;
sprite_index=(spr_item)
}
}
Vamos por parte:
position_meeting(mouse_x,mouse_y,self)
Eu adicionei isso, pois sem isso eu poderia clicar em qualquer ponto da tela e ele selecionaria o item o.O.
Pesquisei aqui no fórum e esse código caiu como uma luva, ele e a mesma coisa que o event mouse enter. Dessa forma a parte mouse_check_button(mb_left) só funciona se o mouse estiver dentro do objeto!
Global.selecionar=true;
Ai que ta o problema! Mas, vou explicar mais embaixo.
Essa variável eu criei para organizar acontecimentos do projeto e também serve para controlar a sprite do mouse (quando o mouse esta no item vira um dedo indicando e quando esta fora muda para o sprite original da seta)
sprite_index=(spr_item_on)
muda o sprite do item para selecionado…ele fica piscando!
// mouse left
if mouse_check_button(mb_left) {instance_destroy()}
Se o mouse estiver dentro do item e aperta o botão esquerdo o item é destruído! (isso é um exemplo ‘0’)
else {
// mouse off
Global.selecionar=false;
sprite_index=(spr_item)
}
}
Isso seria o event Mouse Leave...quando o mouse sai de dentro do item o sprite dele deixa de piscar e a variável selecionar fica false
No envet mouse enter dos itens eu coloquei
- Código:
sound_play(sfx_mouse_on)
Tive que criar um event enter pois não deu certo colocar isso aqui no step pois o som ficava repetindo direto e no mouse enter só vai uam unica vez
Enfim, agora não sei como vou explicar isso, mas vou tentar...
Fazendo vários testes aqui eu percebi que
A variável global.selecionar só muda uma vez. Por exemplo...esse código ai é padrão praticamente em todos os item que eu posso selecionar com o mouse. Só que quando eles estão na room somente um muda a variável. Os outros não mudam a variável, mas fazem perfeitamente as outras coisas! O.O
No menu inicial do jogo por exemplo,
Menu história
Menu atividades
Menu sair
Quando eu passo o mouse no menu história a variável não fica true e nem false
O mesmo para o menu sair
Mas, quando passo o mouse no menu atividade a variável muda os valores perfeitamente!!!!
Detalhe que os três objetos são iguais!!!...eu até tentei fazer um parent e aconteceu a mesma coisa >.<
Comandos como with também não funciona
- Código:
if position_meeting(mouse_x,mouse_y,self) {
with(personagem) {sprite_index=(spr_olhando)}
}
Else {with(personagem) {sprite_index=(negando)}
}
>.<
Re: [RESOLVIDO] Ajuda com o botão esquerdo do mouse
Talvez o error esteja na parte de:
Vc não pode colocar para destruir a instância mouse, pois é com ele que vc seleciona tudo no jogo, agora imagine se o GM permitisse isso: vc não poderia mexer novamente com o mouse até: ou reiniciar o programa toda vez que isso ocorrer, ou corrigir o código.
Acredito que o GM não esteja executando isso por não estar prevenido caso queiram destruir a instância mouse.
Global.selecionar=true;
Ai que ta o problema! Mas, vou explicar mais embaixo.
Essa variável eu criei para organizar acontecimentos do projeto e também serve para controlar a sprite do mouse (quando o mouse esta no item vira um dedo indicando e quando esta fora muda para o sprite original da seta)
sprite_index=(spr_item_on)
muda o sprite do item para selecionado…ele fica piscando!
// mouse left
if mouse_check_button(mb_left) {instance_destroy()}
Se o mouse estiver dentro do item e aperta o botão esquerdo o item é destruído! (isso é um exemplo ‘0’)
else {
// mouse off
Global.selecionar=false;
sprite_index=(spr_item)
}
}
Vc não pode colocar para destruir a instância mouse, pois é com ele que vc seleciona tudo no jogo, agora imagine se o GM permitisse isso: vc não poderia mexer novamente com o mouse até: ou reiniciar o programa toda vez que isso ocorrer, ou corrigir o código.
Acredito que o GM não esteja executando isso por não estar prevenido caso queiram destruir a instância mouse.
Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
Reputação : 16
Número de Mensagens : 625
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO] Ajuda com o botão esquerdo do mouse
Yahahah eita se pudesse seria um virus e tanto lol
virus que destroi a seta do mouse no sistema!!!
Mas no caso não é isso Zignaw.
Esse codigo esta rodando no step dos objetos que podem ser selecionados pelo mouse e não a instance mouse. T-T
Mas, o ero estava realmente onde vc falou. Com a sua ajuda eu consegui aparentimente resolver...o que estava atrapalhando era o else o.O
então criei um event mouse_leave em cada objeto que tem que clicar e coloquei essa parte lá
AI DEU CERTO
Vou modificar todos os itens selecionados do projeto aqui agora para ver se resolveu em todas as situações e se deu certo pode deixar que eu mesmo fecho o tópico . Queria agradecer ai a força de vcs e se alguem tiver uma maneira mais facil de resover isso porfavor coloque ai no tópico
virus que destroi a seta do mouse no sistema!!!
Mas no caso não é isso Zignaw.
Esse codigo esta rodando no step dos objetos que podem ser selecionados pelo mouse e não a instance mouse. T-T
Mas, o ero estava realmente onde vc falou. Com a sua ajuda eu consegui aparentimente resolver...o que estava atrapalhando era o else o.O
então criei um event mouse_leave em cada objeto que tem que clicar e coloquei essa parte lá
- Código:
else {
// mouse off
Global.selecionar=false;
sprite_index=(spr_item)
}
}
AI DEU CERTO
Vou modificar todos os itens selecionados do projeto aqui agora para ver se resolveu em todas as situações e se deu certo pode deixar que eu mesmo fecho o tópico . Queria agradecer ai a força de vcs e se alguem tiver uma maneira mais facil de resover isso porfavor coloque ai no tópico
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