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CRP-Max

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ajuda com colisão

em Sab 21 Maio 2011, 17:15
galera...
PRECISO DE AJUDA!
To fazendo um jogo de carro top view.
Criei um carro que deve me seguir, porém quando ele encosta em mim, ele fica virando a todo momento por cima do meu carro,quando ele deveria colidir comigo!!

pra seguir eu estou usando o código:
Código:
{mp_potential_step(oplayer.x,oplayer.y,speed,0)}

quero que o carro seguindo,bata e volte pra trás...

quem puder ajudar aew?? vlw
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Re: ajuda com colisão

em Sab 21 Maio 2011, 17:20
Isso acontece porque o comando que está usando irá seguir o objeto eternamente. Quando bater nele, vai ser meio que inutil pois o código será ignorado, resultando em nada.
A saida é criar uma variavel para saber se colidiu ou não, algo como isso:

if bateu=false{
mp_potential_step(oplayer.x,oplayer.y,speed,0)
}

Dessa forma, ele vai parar de seguir na colisão.
Depois é só ajustar o momento em que a variavel vai voltar a ser false.

Espero ter ajudado!
blz
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Re: ajuda com colisão

em Sab 21 Maio 2011, 17:23
Esse não é o lugar certo para postar dúvidas relacionadas ao Game Maker.
Tópico movido para a área de Perguntas e Respostas.

Flws!
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Re: ajuda com colisão

em Sab 21 Maio 2011, 17:24
Isso acontece porque o comando que está usando irá seguir o objeto eternamente. Quando bater nele, vai ser meio que inutil pois o código será ignorado, resultando em nada.
A saida é criar uma variavel para saber se colidiu ou não, algo como isso:
view source

print
?1 if bateu=false{
2 mp_potential_step(oplayer.x,oplayer.y,speed,0)
3 }


Dessa forma, ele vai parar de seguir na colisão.
Depois é só ajustar o momento em que a variavel vai voltar a ser false.

cara... até que tá certo tua tese...
mas eu já estou usando uma condição antes... só não postei ela...
o objetivo do carro que segue ele , é ficar colidindo várias vezes mesmo...
até destruir o player... só que dá um bug de colisão e ele acaba ficando em cima do player,o que impede ele de fugir!!!!
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Re: ajuda com colisão

em Sab 21 Maio 2011, 17:33
Tente modificar a mask ou mudar o alvo x,y do objeto que segue o jogador.
Use isso junto com o código que eu falei acima.
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Re: ajuda com colisão

em Sab 21 Maio 2011, 17:40
hummm...
Tente modificar a mask ou mudar o alvo x,y do objeto que segue o jogador.
Use isso junto com o código que eu falei acima.

eu até que consegui,(eu axo)... coloquei outra condição,onde há limite de ditancia para a peseguição, assim ele não continua se estiver próximo ao player... O problema agora,é o que ponho na colisão da polícia com as paredes!! eu to usando o move_bounce mas ele tá ficando preso, e as rebatidas estão fortes e surreais...
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Re: ajuda com colisão

em Sab 21 Maio 2011, 17:43
Acredite, a colisão de carros vai ser o seu maior pesadelo.
Tente procurar por alguma engine de física na GMC, já procurei por isso uma vez e obtive vários resultados.
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Re: ajuda com colisão

em Sab 21 Maio 2011, 17:48
Daquele jeito que o Willy disse ta certo é só fazer assim.
No evento create você coloca:
Código:
bateu = false;

No evento de colisão coloca:
Código:
bateu = true;
if bateu = true{
move_bounce_solid(obj_player);
} else {
bateu = false;
}

E no step:
Código:

if bateu = false{
mp_potential_step(oplayer.x,oplayer.y,speed,0)
}

Ve se ficou do seu gosto.
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Re: ajuda com colisão

em Sab 21 Maio 2011, 17:51
vlw pela ajuda...
vou dar uma olhada...
o problema todo,é que não se pode usar coordenadas,já que o carro não é quadrado!!! não tem como prevê a colisão!!!

TÁ AQUI O LINK PRA VCS DAREM UMA OLHADA:
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