GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

4 participantes

Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por Nicolas Sex 20 maio 2011, 16:23

Bem ja tentei procurar,nenhuma engine disponivel na area de aprendizado tambem ja tentei fazer com tutorias que aprendi e desenvolver mais ele nao cria,agora quero saber,como eu faço isso alguen ai tem uma engine pra min?
Por favor me ajudem.


Última edição por Nicolas em Sex 20 maio 2011, 17:45, editado 1 vez(es)
Nicolas
Nicolas

Data de inscrição : 23/02/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 492
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por fredcobain Sex 20 maio 2011, 16:35

Se for algo tipo plataforma, faz assim:

Código:

instance_create(enemy.x,enemy.y,tiro);

if (enemy.x > player.x)
{
tiro.hspeed=-3;
}

else

{
tiro.hspeed=3;
}



Agora se for uma visao top down, tipo rpg, o segredo é fazer assim:

Código:

instance_create(enemy.x,enemy.y,tiro)
tiro.speed=3;
tiro.direction=point_direction(enemy.x,enemy.y,player.x,player.y);


Acredito eu que as duas últimas linhas desse último código podem até ser substituidas pela função motion_add(dir,speed)
nesse caso o último código tbm poderia ser:
Código:

instance_create(enemy.x,enemy.y,tiro);
motion_add(3,point_direction(enemy.x,enemy.y,player.x,player.y));

embora nunca tenha testado essa função motion_add();


Última edição por fredcobain em Sex 20 maio 2011, 16:43, editado 2 vez(es)
fredcobain
fredcobain

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 14/04/2011
Reputação : 163
Número de Mensagens : 692
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 3 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por Carlos L. Sex 20 maio 2011, 16:35

De uma lida nas aulas do RedDragon, lá ele ensina como fazer o ataque.
Código:
http://gmbr.forumeiros.com/t3425-aulas-de-game-maker-para-iniciantes-por-reddragon
flw
Carlos L.
Carlos L.

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 26/09/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 271
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por Nicolas Sex 20 maio 2011, 17:45

A gente é algo do tipo plataforma,fredcobain não deu certo pois ainda nao possuo inimigo,vou ate tentar com qualquer objeto,mais tem com ser sem inimigo?

Alguen tambem pode psotar como colocar movimento no tiro?
Nicolas
Nicolas

Data de inscrição : 23/02/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 492
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por kelvindeth Sex 20 maio 2011, 17:46

Cria uma variável para checar o lado que está virado.

Ex:
globalvar direita;
global.direita = true // Se seu personagem começar virado para a direita

Depois é so trabalhar em cima da var.

cria uma linha +- assim:

// Atacando para a direita:
Código:
if global.direita = true and keyboard_check_pressed(ord("A"))
{
  sprite_index = "Sprite dele atacando para a direita"
}

// Atacando para a esquerda:
Código:
if global.direita = false and keyboard_check_pressed(ord("A"))
{
  sprite_index = "Sprite dele atacando para a esquerda"
}



Qualquer coisa so perguntar, espero que tenha entendido.... Flw...
kelvindeth
kelvindeth

Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por Nicolas Sex 20 maio 2011, 18:07

Teria como substituir esse sprite intex para criar um objeto?

E como colocar velocidade no tiro,pra direção certa?
Nicolas
Nicolas

Data de inscrição : 23/02/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 492
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por Carlos L. Sex 20 maio 2011, 18:27

Ta ai uma engine de como atirar.
Código:
http://dl.dropbox.com/u/29135492/Player_Tiro.gmk
flw
Carlos L.
Carlos L.

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 26/09/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 271
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por kelvindeth Sex 20 maio 2011, 19:30

Nicolas escreveu:Teria como substituir esse sprite intex para criar um objeto?

E como colocar velocidade no tiro,pra direção certa?

Tem sim... Ao invez do comando sprite_index coloque:

Código:
instance_create(x,y,"Objeto_a_ser_criado")

Ja a valocidade do tiro você configura pelo próprio objeto de tiro com o código:

Código:
hspeed += 5 ou hspeed -= 5


Dica: coloca um evento no objeto tiro, pra quando ele sumir da room, o objeto ser destruído, para evitar muitas "Instancias" no mapa, podendo causar lag...
kelvindeth
kelvindeth

Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por Nicolas Ter 24 maio 2011, 19:21

Kelvindeth obrigado por me ajudar deu certo so nao deu certo no tiro,eu tentei fazer o seguinte:

Código:
if global direita = true
{
hspeed=+8
}

Else > Aqui deu erro

if global direita = false
{
hspeed=-8

Esse codigo esta errado em que parte?
Nicolas
Nicolas

Data de inscrição : 23/02/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 492
Prêmios : Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado? Empty Re: Como fazer o player atirar para o lado que ele está virado?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos