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objeto seguir a tela [duvida]
+2
sonic luan
biscoito
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objeto seguir a tela [duvida]
pessoal como fazer um objeto normal seguir a camera da telaa???
biscoito- Data de inscrição : 07/06/2008
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Re: objeto seguir a tela [duvida]
funciono mais se eu colocalo 2 vezes na room so aparece 1...como arrumar?
biscoito- Data de inscrição : 07/06/2008
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Re: objeto seguir a tela [duvida]
Os dois aparecem... no mesmo lugar. Na posição (view_xview,view_yview).
Como você quer que eles apareçam?
Lembre-se que é um pouco complicado fazer instâncias do mesmo objeto comportarem-se de forma diferente.
Como você quer que eles apareçam?
Lembre-se que é um pouco complicado fazer instâncias do mesmo objeto comportarem-se de forma diferente.
saim- Games Ranking :
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Re: objeto seguir a tela [duvida]
ataa beleza caraa,eu fiz 2 objetos iguais aki...
ai funcionou..
brigado
ai funcionou..
brigado
biscoito- Data de inscrição : 07/06/2008
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Re: objeto seguir a tela [duvida]
Ola pessoal o/
Aproveitando o tópico do biscoito vou falar uma dúvida que ta me tirando do serio >.<
Tipo estou desenvolvendo o HUD do meu game, na tela tem algumas informações que vao seguir a tela, para isso utillizo o comando
Até ai tudo bem porem preciso criar um botão na tela para o usuario clicar nele
os comandos conseguir fazer corretamente e ele funciona perfeitamente, mas eu percebi que quando o personagem anda o botão se move para direita o.O
o botão esta assim:
no step dele eu coloquei normalmente
mas quando vc anda ele se move um um pouco para o lado que vc ta andando. queria saber como fazer o objeto seguir a tela fixamente como no draw_sprite >.<
Aproveitando o tópico do biscoito vou falar uma dúvida que ta me tirando do serio >.<
Tipo estou desenvolvendo o HUD do meu game, na tela tem algumas informações que vao seguir a tela, para isso utillizo o comando
- Código:
draw_sprite(spr_item,0,view_xview+20,view_yview)
Até ai tudo bem porem preciso criar um botão na tela para o usuario clicar nele
os comandos conseguir fazer corretamente e ele funciona perfeitamente, mas eu percebi que quando o personagem anda o botão se move para direita o.O
o botão esta assim:
no step dele eu coloquei normalmente
- Código:
image_speed=0;
x = view_xview+20
y = view_yview+110
mas quando vc anda ele se move um um pouco para o lado que vc ta andando. queria saber como fazer o objeto seguir a tela fixamente como no draw_sprite >.<
Re: objeto seguir a tela [duvida]
tenta fazer assim
apaga esse step do objeto botao e na hora de criar o objeto botao tu coloca o seguinte
instance_create(view_xview+20,view_yview+110,obj_botao)
tenta ai
flws
apaga esse step do objeto botao e na hora de criar o objeto botao tu coloca o seguinte
instance_create(view_xview+20,view_yview+110,obj_botao)
tenta ai
flws
Re: objeto seguir a tela [duvida]
uhmm infelismente ele não segue a tela =/
pois não ficou um comando continuo
ele apareceu na posição correta mas na hora de andar
o menu não acompanhou a tela o.O
pois não ficou um comando continuo
ele apareceu na posição correta mas na hora de andar
o menu não acompanhou a tela o.O
Re: objeto seguir a tela [duvida]
olha ve se a view ta ativada, se der posta a engine pra ficar mais facil
Re: objeto seguir a tela [duvida]
Criei uma enginer aqui pra mostrar como que está
Bom quando vc mexe o bonequinho vc percebe o menu la em baixo se movendo também, eu queria que ele ficase parado . Segue o link com a engine anexada.
http://www.4shared.com/file/sbdlaBwN/botao_seguindo_a_tela.html
Bom quando vc mexe o bonequinho vc percebe o menu la em baixo se movendo também, eu queria que ele ficase parado . Segue o link com a engine anexada.
http://www.4shared.com/file/sbdlaBwN/botao_seguindo_a_tela.html
Re: objeto seguir a tela [duvida]
adriano Heartleless, não baixei o exemplo, mas desconfio de uma coisa:
Provavelmente, o que acontece é o seguinte: Primeiro, o objeto se move, depois a vista segue o player. Daí, a impressão que ele está se movendo, ele está atualizando a posição na vista ANTES da posição da vista ser atualizada.
Como corrigir, se for o caso: coloque o código no end step.
Provavelmente, o que acontece é o seguinte: Primeiro, o objeto se move, depois a vista segue o player. Daí, a impressão que ele está se movendo, ele está atualizando a posição na vista ANTES da posição da vista ser atualizada.
Como corrigir, se for o caso: coloque o código no end step.
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Re: objeto seguir a tela [duvida]
Uma dica pro adriano Heartleless.
Tenta esse código aqui:
Só copia isso e cola lá pra ver no que da.
Falou!
Tenta esse código aqui:
- Código:
if x != view_xview+20{
x = view_xview+20
}
if y != view_yview+110{
y = view_yview+110
}
Só copia isso e cola lá pra ver no que da.
Falou!
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Re: objeto seguir a tela [duvida]
Bom primeiramente fiz o que o saim disse. Realmente é exatamente isso que ta acontecendo mesmo, por está no step a posição está se atualizando constantimente mas, não tem outra forma pois se não o botão não segue a tela, realmente parace que está atualizando antes da view
troquei o step para end step e não resolveu =/
também coloquem em begin step e nada
e alem disso coloquei o codigo do Shadow como ele disse no step e não deu em nada >.<
Também fiz uma busca aqui no fórum sobre objetos seguindo a tela mais geralmente só acho sprite seguindo a tela. Eu já tentei de tudo, isso está alem da minha comprienção
Link da enginer:
http://www.4shared.com/file/sbdlaBwN/botao_seguindo_a_tela.html
troquei o step para end step e não resolveu =/
também coloquem em begin step e nada
e alem disso coloquei o codigo do Shadow como ele disse no step e não deu em nada >.<
Também fiz uma busca aqui no fórum sobre objetos seguindo a tela mais geralmente só acho sprite seguindo a tela. Eu já tentei de tudo, isso está alem da minha comprienção
Link da enginer:
http://www.4shared.com/file/sbdlaBwN/botao_seguindo_a_tela.html
Re: objeto seguir a tela [duvida]
Gozado, eu acho que o step acontece em todos os objetos e, depois, o end step começa, também pra todos os objetos.
Tente forçar a barra ainda mais:
No objeto que atualiza a posição da view, depois de atualizar a posição da view, mas no mesmo código, atualize a posição do botão usando
Tente forçar a barra ainda mais:
No objeto que atualiza a posição da view, depois de atualizar a posição da view, mas no mesmo código, atualize a posição do botão usando
- Código:
botão.x=view_xview+20; botão.y=view_yview+110
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Re: objeto seguir a tela [duvida]
Tentei fazer dessa forma como vc falou mas, não da certo =/
To achando que não tem como fazer isso, estava pensando qual a diferença entre o draw_sprite e o x=view_xview y=view_yview.
Acho que a segunda mexe com posição por step, por passo sempre fica atualizando e o draw é fixo não mexe com posição de x nem y. =/
Sera que é alguma coisa com a view?
É a unica coisa que não tentei até agora foi isso :|
Link da enginer:
http://adf.ly/246619/http://www.4shared.com/file/sbdlaBwN/botao_seguindo_a_tela.html
To achando que não tem como fazer isso, estava pensando qual a diferença entre o draw_sprite e o x=view_xview y=view_yview.
Acho que a segunda mexe com posição por step, por passo sempre fica atualizando e o draw é fixo não mexe com posição de x nem y. =/
Sera que é alguma coisa com a view?
É a unica coisa que não tentei até agora foi isso :|
Link da enginer:
http://adf.ly/246619/http://www.4shared.com/file/sbdlaBwN/botao_seguindo_a_tela.html
Re: objeto seguir a tela [duvida]
Mostre o código que você usa pra atualizar a posição da view. Aliás, inclua o código pra atualizar a posição do botão, também. Realmente o problema não deveria estar acontecendo...
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Re: objeto seguir a tela [duvida]
Para atualizar a view eu nao estava usando codigo o.O
Somente configurei a view na room no menu de view
coloquei o tamanho e indiquei para seguir o personagem
tem como criar uma view por codigo? já to pesquisando aqui pra ve se acho aguma coisa
Somente configurei a view na room no menu de view
coloquei o tamanho e indiquei para seguir o personagem
tem como criar uma view por codigo? já to pesquisando aqui pra ve se acho aguma coisa
Re: objeto seguir a tela [duvida]
- Código:
view_xview[0]=obj_player.x-view_wview[0]/2
view_yview[0]=obj_player.y-view_hview[0]/2
Edit: se você não estava usando código, não tem como saber se o botão foi atualizado depois da view (mentira, tem sim, só que eu não sei como faz). Talvez seja esse o problema, mesmo...
Edit2: talvez você tenha que desmarcar o objeto que a view segue, deixando em branco, nas configurações da room, pro código acima funcionar (mas mantenha habilitado o uso de views).
saim- Games Ranking :
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Re: objeto seguir a tela [duvida]
uhmm entendi dessa forma da pra fazer a view por codigo né
legal, testei isso e também segue o personagem dessa forma, só não achei legal pq a view não identifica os limites da room o.O
mas mesmoa assim não deu certo o botão continua andando para o lado e não ficando fixio.
Apesar de não está afetando em nada no desempenho do projeto que estamos fazendo aqui pois os botões somente anda para o lado um pouco. Mas que fica esquisito fica.
Também percebi que isso acontence com o mouse que também é um objeto mas que eu coloquei como
x= mouse_x
y= mouse_y
estranho >.<
Link da enginer:
http://adf.ly/246619/http://www.4shared.com/file/sbdlaBwN/botao_seguindo_a_tela.html
legal, testei isso e também segue o personagem dessa forma, só não achei legal pq a view não identifica os limites da room o.O
mas mesmoa assim não deu certo o botão continua andando para o lado e não ficando fixio.
Apesar de não está afetando em nada no desempenho do projeto que estamos fazendo aqui pois os botões somente anda para o lado um pouco. Mas que fica esquisito fica.
Também percebi que isso acontence com o mouse que também é um objeto mas que eu coloquei como
x= mouse_x
y= mouse_y
estranho >.<
Link da enginer:
http://adf.ly/246619/http://www.4shared.com/file/sbdlaBwN/botao_seguindo_a_tela.html
Re: objeto seguir a tela [duvida]
Eu já vejo isso como uma vantagem. Assim é que são feitos níveis infinitos (nada a ver com o concurso atual, estou falando da estensão, em pixels, de cada fase). Mas é possível, sim, fazer com que a view respeite os limites da room. No final do post eu tento mostrar como faz.adriano Heartleless escreveu:só não achei legal pq a view não identifica os limites da room o.O
Tá com a maior cara da vista estar sendo atualizada depois do botão. Cara, tô ficando mais encucado com isso do que você...adriano Heartleless escreveu:o botão continua andando para o lado e não ficando fixio.
...
os botões somente anda para o lado um pouco.
O pior é que não posso baixar sua engine daqui, o computador é bloqueado. Deixa eu te mostrar o que tenho em mente.adriano Heartleless escreveu:Link da enginer:
http://adf.ly/246619/http://www.4shared.com/file/sbdlaBwN/botao_seguindo_a_tela.html
Primeiro, vou chamar o botão de obj_botao e o personagem principal de obj_player.
No final do step event do obj_player, colocar isso aqui:
- Código:
//segue o player respeitando os limites da room
view_xview[0]=median(0+view_wview[0]/2, x-view_wview[0]/2, room_width-view_wview[0]/2)
view_yview[0]=median(0+view_hview[0]/2, y-view_hview[0]/2, room_height-view_hview[0]/2)
//DEPOIS disso, muda a posição do botão
obj_botao.x=view_xview+20; obj_botao.y=view_yview+110
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