[GM 8.1]Melhorar a velocidade de renderização 3D

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[GM 8.1]Melhorar a velocidade de renderização 3D

Mensagem por Mr. Kaleb em Ter 17 Maio 2011, 21:35

Nos últimos dias, Mike Dailly vem trabalhando para melhorar a velocidade de renderização 3D no Game Maker.

As melhorias de velocidade foram testadas em um arquivo GameMaker benchmarking fornecido por Martin Crownover (download no fim do post). Modificando o arquivo de modo que 1000 árvores em vez de 100 sejam adicionadas na room do jogo, resultou em uma velocidade de 14 FPS, utilizando o Game Maker feito em Delphi, enquanto que no C++ "que tem uma melhor otimização no 3D" teve um aumento significativo de 45 FPS.

Esse aumento de velocidade não é significativo em curto prazo, mas, como a versao do Game Maker em C++ ainda está em testes e já deu esse resultado, ele pode apresentar muitas melhoras ainda. Postando no Twitter, Mike disse que se ele conseguir obter uma versão melhor feita no Game Maker em Delphi, o 3D será mais rápido do que atualmente se encontra.
Blog Game Maker.

Download: http://www.4shared.com/file/a-tvjSN5/poly-test.html

Olha só gente, a coisa tá indo! xD

Mr. Kaleb

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 1400
Notas recebidas : C
Reputação : 21
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0

Re: [GM 8.1]Melhorar a velocidade de renderização 3D

Mensagem por Anderson3d em Ter 17 Maio 2011, 22:08

Ja disse, se querem 3d busquem engines de 3d específicas (Blitz3d, unrreal etc)
O game maker nunca será bom em 3d, ele sequer tem um editor de mapas 3d sem falar que é super lento. mesmo sendo em c++ toda a estrutura teria que ser mudada, além de adicionar outras especificidades como trabalhar com bones, geração de terrenos usando mapas procedurais etc...

Anderson3d

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1479
Notas recebidas : A - A
Reputação : 9
Prêmios
   : 1
   : 1

http://www.indiegamebr.com

Mensagem por leocesar em Ter 17 Maio 2011, 22:46

Eu gostaria que o pessoal da Yoyo Games especializasse o Game Maker na criação de jogos 2D com sprites. Convenhamos, o Game Maker poderia ser muito mais rápido, basta você colocar meia dúzia de inimigos com máscaras de colisão que ocupam boa parte da tela e o resultado é o temido lag, onde a taxa de quadros cai quase a zero! Isso aconteceu comigo ao desenvolver o jogo Seja Fofo, aí tive que reduzir as máscaras (não era o ideal) para o estritamente necessário. O fato do GML ser interpretado também é outro fator que reduz o desempenho do software. Nas engines modernas elas compilam nativamente e o resultado é um maior FPS.

E para atender aos anseios dos 3D maníacos, desenvolver um produto estritamente 3D com outro nome. Eu sei que eles possuem uma equipe pequena e o preço que cobram do Game Maker é pífio! É muito difícil uma empresa sobreviver com apenas um produto e quase dando-o de graça. Ainda mais com a necessidade de competir com engines 3D já estabelecidas e que possuem versão gratuita para fisgar novos usuários e desenvolvedores (eu incluído).

45 quadros por segundo! Engines 3D trabalham a 60 FPS com os pés nas costas com esse exemplo de passeio no bosque sem inimigos.

leocesar

Número de Mensagens : 98
Reputação : 0

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 02:07

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: