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usando humano perfect 3d no game maker

em Sex 13 Maio 2011, 23:53
usando humano perfect 3d no game maker

Twisted Evil
bom...
Essa é a primeira vez que eu escrevo um tutorial na comunidade... portanto,aceitarei as críticas como sugestões... fiquem a vontade pra comentar!!

O nosso tutorial se dividirá nos seguintes capítulos:
1-downloads
2-editando o humano
3-transformando em low poly.
4-importando no game maker.

1-DOWNLOADS
pra começar, vamos baixar os seguintes programas:
makehuman(para modelar os humanos):
https://sites.google.com/site/makehumandocs/download
meshlab(para reduzir os polígonos):
http://sourceforge.net/projects/meshlab/files/
link direto: http://ufpr.dl.sourceforge.net/project/meshlab/meshlab/MeshLab%20v1.3.0/MeshLab_v130a.exe
milkshape(para converter o modelo):
http://chumbalum.swissquake.ch/ms3d/download.html

2-EDITANDO O HUMANO
*Após fazer os downloads pedidos acima,instale os programas...
-Abra o makehuman...
-edite o humano ao seu gosto... veja que há várias opções para customizar seu modelo!Após terminar exporte seu modelo em formato obj(files,export,wavefront obj,coloque o nome de sua preferencia e clique em export).
*não se esqueça do local onde vc está salvando seu modelo!.

3-TRANSFORMANDO EM LOW POLY.
-abra o meshlab.
-clique em file,import mesh,e escolha o modelo que vc criou no makehuman.
-clique em filters,remeshing simplification and reconstruction,quadrick edge colapse decimation.
-No atributo target number of faces,reduza o número atual para a quantidade de polígonos desejados(de preferência,menos de 1000,*quanto menos melhor!)
-feito isso,clique em file,export mesh as,e exporte no formato 3ds(o mesh lab exporta o obj em modo de incompatibilidade com o GM).


4-IMPORTANDO NO GAME MAKER

agora que já tem o modelo pronto,vc pode importá-lo no game maker,através do script createfromobj, ou através da extensão pro 3d,que vc pode encontrar aqui no fórum.O segredo,é colocar a textura que acompanha o modelo fora do gm lá na background que será usada pelo modelo!


resultado:



http://img842.imageshack.us/i/printhumanogm.png/
vlw... espero que gostem e até a próxima!





Basketball Basketball


Última edição por mrbrum22 em Sab 16 Jul 2011, 15:36, editado 2 vez(es)
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Re: usando humano perfect 3d no game maker

em Sab 14 Maio 2011, 09:22
Me diga uma coisa, esses programas exportam o homem animado com bones?
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sim!

em Sab 14 Maio 2011, 11:37
@Anderson3d escreveu:Me diga uma coisa, esses programas exportam o homem animado com bones?

exportam sim!
no makehuman, vc pode criar poses através de bones existentes, tem ainda a opção de criar cabelos, e roupas e exportar em arquivos separados!!vc pode ainda escolher qual a etnia do humano, e alterar seus atributos físicos...(MUITO BOM),o modelo de exportação com bones,eu acho que é o .bvh ....

no milkshape vc pode criar os bones,fazer animações e exportar em diversos formatos,entre eles o .md2 e .md3 , sem dúvida um dos melhores programas para criar animações 3D,pois aceita quase qualquer formato.

eu fiz uma animação do humano andando,exportei, mas deu erro na hora de importar no GM(sempre que eu tento com md2 dá esse erro!).

EDIT: agr que temos dlls e extensões para o GM suportar md2, é possível sim, se usar estes modelos no Gm,e reproduzir a animação!!


Última edição por mrbrum22 em Dom 04 Mar 2012, 17:29, editado 2 vez(es)
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Re: usando humano perfect 3d no game maker

em Sab 14 Maio 2011, 15:17
ja imaginava que o gm não soubesse trabalhar com bones.
mas de qualquer forma, estou baixando os programas para estudar um pouquinho o 3d...
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Re: usando humano perfect 3d no game maker

em Dom 15 Maio 2011, 18:01
O GM suporta modelos animados com auxílio de extensões...
agora,quanto a renderização 3D do game maker,é boa sim,vc pode conferir isso nesse pack de exemplos 3D:sendspace.com/download/lite/f30c02593054813bcaa5e66ac843771c/4dceda33/oqgtr7/17bacebfbb91fe00cef780f34c4504b1/EWdhchJVd2BTDgsqMxsiZSthY1EhXGdkIFRKbWJ+QRYFMzMxQg==/editables%20pack.zip, só acho muito difícil de criar por gml.
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