Entrar
Últimos assuntos
» Procuro Programador de game makerpor Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Design PA]Backgrounds - Profundidade
3 participantes
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
Página 1 de 1
[Design PA]Backgrounds - Profundidade
Bom, depois de muito tempo sem postar os tutoriais, até porque fiquei com muita preguiça, estou de volta à ativa!
Iniciando a série novamente, essa aula é sobre Profundidade nos backgrounds.
Bem, pra começar, todos sabemos que um objeto paralelo à luz tem um lado claro e um lado escuro. Se formos aplicar isso num plano, resultaria num efeito de sobreposição. Mas como estamos vendo o inverso, que é profundidade, são outros 500 hehe.
Vamos começar com o básico. Na imagem abaixo tenho um efeito de sobreposição.
O objeto em questão é um corpo sobreposto. Como você pode ver, a luz está vindo da diagonal esquerda superior; a parte clara é a iluminada e a escura, a não-iluminada, dando um efeito de sombreamento, pura questão de lógica.
Aqui acontece o contrário: o corpo é aprofundado, e ao refletir a luz nele, a parte clareada é a de baixo, e a escura é a de cima. Já sabendo os conceitos, vamos começar.
Nessa imagem, fiz um rápido desenho de uma montanha. Os pontos vermelhos, são os extremos, de onde você criará a profundidade, que até é um sombreamento, só que num plano.
Pois bem, desses pontos você estabelece o contorno da sombra, assim:
Pronto! Aí está um efeito de profundidade! Se você quiser deixar mais atrativo, vá colorindo internamente o contorno com áreas mais claras, por exemplo:
Aí está um resultado profissional! Bom, por hoje é só, se quiserem seguir o cronograma de aulas, acessem esse tópico:
https://gmbr.forumeiros.com/t14175-mega-tutodesign-graficos-de-jogos-em-pa-pixel-art-introducao
FLW galera! \o/ \o/
Iniciando a série novamente, essa aula é sobre Profundidade nos backgrounds.
Bem, pra começar, todos sabemos que um objeto paralelo à luz tem um lado claro e um lado escuro. Se formos aplicar isso num plano, resultaria num efeito de sobreposição. Mas como estamos vendo o inverso, que é profundidade, são outros 500 hehe.
Vamos começar com o básico. Na imagem abaixo tenho um efeito de sobreposição.
O objeto em questão é um corpo sobreposto. Como você pode ver, a luz está vindo da diagonal esquerda superior; a parte clara é a iluminada e a escura, a não-iluminada, dando um efeito de sombreamento, pura questão de lógica.
Aqui acontece o contrário: o corpo é aprofundado, e ao refletir a luz nele, a parte clareada é a de baixo, e a escura é a de cima. Já sabendo os conceitos, vamos começar.
Nessa imagem, fiz um rápido desenho de uma montanha. Os pontos vermelhos, são os extremos, de onde você criará a profundidade, que até é um sombreamento, só que num plano.
Pois bem, desses pontos você estabelece o contorno da sombra, assim:
Pronto! Aí está um efeito de profundidade! Se você quiser deixar mais atrativo, vá colorindo internamente o contorno com áreas mais claras, por exemplo:
Aí está um resultado profissional! Bom, por hoje é só, se quiserem seguir o cronograma de aulas, acessem esse tópico:
https://gmbr.forumeiros.com/t14175-mega-tutodesign-graficos-de-jogos-em-pa-pixel-art-introducao
FLW galera! \o/ \o/
Mr. Kaleb- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/09/2010
Reputação : 21
Número de Mensagens : 1400
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Design PA]Backgrounds - Profundidade
Bom tutorial!
Essa é uma técnica que "falha" em muitos usuários, já que não temos o dom do desgin.
O resultado do desenho ficou muito bom, embora eu não tenha entendido muito bem a parte do sombreamento da montanha...
Parabéns pelo tutorial, continue investindo em tutos nessa área porque é a que mais falta por aqui...
Essa é uma técnica que "falha" em muitos usuários, já que não temos o dom do desgin.
O resultado do desenho ficou muito bom, embora eu não tenha entendido muito bem a parte do sombreamento da montanha...
Parabéns pelo tutorial, continue investindo em tutos nessa área porque é a que mais falta por aqui...
Até a próxima!
Re: [Design PA]Backgrounds - Profundidade
A quanto tempo hein....
bom, essa técnica é essencial para um designe em PA, sem dúlvidas! Ótimo tuto!!
bom, essa técnica é essencial para um designe em PA, sem dúlvidas! Ótimo tuto!!
Tópicos semelhantes
» [Design PA] Backgrounds - Curvas
» [Design PA] Backgrounds - Sombreamento
» [Design PA] Backgrounds - Noções básicas
» [Design PA] Backgrounds - Paleta com duas cores
» Profundidade...
» [Design PA] Backgrounds - Sombreamento
» [Design PA] Backgrounds - Noções básicas
» [Design PA] Backgrounds - Paleta com duas cores
» Profundidade...
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|