GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Levels, XP e Energia

3 participantes

Ir para baixo

Levels, XP e Energia Empty Levels, XP e Energia

Mensagem por viniciusav Qui 12 maio 2011, 18:26

Verifiquei este tópico
e tentei adaptar para o seguinte sistema:

Level 1 - XP: 0 Energia: 12
Level 2 - XP: 4 ]Energia: 13
Level 3 - XP: 16 Energia: 14
Level 4 - XP: 31 Energia: 15
Level 5 - XP: 78 Energia: 16

Explicações:
Level 1 é o inicial, logo não precisa de XP, mas para avançar para o Level 2 será gasto 1 ponto de Energia para cada ação executada e dará um ponto de XP, quando forem completados 4 pontos de XP o jogador alcançará o Level 2 e passará a ter 13 pontos de Energia (ao invés dos 12 anteriores).
No Level 2 serão mantidos os 4 pontos de XP e continuará o mesmo sistema do outro (a cada ação executada dará um ponto de XP e gastará um de Energia) (Quando alcançar 16 pontos de XP o player evoluirá para o Level 3 e passará a ter 14 pontos de Energia (ao invés dos 13 anteriores) e assim por diante como descrito acima).

Estou fazendo da seguinte forma:

Create do object0:

global.exp=0
global.nivel=1
global.energia=12

Step do object0:

if global.exp >=4
{global.nivel =2
global.energia =13
}
if global.exp >=16
{global.nivel =3
global.energia =14
}
if global.exp >=31
{global.nivel =4
global.energia =15
}
if global.exp >=78
{global.nivel =5
global.energia =16
}

Draw do object0:

draw_text(0,0,'XP: '+ string(global.exp))
draw_text(0,24,'Nivel: '+ string(global.nivel))
draw_text(0,48,'Energia: '+ string(global.energia))

Como teste boto para ganhar XP com:

Left Button do object1:

global.exp+=1
global.energia-=1
instance_destroy()
(OBS: Coloquei diversos "object1" na room, lembrando que é apenas um improviso).

O problema:
Tudo da certo, consigo ganhar pontos de XP com o clique do mouse e a cada clique gasto 1 ponto de Energia.
O problema é que isso só prevalece no Level 1, quando alcanço o Level 2 passo a não gastar mais pontos Energia e o propósito do sistema é gastar, rs.
Gostaria que vocês pudessem me esclarecer essa dúvida (por favor, rs, deu trabalho para formatar o tópico de forma que fique claro, lógico, se não tiverem entendido só me avisar que explico denovo.

Muito obrigado pela atenção e grandes abraços a todos!!



Última edição por viniciusav em Qui 12 maio 2011, 20:07, editado 6 vez(es) (Motivo da edição : Formatação do Tópico!! =))
viniciusav
viniciusav

Data de inscrição : 10/08/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 131
Prêmios : Levels, XP e Energia Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Levels, XP e Energia Empty Re: Levels, XP e Energia

Mensagem por PedroX Qui 12 maio 2011, 18:51

O problema é que como esta no step, ele sempre fica jogando o valor para o inicial.
Já vejo como resolver.

Editado: Meu código não iria funcionar. Espere um pouco.

Editado: Coloque isso no lugar do codigo do step:
Código:
if global.exp >3 && (global.nivel==1)
{
global.nivel =2
global.energia =13
}
if global.exp >=16 && global.nivel==2
{global.nivel =3
global.energia =14
}
if global.exp >=31 && global.nivel==3
{global.nivel =4
global.energia =15
}
if global.exp >=78 && global.nivel==4
{global.nivel =5
global.energia =16
}
FLW

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Levels, XP e Energia Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Levels, XP e Energia Empty Re: Levels, XP e Energia

Mensagem por Mannoroth Qui 12 maio 2011, 19:10

@topic
pelo seus codes, assim q vc atingir exp 4, a energia ficara sendo igual a 13, sem poder mudar. Vc tem que limitar pra so acontecer de ir pra 13 energia apenas uma vez, assim:
Código:
if global.exp>=4 and global.exp<16 and global.podeenerg1=true {global.energia=13;global.podeenerg1=false}
if global.exp>=16 and global.exp<31 and global.podeenerg2=true {global.energia=14;global.podeenerg2=false}
if global.exp>=31 and global.exp<78 and global.podeenerg1=true {global.energia=15;global.podeenerg2=false}
if global.exp>=78 and  global.podeenerg1=true {global.energia=16;global.podeenerg4=false}
Note que tem que botar "maior ou igual a x, e menor que y", é porque senão, assim q exp chegar em 16, ainda se obedecerá a condição >=4, (que torna energia=12) ao mesmo tempo que obedece a condicao >=16(que torna energia=13), podendo dar confusão e erro.
Ae vc tem que criar as variaveis global.podeenerg, no event create bota:
Código:
global.podenerg1=true
global.podeenerg2=true
global.podeenerg3=true
global.podeenerg4=true
Espero que seja isso, diz se deu certo, caso apareça algum erro, posta o erro ae.

Pedro Henrique, pelo seu code, a energia nao vai ser gastavel(diminuir se usar), pois o step fará ela ficar sempre igual dependendo da exp e nivel atual do jogador, e o viniciusav quer que ela seja gastável.
Mannoroth
Mannoroth

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D+D
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 841
Prêmios : Levels, XP e Energia Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Levels, XP e Energia Empty Re: Levels, XP e Energia

Mensagem por viniciusav Qui 12 maio 2011, 19:49

Amigos, vocês tem o meu muito obrigado, a minha gratidão e créditos nos agradecimentos de um possível jogo que irei criar com este sistema. Muito obrigado!! =)

@Pedro Henrique:
Seu code funcionou certinho, muito obrigado!! =)

@Mannoroth:
Seu code funcionou certinho também, muito obrigado, apenas tivemos que acrescentar o seguinte:

if global.exp>=4 and global.exp<16 and global.podeenerg1=true {global.energia=13;global.podeenerg1=false
global.nivel=2}
if global.exp>=16 and global.exp<31 and global.podeenerg2=true {global.energia=14;global.podeenerg2=false
global.nivel=3}
if global.exp>=31 and global.exp<78 and global.podeenerg1=true {global.energia=15;global.podeenerg2=false
global.nivel=4}
if global.exp>=78 and global.podeenerg1=true {global.energia=16;global.podeenerg4=false
global.nivel=5}

Aos dois!! =)

Eu tinha esquecido de comentar, a energia é recarregada ao passar de nível, do jeitinho que vocês fizeram, muito obrigado!! =)

OBS 1: Estou bolando uma forma também de quando a energia chegar a 0 será exibida uma mensagem no lugar do valor da energia "Falta energia" e com isto o jogador teria a opção de comprar num "mercadindo" ou utilizar "refils" que ele consegue no decorrer do jogo. Se puderem me ajudar nesse caso serei novamente muito agradecido!!
OBS 2: Se possível deixem o tópico aberto para discutirmos sobre a OBS 1.

Abraços e novamente muito obrigado!! =)


Última edição por viniciusav em Sex 13 maio 2011, 12:41, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Formatação!! =))
viniciusav
viniciusav

Data de inscrição : 10/08/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 131
Prêmios : Levels, XP e Energia Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Levels, XP e Energia Empty Re: Levels, XP e Energia

Mensagem por Mannoroth Qui 12 maio 2011, 20:19

Ok, fico feliz em ajudar, agora em troca vc pode testar e comentar meus projetos:
https://gmbr.forumeiros.com/t15883-galaxy-ship-cq007
https://gmbr.forumeiros.com/t15969-vinte-e-um
https://gmbr.forumeiros.com/t15975-match-letter
https://gmbr.forumeiros.com/t15927-nap-nap-audio-player
https://gmbr.forumeiros.com/t15312-megaman-x-seven-mistakes
aviso que o ultimo jogo, em alguns PC's, pode levar 10 a 15 minutos pra carregar, mas depois q carrega pega beleza(sem lag, sem problemas, etc.)
Mannoroth
Mannoroth

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D+D
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 841
Prêmios : Levels, XP e Energia Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Levels, XP e Energia Empty Re: Levels, XP e Energia

Mensagem por PedroX Qui 12 maio 2011, 20:22

Substitua o draw por isso:

Código:

draw_text(0,0,'XP: '+ string(global.exp))
draw_text(0,24,'Nivel: '+ string(global.nivel))

if energia>0
draw_text(0,48,'Energia: '+ string(global.energia))
else
{
draw_text(0,48,'Falta energia. Compre mais apertando space.')
if keyboard_check_pressed(vk_space)
room=room_loja;
}




_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Levels, XP e Energia Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Levels, XP e Energia Empty Re: Levels, XP e Energia

Mensagem por viniciusav Sex 13 maio 2011, 12:38

@Mannoroth:
Irei comentar e testar, pode ter certeza, peço somente um prazo até semana que vem, pois irei fazer uma prova domingo de concurso e nesse pequeno tempo irei me ausentar.
Se puder me ajude também na duvida abaixo, por favor!! =)
Muito obrigado!! =)
Abraços!!

@Pedro Henrique:
Funcionou certinho, só que mesmo mostrando a mensagem ele continua conseguindo executar as ações que lhe dão XP e passa de Level.
Depois que voltar a usar o PC (semana que vem acredito) tentarei fazer com que ele não consiga realizar as ações se não tiver energia.
Se você puder e quiser me ajude nisso por favor.
Muito obrigado!! =)
Abraços
viniciusav
viniciusav

Data de inscrição : 10/08/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 131
Prêmios : Levels, XP e Energia Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Levels, XP e Energia Empty Re: Levels, XP e Energia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos