GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Área de atrito do sprite

+2
Supersonic933
rafarubim
6 participantes

Ir para baixo

Área de atrito do sprite Empty Área de atrito do sprite

Mensagem por rafarubim Ter 10 maio 2011, 18:47

Ok, pessoal, eu pesquisei e não achei nada assim então tenho duas dúvidas:

1-Estou fazendo meu 1º jogo com gravidade (não que eu seja tão inexperiente, mas não sou tão bom, né ;] ), e~estou com uma dúvida no seguinte: se vou fazer uma pedra, por exemplo e faço uma colisão com ela, preciso de um código diferente do que se eu pular em cima dela. Como eu faço para reconhecer se a colisão está ocorrendo em certa área do sprite? (tentei com máscaras mas não deu certo)

2- Se eu for para a direita, como faço para a tela me acompanhar, assim como nos jogos do mario?[[[Respondida]]]

Vlw pela ajuda!


Última edição por rafarubim em Ter 10 maio 2011, 19:16, editado 1 vez(es)
rafarubim
rafarubim

Data de inscrição : 20/01/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 65
Prêmios : Área de atrito do sprite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Área de atrito do sprite Empty Re: Área de atrito do sprite

Mensagem por Supersonic933 Ter 10 maio 2011, 19:03

1 - Faça estilo de pulo de inimigo:

Colisão Player com inimigo:
Código:

if (y >= other.y)
{
    instance_destroy(); //destroi a bolinha
    live = live - 1; //diminui uma vida
} else
{
  with (other)
  {
      instance_destroy(); //destroi o inimigo nesse caso  o 'other'
      score = score + 100; //aumenta o seu ponto.
  }
}

2 - Acesse este tuto: https://gmbr.forumeiros.com/t12502-tutorial-de-view
Supersonic933
Supersonic933

Games Ranking : Nota E

Notas recebidas : E
Data de inscrição : 14/02/2011
Reputação : 13
Número de Mensagens : 396
Prêmios : Área de atrito do sprite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://planetaanalisandogames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Área de atrito do sprite Empty Re: Área de atrito do sprite

Mensagem por fredcobain Ter 10 maio 2011, 19:10

Use a função place_meeting().

Lembre-se de ajustar a máscara (prefiro mascaras retangulares).
fredcobain
fredcobain

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 14/04/2011
Reputação : 163
Número de Mensagens : 692
Prêmios : Área de atrito do sprite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 3 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Área de atrito do sprite Empty Re: Área de atrito do sprite

Mensagem por rafarubim Ter 10 maio 2011, 19:13

A pergunta 1 não é isso, é realmente uma pedra em que se você encosta nela hspeed=0 e se pula nela vspeed=0 e outros codigos meus.
EDIT: como se usa a função place_meeting?
Vlw pela 2 Smile
rafarubim
rafarubim

Data de inscrição : 20/01/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 65
Prêmios : Área de atrito do sprite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Área de atrito do sprite Empty Re: Área de atrito do sprite

Mensagem por Grotle Ter 10 maio 2011, 19:24

O place_meeting verifica se há algo colidindo com o objeto nas coordenadas dadas. Por exemplo, se você quiser verificar se há uma pedra abaixo do player, você deve fazer isso:
if place_meeting(x,y+8,obj_pedra) //se houver uma pedra oito pixels abaixo do player...
{
//executa uma ação
}


Se você quiser verificar se há uma pedra do lado direito do player, você deve fazer isso:
if place_meeting(x+8,y,obj_pedra) //se houver uma pedra oito pixels à direita do player...
{
//executa uma ação
}


Espero que ajude!
Flws!
Grotle
Grotle

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-B
Data de inscrição : 28/02/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 559
Prêmios : Área de atrito do sprite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://gsogaming.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Área de atrito do sprite Empty Re: Área de atrito do sprite

Mensagem por rafarubim Ter 10 maio 2011, 19:38

Só o evento de colision está dando certo, eu tento usar o place_meeting e vspeed=0, mas a gravidade continua puxando Sad
rafarubim
rafarubim

Data de inscrição : 20/01/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 65
Prêmios : Área de atrito do sprite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Área de atrito do sprite Empty Re: Área de atrito do sprite

Mensagem por Markituh Ter 10 maio 2011, 20:06

Que tipo de gravidade você está usando? Se for:
Código:
if place_free(x,y+1)
{
gravity=1
}
, é bom adicionar um else, caso contrário ficará o tempo todo puxando o objeto para baixo.
Código:
if place_free(x,y+1)
{
gravity=1
}
else
{
gravity=0 // Desativa a gravidade, permitindo assim o player se movimentar.
}
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Área de atrito do sprite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Área de atrito do sprite Empty Re: Área de atrito do sprite

Mensagem por gutto Sáb 16 Jun 2012, 20:57

vc devia tentar usar o dragdrop ao inves do codigo se vc for inexperiente
pra checar uma colisão com qualquer objeto vc pode tentar o seguinte:
1 - tenta no check_empty x=0 y=1 relative
2 - check collision x=0 y=1 relative
3 - (se for determinado obj em q a pedra vai cair) check_object (obj_chao) x=0 y=1 relative
(nos tres casos usei a parte de baixoo como foco mas pode colocar qualquer lado )
na gravidade vc tenta colocar check_empty x=0,y=1 relative gravity direction = 270 gravity = 1 else gravity direction = 270 gravity = 0
gutto
gutto

Data de inscrição : 12/06/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 27
Prêmios : Área de atrito do sprite Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Área de atrito do sprite Empty Re: Área de atrito do sprite

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos