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gart30, J. Marlon, Katerp, Willy

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DAN_0 jogo pro concurso

em Ter 10 Maio 2011, 13:44
Tenho esse jogo -> link <- que pretendo usar no concurso de jogos infinitos. Ele ainda não tem quase nada, mas a engine principal está quase pronta. Vou alterando o tópico sempre que as atualizações valerem o upload.
Por enquanto, o jogo já começa na pior situação que se pode imaginar e os inimigos não ressurgem (quando acaba, fica sem nada pra fazer). Na versão final, começa sem nenhum inimigo na tela e eles vão aparecendo de tempos em tempos (o intervalo pode ser regular ou regular+random(alguma coisa), ainda não está decidido).



Como jogar: Movimente-se com as setas (vou mudar pra wasd, não se preocupem), atire com o botão esquerdo do mouse e crie um escudo (que ainda não funciona contra os tiros, mas já afasta um pouco os inimigos) com o botão direito.
Pra mudar de arma, gire o scroll (a rodinha) do mouse. Ainda estou em dúvida se devo manter esse esquema ou deixar que algumas caixinhas contenham armas, que não podem ser mudadas até pegar outra caixinha.

As caixinhas que os inimigos soltam, até o momento, serão upgrades que atuam de forma temporária (podendo conter também uma troca de armas, dependendo de manter a troca por scroll ou não). Serão eles:
**upgrades** **downgrades**
- salto maior - 1/2 salto
- velocidade - lerdeza
- armadura - dano duplo (no personagem)
- super tiro - tiro brocha
- ajudante automático - inimigo invencível (mas retardável, com tiro)
- +vida - não. Tirar vida, não. Ou não há correlato ou escolhe outro, aleatório


Além da tradicional busca por bugs (esqueçam os duendezinhos, por enquanto), gostaria de algumas idéias:
- Devo alterar alguma cadência de tiro de algum inimigo?
- Como devo apresentar visualmente, ao jogador, qual upgrade ele tem no momento? Tenho algumas idéias básicas (esquema de cores, ícone em local específico), mas gostaria de algo mais elaborado.
- Que efeitos ficariam interessantes?
- O que você mudaria no jogo?
- Que história e que nome você daria a um jogo assim? Pensei em algum soldade sonhando ou alucinando e, no final, ele acordava, tendo um final feliz mesmo com ele morrendo, mas se tivesse algo mais... palpável... seria interessante. Me sugeriram fazer um vilão anti-ecológico e os inimigos seriam os mocinhos da história. Dê sua sugestão também!

Pedir idéias vai contra as regras, então não me dêem idéias. Mas se notarem algum bug, por favor comentem.

E, ainda, tenho um pedido pra fazer. Alguém gostaria de criar sprites, tiles e backgrounds pro jogo?
Ah, sons e música também!

Idéias ORIGINAIS aproveitadas terão crédito nos agradecimentos especiais.
Recursos aproveitados terão créditos sob título específico.

Coisas que não vou fazer:
- usar upgrades/downgrades definitivos ou acumuláveis (todos têm tempo pra acabar e pegar outro anula o primeiro).
- usar sistema de liberar arma e, depois, trocar a qualquer hora. Isso é legal até você conseguir todas as armas, então pra diversão durar, eu precisaria de umas 10 armas, no mínimo (e não tenho criatividade nem tempo pra isso).
- usar vista menor que a room. Quero todos os inimigos visíveis o tempo todo.

Coisas que vou fazer (e não mencionei até agora):
- sistema de pontuação: acertar o inimigo vale 1 pt/step (algumas armas têm ação constante), matar um inimigo vale 10pts/inimigo e destruir uma caixa com upgrade vale 50pts/caixa. Destruir uma caixa com downgrade não tira pontos, mas pegar um downgrade dá 100 pontos.
- usar um sprite diferente pra cada caixinha, dependendo do que ela contenha.
- Personagem com braço articulado (apontando pro cursor, que será uma mira diferente pra cada arma)
- Diminuir o escudo
- Inimigos aparecerem de tempos em tempos, e em dificuldade crescente (até um máximo que, teoricamente, não deixe o jogo impossível).

Coisas que vou fazer por recomendações:
- Melhorar os gráficos (mentira, isso eu ia fazer de qualquer forma)...
- Diminuir a altura do pulo
- Colocar uma imagem do jogo nesse tópico, assim que chegar em casa (vai ser a imagem com os gráficos feios mesmo, depois eu troco).


Abraços!

Update: Melhorei um pouco de gráficos e um pouco a engine Mas agora tá todo bugado!!! Se você notar algum bug, não se acanhe e comente! Novo link logo abaixo das imagens.




Novo link

Update: fiz a inscrição e, logo depois, notei que tem um problema no jogo. Já era, dancei. Aqui, o link pro jogo conforme ele foi inscrito.
Download DAN0.exe


Última edição por saim em Qui 19 Maio 2011, 09:19, editado 9 vez(es)
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Re: DAN_0 jogo pro concurso

em Ter 10 Maio 2011, 14:04
Até que o game tá legal, I.A boa, uso de image_angle...
Mas há problemas:

-Achei os gráficos improvisados.
-Depois que matei todos os inimigos, não apareceu mais, coisa OBRIGATÓRIA pro concurso.
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Re: DAN_0 jogo pro concurso

em Ter 10 Maio 2011, 14:19
@Supersonic933 escreveu:-Achei os gráficos improvisados.
-Depois que matei todos os inimigos, não apareceu mais, coisa OBRIGATÓRIA pro concurso.
Sei que o tópico está meio longo, mas isso já é sabido e foi mencionado. Na verdade, criei esse tópico na esperança de que alguém se disponha a desenhar por mim (senão vou ter que baixar desenhos na net, porque eu não sei desenhar nem pra salvar minha vida).
A geração de inimigos ao longo do tempo também já está prevista. Se tudo der certo, amanhã mesmo teremos uma versão com geração expontânea (se bem que acho que vou trabalhar é com os upgrades, hoje)

Obrigado por comentar! Happy
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Re: DAN_0 jogo pro concurso

em Ter 10 Maio 2011, 17:52
Ai cara, arruma o topico.
coloca ums screens pra animar a galera a baixar.
flw

_________________

.-.
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Re: DAN_0 jogo pro concurso

em Qua 11 Maio 2011, 08:27
Por enquanto, pelo menos, umas screens vão é desanimar a galera a baixar, mas acho que você tem razão. Assim que tiver uma chance, eu coloco umas telas.
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Re: DAN_0 jogo pro concurso

em Qua 11 Maio 2011, 09:19
Nao gostei muito. Os graficos sao muito pobres, a não ser as aves la em cima.
Eu gostei do inimigo que a cabeça fica virada na direção do player.
O player da um pulo alto demais, eu achei( e lento, demora um pouco pro ápice do pulo).
Vc pediu que ajudassemos fazendo graficos e com ideias, ja foi falado que não deve fazer isso, perde ponto na originalidade usando ideia alheia(foi o q eu li no tpico do concurso) e nao pode pedir ajuda de outros, e jogo totalmente individual.
A ia até q foi bem programada.
Pra apresentar ao jogador qual upgrade ele tem no momento, poe uma barra com esse tipo de info(incluindo pontos) la em cima ou embaixo da tela.
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Re: DAN_0 jogo pro concurso

em Qua 11 Maio 2011, 09:44
Ainda estou em dúvida se devo manter esse esquema ou deixar que algumas caixinhas contenham armas, que não podem ser mudadas até pegar outra caixinha.
Acho que você poderia manter esse esquema.
Gostei da ideia dos upgrades.

Sugiro que faça uma loja, que ao conseguir dinheiro e pontos, você possa comprar armas, que serão guardadas, e ao pressionar o scroll você muda de arma. Por enquanto é isso.

Não posso ajudá-lo, porque não sou spriter nem sonoplasta, além de já estar dificil para mim achar os resources. Mesmo assim, boa sorte no concurso.

Até mais!
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Re: DAN_0 jogo pro concurso

em Qua 11 Maio 2011, 13:37
Personagem com braço articulado (apontando pro cursor, que será uma mira diferente pra cada arma)

=D Eu fiz isso em meu jogo hehe! Boa sorte!
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Re: DAN_0 jogo pro concurso

em Qua 11 Maio 2011, 13:49
@Mannoroth escreveu:Nao gostei muito. Os graficos sao muito pobres, a não ser as aves la em cima.
Eu gostei do inimigo que a cabeça fica virada na direção do player.
O player da um pulo alto demais, eu achei( e lento, demora um pouco pro ápice do pulo).
Vc pediu que ajudassemos fazendo graficos e com ideias, ja foi falado que não deve fazer isso, perde ponto na originalidade usando ideia alheia(foi o q eu li no tpico do concurso) e nao pode pedir ajuda de outros, e jogo totalmente individual.
A ia até q foi bem programada.
Pra apresentar ao jogador qual upgrade ele tem no momento, poe uma barra com esse tipo de info(incluindo pontos) la em cima ou embaixo da tela.
Os gráficos são só rascunhos. A ave foi baixada da internet, por isso está melhor que o resto. Se você visse a primeira, estaria rindo até agora.
O pulo pode ser alterado, vou fazer uns testes.
Não sei se é contra as regras, porque tem muitos tópicos sobre jogos para o concurso, o pessoal dá idéias mesmo sem o postador pedir. Eu sou só mais descarado. Se isso for contra as regras, pouca gente está classificada. Mas perguntei lá se pode pedir ajuda com a história e vi que não pode, então NÃO me ajudem com a história, moçada!
A IA do duende ainda vai melhorar muito, ele vai subir nas plataformas, perseguir o player, etc. O resto, vai ficar como está, mesmo. Que bom que gostou!
Acho que vou acabar usando essa idéia de mostrar algum ícone em algum canto da tela, mesmo. Eu queria usar algo mais direto, uns efeitos no meio da tela mesmo, pro jogador não ter que desviar o olho da ação, tipo o cara ficar maior quando está mais forte, mas não acho que vou ter tempo pra isso.

@Pedro Henrique escreveu:
Ainda estou em dúvida se devo manter esse esquema ou deixar que algumas caixinhas contenham armas, que não podem ser mudadas até pegar outra caixinha.
Acho que você poderia manter esse esquema.
Gostei da ideia dos upgrades.

Sugiro que faça uma loja, que ao conseguir dinheiro e pontos, você possa comprar armas, que serão guardadas, e ao pressionar o scroll você muda de arma. Por enquanto é isso.

Não posso ajudá-lo, porque não sou spriter nem sonoplasta, além de já estar dificil para mim achar os resources. Mesmo assim, boa sorte no concurso.

Até mais!
Obrigado pela dica, Pedro Henrique. Fazer uma loja é uma das coisas que eu disse que não ia fazer. Depois que o jogador libera todas as armas, o que resta pra ele fazer? Mas se eu liberar todas as armas logo de cara, fica a cargo dele decidir qual se adapta melhor ao seu estilo e a jogabilidade fica focada nisso. Minha dúvida é se eu deveria mudar a arma ao pegar uma caixa de "arma" (como em ghouls and goblins) - e o jogador decide se quer correr o risco ou não - ou deixar à mão todas elas, deixando que a escolha seja feita puramente por motivos de estratégia. Também estou gostando da jogabilidade como está, acho que fazer como em ghouls'n'goblins é um pouco injusto com o jogador (lembro que eu ficava fulo quando pegava a tocha...).


Soul Limaloko, isso já está nos meus planos, obrigado!
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Re: DAN_0 jogo pro concurso

em Qua 11 Maio 2011, 13:58
Pelo que eu vi no concurso, não se pode usar roteiros de outros.O roteiro é a base do jogo.
Usar sprites e musicas de outros não é contra as regras. Não tem diferença usar sprites de outros sites e usar sprites de usuários desse site.

Obs: Não tinha visto que você não ia usar loja.

FLW
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Re: DAN_0 jogo pro concurso

em Qua 11 Maio 2011, 13:59
Ops, disse errado, eu ja fiz isso em meu jogo! faz 2 dias atrás! =] Mas sem problema, que vença o melhor não é?
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LEGAL,+...

em Qua 11 Maio 2011, 16:32
SEU JOGO TÁ LEGAL CARA...
PRÓS...
+A JOGABILIDADE ESTÁ UM TANTO QUANTO BOA...
+A LINGUA DO BIXINHO LÁ FICOU DA-HORA.

CONTRAS...
-EU DEMOREI UNS 5MINUTOS ATÉ DESCUBRIR O QUE ERA O MEU PLAYER!
-NÃO CONSEGUI FAZER MAIS NADA A NÃO SER ANDAR E PULAR!
-OS GRÁFICOS ESTÃO PÉSSIMOS.
-O CARA TÁ PULANDO MUITO ALTO.


DICA: diminua a altura do pulo do player,coloque uma tela antes pra explicar os comandos e especificar o objetivo,destaque o player,use pelo menos os resources básicos do game maker ou rtp-xp-vx para fazer qualquer rascunho de jogo .


quanto ao CONCURSO,eu comecei ontem o meu projeto!,tomara que dê tempo de terminar e me inscrever! Acho que a disputa vai ser dura... e BOA SORTE....
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Re: DAN_0 jogo pro concurso

em Dom 15 Maio 2011, 22:26
Atualizei o tópico, moçada, novo link no final do primeiro post.
Quase pronto, comentem aí!!!
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Re: DAN_0 jogo pro concurso

em Qui 19 Maio 2011, 10:17
Nova atualização, com a versão que foi entregue para o concurso.
Link no final do primeiro post.
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Re: DAN_0 jogo pro concurso

em Qui 19 Maio 2011, 13:38
encontrei um erro qndo um sapo colidiu comigo :



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Re: DAN_0 jogo pro concurso

em Qui 19 Maio 2011, 14:12
Não brinca! Diacho!
Olha, aqui, de onde estou, não consigo ver imagens. Dá pra copiar o erro e postar?

Edit: Consegui ver a imagem. É, deixei passar essa. É uma bobagem, copiei/colei uma linha de outro objeto e achei que não tinha como dar erro. Deu e devo perder um bocado de pontos por isso.
Aconteceu porque o jogo acabou. É num objeto da tela de highscores. Valeu pelo toque.
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Re: DAN_0 jogo pro concurso

em Ter 31 Maio 2011, 12:18
Tópico movido para a área de Projetos Completos.
Nota C adicionada devido a pontuação no CQ #007.
Para mais informações consulte os Resultados do CQ.

Equipe GMBR.
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Re: DAN_0 jogo pro concurso

em Ter 31 Maio 2011, 13:35
Hei, um minuto! Eu estava esperando terminar o jogo (corrigir os bugs, melhorar algumas coisas que eu deixei pra depois) antes de passar pra uma avaliação que me dê nota no perfil. Só enviei pro concurso como está porque o prazo estava no fim!

Aceito a alteração desde que, ao terminar o jogo, eu tenha direito a uma nova avaliação. Poxa, por um ponto, eu não ganhei um "B"!
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