GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS

4 participantes

Ir para baixo

#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS Empty #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS

Mensagem por All-x Qui 31 Dez 2009, 19:01

INTRODUÇÃO EM GML



Aula 01 - Editor de Script do GM:S



(Atualizado 08/02/2015)


Pessoal estarei postando aulas para iniciantes em GML. São aulas básicas, pra quem ainda não conseguiu dominar a GML. Então vamos à nossa 1ª aula:

Para abrir o editor do GM:S abra seu objeto, adicione um evento (Create, Step, Alarm, etc) e vá à aba control e arraste o ícone "Execute a piece of code". Como na imagem:

#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS 01

A seguinte janela será aberta:

#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS 02

Os seguintes botões executam as seguintes funções:

#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS 03

1- Ok: Clique nesta opção para salvar seus códigos e voltar ao objeto.

2- Load a code from a text file: Abri arquivos de texto (.txt) que contenham códigos.

3- Save the code to a text file: Salva o código aberto em um arquivo de texto (.txt).

4- Print the code: Clique nesta opção para imprimir o código.

5- Seta para trás: para desfazer uma ação no código.

6- Seta para frente: para refazer uma ação no código.

7- Cut: recortar.

8- Copy: copiar.

9- Paste: Colar.

10- Localizar: Localiza uma palavra.

Usado para encontrar e ou substituir alguma palavra ou texto por outro. Um painel será exibido à direita da janela de códigos:

#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS 04

Você pode digitar o texto a ser encontrado na caixa Find. Note que no código de todas as ocorrências do texto econtrado são imediatamente mostradas com um fundo amarelo. Digite o texto a ser substituido na caixa Replace.

Find - funções dos botões:

Next: Seleciona a próxima ocorrência;

Previous: Seleciona a ocorrência anterior;

First: Seleciona a primeira ocorrência;

Last:
Seleciona a ultima ocorrência.

Replace - funções dos botões:
 
 Next: Ssubstitui a próxima ocorrência;
 
 Previous: Substitui a ocorrência anterior;
 
 First: Substitui a primeira ocorrência;
 
Last:
Substitui a ultima ocorrência.

Replace All: Substitui todas as ocorrências.

11- À esquerda temos a ativação/desativação do verificador de erros e à direita temos ativação/desativação do auto-completador de códigos.

Apllies To (aplicar em):

Self: Próprio objeto
Other: Objeto que está colidindo com este.
Object: Escolhe um objeto existente no jogo.

Exemplificação de erro:

#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS 05

Auto-completar de funções e variáveis:

Ao digitar parte de uma função ou variável nativa o GM lista todas as funções, váriaveis e nomes de resources (Sprites, backgrounds, sons, etc) em uma pequena janela:

#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS 06

Para mudar de opção basta usar a rodinha do mouse ou as setas direcionais cima e baixo e para selecionar a tecla Enter ou clique com o botão esquerdo do mouse.

Próxima aula: Variáveis



FLWS!


Última edição por Alex FC em Seg 09 Fev 2015, 19:21, editado 17 vez(es) (Motivo da edição : Atualização)
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS Empty Re: #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS

Mensagem por Kronos Sáb 13 Fev 2010, 03:33

Bom, para iniciantes em GML.
Kronos
Kronos

Data de inscrição : 10/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 112
Prêmios : #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS Empty Re: #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS

Mensagem por AlexandreCR Ter 04 maio 2010, 22:00

Bem,to querendo um que me ajude como saber que codigo eu tenho que usar para fazer oque...
AlexandreCR
AlexandreCR

Data de inscrição : 07/11/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 88
Prêmios : #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS Empty Re: #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS

Mensagem por All-x Qui 16 Dez 2010, 12:58

Aula atualizada - 16/12/10:

-Adicionado como usar o editor de scripts do Game maker 8.

Ps: As próximas aulas serão atualizadas, re-adaptadas e re-exemplificadas.

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS Empty Re: #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS

Mensagem por All-x Sáb 20 Out 2012, 16:49

Aula atualizada - 20/10/12:

- Melhora na grafia e explicação;
- Remoção da parte sobre editor do GM7;
- Atualização das imagens.

Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS Empty Re: #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS

Mensagem por Stickman Qui 06 Dez 2012, 19:08

Muito bom essas aulas to começando hoje e já estou na quarta aula cheers
e quero terminar tudo daqui a uns 10 dias e ficar fera na progamação
Stickman
Stickman

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C + B
Data de inscrição : 15/10/2012
Reputação : 24
Número de Mensagens : 315
Prêmios : #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS Empty Re: #IEM Aula 01 - Editor de Script GMS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos