Conectar-se
Quem está conectado
34 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 33 Visitantes

fabert

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Número de Mensagens : 183
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 3
Ver perfil do usuário

Como fazer highscores

em Qui 05 Maio 2011, 22:38
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Olá galera Maker! Visto a dificuldade de muitas pessoas para fazer um highscore, eu decidi tentar ajudar. É uma pontuação simples, mas melhora o padrão do Game Maker.

Nome: Fazer Highscores
Descrição: Construir highscores mais elaborados e mais bonitos.
Nível: Iniciante (mas que confunde muita gente)
Plataforma: Estou fazendo no GM8 Pro

1º - Crie um background
2º - Crie uma fonte
3º - Crie um objeto controle
4º - (provavelmente vc terá q adaptar ao seu jogo, pois eu farei as vidas no controle, então isso vc arruma). Add Event / Create / Control / Execute Code:
Código:
vidas = 3
pontos = 0
5º - Add Event / Step / Control / Execute Code:
Código:
if vidas<1
{highscore_show(pontos) // Mostra o número de pontos feitos
highscore_set_background(background0) // Coloque o nome do background q vc criou antes
highscore_set_strings("Melhores pontuações","Vazio","Sair") // ("O q vc quer q apareça no título","o q vc quer q apareça em pontuações não definidas","A mensagem de Saída")
highscore_set_colors(background0,c_green,c_red) // A cor das letras e do fundo
highscore_set_border(1) // Mostrar borda
highscore_set_font(font0,12,0) // Coloque a fonte que vc criou, numero da fonte, e o estilo.

game_restart() //recomeça o jogo}

6º - Precisamos de uma pontuação. Add Event / Keyboard / Space / Control / Execute Code:
Código:
pontos += 10

7º - Perder vidas: Add Event / Keyboard pressed / Enter / Control / Execute Code:
Código:
vidas -= 1

8º - Para zerar o highscore: Add Event / Keyboard / Shift / Control / Execute Code:
Código:
highscore_clear()

9º - Crie uma room e teste. Qualquer problema é só falar.


Última edição por andreh em Sex 06 Maio 2011, 13:30, editado 1 vez(es)
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 18/02/2011
Número de Mensagens : 346
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 22

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Como fazer highscores

em Qui 05 Maio 2011, 22:45
AAAALELUIA ! Muito bom ! Ensinou certinho ! + rep ! Muitos estavam com essa duvida para o CQ #007 inclusive eu!
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Número de Mensagens : 183
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 3
Ver perfil do usuário

Re: Como fazer highscores

em Qui 05 Maio 2011, 22:52
Obrigado N.U.C.L.E.A.R! É mto bom saber q ajudei alguem! Mtos estavam lamentando sobre essa pontuação. Espero q ajude mais pessoas.
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : C+D
Data de inscrição : 09/11/2010
Número de Mensagens : 854
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 11

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.google.com

Re: Como fazer highscores

em Qui 05 Maio 2011, 23:00
ÓÓÓÓ ALELUIA SENHOR
Finalmente um tuto sobre rank vlws^^
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B-B
Data de inscrição : 28/02/2010
Número de Mensagens : 559
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 12

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://gsogaming.blogspot.com/

Re: Como fazer highscores

em Qui 05 Maio 2011, 23:44
Muto bom, vai ajudar muita gente no CQ, já que muitos estavam dizendo ter dificuldades na parte do Highscore.
Parabéns pelo tutorial!

Flws!
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : D+D
Data de inscrição : 05/10/2010
Número de Mensagens : 836
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 12

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Como fazer highscores

em Sex 06 Maio 2011, 01:19
Eu preciso saber como fazer um highscore que não seja o do game maker e que não zere quando fechar o jogo.
E tbm seria bom um tuto sobre com fazer highscore online, aliás dá até pra acrescentar isso nesse tuto.
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Número de Mensagens : 183
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 3
Ver perfil do usuário

Re: Como fazer highscores

em Sex 06 Maio 2011, 13:51
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Bom, obrigado pelos elogios galera, vamos ver se mais futuramente eu faço mais tutoriais q ajude muitos. Sobre o rank online, é algo mais complicado de se fazer, e é algo q eu não sei (até mesmo pq eu tenho apenas uns 4 meses de GM). E sobre fazer um rank personalizado, é bem interessante, mas tbm não é fácil, eu particularmente não acho a janela do GM feia, se der um retoque, dá pra fazer uma coisa bem feita e desenvolvida. Mas se alguém sabe fazer um desses 2 rank's citados acima, por favor crie um tutorial como este, irá ajudar muita gente.
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : E-D-A-D
Data de inscrição : 13/03/2011
Número de Mensagens : 272
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 5

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Como fazer highscores

em Sex 06 Maio 2011, 14:00
Aê eu tava falando la no topico que ia dar rep para quem fazer, entao rep+
obrigado mesmo!

Cool

edit : Sad

não consegui fazer o highscore so aparece um negocio la, nem da para colocar nome nem nada, mais vlw a iniciativa
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Número de Mensagens : 183
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 3
Ver perfil do usuário

Re: Como fazer highscores

em Sex 06 Maio 2011, 15:05
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
desconectado321 , eu testei antes de fazer o tutorial e deu td certo, tem certeza q vc fez como eu disse? vc já adaptou ao seu jogo né?
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : D+D
Data de inscrição : 05/10/2010
Número de Mensagens : 836
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 12

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Como fazer highscores

em Sex 06 Maio 2011, 17:17
fazendo minhas engine de highscore sem usar o do GM, eu to tendo dificuldade em subsitituir notas mais altas pelas mais baixas. Assim q o player morre, tem que ser verificada em que posiçao a score dele vai ficar e todas as abaixo disso devem descer um degrau, sendo que a ultima é apagada. Ainda ta complicado, espero conseguir resolver.
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : E-D-A-D
Data de inscrição : 13/03/2011
Número de Mensagens : 272
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 5

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Como fazer highscores

em Qua 11 Maio 2011, 20:39
Feliz Feliz Feliz Feliz 4 não é flood xP

consegui, graças a deus,naquela hora eu nao faço a minima pq nao tava dando, agora eu consegui, vlw mesmo andreh o meu maior problema se realizou, uhuuu!

vou dar rep+ pro seus post! tô feliz d+!
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Número de Mensagens : 6037
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 288

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: Como fazer highscores

em Qua 11 Maio 2011, 20:48
Você se esqueceu de colocar a função:

highscore_add("Nome", pontos)

Se não colocar, nunca vai adicionar os pontos.

Bom tutorial.

FLW
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Número de Mensagens : 183
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 3
Ver perfil do usuário

Re: Como fazer highscores

em Qua 11 Maio 2011, 22:14
Obrigado Desconectado321, espero q o seu jogo fique espetacular.

Pedro, nesse código q eu disponibilizei não é necessário, pois eu já coloquei highscore_show(pontos), e isso já declara a variável e mostra o highscore, eu testei várias vezes e ele sempre grava os pontos. Mas vlw pela dica, provavelmente existe uma outra forma de fazer highscores usando esta função.
avatar
Data de inscrição : 27/08/2012
Número de Mensagens : 42
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuário

Re: Como fazer highscores

em Sex 30 Nov 2012, 15:17
Sei que esse tópico é de 2011( mas por ele ser fundamental para todos nós gostaria, se possível, que seu autor nos ajudasse...

Pelo que pesquisei no forum da yoyogames apenas essas funcoes vao funcionar:
highscore_add
highscore_name
highscore_value
highscore_clear
draw_highscore

Então preciso entender como faco para criar um só com elas e não acho em lugar nenhum.
Já tenho o back e a room que quero que a tabela com os 10 melhores na pontuacao aparecam.

Agradeço, desde já...
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum